Memorial às vítimas de Covid

sábado, 26 de novembro de 2016

ALTO DO RODRIGUES - AFC vence em casa e leva vantagem do empate para Touros, na semifinal do estadual de futsal

Nesta noite quem foi assistir a primeira semifinal do estadual de futsal no ginásio Ivanildo Bezerra da Silva, viu um jogo digno de final. O AFC venceu a partida por 7 a 5 contra a forte equipe Cadet/Touros.

Parecia que o AFC iria golear o adversário chegando a fazer 3 a 0, mas o Cadet fez o primeiro gol, na sequência o AFC fez o quarto gol e o primeiro tempo terminou com reação do adversário em 4 a 4. Aos 4 minutos do segundo tempo, o AFC virou pra 5 a 4 e o Cadet/Touros foi em busca do empate. Novamente o AFC conseguiu ficar na frente do placar e o adversário novamente empatou. Faltando pouco menos de um minuto para o fim da partida, Manola (AFC) faz o sétimo gol selando a vitória pra o time da casa, ficando com a vantagem do empate para o jogo de volta, na próxima terça-feira, em Touros. O Cadet/Touros precisa vencer por qualquer placar para forçar uma prorrogação.

O AFC  recebe total apoio da prefeitura municipal de Alto do Rodrigues.

No outro jogo da semifinal entre Macau x ABC, partida realizada nrsts noite na cidade de Macau, o resultado terminou empatado em 3 a 3.

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

ALTO DO RODRIGUES - Município ganha Selo UNICEF - Município Aprovado 2013-2016

Terminando o ano, em meio a crises,  a cidade recebeu mais uma boa notícia: município foi premiado com o Selo UNICEF - Município Aprovado 2013-2016.

Das 167 cidades, apenas 164 aderiram ao Selo, sendo que 50 foram agraciadas com o titulo, entre elas,  Alto do Rodrigues.

Licenciada do cargo de secretária da SEMTHAS, Francleide Campos, o municipio competiu com cidades de grande porte como Parnamirim, Assu, Apodi, Areia Branca, Ceara-mirim, Currais Novos, Guamaré,  Extremo, Macau, Natal, São Gonçalo do Amarante, São José de Mipibu, Mossoró, Touros e Caicó.

A secretária interina da Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS) Gerlane Baracho comemorou a noticia "o prêmio é é fruto do trabalho de todo o governo que recebeu total apoio do prefeito Abelardo Rodrigues" comentou.

O articulador do Selo no município, Rodrigo Moura, destacou a importância do Selo como reconhecimento da UNICEF nas políticas públicas realizadas pelo governo do prefeito Abelardo Rodrigues.

Além da SEMTHAS, estiveram envolvidas a secretaria de saúde, educação, entre outras coordenadorias da atual gestão.

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

ESPORTE- Macau vence na prorrogação e fica com a última vaga da semifinal do estadual de futsal

Na noite de hoje a torcida macauense fez a parte dela, lotando o ginásio em Macau e o representante no estadual de futsal fez bonito em quadra. No tempo normal, o União venceu por 1 a 0 o que levou a partida para a prorrogação. No tempo extra, a equipe de Macau partiu pra cima e conseguiu a vitória por 2 a 1, o mesmo placar do jogo de ida. Com o resultado, a equipe de Macau vai a semifinal e enfrentará o ABC, já no sábado (26), em Natal (no ginásio Marcelo de Carvalho - DED) e decide a vaga na final na próxima terça-feira (29), em Macau.

A outra semifinal já estava definida. O Alto do Rodrigues Futebol Clube (AFC), atual campeão da competição, receberá em casa, neste sábado (26) no ginásio Ivanildo Bezerra da Silva a equipe de Touros e decidirá vaga na final, terça-feira (29) na cidade de Touros.

PENDÊNCIAS - Comissão de Transição do prefeito Fernandinho terá 1º encontro com equipe da prefeitura

A Comissão de Transição do prefeito eleito Fernandinho Medeiros (PMDB) terá o primeiro encontro com as pessoas indicadas pela atual gestão, nesta quinta-feira, na sede do Poder Executivo. 

Fernandinho constituiu sua equipe sob a batuta da advogada Dra Marília de Gois Ramos, ainda constam na lista: Telmo Marcelino, Francisco de Assis Menezes (Titico), Haroldo Costa Marcelino e Mona Lisa Medeiros, além de outros integrantes. A equipe terá a função de se inteirar de todo o funcionamento das secretarias e órgãos, além de acompanhar todas as providências legais até o dia da posse do prefeito eleito Fernandinho Medeiros.

ESPORTE - Macau decide vaga na semifinal nesta noite

A forte equipe de Macau decidirá nesta noite, no ginásio da cidade, contra a equipe União de Goianinha, a última vaga para a semifinal do campeonato estadual de futsal. Na primeira partida o representante macauense venceu por 2 a 1.

A outra semifinal já está definida: AFC x Touros/CADEC

CARNAUBAIS - Justiça Eleitoral e MPE aprovam contas de campanhas de partidos políticos

Com o aval da Comarca de Pendências, do Ministério Público e da Juíza da 47ª Zona Eleitoral foi publicado edital de aprovação das contas de campanha dos seguintes partidos políticos: PC DO B, PDT, PEN, PMB, PMDB, PP, PPS, PSB, PSC, PSD, PSDB, PT DO B, PT, PTB, PTN e PV.

ALTO DO RODRIGUES - Juíza Eleitoral aprova contas de partidos políticos

O Promotor Público e a Juiza Eleitoral aprovaram as contas de diversos partidos políticos, envolvidos na eleição municipal deste ano. O Cartório Eleitoral entregou relatório conclusivo a juiza da Comarca opinando pela aprovação das contas de campanha dos partidos políticos. O Ministério Público também averigou e não encontrou nenhuma irregularidade e também opinou pela aprovação das contas partidárias o que foi referendado pela Justiça Eleitoral na pessoa da magistrada Dra Maria Cristina Menezes de Paiva Viana. Foram aprovadas as contas dos partidos: DEM, PV, PC DO B, PEN, PMB, PMDB, PP, PR, PROS, PRB, PSB, PSD, PTN e SD.

PENDÊNCIAS - Aprovadas contas de campanha nas eleições 2016 de partidos políticos

Depois de receberam o aval do Cartório Eleitoral que não identificou nenhuma irregularidade nas contas da campanha eleitoral deste ano, o Ministério Público Eleitoral na pessoa do dr Ricardo Formiga e da juiza Dra Maria Cristina Mezenes Viana de Paiva aprovaram as contas partidárias das seguintes agremiações: DEM, PDT, PHS, PMDB, PMN, PP, PR, PRB, PSD, PSDC, PT e SD.

ESTADO - MPF obtém liminar que pode minimizar crise hídrica em Caicó

A Justiça concedeu liminar ao Ministério Público Federal (MPF) determinando que a Agência Nacional de Águas (ANA), o Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (Igarn) e a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) garantam uma fiscalização rigorosa e permanente do uso das águas do Rio Piancó-Piranhas-Açu, medida que pode minimizar a crise hídrica em quatro dos municípios potiguares abastecidos a partir desse manancial: Caicó, Jardim de Piranhas, São Fernando e Timbaúba dos Batista.

A liminar foi concedida dentro de uma ação civil pública, de autoria do procurador da República Bruno Lamenha, protocolada nessa terça-feira, 22, e que alertou quanto às graves consequências das falhas existentes na fiscalização desses órgãos, que deveriam estar impedido o uso inadequado das águas do rio. Desde 2014, vigoram regras a esse respeito, que determinam a utilização apenas para consumo humano e animal. A irrigação encontra-se terminantemente proibida, inclusive por meio de resoluções conjuntas das três agências.

O juiz federal Arnaldo Pereira de Andrade Segundo, autor da liminar, concluiu: “As circunstâncias, portanto, prefiguram um ambiente de negligência por parte dos demandados em proceder ao cumprimento da obrigação de fiscalizar e até mesmo de desobstruir o leito do Rio Piancó-Piranhas-Açu.” Além da fiscalização efetiva, que deve ocorrer inclusive no período noturno, os três órgãos deverão apreender equipamentos utilizados nas captações e desvios irregulares. A decisão prevê ainda que “o descumprimento das determinações implicará na fixação de multa em desfavor dos respectivos entes, com possibilidade de redirecionamento em face dos gestores correspondentes”.

O próprio MPF já havia emitido duas recomendações, cujos objetos, entre outros, já apontavam para a necessidade de intensificação das medidas de fiscalização. Entretanto, “apesar das recomendações e das resoluções emitidas, há numerosas evidências, colhidas desde 2014, de que a fiscalização empreendida pelos três réus não tem sido suficiente para coibir a prática de captação irregular de água ao longo da calha do rio”.


ESTADO - Kelps cobra projeto de reestruturação econômica para o RN

O deputado estadual Kelps Lima (Solidariedade) disse durante sessão ordinária, nesta quarta-feira (23), que o Governo do Estado não tem um projeto de reestruturação econômica para o Rio Grande do Norte.

“Diante da situação de calamidade em que se encontra a cidade de Caicó, sugeri que o governador instalasse o Governo na região e levasse os secretários para resolver o problema. Robinson Faria foi de avião até o município e apenas disse que mandaria carros pipa, a partir de hoje, para abastecer a cidade. Chegamos, assim, a constatação que ele não sabe o que está acontecendo no Rio Grande do Norte”, disse Kelps.

Kelps Lima falou ainda que o Governo Federal vai ajudar os Estados desde que façam mudanças estruturantes. “Não existe mais um paliativo que resolva o problema da economia. O que deve ser feita é uma grande reforma”. O deputado afirmou que os problemas do Rio Grande do Norte estão sendo “empurrados com a barriga”. De acordo com Kelps, há uma crise reconhecida e as medidas estruturantes não vêm.

ESTADO - Igarn fiscaliza captação irregular de água

Desde a manhã da última terça-feira (22), que o Instituto de Gestão de Águas do Rio Grande do Norte (Igarn) juntamente com a Agência Executiva de Águas da Paraíba (AESA), Agência Nacional de Águas (ANA) e Polícia Militar da Paraíba realizam fiscalização ao longo do Piancó/ Piranhas/Açu, principalmente nas cidades que ficam na divisa dos dois estados. 

Segundo o diretor-presidente do Igarn, Josivan Cardoso, a ação pretende retirar todos os equipamentos de captação irregular de água encontrados ao longo do manancial. “ A Bacia é de responsabilidade Federal e cabe à ANA essa fiscalização, mas mesmo assim, o Governo do estado verificou, ao longo do ano, toda calha do rio, tanto no trecho do Rio Grande do Norte como na Paraíba”, explicou.


Após a vistoria nas ultimas semanas deste mês do Igarn, 15 denúncias qualificadas foram encaminhadas à Agência Nacional. Além da fiscalização, há alguns meses o Instituto providenciou com o Governo Federal a abertura das comportas das barragens Coremas/Mãe D’Água para abastecer o do Piancó/ Piranhas/Açu com a vazão de três metros cúbicos por segundo. Porém, aos inúmeros desvios irregulares de água estão impossibilitando que o rio chega com capacidade suficiente à região Seridó.

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

BRASIL - Lei anticorrupção só puniu 18 pequenas empresas

O Cadastro Nacional de Empresas Punidas (CNEP), criado para listar as empresas enquadradas nos crimes previstos na Lei Anticorrupção, tem apenas 18 registros em mais de três anos de vigência da lei. Ao contrário do que era de se esperar, nenhuma das empreiteiras, bancos e agências de publicidade envolvidas nos escândalos de corrupção do período aparece na lista mantida pelo Ministério da Transparência.


G1RN - Paredões de som são apreendidos em festa irregular na Zona Sul de Natal

Festa foi considerada irregular, já que estava sendo realizada em uma Zona de Proteção Ambiental e sem nenhuma licença dos órgãos públicos (Foto: PM/Divulgação)
Três paredões de som foram apreendidos em uma festa na tarde deste domingo (20) no bairro Pitimbu, na Zona Sul da capital potiguar. A apreensão foi efetuada em uma fiscalização ambiental realizada por policiais da Companhia Independente de Proteção Ambiental. "Os equipamentos estavam funcionando acima do que é permitido por lei e incomodava os moradores do bairro", relatou a Cipam.

Em nota, a assessoria de comunicação da PM disse que o material foi apreendido durante uma festa considerada irregular, já que estava sendo realizada em uma Zona de Proteção Ambiental e sem nenhuma licença dos órgãos públicos. No sábado (20), uma operação também foi realizada em diversos bares da orla marítima nas zonas Leste e Norte de Natal. Outros equipamentos de som foram apreendidos e os condutores de veículos e estabelecimentos foram notificados.

domingo, 20 de novembro de 2016

GUAMARÉ - Hélio tem recurso negado em decisão monocrática por ministro do TSE

Foi publicado no site na Justiça Eleitoral, neste domingo, a decisão monocrática do relator Herman Benjamim, do Tribunal Superior Eleitoral(TSE), que negou o pedido do candidato a prefeito que solicitava a reformulação da sentença do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A juiza da Comarca de Macau tinha negado o registro de candidatura e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), acompanhou a sentença da magistrada ficando os votos do candidato Hélio invalidados pela Justiça Eleitoral.

DECISÃO

Trata-se de recurso especial interposto por Helio Willamy Miranda da Fonseca contra acórdão proferido pelo TRE/RN em registro de candidatura.

Diante de pedido de atribuição de efeito suspensivo ao recurso, os autos vieram-me conclusos sem parecer ministerial.

É o relatório. Decido.

Considerando a realização do pleito em 2/10/2016, inexiste utilidade prática em se conceder efeito suspensivo ao recurso especial.

Ante o exposto, indefiro o pedido.

Após, encaminhem-se os autos à d. Procuradoria-Geral Eleitoral para emissão de parecer, nos termos do art. 269, § 1º, do Código Eleitoral.

Publique-se em Secretaria. Intimem-se.

Brasília (DF), 17 de novembro de 2016.

MINISTRO HERMAN BENJAMIN
Relator

ALTO DO RODRIGUES - Aniversariante do dia: Francleide Campos


Queremos parabenizar neste domingo, a nossa amiga e leitora, Francleide Campos que comemora com a família e amigos, mais um ano de vida. Guerreira que só ela, Fran, têm conseguido superar obstáculos no percurso de vida e tantos outros ainda conseguirá. Desejamos muita Saúde, Sabedoria, Sorte e Sucesso!

ALTO DO RODRIGUES - AFC vence e está na semifinal do campeonato estadual de futsal masculino

Com gols de Nandinho, Cocada e Iklebson, o AFC passa para a semifinal do campeonato estadual de futsal masculino, depois de vencer por 3 a 2 a equipe do AABB, em partida realizada nesta noite no ginasio da AABB, em Natal. Os gols do AABB foram marcados por Mateus e Adelson Ricardo.

O adversário do AFC na semifinal será a equipe de Touros que empatou com o Cruzeiro (Assu),  em partida realizada nesta noite, na cidade de Assu.

O AFC recebe total apoio da prefeitura municipal de Alto do Rodrigues, na gestão do prefeito Abelardo Rodrigues.