Memorial às vítimas de Covid

sábado, 22 de abril de 2017

LUTO NA COMUNICAÇÃO - Morre aos 77 anos Milton Marques, ex-reitor da UERN e fundador do grupo TCM de Comunicação

Faleceu na tarde deste sábado, 22, o ex-reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e fundador do grupo TCM de Comunicação, Milton Marques de Medeiros, aos 77 anos. Ele estava internado no Hospital Monte Klinikun, em Fortaleza, desde o começo de abril com uma grave infecção pulmonar.

Milton Marques de Medeiros nasceu em Upanema no dia 9 de julho de 1940, filho de pai tabelião e mãe doméstica. É Médico psiquiatra, advogado, professor e empresário. É casado com Zilene, com que teve tem quatro filhos.

ALTO DO RODRIGUES - Campanha de vacinação será tema do programa 'Ação & Transparência' deste sábado

https://1.bp.blogspot.com/-OInEmpZBru4/WPjUKPh7X4I/AAAAAAAAul4/maC_G1XoUwYJ3KZj827N0pvikWq30T7RQCLcB/jankeline.jpg
A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais e também podendo causar pandemias. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém‐contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, estima-se que a influenza acomete 5 a 10% dos adultos e 20 a 30% das crianças, causando 3 a 5 milhões de casos graves e 250.000 a 500.000 mortes todos os anos, no mundo.

Para trazer mais informações sobre esse assunto, especialmente sobre a campanha de vacinação, o programa Ação & Transparência recebe como convidada especial neste sábado (22), a coordenadora Municipal da Atenção Básica, Jankeline Ferreira. Entre outras coisas, a coordenadora Jankeline, vai detalhar para os ouvintes do programa que vai ao ar a partir de meio-dia pela FM Local, todos os procedimentos que os usuários do sistema de saúde pública precisam fazer para participar da campanha.

O programa de rádio Ação e Transparência é uma produção da secretaria municipal de Comunicação,  apresentação do radialista Fran Seixas e direção geral do secretário e jornalista, Abelardo Neto.

quarta-feira, 19 de abril de 2017

ALTO DO RODRIGUES - Secretaria de Agricultura distribui mais de 3 mil sacos com sementes

A secretaria municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural, distribuiu com os agricultores cadastrados no programa Bancos de Sementes do município, 3.060 sacos – com 10 kg, cada, contendo 5 kg de sementes de milho e 5 quilos de feijão. A distribuição foi feita graças a uma parceria da gestão municipal, firmada com a secretaria estadual de Agricultura, através da Emater.

O município possui 6 bancos de sementes distribuídos entre as comunidades rurais de Barrocas, Canafístula, Ponciana, Estreito e Gajé/São José, onde foram feitas as entregas das sementes, com exceção de Tabatinga, Bamburral, Lagoa de Pedra, Canto do Roçado e Gangorra, que os agricultores receberam na sede da secretaria.

O Programa Bancos de Sementes, iniciado em 2005, prevê em sua filosofia o fornecimento do estoque inicial de sementes selecionadas para o plantio de milho e feijão para subsistência das famílias e sorgo para forragem dos rebanhos. Todas são variedades adaptadas para o semiárido e com o acompanhamento dos pesquisadores da EMPARN/EMBRAPA, que através de suas pesquisas proporcionam ao agricultor familiar do RN, sementes precoces, de ciclo rápido para que seja aproveitada da melhor forma a quadra chuvosa no nosso estado.

BRASIL - Governo convocará 4,2 milhões de pessoas para atualizar dados do Bolsa Família

1,7 milhão de pessoas passarão pela Revisão Cadastral do Bolsa Família / Foto: Alina Souza/Especial Palácio Piratini
Governo convocará 4,2 milhões de pessoas para atualizar dados do Bolsa Família. O Governo Federal iniciará, até o fim de abril, a convocatória de cerca de 11 milhões de famílias para atualização das informações declaradas ao Cadastro único para programas sociais. A ação é a maior do tipo já realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) e envolve 20 programas, entre eles o Bolsa Família. 

Do total de convocados, cerca de 4,2 milhões de pessoas são beneficiárias do Programa Bolsa Família. A atualização ocorrerá em etapas e será executada pelos municípios. As famílias que estão há mais de 2 anos sem atualizar as informações cadastrais serão submetidas à Revisão Cadastral, que garante a atualização dos dados declarados ao Cadastro Único das famílias que, ao fim do ano anterior, foram identificadas com as informações desatualizadas.

Já as famílias que apresentaram diferença entre a renda declarada ao Cadastro Único e o que consta em outras bases de dados do governo federal farão parte do processo de Averiguação Cadastral. Do total de convocados, cerca de 4,2 milhões de pessoas são beneficiárias do Programa Bolsa Família, das quais 1,7 milhão passarão pela Revisão Cadastral e 2,5 milhões pelo processo de Averiguação. As famílias serão comunicadas sobre o prazo para atualizar as informações por meio de mensagem no extrato de pagamento.

Qualquer alteração, como mudança de endereço, renda, escola dos filhos ou composição familiar deve ser comunicada à gestão municipal do Cadastro Único e do Bolsa Família. Mesmo que não tenha ocorrido nenhuma mudança, as famílias precisam atualizar ou confirmar os dados a cada dois anos para continuar recebendo o benefício.

Atualização cadastral
Realizada todos os anos, a atualização cadastral é um dos mecanismos de controle da qualidade do Cadastro Único, que reúne informações de mais de 27 milhões de famílias.

terça-feira, 18 de abril de 2017

BRASIL - Relator confirma idade mínima de 62 anos para mulher se aposentar

Segundo Meirelles, o relatório não está pronto e essa é uma fase importante para a mudança proposta.  / Marcos Santos/USP Imagens
O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles disse nesta terça-feira (18) que o projeto de Reforma da Previdência trará uma diferenciação na idade mínima de aposentadoria para homens e mulheres. De acordo com informações do Jornal Extra, o presidente da Comissão Especial da Previdência, deputado Carlos Marun (PMDB-MS), afirmou que foi decidido que a idade mínima de aposentadoria para as mulheres na reforma da Previdência será de 62 anos e para as aposentadorias diferenciadas (trabalhadores rurais, policiais e professores) de 60 anos.

Meirelles esteve reunido hoje, no Palácio da Alvorada, com o presidente Michel Temer, outros ministros e deputados da base aliada do governo. Segundo ele, as mudanças que estão sendo negociadas com o Congresso são necessárias para viabilizar a aprovação de um projeto que assegure a eficiência e eficácia fiscal da reforma. Disse, ainda, que todas as mudanças já estão precificadas e o governo espera que a reforma se aproxime 80% da proposta original.


BRASIL - Quanto tempo contribuir para se aposentar com 100% do benefício

A nova proposta de reforma da Previdência, que deverá ser apresentada nesta quarta-feira, trará algumas alterações em relação a anterior, amplamente criticada pela oposição e até mesmo por aliados do governo Michel Temer.  Um dos pontos que serão alterados é o tempo exigido para que o trabalhador recebe 100% do valor do benefício, que passará de 49 para 40 anos.

Antes, para receber os 100% do benefício da aposentadoria, o trabalhador precisaria contribuir por 49 anos, pois o montante era definido por 51% da média salarial + 1% por ano de tempo de contribuição.
Agora, o governo decidiu que o cálculo deverá ser de 70% da média salarial + 1,5% para cada ano que superar 25 anos de contribuição (tempo mínimo) + 2% para o que superar 30 anos e +2,5% para o que superar 35 anos, até 100%. Assim, para receber o benefício integralmente, o trabalhador precisará de 40 anos de contribuição (vide quadro acima).

Dessa forma, o governo Temer espera que a proposta de reforma da Previdência tenha um melhor trâmite no Congresso, que vinha se demonstrando contrário as mudanças. Além da alteração na forma de contribuição, o governo também irá apresentar a alteração na idade mínima das mulheres, que passará de 65 anos para 62 dentro da proposta.

ECONOMIA - Cosern dá dicas para economizar energia no uso da geladeira

Numa casa, a geladeira ainda é um dos eletrodomésticos que mais demanda consumo de energia. Estudos mostram que ela pode ser responsável por até 30% do consumo total de energia elétrica das residências. Apesar dos novos modelos de refrigeradores serem considerados mais eficientes, é importante adotar alguns hábitos para deixar a conta de energia menor todo mês. Confira as dicas elaboradas pela Cosern:

1 - Deixe a geladeira sempre ligada
A geladeira precisa ficar ligada todo o tempo, durante 24 horas por dia. É importante saber que desligar o aparelho durante a noite e religar pela manhã não ajuda a economizar energia. Como o aparelho opera sempre a uma determinada temperatura, quando o motor for religado ele trabalhará mais para chegar à temperatura necessária, compensando o que foi economizado durante a noite. Segundo a Aneel, só vale a pena desligar a geladeira quando o período sem uso for de alguns dias.

2 - Não utilize a parte traseira para secar roupas
Outra dica é importante é não secar roupas atrás da geladeira. A prática é bastante comum, já que o calor do motor ajuda a evaporar a água, fazendo com que as roupas sequem mais rápido. Evite fazer isso. O motivo é bastante simples: além de sobrecarregar o motor, aumentando o consumo de energia, o contato das peças molhadas com a grade eleva o risco de choques.

3 - Espere os alimentos esfriarem para guardá-los
Guardar alimentos quentes na geladeira também aumenta o consumo de energia, porque ela vai precisar “trabalhar” mais para fazer com que aquele alimento chegue à temperatura dos demais.

4 - Verifique o estado das borrachas de vedação
Verifique sempre o estado das borrachas de vedação da geladeira, a fim de evitar desperdício de energia. Um teste prático é colocar uma folha de papel e fechar a porta do refrigerador. Se a folha ficar presa pela borracha, a vedação está adequada. Se a folha cair, a borracha não está com vedação adequada, o que significa maior gasto de energia. 

5 - Descongele o aparelho regularmente
É preciso descongelar o aparelho regularmente, assim como regular o termostato de acordo com a estação do ano e colocar a geladeira em local ventilado, afastado da parede, dos raios solares, do fogão e de estufas.

6 - Não forre as prateleiras
Forrar as prateleiras da geladeira impede a circulação de ar e acaba consumindo mais energia. Além disso, algum alimento pode não ficar bem refrigerado.

7 - Fique atento ao consumo de energia dos aparelhos
Além das práticas de consumo consciente, há outro detalhe importante que é preciso saber para aumentar a economia. Os modelos antigos de geladeira consomem mais – de acordo com estudos, cerca de 150 kWh por mês.  Já os modernos são mais econômicos com consumo de aproximadamente de 30 kWh por mês. É possível verificar o nível de economia a partir do Selo PROCEL e da etiqueta do Inmetro, que deve ter sempre a classificação A. Mas também é importante saber que, quanto maior a capacidade da geladeira, maior o consumo. As comuns, de acordo com levantamento da Eletrobras, têm potência média de 45W a 150W. Já as duplex têm potência, em geral, de 250W.

ELEIÇÕES - Biometria em São Miguel do Gostoso termina na próxima quinta-feira (20)

A Biometria Revisional em São Miguel do Gostoso está chegando ao fim. Eleitores de São Miguel do Gostoso têm até a próxima quinta-feira, 20 de abril de 2017,  para fazer o cadastramento biométrico.
Após essa data, os eleitores terão que se deslocar até Touros para realizar a revisão biométrica. Vale ressaltar que o cadastramento biométrico em Touros encerra-se em 29 de abril de 2017.

O recomendado é não deixar para última hora a fim de evitar longas filas. Em São Miguel do Gostoso, a biometria está sendo realizada na Centro de Cultura, Avenida Barões dos Arrecifes, das 9h às 16h na segunda-feira, das 8h às 16h de terça a sexta-feira e das 8h às 14h no sábado. Na cidade de Touros, o cadastramento biométrico ocorre no Fórum Municipal, na Avenida José Mário de Farias, das 9h às 16h na segunda-feira, das 8h às 16h de terça a sexta-feira e das 8h às 14h no sábado.

Moradores de Touros podem agendar o atendimento pelo site do TRE-RN, seguindo as abas Menu Serviço ao Eleitor - Agendar Biometria.

Documentos necessários
Os documentos necessários para fazer a biometria são: Original e cópia do documento de identificação oficial com foto, título eleitoral e comprovante de residência atualizado. Quem não realizar a biometria terá o título cancelado, perderá o direito de votar e de continuar com benefícios assistenciais do Governo Federal, entre outras penalidades.


segunda-feira, 17 de abril de 2017

ASSU - CAERN: Gustavo Soares solicita prosseguimento de obras do Sistema de Esgotamento Sanitário

Na agenda oficial que cumpriu durante toda esta segunda-feira (17), em Natal, um dos compromissos do prefeito Gustavo Soares (PR) se verificou na Presidência da Companhia de Águas e Esgotos do RN (CAERN).
O gestor municipal foi discutir na empresa sua preocupação com referência a paralisação das obras de implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário do município.
“Prometi ao povo do Assú lutar pela concretização deste projeto e fui à CAERN reafirmar este propósito, pois vejo esta obra como de fundamental importância para a cidade”, declarou, conforme release elaborado pela Secretaria de Comunicação e Ouvidoria.
Gustavo Soares foi recebido pelo diretor-presidente da Companhia, engenheiro Marcelo Toscano, e pela engenheira Geny Formiga.
“Me foi repassado que o projeto está enfrentando alguns problemas de natureza jurídica, mas foi comentada a expectativa de que os serviços possam ser retomados possivelmente a partir do mês de agosto, e estaremos atentos para garantir a conclusão dos trabalhos”, disse o chefe do Executivo, que foi acompanhado pelo deputado George Soares (PR); o secretário executivo de Infraestrutura, Nuilson Pinto; e, o secretário de Comunicação e Ouvidoria, Lúcio Flávio.
O projeto prevê a instalação de uma rede coletora de 38.912 metros; 4.191 ligações residenciais; Emissário de Recalque com 5.670 metros; uma Estação de Tratamento de Esgoto; e, duas Estações Elevatórias de Esgotos.
O empreendimento deverá beneficiar uma população total de 34.590 habitantes.
O valor total do investimento é de R$ 10.249.114,06 – R$ 8.188.742,50 financiamento advindo do Governo Federal (Ministério das Cidades) e R$ 2.060.371,56 de contrapartida do Governo do Estado.
Destes recursos, já foram pagos R$ 5.854.287,43 (57% do total), sendo R$ 4.461.899,13 oriundos do Ministério das Cidades e R$ 1.392.388,30 da contrapartida estadual.

ELEIÇÕES - Partidos políticos devem enviar lista atualizada de filiados até 17 hoje

Termina hoje (17 de abril) o prazo para os 35 partidos políticos com registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) enviarem a relação atualizada de seus filiados. Todos os anos, de acordo com a Lei dos Partidos Políticos (Lei nº 9.096/1995), as legendas têm até a segunda semana dos meses de abril e outubro de cada ano para fazer a atualização. A lei determina que as listas devem ser enviadas aos juízes eleitorais, para arquivamento, publicação e cumprimento dos prazos de filiação partidária para efeito de candidatura a cargos eletivos, com a relação dos nomes de todos os seus filiados. Alem disso, devem conter a data de filiação e o número dos títulos e das seções eleitorais em que os filiados estiverem inscritos

Um dos requisitos para o registro de candidatura a cargos eletivos é a prova de filiação partidária. Para concorrer, o candidato deverá estar filiado à legenda pela qual pretende concorrer há pelo menos seis meses antes do pleito.

Filiaweb

As informações são enviadas eletronicamente por meio do sistema Filiaweb, aplicativo que permite a interação on-line com o Sistema de Filiação Partidária. Após receber a relação dos filiados, o TSE inicia o procedimento de identificação das duplicidades de filiação partidária, isto é, destaca as pessoas que figuram no sistema como ligadas a mais de uma legenda.

A legislação eleitoral determina que, se a relação de filiados não for enviada pelos partidos até o prazo fixado no provimento da Corregedoria-Geral Eleitoral, a filiação constante na última relação remetida à Justiça Eleitoral permanecerá inalterada.

Filiados

A última listagem entregue à Justiça Eleitoral, em outubro do ano passado, está disponível no sistema Filiaweb e contabiliza 16.623.411 eleitores filiados a partidos políticos.

Segundo a última relação, a legenda com o maior número de filiados é o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), com 2.401.556 (14,44%) inscritos. O Partido dos Trabalhadores (PT) ocupa a segunda posição, com 1.586.521 (9,54%) filiados. Já as agremiações que têm o menor número de inscritos são o Partido da Causa Operária (PCO) com 2.937 (0,018%) e o Partido Novo (NOVO), com 8.822 (0,053%) filiados.