Memorial às vítimas de Covid

sábado, 27 de maio de 2017

ALTO DO RODRIGUES - Confira o resultado da segunda rodada da 1ª Copa ARG de futevoley para iniciantes


Na tarde de hoje, na Arena Futevoley (atrás do ginásio poliesportivo Ivanildo Bezerra da Silva), aconteceu a segunda rodada da 1ª Copa Alto do Rodrigues de Futevôlei para atletas iniciantes, confira o resultado dos jogos de hoje.

Andrihélio e Diego venceu de 2 (dois) sets a 1 (um) para Bilon e Eduardo.
Netinho e Pablinho venceu de 2 (dois) sets a 0 (zero) para António e Janailson.
Lika e Wellington venceu de 2 (dois) sets a 1 (um) para Adriano e Beto.

Lembrando que todos os sábados acontecerão rodadas, às 15:00h na Arena Futevôlei.

AFONSO BEZERRA - Secretário comemora resultados e avanços na saúde em benefício da população

Prefeito Chico Bertuleza, ortopedista Dr Carlos Magno; Do Céu Pires, diretora da UBS de Afonso de Ligório; secretário de saúde Tico Aquino e a primeira-dama Zélia Bertuleza, em visita a UBS
O secretário municipal de saúde, Tico Aquino, comemorou nas redes sociais o avanço da sua pasta. Nesta última semana, pelo menos 200 atendimentos foram ofertados a população em cinco especialidades médicas, realizando consultas e exames em psiquiatria (Dr Carlos Ivan), ginecologista obstetra (Dra Ivanira) Ultrassonografia (Dr Pompeu), cardiologia (Dr Valério) e ortopedista (Dr Carlos Magno). Ações como essas, marca a gestão do prefeito Chico Bertuleza, priorizando a boa qualidade dos serviços de saúde oferecidos a toda comunidade de Afonso Bezerra.

O prefeito Chico Bertuleza visitou nesta sexta (26), a Unidade Básica de Saúde (UBS) onde na oportunidade visitou a unidade e recepcionou o ortopedista Dr Carlos Magno que, a partir de agora faz parte do quadro de médicos especialistas. Desde que iniciou a gestão, o prefeito Chico Bertuleza assumiu a responsabilidade de agilizar melhorias no atendimento em todas as áres, inclusive na área da saúde. 

Atualmente a UBS já conta com ginecologista, cardiologista e o prefeito está juntando esforços para integrar na equipe, um pediatra, dermatologista e gastroenterologista. “O importante é levar o que tiver de melhor e ao nosso alcance para nosso povo”, afirma o secretário municipal de saúde, Tico Aquino.

ALTO DO RODRIGUES - Todos na torcida, por eles...

Navison (direito Penal), Léo Souza (Constitucional) e João Batista (Tributário)
Amanhã, acontecerá a segunda fase da prova da Ordem dos Advogados do Brasil, dos muitos estudantes (da nossa cidade) do curso do Direito, apenas 3 jovens passaram na primeira fase e irão fazer a prova da 2ª fase do XXII Exame da Ordem. Para fazer o Exame da Ordem os estudantes devem está no último ano do curso.

Navison Baracho no (direito penal), Léo Souza (Constitucional) e João Batista (Tributário), se aprovados (e acreditamos que sim), receberão a carteira da OAB, estando aptos a trabalhar para seus futuros clientes. Desejamos boa sorte para estes três estudantes, que nos representa e muito nos orgulha. Todos na torcida, por vocês!!!

SAÚDE - Com baixa procura, campanha de vacinação contra gripe é prorrogada para junho

O Ministério da Saúde prorrogou para 9 de junho a campanha de vacinação contra a gripe. O prazo para tomar a vacina acabava nesta sexta-feira (26), mas, devido à baixa procura, o prazo foi estendido. No Acre, a campanha começou no dia 10 de abril, sete dias antes do lançamento oficial do Ministério da Saúde. No último dia 13, foi promovido o ‘Dia D’ da campanha, porém, o Acre não atingiu a meta.

Em Rio Branco, o público-alvo é de 89.101 pessoas. Porém, a Saúde esperava imunizar 90% dessas pessoas até o final da campanha, um total de 80.105. Durante o “Dia D”, a vacina foi disponibilizada em 13 centros de saúde e Unidades de Atenção Primária (URAPs), além de três postos montados no Terminal Urbano e em dois supermercados de Rio Branco.

O público-alvo da campanha são crianças de 6 meses a menores que 5 anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto), idosos (a partir de 60 anos), profissionais da saúde, povos indígenas, pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional, além de portadores de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade.

Em entrevista ao Acre TV desta sexta (26), o secretário de Saúde de Rio Branco, Oteniel Almeida, contou que foram vacinadas apenas 49.82% dos 90% esperados. Ele desmentiu boatos de que a vacina tem efeitos colaterais.

sexta-feira, 26 de maio de 2017

COLIRIO - Apreciem a rainha...

O colirio desta sexta atende pelo nome de Marina Balza (de São Gonçalo), eleita e coroada na noite de ontem no teatro Riachuelo como a Miss RN. A beldade vai representar o RN no Miss Brasil que acontecerá no dia 19 de agosto, no City Hall, em São Paulo.

Crédito das fotos: Nuno Guimarães 

quinta-feira, 25 de maio de 2017

BRASIL - Ministério do Trabalho é evacuado por falso alerta de bomba

O prédio do Ministério de Trabalho e Emprego (MTE) foi evacuado, na manhã desta quinta-feira (25), após a identificação de uma suposta bomba no nono andar do edifício, em  Brasília.

Segundo informações da Polícia Militar, todos os funcionários foram retirados do local e o esquadrão antibombas foi acionado. No entanto, nenhum artefato explosivo foi encontrado no prédio do Ministério do Trabalho .
A ameaça, porém, foi descartada por volta das 11h29 desta quinta.
O susto acontece um dia após a maior e mais violenta manifestação contra o governo do presidente da República, Michel Temer (PMDB), que deixou ao menos 49 feridos e outras sete pessoas presas, nesta quarta-feira (24).
O protesto também culminou em dois ministérios incendiados e vários lugares depredados na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.
Em decorrência da manifestação violenta, o presidente da República decretou, ainda nesta quarta, a presença das Forças Armadas no local, decreto que já foi revogado na manhã desta quinta.

Fonte: Último Segundo

ESTADO - PEP registra fuga de 91 presos; a maior na história do sistema prisional do RN

A Secretaria de Justiça e da Cidadania (Sejuc) informou que a fuga que aconteceu na madrugada desta quinta-feira 25, por volta das 4h, na Penitenciaria Estadual de Parnamirim (PEP), na Grande Natal, registrou 91 presos foragidos. Até o momento, os agentes policiais conseguiram recapturar nove detentos. Esta foi a maior fuga já registrada na história do sistema prisional do Rio Grande do Norte.

Os 91 presos, que ainda não tiveram seus nomes liberados, escaparam por um túnel de aproximadamente 30 metros. A Sejuc determinou abertura de investigação para apurar se houve facilitação interna para a fuga dos detentos. A PEP tem capacidade para abrigar 436 detentos, mas confina, na verdade, 589 presos, sem contar os que fugiram nesta madrugada.

Com a descoberta da fuga dos 91 detentos, a direção da PEP pediu reforço para a segurança na área externa da prisão. O novo auxílio foi o que garantiu que oito dos 91 fossem recapturados ainda nas imediações da região. Ainda de acordo com a Polícia Militar, pelo menos dois carros e uma motocicleta foram flagrados ajudando no “resgate” dos presos, que trocaram de roupa durante o processo para dificultar a identificação. Esta foi a segunda vez em 2017 que a PEP registrou fuga de presos. No dia 7 de janeiro, uma semana antes da crise que eclodiria em Alcaçuz, 14 detentos fugiram por um buraco escavado no pé do muro da prisão.

Assessoria Sejuc

BRASIL - Temer revoga emprego das Forças Armadas na manhã desta quinta

Em edição extra do Diário Oficial da União, o presidente Michel Temer revogou na manhã da quinta-feira (25) o decreto do dia anterior que autorizava o emprego das Forças Armadas para Garantia da Lei e da Ordem no Distrito Federal.

A Esplanada dos Ministérios amanheceu na quinta-feira (25) com a presença de um contingente de soldados. Eles patrulharam a área dos prédios dos ministérios.

O decreto presidencial gerou confusão ontem (24). Segundo Michel Temer, o objetivo era garantir a segurança dos servidores públicos e a integridade do patrimônio da capital. A convocação se seguiu às manifestações violentas de ontem em Brasília.

Época, OGlobo

BRASIL - Câmara aprova MP que reajusta remuneração de carreiras do Executivo

A Câmara dos Deputados aprovou na madrugada desta quinta-feira (25), o texto-base da Medida Provisória 765, que reajusta a remuneração de carreiras do Executivo federal. O texto beneficia médicos peritos e supervisores médicos previdenciários, auditores fiscais e analistas tributários, auditores fiscais do trabalho e policiais civis, além dos cargos do Ministério de Relações Exteriores e de analista de infraestrutura e especialista de infraestrutura sênior.

A polêmica ficou por conta do trecho que cria o Programa de Produtividade da Receita Federal do Brasil e o Bônus de Eficiência e Produtividade na Atividade Tributária e Aduaneira, dentre outras matérias. O programa foi a maneira que o governo encontrou para aumentar a remuneração de auditores fiscais sem conceder-lhes aumento salarial, o que precisaria de aprovação de lei.

A MP prevê que o dinheiro para garantir o pagamento do bônus virá de um fundo composto das multas que forem aplicadas a contribuintes em autuações fiscais.

Deputados contrários ao trecho do texto argumentam que isso cria um incentivo para que os auditores apliquem mais multas. Por conta disso, parlamentares apresentaram um destaque que suprimia do texto a fonte desse bônus. Quando o destaque foi colocado em votação, no entanto, não havia quórum suficiente para análise. Com isso, a criação do bônus ficará pendente de nova votação em uma próxima sessão na Câmara.

assessoria

ALTO DO RODRIGUES - Justiça Eleitoral julga improcedente, último processo acionado pela candidata derrotada Jaqueline Medeiros

Em decisão proferida pela doutora Maria Cristina Menezes de Paiva Viana, Juíza Eleitoral da 47ª ZE (Zona Eleitoral), com sede em Pendências/RN, julgou IMPROCEDENTE o último processo remanescente de Ação de Impugnação de Mandato Eletivo de número:(0000514-83.2016.6.20.0047), - que pretendia cassar o diploma e os direitos políticos do prefeito Abelardo Rodrigues e a sua vice, Emília Patricia, eleitos na última eleição de 2016 no município, com uma maioria superior a 700 votos.

A oposição, através da candidata derrotada Jaqueline Medeiros, alegou suposto abuso de poder econômico e caixa 2 nas eleições do ano passado, e ainda, alardeava através de seus seguidores, que a representação judicial provocaria a perda do diploma do prefeito Abelardo Rodrigues - pois, junto ao processo, foi anexado um CD contendo mais de 17 filmagens,131 fotos, 29 áudios, declarações e áudio de grupo no WhatsApp, narrando supostas compras de votos e favorecimento do eleitor.

De acordo com a decisão da juíza, claramente se viu que não ficou demonstrado que os investigados praticaram quaisquer das condutas vedadas previstas na Lei n° 9.504/97. Isto porque os documentos e demais provas carreadas aos autos, não se revelaram suficientes a fim de demonstrar autoria dos impugnados dos fatos narrados.

Disse a juíza: "Entendo que a presente ação NÃO DEVE PROSPERAR em razão da inexistência do primeiro e principal requisito para caracterização da captação ilícita do sufrágio, qual seja, a demonstração da realização por parte dos Impugnados de uma das condutas típicas descritas no art. 41-A da Lei no 9.504/97".

Ainda de acordo com a magistrada, os autos carecem de prova "FARTA, ROBUSTA e INCONTESTE", de que os impugnados tenham agido com a prática delituosa narrada na peça vestibular. Chega-se a tal conclusão pela fragilidade do conjunto probatório apresentado pela autora e pelas seguintes razões:

- "Primeiro porque NÃO HOUVE comprovação efetiva da compra de votos. As fotos e áudio anexados aos autos não foram suficientes para comprovar tal fato;
- Segundo porque também carece de prova, a efetiva compra de material de construção e posterior doação a eleitor, bem como da doação de terrenos em troca de votos; 
- E ademais, as provas produzidas em audiência de instrução em 05/04/2017, não foram firmes de que os impugnados tenham oferecido dinheiro ou vantagem aos eleitores, nem tampouco que os eleitores tenham aceito ou recebido tais benesses em troca de votos, de modo a afetar a lisura e o equilíbrio do pleito, bem como a legitimidade da representação política.
- Ressalte-se, ainda, que para a configuração da captação ilícita do sufrágio, a vantagem ou benefício deve ser específica e concreta, conforme se depreende da legislação eleitoral." Sentenciou a juíza.

Ainda de acordo com a doutora Maria Cristina Menezes, a prova testemunhal também era inviável para a condenação no caso dos autos, tendo em vista que as testemunhas foram cooptadas pelos adversários políticos dos acusados, para prestarem depoimentos desfavoráveis. As fotografias de fachadas das residências colacionadas aos autos constituem documentos que, isoladamente, são somente indiciários e NÃO POSSUEM a robustez necessária para comprovar os ilícitos.

E por fim, a magistrada finaliza à sentença dizendo: "Assim sendo, não merece guarida a pretensão dos investigantes em face da fragilidade do conjunto probatório apresentado nos autos. Pelas razões acima expostas, JULGO IMPROCEDENTE a presente ação de impugnação de mandato eletivo".

quarta-feira, 24 de maio de 2017

BRASIL - PEC da eleição direta imediata para presidente será votada na próxima quarta na CCJ

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) deverá votar, na próxima quarta-feira (31), a proposta de emenda à Constituição (PEC 67/2016) que prevê a realização de eleição direta para presidente e vice-presidente da República em caso de vacância desses cargos nos três primeiros anos do mandato. A proposta é de iniciativa do senador Reguffe (sem partido–DF) e recebeu substitutivo do senador Lindbergh Farias (PT-RJ), que fez a leitura do relatório na reunião desta quarta (24).

A Constituição Federal admite eleição direta para esses dois cargos se a vacância acontecer nos dois primeiros anos de mandato. Se eles ficarem vagos nos dois últimos anos do mandato presidencial, o texto constitucional determina a convocação de eleição indireta, em 30 dias, para que o Congresso Nacional escolha os novos presidente e vice-presidente da República, que deverão concluir o mandato em curso.

O substitutivo da PEC 67/2016 admite eleição indireta caso os cargos de presidente e vice-presidente da República fiquem vagos no último ano do mandato presidencial.

Agencia senado

BRASIL - Defesa de Dilma entra com pedido de anulação do impeachment

A defesa da ex-presidente Dilma Rousseff apresentou nesta quarta-feira um novo pedido de liminar ao Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar anular o impeachment que a tirou definitivamente do cargo em agosto de 2016. O processo caiu nas mãos do ministro recém-chegado Alexandre de Moraes, que assumiu os casos do ministro Teori Zavascki, morto em um acidente aéreo em janeiro deste ano.

Teori já havia indeferido a liminar em outubro do ano passado, dizendo que “não havia risco às instituições republicanas, ao estado democrático de direito ou à ordem constitucional”, uma vez que o então vice-presidente Michel Temer havia ocupado o cargo da titular da chapa. Na ocasião, o ministro ainda escreveu que levaria para o plenário do STF apreciar o mérito do caso.

Nesta quarta-feira, o advogado de Dilma, José Eduardo Cardozo, citou as denúncias da delação de executivos da JBS que levaram Temer a ser alvo de inquérito no STF por crimes de corrupção, obstrução da Justiça e organização criminosa para reforçar o pedido de invalidação do impeachment.

Folha

SORTE - Mega-sena acumula, e próximo prêmio chegará a R$ 40 milhões

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 1933 da Mega-Sena sorteadas na noite desta quarta-feira (24) em Santo Antônio de Jesus (BA).

De acordo com a Caixa Econômica Federal, o prêmio acumulado para o próximo concurso a ser realizado no sábado (27) deve chegar a R$ 40 milhões. Os números sorteados foram: 02, 14, 15, 19, 35, 59. Pela quina, 86 apostadores ganharam R$ 32.514,14; já a quadra rendeu R$ 622,50 às 6417 apostas ganhadoras

SAÚDE - Governo adota no SUS pílula que previne HIV em grupos de risco

Ministério da Saúde anunciou nesta quarta (24) a incorporação no SUS de tratamento que previne a infecção pelo HIV. A terapia será ofertada a grupos mais expostos ao risco, como homens que fazem sexo com homens e profissionais do sexo.

O tratamento consiste na administração diária do antirretroviral Truvada, que é uma combinação de outros dois medicamentos (tenofovir e emtricitabina), em pessoas não infectadas pelo HIV que mantêm relações de risco.

No primeiro ano, o tratamento estará disponível para 7.000 pessoas, número que foi tido como insuficiente por especialistas durante discussão sobre o assunto na Conitec (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias), que recomendou a terapia.

Fonte: Folha/UOL

ALTO DO RODRIGUES - Por unanimidade, vereadores aprovam LDO e um Requerimento

Na manhã desta quarta-feira em sessão ordinária, os vereadores aprovaram em terceira e última votação,  o Projeto de Lei 570/2017, que dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias  (LDO), enviado pelo prefeito Abelardo Rodrigues.

A LDO estava nas Comissões Temáticas da Casa e obteve Parecer favorável de todos os membros e foi submetido ao plenário recebendo aprovação de todos os vereadores. 

A partir de agora, os vereadores aguardam o envio por parte do Executivo, da Lei Orçamentária Anual (LOA), onde consta a receita do exercício do próximo ano.

Os vereadores também aprovaram por unanimidade o Requerimento 33/2017,  de autoria do edil Renan Melo (PSD) que solicita a iluminação do estádio de futebol, Abelardo Rodrigues, o "Abelardâo".

Vereadores aprovaram LDO

terça-feira, 23 de maio de 2017

EXTREMOZ - Municipio lidera na Grande Natal a media de vacinação contra a gripe

O municipio de Extremoz/RN esta na liderança entre os municípios da Grande Natal que atingiram os melhores numeros na campanha contra a gripe deste ano.

O município já conseguii vacinar 61,35% do público alvo, seguido por Macaiba (60,32%), São Gonçalo do Amarante  (57,57%), Parnamirim (53,06%) e Natal (47,36%).

A meta do Ministério da Saúde para este ano é vacinar pelo menos 90% de cada um dos grupos prioritários.  Para o RN, a estimativa é vacinar 863.335 pessoas. A campanha segue até o dia 26 de maio.

BRASIL - Assessor de Temer e ex-governadores do DF têm R$ 26 milhões bloqueados

Além autorizar a prisão temporária de Tadeu Fillipeli, assessor especial do presidente Michel Temer - exonerado hoje -, e dois ex-governadores do Distrito Federal, José Roberto Arruda (PR) e Agnelo Queiroz (PT), o juiz da 10ª Vara Federal de Brasília determinou o bloqueio de bens de R$ 26 milhões dos três, sendo R$ 6 milhões de Filippelli e R$ 10 milhões de cada ex-governador.

Foi determinado ainda o bloqueio de bens de mais sete pessoas, totalizando mais R$ 29,1 milhões, além de outros R$ 100 milhões da Via Engenharia.

politica livre

MUNDO - Revista estadunidense Time coloca Temer em lista de líderes menos populares que Trump

A revista norte-americana Time publicou, nesta segunda-feira (22), uma lista com nomes de líderes políticos considerados menos populares que o presidente dos EUA, Donald Trump. O atual presidente do Brasil, Michel Temer, foi o destaque da matéria, que afirma que o brasileiro está "se agarrando a seu cargo" e que ele pode em breve se tornar o segundo presidente seguido a sofrer um impeachment no país.

Fonte: VejaSP

segunda-feira, 22 de maio de 2017

MÚSICA - Asa Branca, o hino nordestino, completa setenta anos

Quando olhei a terra ardendo, quão fogueira de São João. Eu perguntei a Deus do céu, uai! Por que tamanha judiação. “É a música representativa do povo brasileiro, da luta do povo brasileiro, desse grande compositor, Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. Asa Branca é a música mais importante do repertório dele. Claro que ele tem outras, mas Asa Branca é a grande bandeira da Música Popular Brasileira. Merece ser considerada o hino da Música Popular Brasileira”.

Em 1947, a composição “Asa Branca”, uma parceria de Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga, era desacreditada pelos donos da gravadora RCA Victor. A canção triste que retrata o ciclo as migrações do homem sertanejo precisou de uma... digamos, forcinha para que fosse aceita pela gravadora. “E ai Luiz Gonzaga disse: ‘se não gravar essa música aqui. Eu saio da RCA Victor’. E aí os Victors começaram: ‘não, manda ele gravar...’ E aí quando gravaram a música a deu esse estouro que foi”.

As duas afirmações que ouvimos é de José Mário Austragésilo, professor, comunicador social, escritor e ator. Também autor do livro “Luiz Gonzaga: o homem, sua terra e sua luta”. José Mário afirma que um dos pontos marcantes na carreira de Luiz Gonzaga foi a valorização da identidade da cultural local. Com esta marca, o Rei do Baião ganhou o mundo.

O rural nordestino não é mais o mesmo de setenta anos atrás. Por exemplo, o percentual de migrações diminuiu. Ao mesmo tempo, a música segue imortalizada. Firme nas identidades sertanejas, ultrapassando fronteiras de territórios, estéticas e gerações.

Val dos Santos é uma trabalhadora que mora no Recife. Ao ouvir e cantar Asa Branca regasta as histórias de antepassados. “Eu sinto saudade do que eu não conheci. Lembrança de um passado que eu não conheci. Tristeza também por muitas coisas que a gente sabe, que não existe mais. E o que está se acabando por aí. O sertão é como se não existisse para o mundo aí fora. Os políticos não valorizam o nosso sertão”.

Próximo ao local de nascimento de Luiz Gonzaga, no município de Triunfo, no sertão do Pajeú pernambucano, o jovem Erisson Martins, além de estudar agronomia, toca violão e canta um repertório musical variado.  “Não é apenas uma simples música, com uma simples letra, com uma melodia. É uma belíssima poesia popular, que ficou muito bem encaixada dentro de uma estrutura melódica, muito bem feita pelo nosso Rei do Baião. É uma letra que retrata muito a vida do sertanejo, a vida das pessoas que moram no campo. A vida das pessoas que viveram aquela época na qual a música foi escrita”.

Décadas atrás, Manoel Mourão também deixou a região nordeste rumo ao Sudeste e Sul. A situação foi diferente. Manoel Mourão é alagoano e ex-jogador de futebol. Nos gramados ficou conhecido ao assumir a lateral-esquerda como Mourão. Ele fala sobre o sentimento de ouvir Asa Branca ao longo dos anos, em diferentes localidades. “Asa Branca é o hino do sertanejo. Sinceramente. Se canta em todo canto. É imortal. Ninguém jamais esqueceu. É espetacular. Principalmente naquele vozeirão de Luiz Gonzaga e de outros e outras da época”.

Pois é, seu Mourão! E coloque vozes que cantaram Asa Branca… além do próprio filho, Gonzaguinha, podemos listar alguns vários nomes da música que gravaram Asa Branca: Nelson Gonçalves, Maria Betânia, Zé Ramalho, Tom Zé, Lulu Santos, Fagner, Caetano Veloso, Raul Seixas, Quinteto Violado… e muitos outros do Brasil ou do exterior

BRASIL - Probabilidade de Temer cair sobe para 70%, segundo consultoria dos EUA

De acordo com um relatório divulgado nesta segunda-feira (22) pela consultoria norte-americana de risco político Eurasia, a probabilidade de queda do presidente Michel Temer subiu para 70%, contra os 20% estimados desde dezembro de 2016. As informações são do Estado de S. Paulo. O cenário mais provável é que a saída do peemedebista do governo ocorra "rapidamente", de acordo com relatório.

Ainda segundo o documento, existem crescentes dúvidas sobre as evidências e acusações que implicam Michel Temer, mas a possibilidade de o presidente permanecer no Planalto se reduziu nos últimos dias.

O relatório da Eurasia lembrou que, nos últimos dias, Temer vem tentando desqualificar as acusações do empresário da JBS, Joesley Batista, declarando em seus dois discursos oficiais desde a última quinta-feira que não pretende renunciar.

Por este motivo, a Eurasia avaliou que a forma mais provável de o presidente perder o cargo será no julgamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), marcado para o dia 6 de junho e que vai avaliar irregularidades na chapa que o elegeu junto com Dilma Rousseff em 2014.

Politica, Estadão

ESPORTE - ABC joga bem e arranca empate com o Internacional no Beira-Rio: 1 a 1

Se muitos diziam que era impossível, o ABC conseguiu. Jogando na noite deste sábado 20 no Estádio Olímpico do Beira-Rio, em Porto Alegre, o Alvinegro foi aguerrido e após sair perdendo nos minutos finais do primeiro tempo, cresceu no jogo na etapa final e garantiu um bom empate diante do Internacional fora de casa pelo placar de 1 a 1.

Bem postado em campo durante todos os 90 minutos, o ABC acabou sendo surpreendido apenas aos 45 minutos da etapa inicial. Após cruzamento que surgiu do lado esquerdo, o atacante estreante William Pottker, ex-Ponte Preta, apareceu livre na pequena área para colocar o Colorado em vantagem no Sul: 1 a 0.

No segundo tempo, o time de Ponta Negra conseguiu manter a boa postura dentro de campo, só que desta vez com mais objetividade. A conversa de Geninho durante o intervalo, pelo visto, foi muito benéfica aos atletas, que retornaram para a etapa final ainda mais motivados e determinados a conseguir ao menos um empate.

Diante disso, o que se viu no segundo tempo foi um ABC aguerrido e bastante ofensivo, principalmente depois das entradas dos atacantes Adriano Pardal e Dalberto.

Foram os dois, inclusive, que construíram a jogada para o empate. Dalberto fez bela ação individual no lado direito, passou por 2 marcadores do Inter e achou Pardal livre na área. O camisa 16 do ABC, com tranquilidade, utilizou a perna direita para mandar para o fundo das redes e garantir o empate abecedista em Porto Alegre: 1 a 1 aos 32 minutos.

Depois da igualdade, o Inter, pressionado, passou a se lançar ao ataque. Porém, a defesa do ABC se comportou bem, principalmente o goleiro Edson, que fez, no mínimo, 3 boas defesas na reta final do jogo. O árbitro ainda deu 5 minutos de acréscimos, que de nada adiantaram para mudar o resultado da partida.

Com o placar, o ABC somou seu segundo ponto no Campeonato Brasileiro da Série B e agora está ocupando a décima segunda colocação. próxima rodada, o Alvinegro comandado pelo experiente Geninho vai receber o Vila Nova-GO em Natal, no Estádio Frasqueirão, em busca do seu primeiro triunfo dentro do Brasileiro. O jogo está agendado para o próximo sábado, às 16h30.

SAÚDE - Brasil voltará a exportar vacinas contra a dengue

O Brasil voltará a exportar vacinas contra a febre amarela e, em julho, planeja vender para a Organização Mundial da Saúde (OMS) um total de 1 milhão de doses. O volume deve aumentar até o final do ano.

A decisão será anunciada publicamente ainda nesta segunda-feira (22), pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, que está em Genebra, na Suíça, para reuniões na OMS. Na manhã desta segunda, em um encontro fechado com outros ministros da Saúde de países das Américas, ele já revelou o objetivo de exportação do Brasil.

Entre os dirigentes da entidade internacional, o gesto do Brasil é comemorado. A OMS estima que não conte com vacinas em quantidades suficientes para atender a surtos pelo mundo e, portanto, criou uma espécie de fundo de vacinas que pode ser distribuída em caso de uma emergência. No total, a OMS indica que já despachou para diferentes países africanos mais de 30 milhões de doses de vacinas em 2016.

A volta da exportação brasileira ocorre dois meses depois que, em resposta ao surto de febre amarela no Brasil, a mesma OMS destinou ao País 3,5 milhões de doses de vacina contra a doença. Elas faziam parte do estoque de emergência controlado pelo Grupo de Coordenação Internacional sobre o Fornecimento de Vacinas.

Segundo a OMS, mais de 18,8 milhões de doses já foram distribuídas pelo governo, enquanto a entidade e outros organismos internacionais mobilizaram 15 especialistas estrangeiros para ajudar a dar uma resposta.

Ainda assim, o volume de vacinas produzidas no Brasil não era suficiente. No dia 14 de março, as autoridades nacionais formalmente solicitaram à entidade 3,5 milhões de doses, que chegaram ao Rio de Janeiro no dia 24 de março para serem usadas nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia.

No Brasil, o governo justificou que o pedido de doses extras era uma estratégia para não reduzir de modo significativo o estoque de imunizantes existente no País. Mas, com o Rio vacinando toda sua população, 15 milhões de doses seriam necessárias.

Fonte: amazonasatual

ESTADO - Em Macau, Raniere Barbosa instala polo Salineiro da Fecam-RN

O presidente da Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (Fecam-RN), vereador Raniere Barbosa (PDT), foi até Macau para instalar o polo Salineiro da entidade. O encontro, realizado na Câmara Municipal da cidade na sexta-feira (19), contou com a presença do prefeito Túlio Lemos (PSD) e do vice-prefeito Rodrigo Aladim (PSDB), além dos presidentes de casas legislativas dos municípios da região.

“Estamos finalizando a instalação dos polos regionais da Fecam, que são verdadeiros parlamentos comuns, voltados para a discussão dos problemas da região e na busca por soluções que atendam aos municípios. É também a presença da Fecam mais próxima dos cidadãos potiguares”, disse Raniere.

Na oportunidade, o presidente da Câmara Municipal de Macau, Jairton de Araújo Medeiros, foi o escolhido para coordenar o polo Salineiro. A reunião teve a presença ainda da vice-presidente da Fecam-RN e presidente da Câmara de Mossoró, Izabel Montenegro, e o vereador de Natal, Preto Aquino (PEN).

A descentralização das ações da Fecam-RN tem sido uma das marcas da gestão de Raniere Barbosa no comando da instituição. O vereador acredita que, ao instalar os polos regionais, os cidadãos de todas as regiões do Estado terão mais voz junto a Federação, que poderá, assim, atuar junto aos órgãos responsáveis na busca por soluções e respostas.

Antes da região Salineira, Raniere já havia instalado junto a Fecam os polos do Trairi, Central, Oeste, Potengi, Agreste e Agreste Litoral. A região da Grande Natal também já se reuniu para iniciar os debates em torno de temas comuns, como a questão do transporte público.

Assessoria 

Plenário Câmara Municipal de Macau
Presidente Raniere falando aos presentes

domingo, 21 de maio de 2017

HOMENAGEM - Lei estadual reconhece humor do Ceará como patrimônio imaterial

Chico Anysio, Renato Aragão e Tom Cavalcante têm em comum o fato de serem humoristas consagrados no Brasil. Não por acaso, os três são nascidos no Ceará, estado onde o humor, por meio de lei estadual sancionada semana passada, passou a ser considerado um bem cultural de natureza imaterial.

A esse trio de artistas, segue uma lista extensa de outros nomes do humor cearense, entre eles Falcão, Tiririca, Rossicléa, Adamastor Pitaco e, mais recentemente, Edmilson Filho, que ficou nacionalmente conhecido nos últimos anos ao protagonizar os filmes Cine Holliúdy (2012) e Shaolin do Sertão (2016).

A história antiga e recente do humor estão expostas de diversas formas no Museu do Humor, localizado em Fortaleza. “Este é um museu vivo, pois está sempre se renovando. A história do humor nunca acaba”, disse o historiador e humorista Jader Soares, que interpreta o personagem Zebrinha. No escritório do museu, estão peças utilizadas em Cine Holliúdy 2, que só serão expostas após o lançamento do filme.