destaque

destaque

sábado, 15 de julho de 2017

POLÍTICA - Lula muda o tom nos discursos: ‘Quero saber onde estão os coxinhas agora’

Em discurso permeado pela polaridade “nós”, os pobres que trocaram “coxão duro por filé”, contra “eles”, a elite que não suportaria tamanha ascensão social, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, 71, deu o tom que deve adotar pelos próximos meses.

Recém-condenado na Lava Jato, o petista vem adotando uma oratória que se contrapõe ao “Lulinha paz e amor” predominante em sua primeira campanha presidencial vitoriosa, em 2002.

“Fico pensando: se nós fizemos tanto bem, por que essa gente não nos quer? Por que essa gente nos odeia? Não é por causa do vermelho, porque o sangue deles é vermelho. E a vergonha deles também”, disse o ex-presidente neste sábado (15), no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, que sediou a posse da nova diretoria do PT Diadema.

“Quero saber onde estão os coxinhas agora depois do Temer governando este país. Cadê as panelas, hein? Cadê os heróis deles? Os heróis deles eram, como se diz, santos de barro. Nós somos feitos de carne e osso, de paixão por este país. Essa é a diferença entre nós e eles. Pra nós, é motivo de orgulho se a empregada doméstica tem um celular.”

Lula repetiu sua intenção de voltar ao Palácio do Planalto. Uma eventual candidatura em 2018, contudo, depende de como suas querelas judiciais se desenrolarão até lá.

Pelo caso do tríplex, ele foi condenado na semana passada a nove anos e meio de prisão, pena que só começará a cumprir se a segunda instância corroborar a sentença do juiz Sergio Moro.

Se isso acontecer, ele fica a princípio impedido de concorrer em 2018, barrado na Lei da Ficha Limpa. Mas em tese, mesmo condenado também pela segunda instância, o ex-presidente poderia disputar a Presidência se pedir uma liminar até o julgamento de recursos no STJ (Superior Tribunal de Justiça) ou STF (Supremo Tribunal Federal).

ALTO DO RODRIGUES - Cras inicia novo calendário de ações nas escolas da rede municipal

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Alto do Rodrigues, iniciou na última quarta-feira (12), um programa de atividades que contempla visitas, as escolas da rede de ensino em Alto do Rodrigues.

São as chamadas intervenções, promovidas pela equipe de profissionais do Cras – no âmbito escolar, que tem por finalidade orientar e levar informações sobre o programa Bolsa Família, tema explorado no primeiro dia de atividades.

Segundo informações repassadas pela equipe do Cras, a ação faz parte do novo calendário do Centro de Referência, que é vinculado a secretaria municipal de Assistência Social e, inicialmente, a programação contemplou as escolas municipais Luiz Moreira, Walfredo Gurgel, Francisco de Oliveira e Professor Luiz Carlos (estadual), abordando o tema sobre Bolsa Famiíia.

Ainda de acordo com a equipe, a intenção é desenvolver as mesmas atividades nas escolas da zona rural do município, sempre tratando de assuntos interessantes como: “desigualdade de gênero”, “violência contra mulher”, entre outros.

ALTO DO RODRIGUES -Programa Ação & Transparência abordou o tema Saúde

O programa Ação & Transparência deste sábado (15), teve a participação especial de parte, dos profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF. Uma equipe composta por especialistas em diferentes áreas de conhecimento, que atuam de maneira integrada e, apoiando os profissionais das Equipes Saúde da Família, Equipes de Atenção Básica, que juntos, compartilham as práticas e saberes em saúde, nos territórios, sob a responsabilidade destas equipes.

Criado com o objetivo de ampliar a abrangência e o escopo das ações da atenção básica, bem como sua resolubilidade, o NASF, busca contribuir para a integralidade do cuidado aos usuários do SUS, auxiliando no aumento da capacidade de análise e de intervenção sobre problemas e necessidades de saúde, tanto em termos clínicos, quanto sanitários e ambientais dentro dos territórios.

A fisioterapeuta Maria do Socorro e integrante do grupo no município, falou da importância dos profissionais do NASF em atender os pacientes em suas residências.

O Atendimento Domiciliar é um serviço oferecido aos pacientes que apresentam dificuldades para realizar o seu tratamento fisioterápico nos postinhos de saúde, seja por motivos de condições físicas, transporte ou entre outros.

O profissional fisioterapeuta atende, trata e reabilita na casa do paciente, de acordo com suas necessidades, sejam elas funções ortopédicas (fraturas, entorses, contusões) ou respiratórias (Asma, DPOC, Bronquite).
A assistente social Tatiane Fonseca falou da importância dos seis profissionais do NASF em atender os pacientes que necessitam de um cuidado especial.

Este trabalho propõe sistematizar os objetivos da atuação do Assistente Social.

O Serviço Social é uma profissão interventiva, que tem como objetivo a busca para diminuir as disparidades sociais, através de pesquisas e análises de realidade social, buscando a preservação, a defesa e a assistência aos indivíduos desassistidos, através de políticas públicas, de forma planejada e organizada, trabalhando no enfrentamento de problemas, das injustiças que podem afetar os desfavorecidos socialmente.

AFONSO BEZERRA - Confira a programação de mais uma edição da Caprifeira

MUNDO - Iceberg maior que o Distrito Federal se descola da Antártida

O bloco gigante de gelo tem 6 mil km², uma área maior que a do Distrito Federal. O novo iceberg provavelmente está entre os dez maiores já registrados por um satélite. Um satélite americano observou o iceberg na quarta-feira enquanto passava por uma região chamada de plataforma de gelo Larsen C, na Antártida.

Os cientistas já esperavam pelo acontecimento, já que eles monitoravam o avanço de uma enorme fenda na plataforma há mais de uma década.

Em maio, os satélites Sentinel-1 da União Europeia haviam registrado uma curva na fenda da Larsen C, indicando uma possível mudança de direção.

Agora que se desprendeu, o enorme bloco deve se afastar gradualmente da plataforma de gelo.

"Isso não deve acontecer rapidamente porque o Mar de Wedell é repleto de gelo, mas tenho certeza de que será mais rápido do que todo o processo de ruptura dos últimos meses. Tudo dependerá das correntes e dos ventos", explica Adrian Luckman, professor da Universidade de Swansea, no Reino Unido.

A Larsen C é a maior plataforma de gelo no norte da Antártida. As plataformas de gelo são as porções da Antártida onde a camada de gelo está sobre o oceano e não sobre a terra.

Segundo cientistas, o descolamento do iceberg pode deixar toda a plataforma Larsen C vulnerável a uma ruptura futura
A plataforma tem espessura de 350 m e está localizada na ponta oeste da Antártida.

Os pesquisadores vinham acompanhando a rachadura na Larsen C há muitos anos. Recentemente, porém, eles passaram a observá-la mais atentamente por causa de rupturas das plataformas de gelo Larsen A, em 1995, e Larsen B, em 2002.

No ano passado, cientistas afirmaram que a rachadura na Larsen C estava aumentando rapidamente. Mas, em dezembro, o ritmo aumentou a patamares nunca antes vistos, avançando 18 km em duas semanas.

ELEIÇÕES - Relator da reforma política quer vetar prisão de candidato até 8 meses antes do pleito

O relator da reforma política na Câmara, deputado Vicente Cândido (PT-SP), articula incluir em seu parecer um dispositivo para impedir que candidatos sejam presos até oito meses antes das eleições. A informação foi publicada neste sábado (15) o jornal "O Estado de São Paulo".

As mudanças nas regras para as eleições estão sendo discutidas em três comissões da Câmara. Vicente Cândido é o relator em duas delas.

Atualmente a lei diz que 15 dias antes das eleições candidatos não poderão ser detidos ou presos, salvo o caso de flagrante delito. De acordo com o "Estadão", Vicente Cândido propõe dois novos artigos que mudariam a lei eleitoral e o código eleitoral.

O deputado incluiu no relatório a figura da "habilitação prévia de candidatura", estabelecendo que a habilitação deve ser feita entre 1º de fevereiro e 28 de fevereiro do ano da eleição. É esse o período que o político terá para solicitar o certificado à Justiça, que poderá concedê-lo até 30 de abril.

Segundo "Estado de São Paulo", o deputado admitiu que a ampliação desse prazo, se aprovada, beneficiaria o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, caso haja condenação do político em segunda instância.

Segundo o relator, a mudança “blindaria” não só Lula, mas outros políticos investigados por suspeita de corrupção. Seria uma arma contra o que o parlamentar chama de "período de judicialização da política".

Procurado pelo G1, Vicente Cândido enviou uma fala por meio de sua assessoria de imprensa e confirmou que incluiu o dispositivo no parecer, com a concordância de membros da comissão. Ele ressaltou que não houve pedido do PT nem de Lula para a redação do artigo.

O deputado justificou que a medida visa evitar abusos. “Estamos vivendo um momento muito anormal no Brasil, de muita judicialização da política, de uma política muito policialesca”, avaliou.

A proposta gerou reação no Congresso. O senador Álvaro Dias (Pode-PR), criticou a tentativa de mudar o prazo para prisão de candidatos. Para ele, a medida é oportunista.

POLÍTICA - 'Enquanto MP não provar nada, vou continuar andando por esse país', diz Lula

O ex-presidente Lula voltou a contestar a sentença do juiz Sergio Moro, que determinou sua condenação no caso do tríplex do Guarujá, e a se apresentar como candidato à presidência em 2018, durante evento neste sábado. Lula foi condenado a 9 anos e 6 meses por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Em evento de posse da direção do Partido dos Trabalhadores (PT) de Diadema, em São Paulo, Lula reafirmou que a única prova que existe no processo é de sua inocência. "Se o MP Ministério Público provar algum contrato, alguma assinatura, algum cheiro meu naquele apartamento, eu peço desculpas a vocês. Enquanto isso, vou continuar andando por esse País. Se vou ser candidato ou não, é outra história."

AFONSO BEZERRA - Decisão judicial determina intervenção do município no hospital Dr. Teódolo Avelino

Nesta sexta (14), o juiz da comarca de Afonso Bezerra, Dr. Mark Clark Santiago Andrade, concedeu medida liminar determinado a intervenção judicial do município de Afonso Bezerra na Sociedade de Assistência Mídico Social de Afonso Bezerra (Hospital Maternidade Doutor Teódulo Avelino) - APAMI, objetivando garantir a gerência, administração do imóvel e de seus equipamentos, a fim de evitar a paralisação da prestação de serviços de saúde pelo hospital aos usuários do SUS, sob pena de multa diária no valor de R$ 500,00 (quinhentos reais), em caso de descumprimento da APAMI.

O município foi obrigado a ajuizar uma Ação Civil Pública com pedido liminar para que a direção do hospital e da APAMI fosse impedida de encerrar as atividades da entidade, tendo em vista a importância da instituição e o suporte prestado pela prefeitura municipal.

No dia 10, o secretário de saúde (Tico Aquino) e o prefeito (Chico Bertuleza -PMDB), foram informados através de ofício enviado pela diretora da APAMI anunciando o fechamento da unidade. A diretoria alegava a falta de parceria da prefeitura com o hospital. E não houve outra saúde a não ser, acionar a Justiça.

Na decisão, o magistrado destaca o fato da unidade hospitalar ser a única do município de Afonso Bezerra, razão pela qual seu fechamento não traria apenas desconforto ao  usuário, mas verdadeiro risco à vida e à  saúde de dependentes dos serviços médicos e hospitalares daquela entidade filantrópica.

sexta-feira, 14 de julho de 2017

POLÍTICA - Ministros do STF consideram remota chance de Lula ser candidato a presidente

A possibilidade de Lula conseguir uma liminar no Supremo Tribunal Federal (STF) que permita a ele concorrer à Presidência da República mesmo se condenado em segunda instância pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) é considerada remota entre magistrados da corte.

O ministro Marco Aurélio Mello diz que a Lei da Ficha Limpa foi clara ao prever a inelegibilidade depois da condenação em segunda instância. E que, por esse ser um efeito “extrapenal”, e não de “execução da pena”, não caberia a discussão.

Outro ministro lembra que, provocado por ações da OAB, o Supremo pacificou a questão em 2012, dizendo que a lei é constitucional e que pode ser aplicada. Antes disso, candidatos conseguiram liminares da corte para concorrer mesmo depois de condenados.

Já ministros de outro tribunal ao qual Lula pode recorrer, o STJ (Superior Tribunal de Justiça), lembram que a corte tem permitido que condenados em segunda instância por improbidade administrativa concorram. O caso de Lula, no entanto, seria novo, pois não se trata de ação administrativa, e sim penal.

NATAL - Polícia confirma assalto a sorveteria, mas nega situação com reféns

Um assalto foi registrado no início da tarde desta sexta-feira (14), em uma sorveteria localizada na Rua Olinto Meira, no Bairro Vermelho, Zona Leste de Natal. Após a ocorrência, surgiram boatos nas redes sociais que diziam haver uma situação com reféns no local. Fotos de uma viatura policial isolando o local passaram a circular, sobretudo, no Whatsapp.

Mas a Polícia Militar negou a informação. Segundo explicou o oficial de serviço do 1º Batalhão da PM, tenente Crisanto da Silva, que patrulha a região, uma ocorrência de assalto foi sim atendida por volta das 14h, mas não houve reféns.

_"Um homem roubou os celulares e pertences dos clientes que estavam na sorveteria e fugiu em seguida. Estamos em diligências para prende-lo"_, afirmou o PM.

ALTO DO RODRIGUES - Vem ai

ESTADO - Governador garante aos prefeitos que não fechará hospitais regionais

No final da manhã desta sexta-feira (14), o governador Robinson Faria recebeu os prefeitos de Severiano Melo (Dr. Dagoberto Bessa Cavalcante) e da cidade de Caraúbas (Juninho Alves), para reafirmar que não fechará nenhum hospital do Rio Grande Norte, já que ambos estavam apreensivos com essa possibilidade

POLÍCIA - BPChoque apreende material explosivo e prende dois na zona Norte Policiais prendem duas pessoas e

O Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) realizou uma operação nesta sexta-feira (14), na Baixa da Coruja, na zona Norte de Natal e duas pessoas foram presas e material explosivo apreendido.

A operação aconteceu no fim da manhã após investigação dos policiais que os levou ate a residência, onde foram encontrados explosivos e cordéis detonantes, além de dinheiro fracionado e celulares.

O material seria utilizado para explodir caixas eletrônicos. Os policias continuam em diligências na região.

Mais explosivos encontrados em casas aparentemente abandonadas servindo só para armazenar as explosivos dos criminosos.

JUSTIÇA - Jornalista que disse que "índio bom é índio morto" é condenado a pagar R$ 50 mil

A 2ª Vara Federal em Dourados (MS) condenou Walter Navarro a pagar uma indenização de R$ 50 mil por dano moral coletivo, que será revertida a programas de saúde e de educação na Reserva Indígena da cidade. A razão foi uma coluna escrita pelo jornalista no portal O Tempo, de Minas Gerais, na qual ele disse em 2012 que "índio bom é índio morto" e chamou de incestuosos membros da tribo Guarani-Kaiowá.

De acordo com o portal Consultor Jurídico, o magistrado considerou "evidentemente discriminatório" o texto intitulado “Guarani-Kaiowá é o c... Meu nome agora é Enéas p...”, no qual ele também usou os adjetivos "insuportáveis" e "flatulentos". Em resposta a um pedido de explicação ao Ministério Público Federal, Navarro disse que se tratava de uma coluna de "caráter humorístico".

“A liberdade de expressão não pode ser aplicada para amparar expressões capazes de denegrir e incitar o ódio contra minorias e grupos populacionais que, em pleno 2017, lutam para ver garantidos seus direitos mínimos, como é o caso dos índios”, afirmou o magistrado.

ESTADO - Nem cabaré escapa

A violência que assola o Rio Grande do Norte não poupou o Cabaré Minhoquinha, no Conjunto Primavera, entre Nísia Floresta e São José de Mipibu. Na noite dessa quarta-feira, 12, o bordel foi alvejado por bandidos.

Os criminosos levaram pertences dos frequentadores do prostíbulo, as bebidas do bar e até o ‘apurado’ pelas funcionárias. Na saída, tomaram uma caminhonete tipo Amarok. O veículo é do pai de um rapaz que estava no cabaré e que se preocupou com a possibilidade do genitor saber da presença dele na casa de tolerância.

Uma funcionária chegou a dizer à Polícia Militar que “a pessoa quer trabalhar direito, mas sempre vem um diabo para tirar o sossego

quinta-feira, 13 de julho de 2017

POLÍTICA - Especialistas veem deslizes e acertos de Moro em sentença contra Lula

Na avaliação de professores de direito ouvidos pela Folha, o juiz Sergio Moro cometeu deslizes na sentença em que condenou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex no Guarujá (SP).

Primeiro, ao recriminar o petista e sua defesa por criticarem a Justiça, Moro extrapolou as suas funções, afirmam os especialistas.

Depois, eles apontam, o juiz se contradisse quando afirmou que todos são iguais perante a lei, mas que, por se tratar de ex-presidente, delegaria a decretação da prisão à segunda instância.

Por fim, a fixação da pena levou em consideração critérios, além de subjetivos, alheios ao caso julgado, o que configura erro técnico, segundo Thiago Bottino, da Fundação Getulio Vargas no Rio.

Ainda que não haja prova inquestionável que incrimine Lula, a interpretação do juiz se baseou não apenas em depoimentos, mas também em documentos, afirmou Rafael Mafei, da USP.

"A sentença, em si, me parece absolutamente adequada, ainda que você possa ter divergência aqui ou ali na interpretação da lei ou dos fatos", afirmou o professor.

Para o jurista Ives Gandra da Silva Martins, a peça é "muito bem fundamentada" e apresenta "matéria fática importante", com provas.

Martins acrescentou que Moro "foi extremamente cauteloso em afastar os argumentos dos advogados do Lula de suspeição de condução".

'TÁTICAS QUESTIONÁVEIS'

Na sentença, o juiz disse que "até caberia cogitar a decretação da prisão preventiva" do ex-presidente, dadas as "táticas bastante questionáveis como de intimidação do julgador" e "de outros agentes da lei" com ações de indenização e declarações "no mínimo inadequadas".

Mafei criticou a observação. "É absolutamente equivocada e fora de lugar", disse. "Lula tem o direito de denunciar o que ele entende ser um processo injusto, não pode ser amordaçado, e a defesa não pode ser impedida de invocar essa tese porque incomoda Moro ou elimina, no seu entender, o prestígio e a autoridade moral do processo."

O juiz, então, escreve que, "considerando que a prisão cautelar de um ex-presidente não deixa de envolver certos traumas, a prudência recomenda que se aguarde o julgamento pela corte de apelação antes de se extrair as consequências próprias da condenação [a prisão]".

"Ora, ele mesmo diz na própria sentença que a lei é igual pra todos, mas, nesse caso, deixa de prender porque causaria comoção. É contraditório", reagiu Bottino. "O critério pode ser qualquer coisa, menos jurídico."

O professor questionou o cálculo da pena. Ao fixar cinco anos de reclusão por crime de corrupção passiva, cuja pena pode variar de 2 a 12 anos de prisão, Moro argumentou que a prática se insere em "esquema de corrupção sistêmica na Petrobras", do qual o PT teria obtido R$ 16 milhões.

Ao considerar o "contexto mais amplo", em vez de se restringir ao montante que supostamente coube a Lula, Moro cometeu "um erro técnico", disse Bottino.
O professor observou que, ao ampliar a pena pelo cargo que o condenado ocupou, Moro foi subjetivo. "Se fosse governador, seria menos grave?"

Para Mafei, o que faz com que a imparcialidade de Moro seja debatida são episódios como o do vazamento de áudios de conversas do ex-presidente, em que o juiz "violou seu dever legal

Para o jurista Ives Gandra Filho, a sentença de Moro condenando Lula é 'muito bem fundamentada

TELEVISÃO - Bailarina plus size de Anitta posa de biquíni

A bailarina Thais Carla, que passou a integrar o time de bailarinas de Anitta após a música Paradinha estourar nas paradas de sucesso, acaba de estrelar uma campanha de moda praia para a grife Cor de Jambo.

A carioca de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, posou em um ensaio fotografado por seu marido, Israel Reis, na praia da Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro. Nos cliques, ela aparece com um biquíni azul fio-dental e esbanja sensualidade diante da câmera.

Aos 25 anos e pesando 140 kg, Thais tem hoje mais de 116 mil seguidores só no Instagram.

Ela, que é mãe de uma menininha de 7 meses, ficou conhecida em 2009, depois de vencer o quadro Se Vira nos 30, do Domingão do Faustão, em 2009 quando se apresentou dançando. Na época, a carioca levou para casa R$ 15 mil.

Depois disso, a jovem também trabalhou como bailarina do programa Legendários, de Marcos Mion, por quatro anos.

ECONOMIA - Lá vem aumento, meu povo!

A Petrobras anunciou nesta quinta-feira uma redução de 0,9 por cento nos preços do diesel e uma alta de 1,7 por cento nos preços da gasolina nas refinarias, e os reajustes são efetivos a partir da sexta-feira, segundo informações publicadas no site da companhia.

O movimento é o oitavo reajuste dos combustíveis em julho, e o quarto dia consecutivo com mudanças de preços.

A Petrobras anunciou recentemente uma mudança em sua política, que agora prevê reajustes até diários das cotações, com o objetivo de evitar perda de participação no mercado.

BRASIL - Senado aprova Raquel Dodge para a PGR

O Plenário aprovou nesta quarta-feira (12) a indicação de Raquel Dodge para o cargo de procuradora-geral da República. Foram 74 votos a favor, um contra e uma abstenção. Ela deve tomar posse em 17 de setembro, quando acaba o mandato do atual procurador-geral, Rodrigo Janot.

Mais cedo, ela havia sido sabatinada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), onde foi aprovada por unanimidade. O relator da indicação foi o senador Roberto Rocha (PSB-MA).

— Pela primeira vez na história CCJ um candidato à Procuradoria-Geral da República foi aprovado pela unanimidade dos titulares. No Plenário, quase a unanimidade. A procuradora Raquel Dodge tem 30 anos de Ministério Público. E, pela primeira vez em sua história, o MPF tem uma mulher como chefe — afirmou Roberto Rocha.

O presidente do Senado, que geralmente só vota em situações de empate, defendeu o nome de Raquel Dodge em Plenário. Eunício Oliveira acompanhou a sabatina da indicada na CCJ.

— Vi a apresentação da nova procuradora. Acompanhei as respostas ao relator e, de tão convencido que fiquei, votei aqui também no dia de hoje. Nunca houve indicação [à PGR] aprovada com quórum tão elevado e favorável a candidato submetido a esse Plenário — disse Eunício.

A senadora Marta Suplicy (PMDB-SP) destacou “a alegria” da bancada feminina com a aprovação de Raquel Dodge.

— Todos na CCJ ficamos muito impressionados. Pela competência, o bom senso, o equilíbrio e a delicadeza nas expressões e ao mesmo tempo a contundência. Essa votação vai fazer muito bem ao Brasil, que quer uma PGR nas mãos de uma mulher com a competência dela — disse Marta.

TELEVISÃO - Saiba os motivos que levaram o SBT a afastar apresentadora

Eliana, que ficou internada por 20 dias em junho por conta de um descolamento na placenta, recebeu alta para passar cerca de duas semanas na casa da mãe em total repouso. Aos 43 anos de idade ela está grávida da pequena Manuela.

O fato é que a expectativa era que a apresentadora voltasse a ser internada e seguisse em total estado de observação no hospital até o momento mais adequado para o parto. No entanto, segundo informações obtidas pelo TV Foco, a apresentadora do SBT segue na casa da mãe em repouso absoluto, sem previsão alguma de retorno para o hospital.

Atualmente no sexto mês de gestação, Eliana parece ter conseguido melhorar o quadro de saúde e segue sendo acompanhada de perto pela médica dela, que por sinal mora praticamente ao lado da apresentadora. Que notícia boa, não é mesmo?

SAÚDE - Mapeamento genético de idosos de SP encontra 207 mil mutações nunca vistas

Pesquisadores do Centro de Pesquisa sobre o Genoma Humano e Células-Tronco da Universidade de São Paulo (USP) estão a um passo de tornar público o maior mapeamento genético de idosos saudáveis da América Latina. Serão dados de 1.324 pessoas com mais de 60 anos da cidade de São Paulo. Em uma primeira fase, já foram identificadas 207 mil mutações genéticas nunca antes descritas na literatura médica - o que significa que são mutações particulares da população paulistana, que é amplamente miscigenada.

Dessas, 46 mil mutações são consideradas potencialmente mais prejudiciais, pois são associadas à perda de função, o que pode causar doenças ou alterações clínicas na pessoa. Essa primeira parte da análise foi feita com uma amostra genética de 600 pacientes com base nos exomas (pequenas frações do genoma), seguindo os critérios da Sociedade Americana de Genética Médica. “Do ponto de vista dos dados globais, o mundo está cada vez mais misturado e nós antecipamos um pouco essa miscigenação global”, afirma o geneticista Michel Naslavsky, que coordena o grupo de estudo da USP, liderado pela geneticista Mayana Zatz

POLÍTICA - Réus que acusaram Lula recebem benefícios de Sergio Moro

Os outros dois réus condenados na mesma ação penal do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, 71, receberam benefícios do juiz Sergio Moro na sentença, expedida nesta quarta-feira (12).

Ambos fizeram acusações contra o petista em depoimentos no processo.

O empreiteiro Léo Pinheiro, da OAS, está preso desde setembro do ano passado e, pela sentença de Moro, ficará detido em regime fechado por um período de até dois anos e meio.

A mesma situação aconteceu com Agenor Franklin Medeiros, ex-executivo da OAS. O réu ficará preso em regime fechado por até dois anos, independentemente do total das penas somadas. Medeiros ficou detido por cinco meses entre 2014 e 2015.

Os dois ex-executivos já foram condenados em outras ações penais e negociam um acordo de colaboração premiada, que ainda não foi fechado com o Ministério Público Federal.

Os benefícios concedidos por Moro, porém, precisarão ser confirmados pelos juízes da segunda instância, que vão analisar o caso de Lula. Os dois também terão que pagar multas e continuar colaborando com a Justiça.

"Envolvendo o caso crimes praticados pelo mais alto mandatário da República, não é possível ignorar a relevância do depoimento de Agenor", escreveu Moro.

Sobre Pinheiro, o juiz afirmou na sentença que, ainda que tardiamente, o réu contribuiu "para o esclarecimento da verdade, prestando depoimento e fornecendo documentos".

"Sendo seu depoimento consistente com o restante do quadro probatório, especialmente com as provas documentais produzidas e tendo ele, o depoimento, relevância probatória para o julgamento, justifica-se a concessão a ele de benefícios legais."

O empreiteiro afirmou a Moro, em abril, que o apartamento tríplex foi cedido ao ex-presidente em troca de favorecimento da OAS junto ao governo federal e que os valores correspondentes foram debitados de uma espécie de "conta-corrente da propina" do PT com a construtora.

Pinheiro também já tinha sido detido anteriormente –passou cinco meses presos até abril de 2015

ALTO DO RODRIGUES - Equipe do NASF promove encontro para acompanhamento de gestantes

A equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF, realizou na última terça-feira (11), uma programação com gestantes, referente ao primeiro encontro com o grupo Gerando Amor.

O evento ocorreu no mini auditório da unidade Estratégia Saúde da Família (ESF-3), na rua José Xavier, e contemplou palestras, abordando temas específicos de orientação as participantes do grupo. O encontro foi uma ação de política pública voltada para o acompanhamento das gestantes do município.

De acordo com a equipe do Nasf, os encontros irão ocorrer durante os próximos meses, até o dia 12 de setembro, com ações alternadas nas unidades do ESF-3 e 5, nos turnos matutino e vespertino, respectivamente

quarta-feira, 12 de julho de 2017

POLÍTICA - Saiu a decisão do juiz Sergio Moro contra Lula

Aos 71 anos de idade, Luiz Inácio Lula da Silva foi condenado a 9 anos e seis meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A condenação do juiz federal Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal, em Curitiba, é a primeira do ex-presidente na Operação Lava Jato. Moro não decretou a prisão de Lula.

“Entre os crimes de corrupção e de lavagem, há concurso material, motivo pelo qual as penas somadas chegam a nove anos e seis meses de reclusão, que reputo definitivas para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva”, condenou Moro.

REGIONAL - Recife ganha serviço de hotel box no TIP

Já pensou em se hospedar em um hotel confortável, climatizado, com direito a televisão e internet, no meio de um terminal rodoviário? Essa é a proposta do hotel box "Soneca Napbox", inaugurado no Terminal Integrado de Passageiros (TIP), no Curado, Zona Oeste do Recife.

O primeiro hotel box em um terminal rodoviário do Brasil conta com 12 dormitórios, individuais e duplos. As cabines medem 5 metros quadrados e são climatizadas. Quem se hospedar no local vai contar com segurança, internet, TV a cabo e iluminação regulável, tudo controlado por uma central de comando.

Serviço
A permanência no hotel box custa a partir de R$ 29 e as reservas podem ser realizadas pelo site da empresa.

ESTADO - RN tem 296 pacientes na lista de espera por transplante de órgãos

O Rio Grande do Norte tem 296 pacientes na lista de espera por um transplante. Desse total, 151 aguardam por novos rins. Os dados foram divulgados pela coordenadora da Central de Transplantes do Estado, Raissa de Medeiros Marques, durante uma audiência pública realizada nesta terça-feira (11), na Assembleia Legislativa.

terça-feira, 11 de julho de 2017

CULTURA - Ingressos para show de Carlinhos Maia em Natal estão à venda

Carlinhos Maia traz a Natal o seu show “Encontro com Carlinhos”, no dia 04 de agosto, às 19h, no Vila Hall, espaço de eventos do hotel Vila do Mar, na Via Costeira. Maia é conhecido por fazer vídeos hilários sobre sua humilde rotina numa cidade do interior de Alagoas.

Os ingressos antecipados estão à venda na Ônix Semijoias (Natal Shopping e Midway Mall). Em Natal, Carlinhos se apresentará juntamente com sua mãe, uma das marcas do sucesso do youtuber.

Com apenas 24 anos de idade, o alagoano de Penedo estourou nas redes sociais com seus vídeos bastante humorados sobre situações cotidianas e impressões pessoais sobre assuntos que estão em voga.

Em seis meses ele conquistou mais de 1 milhão de seguidores em sua fanpage no Facebook, além de milhares de seguidores e inscritos no Instagram, Snapchat e Youtube. Da rotina humilde na cidade ribeirinha à Miami, ele conquistou o coração de um público fiel e ávido por compartilhar seus vídeos cheios de sacadas geniais sobre temas da vida real.

BRASIL - Sem luz, senadoras mantêm ocupação da Mesa do Senado para impedir votação

Mesmo com os microfones desligados e as luzes do plenário apagadas, as senadoras de oposição que ocuparam a Mesa do Senado permanecem no local para tentar impedir a votação da reforma trabalhista. O presidente da Casa, Eunício Oliveira, foi impedido de presidir a sessão que iria analisar a proposta.

O protesto é feito pelas senadoras Gleisi Hoffmann (PT-PR), Fátima Bezerra (PT), Ângela Portela (PT-ES), Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), Lídice de Mata (PSB-BA), Regina Sousa (PT-PI) e Kátia Abreu (PMDB-TO).

A ocupação foi criticada por senadores governistas. “Isso é um verdadeiro vexame para o Senado, eu diria até uma vergonha. Nunca aconteceu isso aqui. Eu só posso dizer que estou chocado. Diante disso que aconteceu acho que o presidente está certo. O que nós queremos é votar, tudo se resolve aqui no voto e não dessa maneira”, disse o senador Garibaldi Alves Filho (PMDB).

Já o senador Jorge Viana (PT-AC) disse que o impasse se deve à forma com que o governo está conduzindo as reformas no Congresso. “É uma atitude de um grupo de senadoras. É isso que dá esse impasse que o Brasil está vivendo. É claro que não é bom, mas, por outro lado, como é que pode se fazer uma reforma trabalhista sem que o Senado possa alterar um inciso, um artigo de uma lei que é tão importante para todo mundo?”, avaliou.

Desde que suspendeu a sessão, o senador Eunício Oliveira se reúne com senadores de vários partidos da base para buscar uma solução para o impasse.
Umas das alternativas é a transferência da sessão para o Auditório Petrônio Portela, também, no Senado. No entanto, um grupo de sindicalistas protesta no local contra a reforma e contra o governo Michel Temer.

ESTADO - Shows de “É o Tchan” e Jonas Esticado são investigados pelo MP em Apodi

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MP-RN), através da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Apodi, cidade distante 342km da capital Natal, abriu inquérito civil para apurar supostas irregularidades identificadas nas contratações dos shows da banda “É O Tchan” e do cantor “Jonas Esticado”, realizados durante o Carnaval de 2017 na cidade.

A denúncia foi feita ao órgão fiscalizador por uma pessoa não-identificada e tem a Prefeitura Municipal de Apodi como alvo. Na Portaria Nº 0027/2017, a 2ª Promotoria de Justiça de Apodi atribui as explicações das denúncias de irregularidades ao prefeito da cidade, Alan Silveira, que cumpre mandato desde o início deste ano.

Como medidas iniciais, o Ministério Público pediu que a Prefeitura apresente cópia do procedimento licitatório (ou termo de dispensa de licitação) utilizado para contratar as bandas, dos contratos e dos processos administrativos de empenho, liquidação e pagamento emitidos em favor dos artistas mencionados. Foi dado um prazo máximo de 10 dias para a apresentação dos documentos.

A informação da abertura do inquérito civil foi publicada na edição desta terça-feira 11 do Diário Oficial do Estado (DOE).

TRAMITANDO - Projeto aumenta pena para lesão corporal, ameaça e desacato contra médicos

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 6749/16, do deputado Goulart (PSD-SP), que aumenta em 1/3 as penas para os crimes contra a honra, de lesão corporal, de ameaça e de desacato, quando cometidos contra médicos e demais profissionais da área de saúde no exercício da profissão.

Segundo o autor da proposta, tem aumentado a violência contra médicos e profissionais da saúde em hospitais e postos de saúde em todo o Brasil.

“As agressões físicas e verbais decorrem de vários motivos, como por exemplo, o não atendimento por falta de estrutura, equipamentos e materiais na rede hospitalar e postos de saúde, até mesmo pela inexistência de profissional para atendimento e pela a perda de entes queridos”, afirma Goulart.

De acordo com o parlamentar, em São Paulo, 17% dos médicos ouvidos em uma pesquisa do Datafolha relataram que já foram vítimas de agressão – 84% foram agredidos verbalmente e 80% sofreram agressão psicológica.

Tramitação
O projeto será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, inclusive quanto ao mérito, e pelo Plenário.

AGRICULTURA - Novo levantamento da Conab aponta supersafra ainda maior este ano

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou hoje (11), em Brasília, as estimativas do décimo levantamento da safra correspondente ao período 2016/17. A pesquisa foi realizada de 18 a 24 de julho em todas as regiões produtoras do país, através de diversas instituições e informantes cadastrados.

Diferentemente dos dados divulgados em maio, que previa uma supersafra de 232 milhões de toneladas de grãos, a Conab informou que o número pode chegar a 237,2 milhões de toneladas. Uma produção recorde, com crescimento de 27,1% com relação ao período anterior.

ESPORTE - Atacante do Flamengo perto de assinar com time de Portugal

Emprestado pelo Flamengo ao Atlético-GO, o atacante Daniel dos Anjos, de 21 anos, conseguiu liberação do time rubro-negro e está próximo de assinar com o Benfica. O jovem atleta, que já está em Portugal, vai passar por um período de testes com os Encarnados. Se for aprovado, o jogador será comprado em definitivo pelo time de Lisboa.

BRASIL - MPF pede arquivamento de ação em que Lula era suspeito de obstruir Lava-Jato

O Ministério Público Federal vai pedir nesta terça-feira à Justiça Federal de Brasília que arquive o Procedimento Investigatório Criminal (PIC) contra o ex-presidente Lula. O petista era suspeito de atrapalhar investigações da Operação Lava-Jato a partir de uma articulação com o Senado Federal. A suspeita partiu da colaboração premiada do ex-senador Delcídio do Amaral.

De acordo com o delator, Lula o convidou para uma reunião no Instituto Lula com Renan Calheiros, então presidente do Senado, e Edison Lobão, em 2015, com o objetivo de impedir o andamento da Lava-Jato. Depois de ouvir o delator e os outros senadores envolvidos, o procurador da República Ivan Cláudio Marx avaliou "não se vislumbrar no discurso de Delcídio a existência de real tentativa de embaraço às investigações da Operação Lava-Jato".

Em depoimento ao MPF, Renan negou ter discutido nesta reunião a criação de um grupo de administração da crise, voltado a acompanhar o andamento da operação. Lobão, por sua vez, defendeu que a obstrução da Lava-Jato jamais foi levantada em qualquer reunião com Lula.

POLÍTICA - Oposição prepara ação no STF para reverter trocas na CCJ

Parlamentares de oposição devem protocolar ainda nesta terça-feira, 11, um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) para reverter as trocas de membros na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. A ação judicial, que será encabeçada pelo deputado Alessandro Molon (Rede-RJ), vai pedir liminar para que a composição do colegiado volte ao formato original, antes da chegada da denúncia contra o presidente Michel Temer.

Desde o dia 26 de junho, a base governista promoveu 17 remanejamentos na CCJ, o que envolveu 13 vagas (nove titulares e quatro suplentes). Só na quinta-feira, 10, foram nove trocas, sendo que o PR mudou quatro das cinco cadeiras a que tem direito na comissão. PMDB, PRB, PSD e PTB trocaram uma vaga de titular cada. O Solidariedade foi um dos primeiros a fazer trocas na composição do colegiado para garantir votos a favor de Temer.

POLÍTICA - Reforma trabalhista chega à etapa final no Senado

O plenário do Senado decide nesta terça-feira, 11, se aprova ou rejeita o projeto que altera mais de 100 pontos da CLT; projeto precisa da maioria simples do votos para ir à sanção presidencial.

Elaborada pela equipe econômica do presidente Michel Temer, a reforma trabalhista altera as relações de trabalho entre patrão e empregado. Entre as principais mudanças, está o fortalecimento dos acordos fechados diretamente entre as partes, que passam a ter prevalência sobre as determinações previstas na lei.

ESTADO - Kelps solicita Audiência Pública e cobra explicações do Governo sobre fechamento de hospitais do RN

O deputado estadual Kelps Lima vai protocolar nesta terça-feira, 11 de julho, na Assembleia Legislativa, pedido de audiência pública para que seja amplamente debatido o anúncio do Governo do Estado do fechamento de hospitais no interior do Rio Grande do Norte.

“É preciso muita luz sobre este assunto. São as vidas das pessoas que estão em risco. Não dá para decidir algo tão grave sem um amplo debate com a sociedade e apenas na base da caneta esferográfica”, desabafa Kelps, conhecedor do problema dos hospitais por já ter ido pessoalmente a vários deles em muitos municípios do Estado.

“Os cidadãos de Acari, Angicos, Apodi, Canguaretama, Caraúbas, João Câmara e São Paulo do Potengi estão revoltados e precisam ser ouvidos”. disse

BRASIL - Receita Federal doa 27 mil itens apreendidos para vítimas das enchentes em Pernambuco

Após enchentes, ruas e imóveis de Catende, na Mata Sul de Pernambuco, ficaram destruídos pela lama (Foto: Oton Veiga/TV Globo)

Em maio, choveu forte na Mata Sul e em algumas cidades do Agreste de Pernambuco. O temporal causou enchentes, deslizamentos de barreiras e seis mortes, além de tirar de casa mais de 55 mil pessoas, que desde então tentam retomar a rotina. Para ajudar os atingidos pela chuva, mais de 27 mil itens de vestuário e cerca de 45 mil toalhas apreendidos pela Receita Federal no Sertão pernambucano foram doados aos desabrigados e desalojados.

As mercadorias, que totalizam cerca de R$ 252.600, foram apreendidas pela Inspetoria da Receita Federal no Recife em ação conjunta com a Polícia Rodoviária Federal, no final do mês de fevereiro, no Sertão pernambucano. As mercadorias estavam em dois caminhões bitrem que transitavam com documentos de importação falsificados, um deles abordado em Petrolina e o outro em Salgueiro.

Os produtos saíram da província de Iquique, no Chile, e tinham como destino a cidade de São Bento, na Paraíba. Entre os itens doados estão 17.880 cuecas, 45.200 toalhas e 10 mil pares de meias. As destinações foram feitas pela Superintendência da 4ª Região Fiscal - que abrange os estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte.

As mercadorias vão ser entregues à Secretaria Especial da Casa Militar, que deve providenciar a retirada e o transporte até as cidades atingidas.

BRASIL -Futura chefe do MPF, Raquel Dodge se prepara para sabatina no Senado

A sabatina de Raquel Dodge, indicada pelo presidente Michel Temer ao cargo de procuradora-geral da República, terá participação popular por meio do Portal e-Cidadania. A reunião ocorre nesta quarta-feira (12), às 10hs, na Comissão de Constituição e Justiça do Senado (CCJ).

Raquel Dodge foi a segunda mais votada em lista tríplice eleita pelos procuradores em 27 de junho. Ela teve 587 votos. O primeiro colocado, Nicolao Dino, recebeu 621 votos; e Mário Bonsaglia, 564.

A Constituição dá a prerrogativa ao Poder Executivo de escolher qualquer membro do Ministério Público Federal (MPF) que tiver mais de 10 anos de exercício. Essa é a primeira vez em 14 anos que um presidente da República não escolhe o primeiro da lista tríplice.

O procurador-geral da República é o chefe do MPF e exerce suas funções junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) e ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Se aprovada em plenário, Raquel será a primeira mulher a ocupar o cargo de Procuradora-Geral da República, substituindo Rodrigo Janot cujo mandato se encerra em 17 de setembro. A procuradora deverá atuar em processos contra autoridades com foro privilegiado (deputados e senadores), que correm no STF. Também poderá representar o MP em denúncia contra o próprio Michel Temer.

No STF, cabe ao procurador-geral propor ações diretas de inconstitucionalidade, representação para intervenção federal nos estados e no DF, além de propor ações penais públicas e cíveis. No STJ, pode propor a federalização de crimes contra os direitos humanos.

Interatividade

A sabatina de Alexandre de Morais, indicado ao STF em 21 de fevereiro de 2017, é o evento interativo com recorde de participação popular — foram mais de 1.600 manifestações. Algumas foram lidas durante a audiência e respondidas pelo sabatinado.

As perguntas e comentários para a sabatina de Raquel Dodge já podem ser enviadas pelo Portal e-Cidadania ou por meio do Alô Senado, no telefone 0800 61 22 11.

POLÍTICA - Comissão especial cancela debate sobre PEC que restringe coligações partidárias

A comissão especial que analisa o fim de coligações em eleições proporcionais cancelou a audiência pública que realizaria hoje, a pedido do deputado Diego Garcia (PHS-PR), para discurtir o tema. O colegiado ainda não marcou nova data para o debate

A comissão analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 282/16, do Senado, que proíbe as coligações entre legendas nas eleições proporcionais e estabelece cláusula de desempenho para o funcionamento parlamentar dos partidos.

Pela proposta, nas eleições de 2018, apenas os partidos que obtiverem 2% dos votos válidos em pelo menos 14 estados, com no mínimo 2% de votos válidos em cada um deles, terão direito ao fundo partidário, ao acesso gratuito ao rádio e à televisão e ao uso da estrutura própria e funcional nas casas legislativas. A partir de 2022, a cláusula de barreira subiria para 3% dos votos válidos, distribuídos em pelo menos 14 estados, com um mínimo de 2% dos votos válidos em cada um deles.

POLÍTICA - Fátima Bezerra defende rejeição à reforma trabalhista

Em discurso no Plenário nesta terça-feira (11), a senadora Fátima Bezerra (PT-RN) defendeu a rejeição do PLC 38/2017, que altera diversos dispositivos da legislação trabalhista.

- Não à reforma trabalhista! – disse Fátima Bezerra ao final de seu pronunciamento.

A senadora leu o artigo intitulado “Destruir a CLT, a obra final do finado governo Temer”, de autoria do jornalista Fernando Brito, do blog Tijolaço. No texto, o jornalista afirma que a reforma trabalhista é uma “obra de demolição”, que vai atingir “a golpes de marreta” a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

“O trabalho é um valor, não uma tortura, não uma galé onde se chicoteia seres humanos para que remem mais e mais e mais. O Brasil, ao que tudo indica, cruzará uma ponte para o passado, aos anos 20. Não 2020. 1920, mesmo”, leu Fátima Bezerra.

A senadora disse que o artigo reflete a “indignação e revolta” de todos que resistem à reforma trabalhista. Para ela, as mudanças na CLT vão fazer o Brasil retroceder “aos tempos da República Velha, da escravidão, da casa grande e senzala”.

Ela afirmou ainda que o PLC 38/2017 traz alterações que desrespeitam inúmeros acordos e convenções internacionais da Organização Internacional do Trabalho (OIT) assinados pelo Brasil.

BRASIL - Comissão aprova projeto que cria regras para funcionamento de lan houses e cybercafés

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços aprovou na quarta-feira proposta que cria regras para o funcionamento de estabelecimentos comerciais que prestam serviços de acesso à internet, tais como lan houses, cybercafés e cyber offices.

Pelas novas regras, os estabelecimentos ficam obrigados a criar e manter cadastro atualizado de seus usuários, contendo: nome completo, data de nascimento e número de documento de identidade. Ao analisar o projeto, Sampaio optou por excluir do texto a necessidade de o cadastro conter endereço completo e telefone do usuário. 

Foi mantido, no entanto, o dispositivo que obriga o cliente-usuário a apresentar documento de identidade sempre que utilizar o computador com acesso à internet.

No caso dos estabelecimentos, o texto aprovado obriga o registro da hora de início e dim de cada acesso, com a identificação do usuário e do equipamento por ele utilizado. Essas informações deverão ser mantidas em meio eletrônico por, no mínimo, dois anos, sendo o acesso a elas condicionado a ordem judicial ou expressa autorização do usuário.

Menores de idade
O texto aprovado proíbe a entrada de adolescentes de 12 a 16 anos sem autorização por escrito de um dos pais ou responsável legal; mantendo a proibição do ingresso de menores de 12 anos.

Ainda em relação a menores de idade, o texto determina que os estabelecimentos deverão tomar as medidas para impedir que o uso contínuo dos equipamentos por mais de duas horas, devendo haver um intervalo mínimo de 30 minutos entre os períodos de uso.

Por fim, a deputada ampliou para 180 dias o prazo para que as novas regras passem a valer após serem aprovadas. O projeto determinava a entrada em vigor na data da publicação.

Os estabelecimentos que desrespeitarem as regras ficarão sujeitos a penalidades que vão de advertência e multa até o cancelamento do alvará de localização e funcionamento.

Tramitação
O projeto será ainda analisado conclusivamente pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania

AFONSO BEZERRA - Prefeitura entrega fardamento e kit para os agentes de endemias do municipio

O prefeito Chico Bertuleza (PMDB)  juntamente com o secretário municipal de saúde, Tico Aquino,  fizeram a entrega de fardamento acompanhado de bolsas, protetores solares (e labial) como também de todos materiais utilizados no trabalho dos agentes de saúde. Com investimento de R$ 20 mil reais, todo o kit (fardamento, protetores e materiais) servirá para os profissionais de endemias, agentes de saúde e vigilância sanitária.

Em nome de todos os Agentes de Saúde, João Maria agradeceu e disse que a gestão está de parabéns por investir em  melhorias, tanto na saúde do municipio como em estimular os servidores a realizar um bom trabalho, "investimento no profissional tambem é importante  para que ele possa  desempenhar bons serviços à população", disse o agente.

Prefeito e auxiliares da administração na solenidade de entrega 
Secretário de saúde,  Tico Aquino,  faz entrega de material a servidora 

OPORTUNIDADE - Abertas as inscrições para o TCE com salários de até R$ 18 mil

Estão abertas as inscrições para o concurso público para o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco com oferta de vagas em cargos efetivos de nível superior do Grupo Ocupacional de Controle Externo e do Grupo de Apoio ao Controle Externo. O edital foi lançado no último dia 30 e oferece 36 vagas com vencimentos de até R$ 18 mil.

Para o cargo de Auditor de Controle Externo área de Contas Públicas, e também para os cargos de Analista de Controle Externo e Analista de Gestão, é preciso tergraduação em nível superior em qualquer área de formação.

Para o cargo de Auditor de Controle Externo na área de Obras Públicas, é preciso ter graduação em nível superior nos cursos de Arquitetura ou em Engenharia.

As vagas exigem diploma em qualquer área de formação, ou em Arquitetura ou em Engenharia para o cargo de Auditor de Controle Externo – Área: Auditoria de Obras Públicas.

Os vencimentos variam de acordo com o posto escolhido: para Auditor de Controle Externo o vencimento é de R$ 18.477,13, já para Analista de Controle Externo é de R$ 15.841,17 e para Analista de Gestão, R$ 11.606,55. A jornada de trabalho é de 30 horas semanais, para todas as oportunidades.

O período de inscrições será entre 11 e 31 de julho, pelo site as taxas de inscrição variam de R$ 150,00 a R$ 200,00, a depender do cargo.
Todos os candidatos serão avaliados,primeiramente, por meio de provas objetivas, previstas para 17 ou 24 de setembro, de acordo com cada cargo, conforme o edital da seleção.

As fases do certame e a perícia médica daqueles que se declararem com deficiência ocorrerão em Recife (PE).

SERVIÇO
Concurso: Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE/PE)
Cargos: Auditor de Controle Externo, Analista de Controle Externo e Analista de Gestão

Vagas: 36

Vencimentos: entre R$ 11.606,55 e R$ 18.477,13, a depender do cargo
Inscrições: de 11 a 31 de julho

Taxas: entre R$ 150,00 e R$ 200,00, a depender do cargo

Provas objetivas: 17 ou 24 de setembro, a depender do cargo

MÚSICA - 'Despacito' é eleito hit do 1º semestre pelos leitores do G1; Simone & Simaria e Anitta são 2º lugar Lista dos 5

Não tem um estilo musical repetido no top 5 dos maiores hits de 2017 até agora, segundo os leitores do G1. Tem funk paulista, sertanejo da Bahia com pop carioca, folk paranense, pop-rock inglês e reggaeton de Porto Rico entre os cinco primeiros colocados da enquete feita na segunda-feira (10).

O campeão, de lavada, foi "Despacito", de Luis Fonsi e Daddy Yankee, cuja versão mais popular tem participação de Justin Bieber. O segundo lugar ficou com Anitta, Simone & Simaria, com "Loka".

Conheça os oito primeiros da lista neste semestre

APODI - Moradores e funcionários farão protesto contra fechamento do Hospital Regional

Esta programado a partir das 09h desta terça, um protesto organizado pela sociedade civil de Apodi, contra o fechamento do Hospital Regional Hélio Morais Marinho. Além de moradores, funcionários da unidade hospitar também estarão em frente a unidade lutando contra o fechamento do Hospital de Apodi.

"O objetivo do movimento é de chamar a atenção do Governo do Estado, com faixas, roupas brancas e palavras de ordem. "Vamos lutar pelo nosso hospital até o fim", disse uma funcionária.

Foram convidados autoridades e políticos da região para apoiar o protesto contra o fechamento da unidade hospitalar que atende usuários de toda a região do Alto Oeste.

ALTO DO RODRIGUES - Saúde realiza o primeiro encontro do Amor

segunda-feira, 10 de julho de 2017

POLÍTICA - Estado’ lança placar da denúncia contra Temer: 163 a favor e 57 contra.

O Estado entrou em contato com os 513 deputados federais, por telefone, e-mail, mensagem ou pessoalmente. A atualização ocorre em tempo real. Os parlamentares podem entrar em contato para manifestar seu posicionamento. De acordo com o placar, 163 deputados são favoráveis à admissibilidade da denúncia por corrupção passiva contra o presidente Michel Temer e 57 são contrários. A maioria informou que não vai manifestar seu voto ou se declarou indecisa: 293.

Na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa – o parecer do relator Sergio Zveiter (PMDB-RJ) deve ser divulgado nesta semana – o placar mostra que, dos 66 parlamentares do colegiado, 19 são favoráveis à aceitação da denúncia, 7 são contrários, 32 não responderam e 8 se declaram indecisos.

Para que o Supremo Tribunal Federal julgue a denúncia da Procuradoria-Geral da República contra Temer, a Câmara deve, antes, dar aval. O processo é analisado na CCJ, que emite um parecer contrário ou favorável ao processo. Independentemente do resultado na CCJ, o caso é votado no plenário. Para que seja encaminhada ao STF, a denúncia precisa do apoio de dois terços da casa (342 votos).

Fonte:  O Estado de S.Paulo

ESPORTE - Inscrições para a Meia Maratona do Sol estão abertas

Os atletas de todo o Brasil já podem garantir vaga na Meia Maratona do Sol, que está na quarta edição e será realizada em Natal no dia 11 de novembro. As inscrições começaram oficialmente na última sexta-feira 30 e, como sempre, serão feitas exclusivamente de forma online no site www.meiadosol.com.br. A Meia Maratona do Sol já faz parte do calendário esportivo não apenas do Rio Grande do Norte, mas de todo o país. Com um percurso muito elogiado pelas belezas naturais e pelos desafios que oferece aos competidores, a corrida mantém a tradição com sua largada na Arena das Dunas, passando por grandes avenidas como a Salgado Filho e a Engenheiro Roberto Freire, e por pontos que são verdadeiros cartões postais da cidade, como o Morro do Careca e a Via Costeira. Com provas de 21km, 10km e 5km, a Meia do Sol espera inscrever seis mil atletas para esta edição – o mesmo de 2016 – sendo que 50% deste total devem ser garantidos pelos chamados “maraturistas”, atletas que viajam o Brasil para participar de corridas de rua. O número é considerado o ideal para a estrutura e o percurso da competição. Justamente pela presença maciça de tantas pessoas de outros estados é que o corredor potiguar deve se apressar para garantir sua vaga na corrida. “Quem viaja para correr se prepara com antecedência, até para poder comprar passagem, garantir hospedagem e organizar toda a logística para participar da prova. Então é hora de ‘correr’ sim, mas para se inscrever no site o mais rápido possível e tentar não deixar para a última hora”, reforça Gabriel Negreiros, um dos organizadores. Em apenas cinco dias de inscrições abertas, o evento já contabilizou mais de mil atletas inscritos de pelo menos 15 estados do Brasil, o que reforça sua tradição no calendário brasileiro.

ALTO DO RODRIGUES - Prefeitura recupera sistema de abastecimento de água em Tabatinga

Com a finalidade de manter o abastecimento d’água dos moradores e principalmente a qualidade, a prefeitura através da secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Desenvolvimento Rural, priorizou a recuperação do dessalinizador localizado na comunidade rural de Tabatinga

Segundo informações do secretário da pasta, Francisco Paiva, o sistema apresentou problemas devido a alta concentração de calcário na água, o que acabou causando a paralisação do sistema.

Ainda de acordo com o secretário, além da recuperação do aparelho, o governo municipal incluiu alguns reparos na estrutura física interna e externa do local, adequando o ambiente e facilitando o serviço de atendimento aos moradores da comunidade.

O serviço já foi concluído e o sistema voltou a funcionar normalmente nesta segunda-feira, dia 10 de julho.

ESTADO - Fechamento de 7 hospitais pelo Governo do Estado, preocupa vice-prefeito de Natal

Em seu perfil no Twitter, o vice-prefeito de Natal, Álvaro Dias (PMDB), começou a semana falando sobre o fechamento de 7  hospitais no Estado. "Começando a semana com a preocupante notícia de que sete hospitais serão fechados pelo Governo do Estado", disse Álvaro Dias.

De acordo com o médico e vice-prefeito,  serão fechadas pelo Governo do Estado as unidades hospitalares de Acari, Angicos, Apodi, Canguaretama, Caraúbas, João Câmara e São Paulo do Potengi.

"Atualmente a Saúde já está um caos no RN, pior será com o fechamento dessas unidades hospitalares", comentou Álvaro Dias. E sobre a situação do hospital Walfredo Gurgel (o maior do Estado) o que mais preocupa Álvaro é saber onde serão atendidas as pessoas desses sete municípios que terão as unidades fechadas pelo Governo do Estado. 

E cobra do governador Robinson Faria (PSD) promessa feita na campanha eleitoral "Ao invés de construir o prometido Hospital de Trauma, o Governo do Estado fecha sete hospitais".

SAÚDE - Pesquisa da UFRN usa semente da caatinga para combate o Aedes

A ocorrência do casos de zika, dengue e chikungunya no país e de modo particular no Rio Grande do Norte, levou pesquisadores do Centro de Biociências (CB) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) a buscarem alternativas para minimizar os problemas causados pelo Aedes aegypti.

Como proposta, o grupo analisará as relações entre o inseto, ambiente, o vírus e humanos, além de testar extratos de plantas na mortalidade do inseto e, também, discutirá ações educativas voltadas ao esclarecimento da população.

O projeto Culicídeos e vírus Zika: Bioecologia, prevenção e controle do Aedes aegypti no Rio Grande do Norte – Ações integradas de pesquisa, ensino e extensão está entre os selecionados pelo Ministério da Saúde, na chamada pública para apoiar projetos de pesquisa no combate ao vírus Zika e no combate ao mosquito Aedes aegypti. Todos os trabalhos selecionados receberão investimento específico do Governo Federal.

POLÍCIA - Com fim de semana violento, RN registra 1.259 homicídios em 2017

Apenas neste fim de semana, 08 e 09, cerca de 19 homicídios foram registrados no estado do Rio Grande do Norte. No total, são cerca de 1.259 assassinatos apenas neste ano de 2017.

Segundo dados divulgados pelo Observatório da Violência Letal Intencional, OBVIO, número é 22,6% maior do que o registrado no mesmo período do ano anterior. Das 19 vítimas, 18 eram homens e uma era mulher.

POLÍTICA - Relator vota pela admissibilidade da investigação de corrupção contra Temer

O deputado Sergio Zveiter (PMDB-RJ), relator da denúncia por crime de corrupção passiva (SIP 1/17) contra o presidente da República, Michel Temer, apresentou há pouco seu parecer pela admissibilidade da investigação pelo Supremo Tribunal Federal. A denúncia foi apresentada pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

"Não é fantasiosa a acusação", afirmou Zveiter. "É preciso que se faça a investigação. São várias as pessoas envolvidas e a verdade precisa ser esclarecida. É necessária a investigação dos fatos. Estão demonstrados na denúncia sólidos indícios da prática delituosa."

Para Sergio Zveiter, é importante que o presidente se defenda das denúncias, independente de se é ou não culpado delas. "Há indícios graves, e não é fantasiosa a denúncia", reforçou.

Ele frisou que seu voto não foi porque há provas concretas contra o presidente, e explicou que nesse momento bastam os indícios. "Mas devemos decidir se há indícios suficientes para abrir o processo. As provas concretas são necessárias apenas no julgamento. Nesse momento, é necessário que a Câmara autorize, porque há a descrição dos fatos, o que torna inviável sua não autorização", disse.

ALTO DO RODRIGUES - II Campeonato Regional movimenta o futebol no Estádio ‘Abelardão’

Está em curso a segunda edição do Campeonato Regional de Futebol “Luiz Barroso de Oliveira”, disputado no estádio Abelardo Rodrigues, “Abelardão” – em Alto do Rodrigues.

A competição conta com o apoio da Prefeitura Municipal, que disponibilizou o estádio para a realização do evento e a colaboração do coordenador municipal de Esportes, o professor Edenilson Melo.