Memorial às vítimas de Covid

sábado, 21 de janeiro de 2017

ALTO DO RODRIGUES - Drogaria Santa Fé comemora um ano de funcionamento no município

 




A farmácia Santa Fé, completou nesta sexta-feira, o primeiro (de muitos) aniversário. A direção da drogaria  como sempre faz, cuidou com carinho dos clientes que visitaram as dependências da loja. Muito mimo com lanche, teste de glicemia. A farmácia tem uma grande variedade de produtos farmacêuticos, produtos ortopédicos, entre outros. Desejamos vida longa para este empreendimento sob o comando de João Paulo e família. Nossos parabéns também para as meninas que fazem bonito e realizam sempre um bom atendimento aos muitos clientes.

PENDÊNCIAS - Festa do Porto do Carão


ALTO DO RODRIGUES - Presidente da Câmara Municipal no Ação & Transparência deste sábado, 21

O segundo programa de rádio institucional Ação & Transparência receberá daqui a pouco (12h) como entrevistado, o presidente da Câmara Municipal de Alto do Rodrigues, Nixon Baracho (DEM). 

Reeleito para o cargo, Nixon deverá fazer um balanço das ações do Legislativo no ano passado, entre outros assuntos relacionados ao Poder Legislativo e a política local.

Além do novo nome, o programa ganhou mais interatividade, a secretaria de comunicação implantou um canal de comunicação com o cidadão-ouvinte. Através do site, o ouvinte poderá fazer perguntas ao entrevistado, enviar comentários, críticas e sugestões para a administração municipal. 

O programa é transmitido aos sábados das 12 às 13h00, com apresentação do locutor Fran Seixas e a direção geral do secretário de Comunicação, jornalista Abelardo Neto.

ESTADO - Alcaçuz completa 7 dias sob controle de presos e governo improvisa muro

Alcaçuz completa 7 dias sob controle de presos e governo improvisa muro
Sem entrar. Equipes de resgate içaram os feridos para fora da unidade; 
socorristas também esperaram pacientes no hall
O governo do Estado começará neste sábado, 21, a colocação de contêineres que servirão de barreira improvisada para a construção de um muro de concreto que vai separar o Primeiro Comando da Capital (PCC) do Sindicato do Crime (SDC) na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, na Grande Natal. De acordo com o Executivo, logo após a instalação dos contêineres terá início a obra do muro. O local está há uma semana sob controle dos presos e o Ministério Público cobra ação com força policial. Agentes penitenciários ameaçam fazer greve a partir de quarta.

O Ministério Público Estadual do Rio Grande do Norte emitiu recomendação ao governador do Estado, Robinson Faria (PSD), para que, diante do que classificou como “barbárie”, com ao menos 28 mortes confirmadas desde sábado passado, sejam tomadas “providências efetivas”. Para isso, o procurador-geral, Rinaldo Reis Lima, e promotores pedem que se faça uso da força policial necessária para encerrar o motim e retirar mortos e feridos, além de armas e drogas.

Os presos feridos durante o confronto de quinta foram levados para o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel. A exemplo do que aconteceu na quinta – quando os socorristas não entraram na cadeia, mas ficaram na entrada, esperando os detentos que precisavam de atendimento –, os agentes não ultrapassaram os muros da unidade. Os presos que saíram feridos foram alçados por cordas nas macas colocadas para dentro da unidade carcerária pelo Corpo de Bombeiros. Ainda de acordo com informações do Executivo, a medida visou a garantir a segurança dos profissionais que atuaram na ação de resgate.

Já os corpos dos presidiários que morreram durante este segundo embate ainda não foram retirados. A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) confirmou que há pelo menos duas mortes, mas evitou ser mais precisa. O motim foi retomado após a saída da maior parte dos policiais de batalhões de operações especiais, que haviam entrado no local no fim da tarde de quinta. Com o término da operação, os pavilhões das unidades prisionais voltaram a ser controlados pelos detentos. A circulação livre dos presos pelos pavilhões podia ser vista por vizinhos e por todos que observavam a cadeia a distância. Alguns deles voltaram a ocupar o teto dos pavilhões, ainda com as bandeiras hasteadas e com celulares nas mãos.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

ESTADO - Emparn prevê chuvas em maior volume em 2017

O Rio Grande do Norte deve receber chuvas em maior volume entre os meses de fevereiro e abril. Nas regiões Oeste e Central, o prognóstico é que as precipitações fiquem dentro da normalidade, variando de 400mm a 600mm. Já para o Agreste e Litoral a expectativa não é boa: as chuvas devem ficar abaixo da normalidade, variando entre 200 e 300mm. A análise foi feita durante o XIX Workshop Internacional de Avaliação Climática para o Semiárido Nordestino, realizado esta semana em Fortaleza.  De acordo com o relatório, há 35% de possibilidade de as chuvas ficarem abaixo da média histórica; 40% dentro da média e 25% de chover acima da média no RN.

O gerente de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), Gilmar Bristot, que participou do encontro juntamente com pesquisadores de agências meteorológicas de vários estados do Nordeste e de agências internacionais, explica que há uma forte tendência de neutralidade nas temperaturas do Oceano Pacífico, excluindo assim a influência dos fenômenos El Niño e La Niña em maior intensidade. Essa indefinição aumenta a relevância da análise das diferenças de temperaturas entre o norte e o sul do Oceano Atlântico. Se a parte sul estiver mais aquecida, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) tende a se posicionar também ao sul da Linha do Equador, atuando de forma mais favorável às chuvas.

De acordo com Gilmar, essa análise deve ser feita bem próximo ao início do período chuvoso, dando mais confiabilidade à previsão. Além desses fatores, também são levados em consideração a atividade solar – que está entrando em queda – favorecendo assim a ocorrência de chuvas, e o fato de que ao longo dos anos os meteorologistas observam que após um período de seca intensa causada pelo fenômeno El Niño, se segue um período mais propício à ocorrência de chuvas. “2017 está se configurando como um ano de transição entre o período seco e o período chuvoso. As condições ainda não são ideias, mas acreditamos que o cenário de estiagem intensa não deve se repetir este ano”, afirma o meteorologista.

ALTO DO RODRIGUES - Suplentes de vereador assistem sessão extra na Câmara Municipal

Entre o público que prestigiou as duas sessões extras desta sexta, registramos a presença do primeiro suplente de duas coligações. Jocitan Ribeiro (DEM) da coligação Alto do Rodrigues Seguindo em Frente e Taildo Barros (PSD) pela coligação Juntos para Vencer I.

Para o suplente Jocitan Ribeiro foi bom assistir os embates entre os edis, sempre privilegiando melhorias para a população.

Na foto, ausência justificada do vereador Pedro Eugênio (DEM).

Vereadores: Batista de Zé de Cícero, Magnus, Chico do Bode, Zé de Zeca, Nixon, Renan, Zé Pedro, André e os suplentes Taildo e Jocitan

ESTADO - Macau e Guamaré devem se abster de realizar festa de Carnaval

A 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Macau emitiu recomendação para que o prefeito do município, Túlio Bezerra Lemos, se abstenha de efetuar despesas com a contratação de eventos artísticos e culturais para a Festa de Carnaval de 2017. Recomendação com igual teor também foi dirigida ao prefeito de Guamaré, Hélio Willamy Miranda da Fonseca.

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) considera incompatível a aplicação de recursos públicos numa festa quando os municípios atravessam um estado de emergência, o que se configura como violação aos princípios constitucionais da moralidade administrativa e da legalidade, previstos no artigo 37 da Constituição Federal. Tanto Macau quanto Guamaré integram a lista de municípios abarcados pelo Decreto de Situação de Emergência nº 26.365/2016 do Governo do Estado e válido até março deste ano.

Além disso, em Macau ainda há o agravante de o prefeito ainda não ter honrado o pagamento do funcionalismo público, ativo e inativo, referentes a dezembro de 2016 e a janeiro de 2017.
Assim, em ambas as cidades, os gestores deverão não apenas promover o Carnaval assim como evitar a realização de eventos de natureza semelhante, que incluam a contratação de artistas, de serviços de "buffets" e a instalação de banheiros e montagens de estruturas (como sonoplastia, palcos, tendas, geradores) e outros gastos relacionados, enquanto perdurar o estado de emergência.

Para o MPRN a situação exige reflexão e adoção de providências por parte dos prefeitos, visando a evitar gastos e priorizar o uso de dinheiro público em obras e serviços permanentes, urgentes ou prioritários para a população.

novojornal

ALTO DO RODRIGUES - Vereadores realizam duas sessões extras

Em sessão extraordinária realizada na manhã de hoje, os vereadores aprovaram o projeto de Resolução 01/2017 que trata de mudanças internas no quadro de servidores da Câmara Municipal de Alto do Rodrigues (Daqui a pouco matéria completa)

Quebrando o protocolo,  o vereador Zé Pedro (DEM), apresentou um abaixo assinado com mais de cem assinaturas, de moradores que residem próximo ao posto Diniz, que reclamam do abuso da poluição sonora nas madrugadas. O vereador pediu uma sessão extra para discutir o tema e foi aprovado a nova sessão para ser realizada em 20 minutos.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

ALTO DO RODRIGUES - Prefeito Abelardo assina termo de cessão de uso para o funcionamento da Usina de leite

O prefeito de Alto do Rodrigues, Abelardo Rodrigues, participou de uma reunião na manhã desta quinta-feira (19) com representantes da Cooperativa Agrofamiliar de Desenvolvimento Sustentável do Vale - (Coodesvale), oportunidade em que assinou um termo de cessão de uso da Usina de Leite do município, juntamente com o ex-prefeito e presidente da cooperativa, Geraldo Magela. A ideia é incentivar a produção e movimentar a economia local com a comercialização, facilitando o escoamento do leite produzido principalmente no município e na região do Vale do Açu.

Segundo previsão feita pelo gerente administrativo, que é um dos responsáveis pelo processo de produção, Grimalde Cosme Alves, a usina entrará em pleno funcionamento até o final de fevereiro. Ele afirmou que em breve acontecerá uma reunião com os produtores de Alto do Rodrigues e de toda região para iniciar o processo da compra do leite. O encontro desta quinta-feira ocorreu no miniauditório da secretaria municipal de Obras, e além do chefe do executivo altorodriguense estiveram presentes no encontro a vice-prefeita Emília Patrícia, o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Francisco Paiva, o secretário de Obras, Wilson da Cunha e pequenos produtores interessados em fornecer o leite.

A Coodesvale, inclusive, realizou um pré-teste e trouxe para degustação durante a reunião alguns produtos (queijos coalho de vários tipos) fabricados na usina. 
Prefeito Abelardo, vice Emília, secretário Francisco Paiva, presidente do Coodesvale Geraldo Magela e o
Gerente-Administrativo, Agrimalde Cosme.
SECOM

CONFIRMADO - Relator da Lava Jato no STF, Teori morre aos 68 anos após queda de avião em Paraty, diz filho


Relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Teori Zavascki morreu na tarde desta quinta-feira (19), aos 68 anos, após a queda de um avião em Paraty, no litoral sul do Rio de Janeiro. A morte de Teori foi confirmada pelo filho do magistrado Francisco Zavascki em uma rede social. Às 17h05, o filho do ministro, Francisco Prehn Zavascki, escreveu no Facebook: "Caros amigos, acabamos de receber a confirmação de que o pai faleceu! Muito obrigado a todos pela força!". Às 17h22, ele já havia publicado: "Amigos, infelizmente, o pais estava no avião que caiu! Por favor, rezem por um milagre".

No meio da tarde desta quinta, chegou ao STF a informação de que o nome do ministro estava na lista de passageiros da aeronave que caiu no litoral fluminente. A lista foi entregue para a presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia, e também para o presidente da República, Michel Temer. A Infraero informou que a aeronave prefixo PR-SOM, modelo Hawker Beechcraft King Air C90, decolou às 13h01 do Campo de Marte, na capital paulista. O avião é de pequeno porte e tem capacidade para oito pessoas. A Anac informou que a documentação da aeronave estava em dia, com o certificado válido até abril de 2022 e inspeção da manutenção (anual) válida até abril de 2017.

O dono e operador da aeronave é o Hotel Emiliano, segundo informações de abril de 2016 disponíveis no Registro Aeronáutico Brasileiro, documento divulgado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que reúne uma relação de todas as aeronaves brasileiras certificadas pela Anac.
Viúvo desde 2013, Teori deixa três filhos. Ele se tornou ministro do STF em 2012 por indicação da então presidente da República, Dilma Rousseff. 

Natural de Faxinal dos Guedes (SC), Teori também foi ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), presidiu o Tribunal Regional Federal da 4ª região (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná) entre 2001 a 2003 e atuou como juiz do Tribunal Regional Eleitoral na década de 1990. Ele ingressou na carreira jurídica em 1971, em Porto Alegre, como advogado concursado do Banco Central, onde atuou por sete anos. No anos 80, o magistrado se transferiu para a superintendência jurídica do Banco Meridional do Brasil.

ESTADO - Governador do RN diz que Tropa de Choque vai entrar no presídio de Alcaçuz

Robinson Faria (PSD), governador do Rio Grande do Norte
O governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria (PSD), afirmou que a Tropa de Choque da Polícia Militar (PM) está pronta para entrar na Penitenciária Estadual de Alcaçuz. Detentos de Alcaçuz, em Natal, voltaram a entrar em confronto na manhã de hoje (19). As cenas de um combate de grandes proporções foram transmitidas ao vivo pela TV.

A informação foi dada pelo governador em entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira. Segundo ele, a Tropa de Choque deve entrar "a qualquer momento" na penitenciária. Desde o último final de semana, unidades prisionais do Rio Grande do Norte são palcos de confrontos e ameaças entre presos membros de facções criminosas rivais.

De sábado para domingo, pelo menos 26 presos que cumpriam pena na Penitenciária Estadual de Alcaçuz foram assassinadas por outros detentos durante uma rebelião de mais de 14 horas de duração. Desde então, presos circulam livremente pelo pátio da unidade, levando facas, barras de ferro e paus. As autoridades estaduais de segurança pública desconfiam que o número de mortos no confronto entre presos pode ser maior e que corpos podem ter sido jogados em fossas de esgoto na área interna do presídio. Segundo o governador, não há informações confirmadas de novas mortes no presídio. UOL.COM.BR

ACIDENTE - Avião de pequeno porte cai em Paraty; Ministro do STF estava no voo

Um avião de pequeno porte caiu nesta quinta-feira, 19, no mar em Paraty, litoral sul do Rio de Janeiro, e o nome do ministro do Teori Zavascki está na lista de quatro passageiros. Segundo a assessoria do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori estava em São Paulo e seu nome estava entre os passageiros, mas a Corte não confirma se o ministro embarcou. Não há confirmações sobre mortes.

O filho do ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal, confirmou, em sua rede social, que o pai estava no voo que caiu em Paraty nesta quinta-feira, 19. “Amigos, infelizmente, o pai estava no avião que caiu! Por favor, rezem por um milagre!”, disse Francisco.Há informações desencontradas sobre sobreviventes. Extraoficialmente, sabe-se que o presidente Michel Temer e a presidente do STF, Cármen Lúcia, foram informados sobre o acidente, que teria vitimado Teori. O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, também recebeu, na Suíça, a mesma informação. O avião partiu de São Paulo para o Rio de Janeiro. 

O Corpo de Bombeiros do Rio informou que são realizadas buscas de pelo menos três pessoas que estariam a bordo do avião de pequeno porte que caiu no mar, perto de Paraty. De acordo com a assessoria da corporação, no momento são preparados "aparatos para o resgate" de pelo menos três pessoas que estariam no avião.

Segundo informações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aeronave é fabricada pela companhia americana Hawker Beechcraft. O avião, de modelo C90GT, está registrado em nome da empresa Emiliano Empreendimentos e Participações Hoteleiras e Sociedade Ltda. A empresa é proprietária do Hotel Emiliano.

Trata-se de um avião turboélice com capacidade máxima para sete passageiros. Os dados da Anac apontam que o avião estava em situação "normal" de aeronavegabilidade. A data de sua Inspeção Anual de Manutenção (IAM) estava válida até 12 de abril de 2017. (André Borges e Breno Rodrigues).

EDUCAÇÃO - Enem 2016: apenas 77 estudantes tiraram nota máxima na redação

Só 77 participantes conseguiram tirar nota máxima (1.000) na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016. A média das redações ficou entre 501 e 600 pontos. Em 2015, foram 104 notas máximas e, em 2014, 250. Em balanço divulgado nesta quarta-feira, o Ministério da Educação (MEC) informou que foram anuladas ou obtiveram nota zero em redação 291.806 provas, seja porque o estudante fugiu do tema (erro cometido por 46.974 participantes), por cópia do texto motivador (8.325) ou por ferir os direitos humanos (4.798).

Nesta edição do exame, os participantes tiveram as maiores médias na área de ciências humanas e suas tecnologias, com 533,5 pontos. A segunda maior média foi na área de linguagens e códigos (520,5), seguido de matemática (489,5) e, por último, ciências da natureza, cuja média nacional ficou em 477,1.

O MEC alegou que a evolução média dos concluintes regulares (estudantes que concluíram o Ensino Médio em 2016) acompanhou o resultado dos últimos anos nas quatro áreas de avaliação, ficando com uma pontuação em torno de 450. “O desempenho em todas as áreas está estagnado, não conseguimos que os estudantes aprendam mais”, avaliou Maria Inês Fini, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

Dos 8.630.306 inscritos para a prova no ano passado, 2.667.899 se ausentaram, o equivalente a 28,9%. No primeiro dia da prova, 3.942 (0,05%) inscritos foram eliminados e no segundo dia o número de eliminados subiu para 4.780 (0,06%). A maioria das eliminações no Enem, 44,5%, ocorreu porque o estudante deixou de marcar o tipo de prova ou não escreveu a fase exigida para validar o exame.

O maior número de notas zero no Enem 2016 foi em matemática, com 5.734, seguido de linguagens (3.862), ciências da natureza (3.109) e ciências humanas (1.804). A maioria das notas zero se deveu por não comparecimento no dia do exame ou por deixar a redação em branco (206.127). Já a maior nota do Enem foi em matemática (991,5 pontos) e a mais baixa em linguagens (287,5). Entre os participantes, 54.317 eram presos e neste grupo, 42.331 pediram o certificado de conclusão do Ensino Médio, mas só 6,7% conseguiram nota suficiente para passar no exame. De acordo com o MEC, 1.033.761 estudantes solicitaram a certificação do Ensino Médio, mas só 7,7% atingiram a nota mínima em todas as áreas. Em virtude da ocupação em escolas, 265.412 participantes tiveram a aplicação da prova adiada.

ESTADO - Portaria suspende transferência de recursos para 33 municípios do RN

O Ministério da Saúde publicou portaria suspendendo a transferência de recursos financeiros para 33 municípios do Rio Grande do Norte. A medida consta na edição desta quarta-feira, 18, do Diário Oficial da União (DOU). Ao todo, a pasta suspendeu o repasses para mais de 1000 municípios em todo o Brasil.

Os municípios potiguares nesta lista são: Augusto Severo, Baía Formosa , Bento Fernandes, Caiçara do Norte, Carnaubais, Espírito Santo, Governador Dix-Sept Rosado, Ipueira, Itajá, João Dias, Jundiá, Lagoa de Velhos, Luís Gomes, Major Sales, Marcelino Vieira, Monte das Gameleiras, Rio do Fogo, Passa e Fica, Patu, Poço Branco, Porto do Mangue, Pureza, Riacho da Cruz, Riacho de Santana, Riachuelo, Santana do Matos, São Bento do Norte, São Bento do Trairí, São Miguel, São Tomé, Serra do Mel, Sítio Novo e Venha – Ver.

Ainda de acordo com a Saúde, a irregularidade é quanto à informação da produção da vigilância sanitária dos meses de junho a outubro de 2016, apresentando 3 (três) meses consecutivos sem informação no SIA/SUS. Segundo o documento, a suspensão é devido a "Estados e Municípios quanto ao cadastro dos serviços de vigilância sanitária no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES) e quanto à informação da produção da vigilância sanitária no Sistema de Informação Ambulatorial (SIA/SUS)". A portaria entra em vigor na data de sua publicação.

ALTO DO RODRIGUES - Legislativo, na pauta do Ação & Transparência deste sábado, 21

O segundo programa de rádio institucional Ação & Transparência receberá no próximo sábado, 21, como entrevistado especial, o presidente da Câmara Municipal de Alto do Rodrigues, Nixon Baracho (DEM). 

Reeleito para o cargo, Nixon deverá fazer um balanço das ações do Legislativo no ano passado, entre outros assuntos relacionados ao Poder Legislativo e a política local.

Além do novo nome, o programa ganhou mais interatividade, a secretaria de comunicação implantou um canal de comunicação com o cidadão-ouvinte. Através do site, o ouvinte poderá fazer perguntas ao entrevistado, enviar comentários, críticas e sugestões para a administração municipal. 

O programa é transmitido aos sábados das 12 às 13h00, com apresentação do locutor Fran Seixas e a direção geral do secretário de Comunicação, jornalista Abelardo Neto.

ESPORTE - Brasileirão Feminino tem participantes definidos

Vai começar mais um Campeonato Brasileiro Feminino, que em 2017 promete ainda mais emoção. Pela primeira vez, a competição será dividida em duas divisões. A Série A1 vai contar com a participação de 16 equipes, sendo sete clubes da Série A do Brasileirão Masculino de 2016. O torneio começa em março e é disputado até agosto.

Além do Flamengo, atual campeão da competição, outras seis equipes do futebol masculino vão disputar o título: Corinthians, Grêmio, Ponte Preta, Santos, Sport e Vitória-BA. A lista dos 16 tem também clubes tradicionais do futebol feminino: Vitória de Santo Antão, São José, São Francisco do Conde, Rio Preto, Iranduba, Foz Cataratas, Rio Preto, Kindermann e outros. Na próxima segunda-feira (23), 11h, será realizado o sorteio dos grupos da Primeira Fase do torneio na sede da CBF, no Rio de Janeiro. Haverá transmissão ao vivo da CBF TV. 

Confira os 16 clubes participantes do Brasileirão Feminino Série A1:
Flamengo (RJ)
Audax (SP)  
São José (SP)
Vitória de Santo Antão (PE)
São Francisco do Conde (BA)
Foz Cataratas (PR)
Ferroviária (SP)
Iranduba (AM)
Rio Preto (SP)
Kindermann (SC)
Santos (SP)
Corinthians (SP)
Ponte Preta (SP)
Grêmio (RS)
Sport Recife (PE)
Vitória (BA)

BRASIL - Sisu abre inscrições na próxima terça-feira (24)

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) abrem a partir da próxima terça-feira (24) e vão até a sexta-feira (27). Cada candidato pode fazer até duas opções de curso. Nesta edição, referente ao primeiro semestre de 2017, serão ofertadas 238.397 vagas em 131 instituições, entre universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia e instituições estaduais.

A quantidade de oportunidades subiu 4,5% em relação ao primeiro semestre do ano passado, quando 228.071 vagas foram abertas. A inscrição deve ser feita na página do Sisu na internet e está restrita a participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016 que não tenham tirado zero na redação. O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação por meio do qual instituições públicas de educação superior oferecem vagas a estudantes com base nas notas obtidas no Enem. O processo ocorre duas vezes por ano.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

BRASIL - Bolsa Família: crianças devem estar matriculadas para garantir benefício

Manter os filhos na escola deve ser um dos compromissos assumidos pelos beneficiários do Bolsa Família. Este ano, aproximadamente 1,3 milhão de crianças com 6 anos de idade devem ser matriculadas nas escolas por meio do programa. 

O Bolsa Família exige uma frequência escolar mínima de 85% da carga horária mensal para estudantes de 6 a 15 anos e de 75% para estudantes de 16 e 17 anos. Os beneficiários receberam informações sobre a  necessidade de efetuar a matricula dos filhos e atualizar as informações no Cadastro Único por meio do extrato de pagamento do mês de janeiro. 

Dados atualizados
Se os filhos mudarem de escola, é preciso informar os novos dados no Cadastro Único. “Se não tivermos a informação de onde a criança está matriculada, não poderemos fazer o acompanhamento escolar dela. Isso pode levar a uma suspensão ou a um cancelamento do benefício”, alerta Pereira.

Durante a matrícula, também é importante avisar à escola que o aluno é beneficiário do Bolsa Família. A informação permite à instituição saber que a frequência do aluno precisa ser registrada no Sistema Frequência do Ministério da Educação. As famílias devem também manter em dia o calendário de vacinação das crianças menores de 7 anos, além de levá-las ao posto de saúde para que sejam pesadas, medidas e tenham o crescimento monitorado. Para as gestantes, é necessário fazer o pré-natal e ir às consultas médicas regularmente. Por meio das condicionalidades, o governo federal consegue identificar as famílias que estão com dificuldade de acessar os serviços de educação e saúde. Nesses casos, elas passam a receber atenção prioritária da assistência social para que voltem a ter acesso a esses serviços regularmente.

ESPORTE - Segunda rodada do Estadual está mantida para esta quarta

A segunda rodada do primeiro turno do Campeonato Potiguar 2017 começa nesta quarta-feira (18) com três partidas. Os destaques são os confrontos entre Natal e Mossoró em dois dos duelos.

Abrindo a rodada, Baraúnas e ABC se enfrentam às 19h15, no estádio Edgarzão, em Assu. O duelo não será em solo mossoroense devido a interdição do estádio Nogueirão. O outro jogo envolvendo as cidades começa às 21 horas, quando o América encara o Potiguar na Arena das Dunas. Mesmo com os ataques promovidos pelos bandidos, que incendiaram carro do governo, ônibus e terminal de ônibus, o jogo está mantido. 

Ainda nesta quarta, Globo e Alecrim se enfrentam às 20 horas, no estádio Barrettão, em Ceará-Mirim. Na quinta-feira (19), ASSU e Santa Cruz de Natal fecham a rodada jogando no estádio Edgarzão, às 20 horas.

Classificação
1. ABC – 3pts
2. Baraúnas – 3pts
3. Potiguar – 3pts
4. América – 1pt
5. Santa Cruz – 1pt
6. ASSU – 0pt
7. Alecrim – 0pt
8. Globo – 0pt

NATAL - Após ataques, ônibus começam a ser recolhidos

As empresas de ônibus de Natal já começaram a recolher todos os ônibus que estão nas ruas. A informação foi confirmada pela Secretário de Comunicação do Sindicato das Empresas (Setrun). "Diante da onda de ataques já foi emitido comunicado para que todos os ônibus retornem às suas garagens e acreditamos que diante dessa situação, não retornarão mais às ruas hoje", informou o secretário de comunicação, Arley Deyvison.

PENDÊNCIAS - Servidor que não fizer recadastramento terá pagamento suspenso

Servidores efetivos deverão realizar recadastramento obrigatório, caso se negue a prestar informações aos membros da comissão ou que não exista o dossiê de respectivo em nossos arquivos ou que paire alguma dúvida acerca do processo respectivo, tal fato deve ser comunicado para suspensão imediata do pagamento do faltoso.

www.pendenciashoje.blogspot.com

MÚSICA - Xand Avião fará 1º show solo do Aviões no RN; “Eu pedi pra ser”, revelou

Durante um show da banda Aviões do Forró em Natal, no último sábado (14), o cantor Xand Avião revelou que o primeiro show sem a cantora Solange Almeida ocorrerá no dia 25 de março, data do aniversário do cantor.

O evento ocorrerá na cidade de Macaíba. “O primeiro show do Aviões tem que ser no Rio Grande do Norte. Tem que ser. Eu pedi pra ser”, declarou Xand ao público.

O último show da dupla Xand e Solange no Aviões ocorre no dia 28 de fevereiro, em Luís Correia no Piauí. Sol, por sua vez, anunciou o primeiro show solo para o dia 25 de março com o projeto “Sol Sunset” em um palco 360º.


NATAL - "Xerife da Lei Seca" está de volta

Felicíssimo! Pelo menos é assim que afirma estar o capitão PM Styvenson Valentim, após ser anunciado nesta terça-feira, no Boletim Interno da corporação, como o novo comandante da 1ª Companhia do 9°BPM, na zona Oeste de Natal. Na nova função, ele promete que vai jogar mais duro do que nunca contra a criminalidade nas ruas. O capitão Styvenson ficou conhecido como o ‘Xerife da Lei Seca’, por ser implacável e incorruptível no cumprimento do dever.

Para ele, a oportunidade de comandar novamente uma equipe está sendo encarada como um grande desafio, que trará resultados positivos à sociedade. “A Companhia é composta por um efetivo tático-operacional muito bom. Juntos, iremos desempenhar um trabalho permanente de saturação no enfrentamento ao tráfico de drogas, desmanche de veículos, assaltos, arrombamentos e vários outros crimes. Sem dúvida, levaremos mais paz e segurança aos moradores e comerciantes da Cidade da Esperança, Planalto, Felipe Camarão, Guarapes, entre outras localidades da região”, observou.

Diante da crise no sistema prisional do Estado, Styvenson lamentou o atual cenário de guerra e destruição causado pelas facções rivais que atuam dentro e fora dos presídios. Ele promete trabalhar, incansavelmente, no policiamento ostensivo, de forma a inibir e coibir a bandidagem nas ruas. “Fui treinado mesmo na operacionalidade. O que mais sei fazer na polícia é combater o crime e preservar a ordem pública. É a melhor forma que vejo em ajudar cidadãos de bem. Agiremos dentro da legalidade respeitando sempre os direitos do cidadão. Vou, portanto, fazer o que sei e gosto na PM”.

Desde o final de maio passado, o capitão foi afastado das fiscalizações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), após críticas dirigidas a policiais civis. Tal ‘animosidade’ causou-lhe uma espécie de ‘punição’: sair das ruas e trabalhar no Quartel do Comando Geral da PM, onde ficou exercendo durante todos esses meses, o cargo de chefe do Centro de Formação e Aperfeiçoamento da Polícia Militar.  “Esse tempo que passei no administrativo foi essencial para refletir os erros e acertos. Hoje, creio estar mais ponderado nas minhas colocações e vou honrar o compromisso de comandar essa Companhia”.

PORTO DO MANGUE - Prefeito anuncia reajuste salarial para os professores

O Prefeito Sael Melo (PHS) anunciou que pagará a folha de janeiro do funcionalismo em dia  e  que vai reajustar os salários dos professores conforme percentual do piso nacional de 7,46%. Sael é um prefeito  compromissado  com o servidor e garante que seu mandato será  em beneficio dos  que mais necessitam

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

ESTADO - Chegada de "caveirão" aumenta tensão do lado de fora de presídio no RN

A chegada de um carro blindado da Polícia Militar na tarde desta terça-feira (17) aumentou ainda mais o temor de familiares de presos de que haja um confronto dentro da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, na região metropolitana de Natal. Minutos depois, uma ambulância saiu do local escoltada por dois carros da polícia. O carro adentrou o presídio por volta das 14h. Os carros da PM e da Força Nacional entram e saem sem parar do local. Informações extraoficiais dão conta de que há feridos dentro da penitenciária, mas, oficialmente, o governo ainda não se pronunciou.

MOSSORÓ - Mais de 300 jovens qualificados para mercado de trabalho

A baixa qualificação de mão de obra, apontada por empresários de Mossoró como um dos principais gargalos da economia local, vive novo momento, com a procura por cursos de capacitação. Prova disso é a qualificação de 330 jovens para o mercado de trabalho, no ano passado, na unidade local do Centro Brasileiro de Cursos (Cebrac). 

As áreas de administração, atendimento ao cliente, inglês e atendente de farmácias são as mais procuradas. Além de aumentar as chances para quem busca vaga no mercado de trabalho, as capacitações significam, também, melhorias no atendimento, na qualidade dos serviços e no desempenho das atividades de empresas locais.

 Cebrac Mossoró
A unidade local do Cebrac está em Mossoró há dois anos e capacita jovens a partir de 12 anos. Além de Atendente de Farmácia, a franquia de capacitação profissional oferece os cursos de Assistente administrativo e Inglês. Funciona na Rua Dr. Francisco Ramalho, Centro, ao lado da capela de São Vicente, telefone 3316-8331.

ESTADO - Governo do Estado convoca veículos de comunicação para coletiva de imprensa

O Governo do Estado convoca os veículos de comunicação para uma coletiva de imprensa, nesta terça-feira (17), às 16h, na Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), a respeito dos últimos acontecimentos na penitenciária de Alcaçuz. Estarão presentes os secretários de Segurança Pública, Caio Bezerra, e Justiça e Cidadania, Wallber Virgolino. 


ESTADO - Forças Armadas atuarão nos presídios para inspeções

A decisão de pedir apoio às Forças Armadas foi apresentada na reunião no Planalto pelo próprio presidente Michel Temer. De acordo com um dos integrantes da reunião, os militares das Forças Armadas não lidarão com presos diretamente. Com isso, se tentará evitar a "vista grossa" que muitas vezes acontece na entrada dos presídios. 

Os militares vão operar equipamentos nos presídios para fazer checagem de entrada de armas, celulares e tudo o mais que for proibido. Ou seja, vão atuar na detecção de metais nas entradas e nas instalações, fazendo fiscalização nos presídios. Vão ajudar também na cooperação de inteligência. Apesar de ser um tipo de atuação considerada inédita, não houve resistência das Forças Armadas na execução deste tipo de missão. 

ESTADO - Em nota, PGE esclarece que não está tratando de indenizações para famílias dos presidiários mortos

De acordo com a nota assinada pelo procurador geral do Estado (PGE), Francisco Wilkie, o governo do Estado não está tratando, no momento, de indenizações para famílias dos presidiários que vieram a óbito na rebelião de Alcaçuz, no município de Nísia Floresta, região Metropolitana de Natal, no último sábado (14). Segundo o procurador geral do Estado, Francisco Wilkie, a primeira etapa é avaliar as causas e as consequências da rebelião.


“Temos que saber, além dos números de óbitos, o número total de feridos, avaliando cada caso separadamente. Quanto à posição dos tribunais, o Superior Tribunal de Justiça tem posição sedimentada no sentido de que a responsabilidade do Estado é objetiva. No Supremo Tribunal Federal, o tema está sob repercussão geral, ou seja, ainda não há uma definição e, quando houver, valerá para todo o país.  É importante deixar claro que aqui no RN, não foi falado em direito absoluto, nem em prazo, nem em valor”, finalizou o procurador geral do Estado, Francisco Wilkie.

ALTO DO RODRIGUES - Comunidade católica do Estreito se prepara para festejar seu padroeiro, confira a programação

A comunidade católica do município,  especialmente do distrito de Estreito, inicia hoje os festejos do padroeiro, São Sebastião. De 17 a 20 de janeiro, em quatro dias de festa, os católicos e devotos de São Sebastião refletirão no tema: Com São Sebastião e Nossa Senhora teremos um novo céu e uma nova terra. Confira a programação da festa:

PROGRAMAÇÃO

17 de Janeiro – TERÇA-FEIRA
18h - Procissão motorizada saindo de Tabuleiro Alto, encerrando com a benção dos veículos.
19h30 – Missa de abertura
Celebrante: Pe Francisco de Assis
Homenageados: Prefeitura Municipal, Câmara dos vereadores, Secretarias Municipais, Terço dos Homens, Mãe Rainha, Pastoral do Dízimo.
Comunidades: Tabuleiro Alto, São José, Gajé e Vila Mestre Severino.

18 de Janeiro – QUARTA-FEIRA
19h – Terço Mariano
19h30 – Celebração da Palavra
Celebrante: Ministra Chaguinha
Homenageados: PASCOM, MECE ,Crisma, Catequese, Kaíros, Pastoral Familiar, RCC, Agricultores.
Comunidades: Diba, Estreito, Ponciana, Tabatinga.

19 de Janeiro – QUINTA-FEIRA
19h – Terço Mariano
19h30 – Celebração com benção do santíssimo
Celebrante: Diácono Cícero Batista
Homenageados: Coroinhas, Terço das crianças, Kaíros, Oratório de N. S. de Fátima, Pastoral da Liturgia, MEJ(Tabuleiro alto).
Comunidades: Alto alegre, Barrocas, listrada, Canafístula, Floresta.

20 de Janeiro – SEXTA - FEIRA
19h – Terço Mariano
19h30 – Santa Missa
Celebrante: Pe. Francisco de Assis
Homenageados: Pastoral da Juventude, Divina misericórdia, Apostolado da Oração, ECC, Legião de Maria, comerciantes e todos os devotos de São Sebastião.
Comunidades: Nova esperança, Mutamba, Carnaubais, Ipanguaçu e Alto do Rodrigues.
20h40: Jantar de São Sebastião
Todas as noites haverá barracas com comidas, pula-pula e pescaria.

BRASIL - Comissão aprova projeto que restringe uso de carro oficial

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados aprovou proposta que proíbe o uso de automóveis oficiais para representação oficial por titulares de cargo ou mandato eletivo, magistrados federais, membros do Ministério Público Federal, do Tribunal de Contas da União (TCU), da Advocacia Pública da União e da Defensoria Pública da União.

O texto restringe o uso de carros oficiais com a finalidade de representação apenas aos presidentes da República (e vice-presidente da República), do Senado Federal, da Câmara dos Deputados e do Supremo Tribunal Federal, aos ministros de Estado, aos comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica e ao chefe das Forças Armadas. O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado ainda pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

BRASIL - Micro e pequenos são beneficiados por acordo firmado entre BNB e Secretaria da MPE

O presidente do Banco do Nordeste, Marcos Holanda, e secretário especial da Micro e Pequena Empresa (Sempe), José Ricardo Veiga, assinaram acordo de cooperação, na manhã de hoje, na sede do Banco, em Fortaleza (CE), que permitirá facilitar o acesso a crédito e a disseminação de conhecimentos sobre mercado e produtos financeiros para micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais do Nordeste, norte de Minas Gerais e norte do Espírito Santo - área de atuação do Banco.

O acordo prevê facilitar o acesso às linhas de crédito do Banco do Nordeste, voltadas a esse segmento, por meio do intercâmbio de base de dados sobre MPE e MEI; da disseminação de conhecimentos sobre mercado financeiro; da simplificação das exigências documentais para criação e fechamento de micro e pequenas empresas e concessão de crédito; e da promoção da capacitação dos empreendedores.


O presidente Marcos Holanda reafirmou que as micro e pequenas empresas constituem setor prioritário no direcionamento estratégico da empresa, por sua capacidade de gerar valor para a economia. “Queremos ser líderes de negócios com esse segmento”, disse o presidente, por ocasião da assinatura do acordo, diante de uma audiência de gerentes de negócios com MPEs que participavam de oficina no HUB Inovação Nordeste (Hubine).  


Em 2016, o Banco do Nordeste atendeu 21.044 micro e pequenas empresas. Foram contratadas R$ 2,51 bilhões, por meio de 61.381 operações em linhas de crédito de longo e curto prazo. Desses, R$ 2,09 bilhões foram oriundos do FNE e R$ 424,6 milhões, recursos internos.

ALTO DO RODRIGUES - Presidente da Câmara Municipal no programa Ação & Transparência deste sábado, 21

O segundo programa de rádio institucional Ação & Transparência receberá no próximo sábado, 21, como entrevistado especial, o presidente da Câmara Municipal de Alto do Rodrigues, Nixon Baracho (DEM). 

Reeleito para o cargo, Nixon deverá fazer um balanço das ações do Legislativo no ano passado, entre outros assuntos relacionados ao Poder Legislativo e a política local.

Além do novo nome, o programa ganhou mais interatividade, a secretaria de comunicação implantou um canal de comunicação com o cidadão-ouvinte. Através do site, o ouvinte poderá fazer perguntas ao entrevistado, enviar comentários, críticas e sugestões para a administração municipal. 

O programa é transmitido aos sábados das 12 às 13h00, com apresentação do locutor Fran Seixas e a direção geral do secretário de Comunicação, jornalista Abelardo Neto.

OTIMISMO

Se nada mudar, invente,
e quando mudar, entenda.
 Se ficar difícil, enfrente,
e quando ficar fácil, agradeça.
Se a tristeza rondar, alegre-se,
e quando ficar alegre, contagie.
E quando recomeçar, acredite.
Você pode tudo.
Tudo consegue pelo amor,
e pela fé que você tem em Deus!

BRASIL - Reforma do Ensino Médio deve abrir votações do Senado em 2017

A reforma do Ensino Médio deve abrir as votações do Senado em 2017. O Projeto de Lei de Conversão 34/2016, que teve origem na Medida Provisória 746/2016, está trancando a pauta do Plenário e, por isso, tem prioridade de votação. O PLV 34/2016, entre outras coisas, reincluiu as disciplinas de Sociologia, Filosofia, Educação Física e Artes entre as matérias obrigatórias. 

Além da tramitação no Congresso Nacional, a medida provisória que reforma o Ensino Médio ainda enfrenta duas Ações Diretas de Inconstitucionalidade que dependem de julgamento no Supremo Tribunal Federal. A reportagem é de Marcela Diniz, da Rádio Senado.


BRASIL - Profissão de técnico em biblioteconomia pode ser regulamentada

Projeto de lei da Câmara que regulamenta o exercício da profissão de técnico em biblioteconomia (PLC) 15/2017 foi enviado para o Senado. O texto estabelece que para exercer a atividade será necessário diploma de nível médio expedido no Brasil por escolas oficiais ou reconhecidas; ou expedido por escola estrangeira, revalidado no Brasil. Atualmente, apenas quem tem curso superior na área contam com sua atividade regulamentada.

O autor da proposta, deputado Jose Stédile (PSB-RS), diz que a iniciativa viabilizaria a implementação de, no mínimo, uma biblioteca pública em cada cidade brasileira até o ano de 2020.
Na falta de profissionais graduados em número suficiente para assumir a função, o deputado lembra que cresce a procura por profissionais de nível médio para atender as bibliotecas ou os centros de documentação e informação, públicos ou privados, na rede escolar ou universitária, nas instituições culturais, no âmbito comunitário, nas indústrias e outros.

Para exercer a atividade, além do diploma, o profissional deverá ter registro e estar em dia com suas obrigações junto ao Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB). O técnico também deverá estar sob a supervisão de bibliotecário com registro no CRB.

BRASIL - Temer determina construção de 5 presídios federais em 1 ano, RN não foi citado

Em uma tentativa de abrandar a atual crise no sistema carcerário, o presidente Michel Temer determinou ao ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, que a pasta conclua a construção de cinco presídios federais em até um ano. 

O governo não havia determinado, até agora, um prazo para a construção dos presídios, previstos no Plano Nacional de Segurança anunciado por Temer no último dia 5. De acordo com o presidente, a ideia é investir entre 40 milhões de reais a 45 milhões de reais por unidade, que deverão ser divididas nas cinco regiões do país. 

o momento, apenas o Rio Grande do Sul teve a confirmação de que será um dos Estados contemplados. Já o Rio Grande do Norte não foi citado

Fonte: Veja

PARCERIA - UFRN fecha acordo internacional para pós-graduação em Meio Ambiente

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e o Instituto de Pesquisa Botanical Garden (MBG), sediado no Missouri, EUA, fecharam um convênio e acordo geral de cooperação acadêmica (mestrado e doutorado). Este convênio marca mais um passo da estratégia de internacionalização da UFRN por meio da cooperação e da mobilidade internacional. O convênio foi articulado pelo professor Reinaldo de Lucena, da Universidade Federal da Paraíba, atual vice-coordenador geral do curso de doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Associação Plena em Rede (Prodema), com sede geral na UFRN.

Na ocasião, também foi assinado um convênio entre o MBG e o Prodema envolvendo sete universidades do Nordeste do Brasil: UFRN, UFPB, UFC, UFPE, UFPI, UFS e UESC.

Missouri Botanical Garden
O Missouri Botanical Garden foi fundado pelo filântropo e botânico norte-americano Henry Shaw em meado do século XIX, sendo considerado um dos jardins botânicos mais antigos dos Estados Unidos. Os pesquisadores do MBG vêm realizando pesquisas em todos os continentes, nas diversas áreas relacionadas ao meio ambiente.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

ESTADO - Jornalista "Caboré" está internado em UTI em Natal

 
O jornalista Orlando Rodrigues, mais conhecido por Caboré, está internado desde o último sábado (14) na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Promater, em Natal. Seu estado de saúde é considerado grave e inspira cuidados. Com quadro de hemorragia gástrica de causa ainda não identificada, o jornalista também passa por outras complicações, inclusive, renal. Orlando Caboré Rangel Rodrigues é jornalista, foi blogueiro e autor de livros.

com informações de sidney silva

EDUCAÇÃO - Inep antecipa divulgação do resultado do Enem para quarta-feira, dia 18

Os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016 terão acesso ao resultado final das provas nesta quarta-feira (18). O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) decidiu antecipar a divulgação, prevista para o dia 19. No resultado, os candidatos poderão saber quanto tiraram em cada uma das quatro provas do exame: ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e matemática. Também terão acesso à nota da redação, cujo tema foi a intolerância religiosa no Brasil.

Também está agendada para o dia 18 uma coletiva de imprensa, na qual o Ministério da Educação deverá divulgar o calendário e regras do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona estudantes para vagas em universidades públicas com base na nota no Enem.

CINEMA - ‘Assassin’s Creed’ derruba ‘Minha Mãe É uma Peça’ nas bilheterias

Cena do filme 'Assassin’s Creed'
Após três semanas de reinado, o filme Minha Mãe É uma Peça 2 perdeu o primeiro lugar na lista de filmes mais vistos no Brasil para Assassin´s Creed, adaptação do jogo de videogame de mesmo nome. A produção foi assistida por 744.000 pessoas em quatro dias, somando 13 milhões de reais. A comédia de Paulo Gustavo fez, em um mês em cartaz, 6,4 milhões de espectadores e 86 milhões de reais arrecadados até o momento.

Entre a terceira e a décima posição do ranking de bilheterias, feito pela comScore, estão os filmes Moana – Um Mar de Aventuras, Passageiros, Eu Fico Loko, Sing- Quem Canta Seus Males Espanta, Rogue One – Uma História Star Wars, Dominação, Eu, Daniel Blake e Animais Noturnos, respectivamente.

Nos Estados Unidos, principal mercado cinematográfico, Estrelas Além do Tempo, de Theodore Malfi, sobre cientistas negras americanas que trabalharam na Nasa, no início dos anos 1960, fez 20,5 milhões de dólares ao longo do fim de semana prolongado. A produção ganhou um reforço do feriado desta segunda-feira, em homenagem ao líder da luta pelos direitos civis Martin Luther King. A produção está prevista para chegar ao Brasil em 2 de fevereiro.

ECONOMIA - Consumo de energia elétrica cresceu 1,28% no RN em 2016

A Cosern, empresa do Grupo Neoenergia, consolidou os números referentes ao consumo de energia elétrica no Rio Grande do Norte em 2016. No geral, o consumo cresceu 1,28% no ano passado, comparado com 2015. O percentual ficou abaixo do crescimento médio registrado na última década no Rio Grande do Norte, que foi de 4,64%. O crescimento tímido no consumo registrado nos últimos 12 meses é um reflexo da situação econômica desfavorável pela qual passa o Brasil – o que provoca mudança no comportamento de consumo dos clientes seja por necessidade de equilíbrio de orçamento, redução dos processos de produção ou, em casos mais críticos, o fechamento de empresas.

Nesse cenário adverso, o consumo da classe industrial foi o mais prejudicado, registrando uma queda de 3,15% em relação a 2015. O consumo da classe comercial também foi afetado pela crise, permanecendo estagnado ao longo do ano, fechando dezembro com um crescimento de apenas 0,15%. De acordo com o IBGE, as vendas do comércio varejista do estado caíram 9,46% no acumulado até novembro de 2016. A Cosern também registrou uma queda de 3,3% no consumo de energia da classe consumidora do serviço público (Caern). O fato é atribuído principalmente ao rodízio de abastecimento de água iniciado pela Companhia em diversas cidades do interior do estado, decorrente da diminuição/colapso do nível de água dos principais reservatórios, motivado pela estiagem.


A classe de consumo residencial, que representa 87,1% dos clientes da Cosern, teve a maior taxa de crescimento (4,38%) no comparativo 2016-2015. Ao longo do ano de 2016, foram feitas 44.367 mil novas ligações residenciais em todo estado.

BRASIL - Entenda como funciona a franquia de bagagem

O Brasil está prestes a deixar o grupo dos únicos cinco países que ainda regulamentam a franquia de bagagem, formado por Venezuela, México, Rússia e China. No resto do mundo, as companhias aéreas são livres para decidirem o que fazer sobre a franquia. Como passaram a ser reguladas pelo próprio mercado, o resultado é que nos países onde há liberdade os preços caíram e a oferta das passagens atende todos os bolsos, especialmente aqueles que desejam realmente viajar barato.

No Brasil, todos os passageiros pagam franquia, despachando bagagem ou não. São 23 Kg nos voos domésticos e dois volumes de até 32 Kg nos internacionais. Nos dois casos, os passageiros poderão levar 10 Kg de bagagem de mão. O custo, dividido por todos, está embutido na composição do preço da passagem. Em 2016, 30,8 milhões de passageiros (do total de 88,1 milhões que realizaram voos domésticos) viajaram só com a bagagem de mão, mas pagaram pelas malas de 57,3 milhões que despacharam. Além disso, em 2015, o peso médio da bagagem despachada por passageiro, quando contados todos os voos domésticos, era de 11,5 kg; e somente em 0,4% destes voos os viajantes transportaram os 23 Kg da franquia. Confira este vídeo e entenda como funciona

BRASIL - Benefícios do INSS têm reajuste maior que o do salário mínimo

Agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Belo Horizonte
Os benefícios pagos pelo INSS serão reajustados em 6,58% em 2017 e terão teto de 5.531,31 reais. O aumento foi definido pelo INPC de 2016, como prevê a legislação, e publicado em portaria no Diário Oficial desta segunda-feira. O porcentual de alta ficou acima do salário mínimo, que obedece outra regra e teve reajuste de 6,48%. O salário mínimo é o piso para o pagamento dos benefícios, como aposentadorias, auxílio-doença, auxílio-reclusão e pensão por morte.

A portaria publicada pelo Ministério da Fazenda prevê que, desde 1º de janeiro deste ano, as contribuições ao INSS tenham alíquota de 8% para quem ganha salário até 1.659,38 reais. Para remunerações entre 1.659,39 reais e 2.765,66 reais, a alíquota será de 9% e, entre 2.765,67 reais e 5.531,31 reais, de 11%.

O valor da cota do salário-família por filho de até 14 anos de idade ou inválido de qualquer idade foi definido em 44,09 reais para o segurado com remuneração mensal não superior a 859,88 reais; e 31,07 reais para o segurado com remuneração mensal entre R$ 859,88 e R$ 1.292,43.

O auxílio-reclusão será pago a dependentes de segurado com salário abaixo de 1.292,43 reais. Também foram reajustados os valores das multas cobradas por descumprimento de obrigações previdenciárias, que vai variar de 300,49 reais a 30.050,76 reais.

ESTADO - Ivan Lopes Júnior, ex-presidente da FEMURN, agradece e faz balanço da sua gestão

Meus amigos e minhas amigas,

Tive a honra de ser Presidente da FEMURN cumprindo uma gestão curta, mas intensa. Assumi o desafio com muita satisfação, levando comigo a obrigação de deixar uma marca positiva na entidade. Sempre atuamos com muita responsabilidade e foco na defesa dos municípios no que tange aos aspectos administrativos e econômicos.

A experiência de ter exercido dois mandatos de prefeito, sentindo na pele a desvalorização dos municípios, me encorajou ainda mais a lutar no movimento municipalista. Afirmei que esperassem de mim atitudes altivas em defesa das cidades. Fui e serei um parceiro atento às injustiças. Nestes sete meses, estive a todo momento empenhado nas causas que poderiam amenizar toda esta difícil conjuntura.

Priorizamos o fortalecimento do municipalismo.
Trabalhamos forte para que a FEMURN desse passos importantes em prol da sobrevivência dos municípios, na busca por recursos, projetos e informações. Uma das metas que estabeleci foi a de melhorar a transparência dos municípios potiguares, mostrando à sociedade e aos órgãos de controle e fiscalização, as dificuldades que as Prefeituras enfrentam. Promovemos reuniões que resultaram na capacitação para o aprimoramento na questão da transparência, se tornando um ponto positivo para as gestões municipais, conforme avaliação do Ministério Público Federal.

Também não fugimos à luta quando brigamos pela valorização dos municípios, defendendo novos valores para convênios e o pagamento de recursos atrasados e principalmente quando o Governo Federal não pagou corretamente os recursos da repatriação, afetando o planejamento dos municípios. Partiu do RN o movimento que ganhou o Brasil e garantiu o recebimento dos referidos recursos.

Outro ponto importante foi a aproximação das Prefeituras e gestores de órgãos como Tribunal de Contas do Estado e da União, Tribunal de Justiça e Ministério Público, sempre intermediando o diálogo na busca pelo aprimoramento da gestão pública. Destaco neste aspecto o projeto Cesta de Preços, apoiado por todos estes órgãos, que trará enorme contribuição às gestões municipais e será referência nacional. Encerro minha modesta contribuição a esta Federação satisfeito porque sei que o municipalismo está mais forte. Principalmente na sua capacidade de mobilização.

Sou realista, sei das dificuldades e obstáculos que teremos que enfrentar. Mas estou convicto que temos um horizonte de perspectivas. Sob a liderança do novo presidente Benes Leocádio, um municipalista experiente e comprometido, vamos continuar unidos, defendendo a bandeira do municipalismo, focando em resultados e novas conquistas.

Agradeço a Deus pela oportunidade, a minha família pela compreensão e apoio. Meu agradecimento ao corpo técnico da Federação, funcionários, colaboradores, parceiros e especialmente Prefeitos e Prefeitas, companheiros de lutas. Muitas outras virão. Enfrentaremos de cabeça erguida, na certeza de que um futuro mais justo nos espera.

Um abraço a todos.
Ivan Lopes Júnior – ex-presidente da FEMURN

OPORTUNIDADE - Lançado edital para o Banco de Talentos 2017.1

O Programa Banco de Talentos disponibilizará: Natal: 260 (sessenta e quatro) vagas para os alunos da Graduação e Graduação Tecnológica; 40 (dezesseis) vagas para os alunos de Pós-Graduação do Campus Natal; Mossoró: 170 (trinta e duas) vagas para os alunos da Graduação, Graduação Tecnológica e Cursos Técnicos; e, 30 (oito) vagas para os alunos de Pós-Graduação

O Banco de Talentos UnP, programa de incentivo à qualificação da carreira profissional voltado para alunos da Instituição, lança edital para oportunidades em 2017.1. A iniciativa tem o objetivo de preparar ainda mais o aluno para o mercado, formando profissionais com o perfil diferenciado requisitado pelas empresas, auxiliando, assim, no desenvolvimento da carreira.

Os selecionados para o Programa serão assistidos, de forma gratuita, para várias ações, entre elas: sessões individuais de Coaching; Assessment através de análise de perfil comportamental; Oficina de Como Falar em Público; Oficina de Preparação de Currículo; Oficina de Comportamento em Entrevistas de Emprego; Curso Básico em Comunicação Empresarial; Oficina de Empregabilidade Internacional: entrevista de emprego em inglês, Curso Básico de Etiqueta Organizacional e Curso Básico de Excel.

Os alunos que estão há mais de um mês fora de atuação no mercado de trabalho terão prioridade no processo de seleção especificado no edital. O resultado dos selecionados está previsto para o dia 16 de março, já as atividades iniciarão no dia 20, sendo desenvolvidas durante todo semestre, até o dia 30 de junho.

Consulte todas as informações no edital abaixo ou ligue para 3216-8631.
EDITAL [AQUI]
INSCRIÇÕES [AQUI]