Memorial às vítimas de Covid

sábado, 23 de janeiro de 2016

ALTO DO RODRIGUES - Ações da SEMTHAS daqui a pouco no Conversando com o seu prefeito

Daqui a pouco, às 12h na rádio "comunitária" local será aprestando a terceira edição do ano do programa de rádio "Conversando com o seu prefeito", e vai levar aos ouvintes assuntos importantes sobre às ações do município para a coletividade.

No estúdio do programa ao vivo na FM local, junto com o radialista Fran Seixas, estará a secretária Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS), Francleide Campos (foto). Durante o semanário, a gestora da pasta irá trazer um balanço das ações desenvolvidas durante o ano passado, abordar assuntos importantes como os programas sociais Aluguel Social e Cartão Amigo e detalhar os projetos de sua pasta para o decorrer do ano de 2016.

O programa "Conversando com o seu prefeito" é uma realização da Prefeitura Municipal, produzido pela secretaria municipal de Comunicação, com direção do secretário e jornalista, Abelardo Neto.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

ALTO DO RODRIGUES - Contagem regressiva para a prévia do carnaval


Falta apenas uma semana, na próxima sexta-feira, 29, duas grandes atrações sobem ao placo em Mano Casa Show. Fazendo a prévia do carnaval, Mano Walter tocando seus principais sucessos e Zé Sanfoneiro com Zé Filho para fechar a noite com chave de ouro. 

Você ainda comprar  sua senha que está sendo vendida no local e na Schalke no centro da cidade. Só Mano Casa Show para oferecer duas grandes atrações em uma única noite, forró. Mais informações (84) 3523 2731

ALTO DO RODRIGUES - Ex-cantoras de forró confirmam presença no 10º Congresso de Jovens da AD

As cantoras Vânia Belo, ex-vocalista da banda Limão com Mel, e Márcia Lima, ex- vocalista das bandas Circuito Musical, Forró Nela e Feras, confirmaram presença no 10º Congresso de Jovens da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Alto do Rodrigues. A festa será marcada com um grande encontro de jovens de toda região potiguar, onde juntos participarão do 10º UMADAR, Congresso de Jovens no município. Evento esse que já não acontece há cerca de quase 9 anos em Alto do Rodrigues.
 
Além das cantoras citadas quem também confirmou presença no evento foi a dupla Ítalo & Flávia, Thalita Câmara e a cantora Juliana Martins de Alto do Rodrigues, onde apresentará canções que farão parte da gravação do seu primeiro CD. Participação ainda das bandas ICTUS e Rocha Eterna.
 
As ministrações ficarão por conta do Pr. Maurício Maciel, do Rio de Janeiro, Pr. Zé Carlos, da Bahia, e Alickson Carlos, de Natal-RN. O Pr. Maurício Maciel é bastante conhecido no Brasil por pregar em eventos de grande porte como o Congresso dos Gideões em Camboriú - SC.

O congresso de jovens em Alto do Rodrigues acontece nos dias 26, 27 e 28 de Fevereiro de 2016. As reuniões acontecerão durante todo o dia, no templo sede da igreja Assembleia de Deus, e os cultos á noite acontecerão no Largo da Rodoviária, no centro da cidade.

HUMOR - Doméstica diz que viu Temer provando a faixa presidencial na frente do espelho

Uma funcionária doméstica afirma ter visto o vice-presidente, Michel Temer, provando na frente do espelho a faixa presidencial da Dilma.  Segundo a funcionária -- que não quis se identificar temendo ficar famosa e ser obrigada a posar para revistas -- o vice-presidente colocou por diversas vezes a faixa de presidente, se olhou de frente para o espelho e fez uma cara de que a faixa lhe caiu bem.  Procurada para comentar o assunto a assessoria da presidente Dilma se limitou a dizer que a faixa só cai bem na Dilma e que Michel Temer pode sonhar, pois sonhar não faz mal.

Essa notícia é fictícia e não deve ser usada como fonte de informação, servindo apenas para o entretenimento do leitor.

ESTADO - Quem sai e quem entra no comando-geral da PM no RN


Quem sai do comando-geral - Cel Ângelo Mário de Azevedo Dantas
Atua na Polícia Militar do Rio Grande do Norte há 34 anos. É especialista em Segurança Pública e Cidadania. Foi corregedor da PM, comandante do 1º Batalhão e sub-comandante do 3º Batalhão. Fundador do Museu da Polícia Militar. Também comandou o Pelotão de Umarizal e o Pelotão da cidade de Luís Gomes. Criou o Museu da Polícia Militar, no Quartel do Comando Geral, em Natal.

Quem deverá assumir 

Quem entra no comando-geral - Cel Dancleiton Pereira Leite
Cel. Dancleiton é um dos mais cotados para o comando da PM
Nascido em Natal/RN,  ingressou na Policial Militar em 1987. Concluiu o Curso de Formação de Oficial em São José do Pinhais/PR, em 1989. Tem pós-graduação em Nível de Especialização em Metodologia do Ensino Superior e da Pesquisa Científica - Técnicas de Ensino pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.Na PMRN atuou como chefe de Operações do Comando de Policiamento da Capital, comandante e subcomandante da Academia de Polícia Militar “Cel PM Milton Freire de Andrade”, subcomandante do Comando de Polícia Rodoviária Estadual, comandante do Batalhão de Polícia de Choque e Diretor de Pessoal. Em 16 de dezembro passado assumiu o cargo de subcomandante e chefe do Estado Maior da PMRN. É casado e tem três filhos. 

CAICÓ - Fortes chuvas, causam transtorno e prejuízos para a população


A cidade de Caicó foi banhada nesta tarde por uma intensa chuva. Apesar do ótimo volume de água necessário na cidade do Seridó, o detalhe é que a chuva trouxe transtornos e em vários locais do município, os moradores registraram nas redes sociais muitos pontos de alagamentos. Nos bairros Boa Passagem e Alto da Vista, a força das águas invadiu algumas residências e danificou vários móveis.
IMG-20160121-WA0013
IMG-20160121-WA0015
IMG-20160121-WA0016
Foto: 1 – redes sociais, via Sidney Silva/ Foto 2: via Batata Rural. Fotos 3,4 e 5 – cedidas (Nova sede da UERN recentemente reformada alagada).

Outros municípios do Seridó registraram precipitações pluviométricas, entre eles, Cruzeta, São João do Sabugi, São José. Também choveu nesta tarde em vários municípios paraibanos.
Com informações da Agência de Notícias Correio do Seridó, o blog destaca algumas precipitações em Caicó e na região nesta quinta-feira.
Bairro Boa Passagem: 80 mm
Alto da Boa Vista – 85 mm
Ceja (Centro Educacional José Augusto) – 88 mm
Bairro Barra Nova – 68 mm
Sítio Umari – 68 mm
Manhoso – 37,5 mm

Com informações do Blog Sidney Silva

ESPORTE - América contrata atacante

blogger-image-9614941
O América Futebol Clube apresentou a mais nova contratação do time, o atacante Rômulo, confira ficha técnica do craque

Nome: Rômulo Oliveira AmorimNascimento: 19/04/1990 (25 anos)
Naturalidade: Parambu-CE
Altura/Peso: 1,86cm/74Kg
Posição: Centroavante

Clubes por onde passou: Ponte Preta-SP, Guarany de Sobral-CE, Bahia de Feira-BA, Vitória-BA, Paysandu-PA, Santo André-SP e Confiança-SE.

MUNDO - Alabama executa preso que cometeu estupro e assassinato em 1992

O estado do Alabama, nos Estados Unidos, procedeu nesta quinta-feira (21) com sua primeira execução desde 2013, ao administrar uma injeção letal em Christopher Brooks, que foi condenado à morte por roubar, estuprar e assassinar uma mulher - Jo Deann Campbell - em 1992.

O condenado Christopher Brooks em foto de 20 de janeiro (Foto: Departamento de Correcionais do Alabama vía AP)Brooks tinha 43 anos e foi declarado morto às 18h38 locais (22h38 de Brasília) na prisão Holman de Atmore, segundo notificou o Departamento de Correções do Alabama. Brooks e Jo se conheceram em 1990, quando ambos trabalhavam como monitores em um acampamento de verão no estado de Nova York. O crime, no entanto, ocorreu no dia 30 de dezembro de 1992, quando Brooks passou a noite na casa de Jo, em Homewood (Alabama), e ela não compareceu ao trabalho no dia seguinte.
A polícia encontrou Jo morta embaixo de sua cama, seminua e com várias escoriações e marcas no corpo. Brooks foi detido dias depois em Columbus, no estado da Geórgia, após utilizar o cartão de crédito de Jo para comprar cerveja e outros produtos. Além disso, o assassino também estava com a chave do veículo da vítima. No local do crime, os investigadores encontraram impressões digitais que correspondiam a Brooks, além de traços de seu sêmen.

Para impedir a execução, os advogados do preso tinham apresentado dois recursos na Suprema Corte dos Estados Unidos argumentando que as injeções letais do Alabama não são legais e que a pena de morte nesse estado é muito parecida com a aplicada na Flórida, que foi decretada como inconstitucional há alguns dias, mas ambos foram rechaçados. A injeção letal de Brooks foi a primeira utilizada pelo Alabama com a substância midazolam, um polêmico sedativo que apresentou falhas em três ocasiões em 2014, mas cujo uso foi autorizado pelo Supremo há alguns meses.

Assim, Brooks se transformou no terceiro preso executado este ano nos Estados Unidos e no de número 1.425 desde que a Corte Suprema reinstaurou a pena de morte no país. Na próxima quarta-feira, está previsto que o Texas proceda com a execução do réu James Freeman, que foi condenado à morte pelo assassinato em 2007 de um guarda-parque no condado de Wharton, situado ao sudoeste de Houston. G1.COM

PENDÊNCIAS - Junte sua turma e venha curtir o carnaval do Ricos Por um Dia


ALTO DO RODRIGUES - Aproveite para fazer economia de verdade no Supermercado Soberano



MOSSORÓ - registra 21 mortes violentas em 21 dias do ano de 2016

O jovem Gledson Souza Saraiva, de 21 anos de idade foi morto por enforcamento na manhã de ontem, 21 de janeiro de 2016, dentro de uma das celas da Cadeia Pública Juiz Manoel Onofre de Souza em Mossoró região Oeste do Rio Grande do Norte.

O comunicado da morte foi feito por detentos da Penitenciaria Agrícola Mario Negócio, que fica bem em frente a Cadeia. Na mensagem recebida pelos agentes, informava da morte de Gledson Saraiva e seu companheiro de cela, seria morto ainda na manhã de ontem. Segundo informações, Gledson e seu companheiro, saíram ontem da triagem e foram colocados na cela 05 do Pavilhão 02. Informações não confirmadas pela direção do presidio, eles pertenciam a facção Primeiro Comando da Capital, “PCC” e estavam na Cadeia que é dominada por detentos do Sindicato do RN.

Ele foi encontrado sentado, com sinais de espancamento e uma corda, confeccionada com lençóis, no pescoço. A princípio, o Perito Criminal, Otavio Domingos, acredita que a sua morte foi provocada por enforcamento. Ainda segundo o Perito, é possível que Gledson não tenha se matado e sim ele foi espancado e colocado na forca pelos próprios torturadores. Gledson Saraiva foi preso no início do mês acusado de assalto. Ele juntamente com um grupo teria tomado de assalto um celular de uma pessoa e foi preso em casa com o produto do assalto.

ESTADO - Robinson muda comando da PM

A Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PMRN) terá, a partir de hoje, um novo comandante-geral. A exoneração do coronel Ângelo Mário de Azevedo Dantas, que ascendeu ao cargo em janeiro de 2015, foi anunciada ontem à noite pelo governador Robinson Faria após uma longa reunião com a Cúpula da Segurança Pública, no Centro Administrativo. “Iremos mudar toda a Cúpula da Polícia Militar. Com todo meu respeito ao coronel Ângelo, mas a Polícia Militar não se adequou à velocidade da mudança que o governador e a população esperavam no combate à violência”, argumentou o governador. Nas demais Corporações, não ocorrerão mudanças neste momento. 
 Em reunião com integrantes da área de Segurança Pública, o governador Robinson Faria afirmou que quem não apresentar os resultados esperados, sairá da equipe

Apesar de não ter confirmado os nomes dos ocupantes do primeiro escalão da Polícia Militar, fontes ouvidas pela TRIBUNA DO NORTE durante e após a reunião adiantaram nomes.  No comando-geral, deverá assumir o coronel Dancleiton Pereira Leite. No dia 16 de dezembro passado ele foi nomeado subcomandante-geral da Corporação. Para o subcomando, deve ascender o atual titular do Comando Policiamento Metropolitano (CPM), Ulisses Nascimento de Paiva. E para o CPM, uma fonte informou à TN  que o comandante será o coronel Alarico Azevedo que, inclusive, já ocupou o cargo na gestão da ex-governadora Rosalba Ciarlini. O anúncio oficial dos nomes, porém,  será feito hoje pelo Governo do Estado. Sobre o perfil do novo comandante-geral da Polícia Militar, o chefe do Executivo Estadual enfatizou que quer um homem pró-ativo, líder e que não fique apenas sentado no gabinete. “Que ele tenha perfil de liderança e com capacidade de interpretar esse momento difícil, que seja combativo, que ofereça respostas rápidas para a população e que não fique procurando culpados que ele próprio vá para a linha de frente”, definiu Robinson Faria sobre o novo comandante. Os policiais  militares que respondem pelos Comandos da Corporação preferiram não comentar a decisão do governador. O coronel Ângelo Mário de Azevedo Dantas não foi localizado para comentar a exoneração e as declarações de Robinson Faria. 

ALTO DO RODRIGUES - Terceira rodada do IV Campeonato de Acesso é marcada por goleadas



Ontem, no Ginásio Poliesportivo Ivanildo Bezerra da Silva aconteceu a terceira rodada do Campeonato de Acesso à Copa Alto Folia de Futsal 2016 com duas goleadas, uma delas, a maior até agora. Foi no primeiro jogo da noite que aconteceu a maior goleada do campeonato, a equipe OS MOLEQUES venceu a equipe OS PALHAÇOS pelo placar de 15 x 3. No segundo jogo a equipe do BANGÚ venceu a equipe dos SAFADÕES pelo placar de 6 x 2. O Campeonato de Acesso é uma realização da Prefeitura Municipal do Alto do Rodrigues organizado e dirigido pelo Departamento de Esporte

ESTADO - Tentativa de fuga na Alcaçuz


Ontem, por volta das 22:40 presos tentaram fugir da Penitenciária Alcaçuz, mas não obtiveram sucesso.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

ALTO DO RODRIGUES - Secretária da SEMTHAS no Conversando com o seu Prefeito, deste sábado

A terceira edição do ano do programa de rádio "Conversando com o seu prefeito", que vai ao ar a partir das 12h deste sábado, 23, vai levar aos ouvintes assuntos importantes sobre às ações do município para a coletividade.

No estúdio do programa ao vivo na FM local, junto com o radialista Fran Seixas, estará a secretária Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS), Francleide Campos (foto). Durante o semanário, a gestora da pasta irá trazer um balanço das ações desenvolvidas durante o ano passado, abordar assuntos importantes como os programas sociais Aluguel Social e Cartão Amigo e detalhar os projetos de sua pasta para o decorrer do ano de 2016.

O programa "Conversando com o seu prefeito" é uma realização da Prefeitura Municipal, produzido pela secretaria municipal de Comunicação, com direção do secretário e jornalista, Abelardo Neto.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

ESTADO - Alto do Rodrigues e Pendências entre os dez municípios que mais perderam royalties no RN

A queda do valor do barril do petróleo e a diminuição das operações da Petrobras no RN trouxeram uma grande dor de cabeça para os municípios que ancoravam parte de suas receitas nos repasses de royalties.

Em levantamento feito pelo "O Potiguar", fica claro o rombo nas receitas municipais. Entre 2014 e 2015, Mossoró, que lidera o triste ranking, perdeu mais de R$ 16 milhões de arrecadação com royalties. Macau e Guamaré vem logo em seguida com cerca de R$ 15 milhões cada. Logo após temos Pendências, Alto do Rodrigues, Goianinha, Ielmo Marinho, Grossos, Tibau e Areia Branca. O cenário internacional e a queda da atuação da Petrobrás no RN tendem a intensificar o cenário adverso

ALTO DO RODRIGUES - Dia 29 o chicote vai estralar, assista show completo de uma das atrações


ECONOMIA - Compre e utilize os serviços dos nossos parceiros


ECONOMIA - Compre e utilize os serviços de nossos parceiros

PENDÊNCIAS - Adquira logo o seu kit para brincar no melhor lugar da folia


OPORTUNIDADE - Sine/RN oferece 13 vagas de emprego na Grande Natal e em Mossoró


O Sine/RN oferece 13 vagas de emprego para Natal e Mossoró nesta quarta-feira (19). As oportunidades são todas permanentes para funções como arte-finalistas, eletricista de veículos, mecânico, dentre outras.

Em Natal são oferecidas quatro vagas, que também valem para a região Metropolitana da capital. Já em Mossoró, são nove vagas com oportunidades para vendedor, promotor de vendas, chapeiro, assistente administrativo, dentre outras.

Para concorrer às vagas, os candidatos devem se cadastrar via Internet no Portal Mais Emprego do Ministério do Trabalho e Emprego no endereço maisemprego.mte.gov.br ou na unidade do Sine Matriz Cidade da Esperança, localizada na Rua Adolfo Gordo, s/n, Cidade da Esperança - Natal-RN no prédio da Central do Trabalhador no horário de 8h as 16h ou em qualquer agência do Sine nas centrais do cidadão de Natal e interior do Estado.

Os interessados  que não tem cadastro e acesso ao Portal Mais Emprego, podem comparecer as Agências do SINE, com Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Número do PIS, cédula de identidade (RG),Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de residência. O atendimento é de acordo com os horários das centrais do cidadão e no SINE Matriz Cidade da Esperança no prédio da Central do Trabalhador, das 8h às 16h.

Confira as vagas de emprego ofertadas nesta quarta-feira:

Vagas PERMANENTES Natal e Grande Natal
ARTE-FINALISTA    1
ELETRICISTA DE INSTALAÇÕES DE VEÍCULOS AUTOMOTORES    1
MECÂNICO DE AUTOMÓVEL    1
TÉCNICO DE TELEFONIA    1

Vagas MOSSORÓ e Região
ASSISTENTE ADMINISTRATIVO    1
CHAPEIRO    1
FORNEIRO DE PADARIA    1
GERENTE COMERCIAL    1
MONTADOR DE MÓVEIS DE MADEIRA    1
PROMOTOR DE VENDAS    1
VENDEDOR PRACISTA    3

TRIBUNADONORTE.COM.BR

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

RECUPERAÇÃO - Que onda é essa Ronaldo?


COLUNISMO SOCIAL DE LUTO - Morre colunista social Jota Oliveira

Jota Oliveira foi encontrado morto no apartamento onde vivia nesta terça-feira
Morreu nesta terça-feira (19) o colunista social Jota Oliveira, do NOVO Jornal. 

O blogueiro foi encontrado no início da manhã por uma de suas funcionárias no apartamento onde morava, no bairro de Areia Preta, em Natal. Ele também passou pela Tribuna do Norte, onde ficou até outubro de 2014.

A informação foi confirmada por amigos do colunista. Jota foi encontrado no banheiro do apartamento. A funcionária do blogueiro ainda entrou em contato com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que ao chegar ao local constatou a morte.

Uma equipe do Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) foi até o local para fazer a retirada do corpo.

Em sua última coluna na edição impressa do NOVO de hoje, o jornalista, que escreve nas páginas do jornal desde meados do ano passado, reproduziu uma frase de Clarisse Lispector, em que a escritora diz “Sou como você me vê. Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania, depende de quando e como você me vê passar”.

Confira a última coluna publicada pelo blogueiro Jota Oliveira, um dos ícones do colunismo social.
clique aqui

ALTO DO RODRIGUES - "Cajueiro não dá coco, coqueiro não dá limão, eu sem você não dá não..."

Esse é um dos grandes sucessos do furacão do momento, Mano Walter que vai se apresentar dia 29 de janeiro na Prévia do Carnaval, em Mano Casa Show. Além dessa atração o promoter Mano já contratou Zé Sanfoneiro e Zé Filho para abrilhantar ainda mais a festa. E aè, vamo ou bora? Confira o sucesso "Eu sem você não dá não!
Compre sua senha na Churrascaria do Mano ou na Schalk de Alto do Rodrigues. Mais informações (84) 3523 2731

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

ALTO DO RODRIGUES - Nialison para UFRN e Francleide para licenciatura em Letras


Nesta terça, duas boas não, ótimas notícias para os altorodriguesens. Nialison Baracho, filho do casal Nixon e Gerlane passou no vestibular e vai cursar Enganharia Mecânica, pela UFRN. A outra ótima notícia também é de aprovação. Francleide Campos, secretária de Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS) de Alto do Rodrigues foi classificada na UERN para o curso de licenciatura em Letras com habilitação em língua inglesa.

A alegria dos dois foram publicadas em suas páginas pessoais no facebook

NIALISON

FRANCLEIDE


Se você passou em algum curso e gostaria de ser parabenizado(a) para todo mundo ver, nos envie e publicaremos. Parabéns para Nialison e Fracleide.

ECONOMIA - Walmart confirma que fechará 269 lojas da rede

A rede varejista Walmart anunciou nos Estados Unidos um plano para encerrar as operações de 269 lojas em vários países. No Brasil, a companhia confirmou que já ocorreu o fechamento de 60 pontos de venda. Apenas nos EUA, a rede decidiu fechar 154 lojas, incluindo 102 do formato Walmart Express, lojas de tamanho menor que vinham sendo testadas desde 2011.

De acordo com a empresa, as operações encerradas pelo Walmart Brasil vinham apresentando baixa performance. Essas 60 lojas representam 5% do total das vendas da companhia em território brasileiro, informou a rede. Segundo a companhia, vários dos funcionários afetados foram realocados para outras unidades no Brasil.

Conforme antecipou o jornal O Estado de S.Paulo, a ordem da matriz americana para fechamento das lojas começou a ser cumprida nos últimos dias de 2015. As operações internacionais do Walmart perderão ao todo 115 pontos de venda. Além dos 60 fechamentos no Brasil, a rede anunciou que outras 55 lojas estão sendo fechadas em outros países da América Latina. O encerramento das operações faz parte de um grande processo de revisão do portfólio de lojas da companhia norte-americana, que até então tinha mais de 11,6 mil pontos de venda no mundo.

No Brasil, a confirmação dos fechamentos ocorre junto com mudanças no alto escalão. Flávio Cotini, atual vice-presidente de Finanças do Walmart Brasil, será o novo presidente e CEO da operação no País. A mudança ocorre após a promoção do atual presidente, Guilherme Loureiro, que assume o Walmart no México e América Central. As trocas de comando passam a valer a partir do dia 1º de fevereiro.

As mudanças ocorrem num momento em que o Walmart tem precisado aumentar despesas e investimentos. Em uma reunião com investidores em outubro, o CEO global da companhia, Doug McMillon, afirmou que o lucro no próximo ano fiscal poderia cair em torno de 12% por conta da necessidade de investimento em comércio eletrônico, aumentos de salário e necessidade de reforma nas lojas.

De acordo com a companhia, os fechamentos vão gerar um impacto da ordem de US$ 0,20 a US$ 0,22 no lucro por ação da empresa, sendo que 75% disso está ligado ao encerramento de operações nos Estados Unidos e grande parte do restante diz respeito ao Brasil. 

OPORTUNIDADE - Inscrições para concursos da Prefeitura de Natal estão abertas; veja

Foram abertas nesta segunda-feira (18) as inscrições para os concursos públicos para as Secretarias Municipais de Trabalho e Assistência Social (Semtas), de Segurança Pública  e Defesa Social (Semdes) e de Educação (SME) de Natal. No total, 912 vagas são ofertadas, sendo 892 somente para a Semtas. As vagas são para os níveis médio, técnico e superior, em várias áreas, com salários de até R$ 2.396,01.

As inscrições vão até às 23h59 do dia 4 de fevereiro A taxa de inscrição é de R$ 69,77 para nível superior e R$ 47,77 para nível médio e podem ser feitas somente via internet, através do site da Idecan, organizadora do certame.

As vagas em disputa são para trabalhos relacionados à Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas). Para nível superior há oportunidades para administrador (5), advogado (8), arte educador (2), assistente social (246), contador (3), economista (1), educador social (26), estatístico (2), nutricionista (4), pedagogo (34), psicólogo (82), sociólogo (1) e terapeuta educacional (4). Os salários são de R$ 2.396,01.

Já para nível médio, as vagas são para assistente administrativo (262), cuidador (156) e orientador social (50), com vencimentos de R$ 1.043,80, e técnico de nutrição (4), com salários de R$ 1.060,84. 

A previsão é que as provas ocorrem entre 28 de fevereiro e 6 de março.

ECONOMIA - Piso salarial de professores preocupa estados e municípios

Secretários de Educação de estados e municípios estão preocupados com os efeitos do aumento do piso salarial dos professores das escolas públicas sobre o orçamento dos governos estaduais e das prefeituras. A avaliação é de que o aumento do piso se dá com base em projeções que não consideraram a perda de arrecadação.

Segundo os secretários, o volume de gastos com salários inviabiliza o cumprimento de metas do Plano Nacional de Educação e retira dinheiro que deveria ser investido na estrutura e modernização das escolas. O presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação, Eduardo Deschamps, acrescenta que o aumento de gasto na folha de pagamento dos professores pode esbarrar nos limites de gastos com salários previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal.

Os secretários de Educação querem discutir no fórum permanente para acompanhamento da atualização progressiva do valor do piso nacional o novo índice para o reajuste dos salários iniciais de professores. Eles também querem que a União aumente os repasses para o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

Este ano o Ministério da Educação promete repassar o mínimo de 10% do fundo, cerca de R$ 1,3 bilhão, para dez estados e 1.900 municípios. Para o presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação, Alessio Costa Lima, o aumento do aporte de recursos pode ser uma solução imediata.

O piso nacional dos professores funciona como o salário mínimo. Vale para o início da carreira e os estados e municípios que já pagam acima do valor não são obrigados a efetuar o aumento. Há, no entanto, demanda dos professores de diferentes estados e municípios para que o reajuste se dê em todos níveis de carreira.

Para reduzir o impacto, as secretarias de Educação têm diminuído os níveis de carreira, o que provoca achatamento dos salários dos professores com mais tempo de trabalho e qualificação. Por causa de reajuste salarial, no ano passado, 14 estados tiveram greves de professores.
Fonte: TLA

ESTADO - Potiguar Elizaldo Alves garante vaga na próxima fase do The Voice Kids

O adolescente potiguar Elizaldo Alves, de 13 anos, encantou a dupla Victor & Léo durante sua audição no programa The Voice Kids, da Rede Globo. O menino é natural de São Vicente, cidade na região Central do Rio Grande do Norte, e garantiu vaga na próxima fase da atração. Segundo site do The Voice Kids, Elizaldo canta desde 8 anos. Durante a audição, o potiguar cantou "Domingo de Manhã", da dupla Marcos & Belutti, fazendo com que a dupla de técnicos virasse a cadeira. Mas o dom para música vem mudando sua vida. O jovem potiguar venceu a timidez e quando apareceu a oportunidade de cantar, ainda quando participava do programa do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), abraçou o sonho.

Em entrevista recente a sites de notícias do Seridó, o menino disse ser católico e devoto de Nossa Senhora Aparecida. Aos 10 anos, começou a cantar no coral na igreja de São Vicente Férrer, em sua cidade natal. Hoje, cursando o 7º ano, o menino tem o sonho de se tornar um astro da música religiosa.

Sonho
A inscrição para o The Voice Kids Brasil foi feita pelo coordenador de um grupo da igreja e conselheiro tutelar, Abrãao Nunes, com a autorização da mãe de Elizaldo. Os amigos da igreja promoveram até para produzir o vídeo exigido pelo programa. Os amigos participou da eliminatória em Fortaleza ates de estrear no palco principal da competição. Elizaldo é quarto potiguar a participar de uma edição do The Voice, sendo o primeiro na versão Kids. Antes dele, já haviam passado pelo programa as cantoras Simona Talma, Swellen Pimentel e Khrystal.

 tribunadonorte

domingo, 17 de janeiro de 2016

SORTE - Duas apostas acertaram a mega desta sábado

A Caixa Econômica Federal (CEF) realizou na noite deste sábado (16), em Serra (ES), o sorteio do concurso 1.781 da Mega-Sena.  As dezenas sorteadas foram: 01 - 08 - 22 - 49 - 52 - 53
Duas apostas, uma de Manaus (AM) e outra de Prata (MG), acertaram as seis dezenas e levarão R$ 12.626.122,54, cada uma. Foram 54 acertadores da quina, que serão premiados com R$ 44.720,27. Por fim, 3.941 apostas fizeram a quadra, com R$ 875,37 para cada uma. A estimativa de prêmio para o próximo concurso, no próximo dia 20, é de R$ 3 milhões. 


SAÚDE - Governo distribuirá teste único para detectar dengue, zika e chikungunya

O Ministério da Saúde começará a distribuir no fim de fevereiro as primeiras 50 mil unidades do Kit NAT Discriminatório para dengue, zika e chikungunya, que permitirão o diagnóstico simultâneo das três doenças com maior agilidade. Outra qualidade é a redução do custo de aplicação do teste.

O vice-diretor de Desenvolvimento Tecnológico e Prototipagem do Instituto Carlos Chagas (ICC/Fiocruz-Paraná), Marco Aurélio Krieger informou que o teste no formato que foi produzido é único no mundo. “Não existe nenhum teste disponível, que faça esta avaliação discriminatória neste formato”, contou.

Os kits serão encaminhados a 18 dos 27 laboratórios centrais (Lacen) do Ministério da Saúde, localizados em cada estado do país, que conforme o ministro, estão equipados para receber os 50 mil testes, produzidos pela Fiocruz, no Rio de Janeiro.

O ministro Marcelo Castro informou que estão confirmadas três mortes por chikungunya, duas na Bahia e uma em Sergipe, todas em pessoas idosas. Castro disse que as três doenças que serão diagnosticadas com os testes são graves e estão matando.

O presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, informou que se os testes fossem produzidos por laboratórios privados e com aplicações para cada tipo das três doenças custariam entre R$ 900 e mais de R$ 2 mil.