Memorial às vítimas de Covid

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

ESTADO - Deputados comentam mensagem anual do Executivo

Os deputados da 61ª Legislatura repercutiram nesta terça-feira (6) a leitura da mensagem anual do Executivo Estadual pelo governador Robinson Faria (PSD), em solenidade na Assembleia Legislativa que marca oficialmente o retorno dos trabalhos legislativos ordinários. Ao final da sessão, os parlamentares comentaram as ações anunciadas pelo Governo do Estado para 2018.

Para o líder do Governo na Casa, deputado Dison Lisboa (PSD), a mensagem contextualizou a situação do Estado. “O governador mostrou de forma realista o quadro econômico do Estado, ressaltando a questão do déficit previdenciário, mas ao mesmo tempo, apontou os investimentos em áreas como Saúde, Segurança e Educação”, disse o parlamentar destacando o apelo do chefe do Executivo estadual no que se refere à união dos Poderes para salvar o Rio Grande do Norte.

A deputada Cristiane Dantas (PCdoB) avalia a mensagem como uma prestação de contas. Para ela, apesar da crise, Robinson Faria não tem baixado a cabeça. “Esse espírito de otimismo é importante para enfrentar as dificuldades. O governador demonstrou que até o final de sua gestão, fará de tudo para superar os problemas do RN”, observou.

De acordo com o deputado Nélter Queiroz (MDB), a mensagem expôs as ações do Governo e disse que é preciso reconhecer que muitas obras importantes foram executadas. “A luta no momento é para que o Governo coloque em dia o salário dos servidores, repensando também o repasse aos Poderes. A áreas da Segurança Pública e dos Recursos Hídricos também são prioridades do Governo para esse ano”, comentou o parlamentar.

Oposição ao Governo na Assembleia Legislativa, o deputado Fernando Mineiro (PT) considerou a mensagem do Executivo longe da realidade do Estado. “É lamentável que no último ano de seu Governo, o governador não aponte soluções para a situação do RN. Isso mostra um desconhecimento da realidade do Rio Grande do Norte”, concluiu Mineiro.

Com opinião semelhante, o deputado Hermano Morais (MDB) lamentou a crise econômica do Estado e atribuiu a responsabilidade de alguns problemas enfrentados pelo RN à atual gestão. “Infelizmente o Rio Grande do Norte passa por um momento muito difícil, certamente pela crise econômica, mas também por problemas de gestão. Espero que nesse último ano, de forma mais consciente, o Governo possa melhorar o seu desempenho e assim amenizar o sofrimento do potiguar”, falou.

Para Larissa Rosado (PSB), a mensagem deveria focar nas metas do Governo para 2018. “Esperava que o governador trouxesse hoje as ações previstas para este ano, mas ele fez uma prestação de contas. Sabemos que teremos um ano de muitas discussões na Assembleia, especialmente sobre a Segurança Pública e o pacote fiscal e financeiro que o Governo enviou – o qual ainda há votações pendentes”.

Nenhum comentário: