Memorial às vítimas de Covid

sábado, 5 de novembro de 2016

ESTADO - Das 6 escolas do RN onde o ENEM foi cancelado, 3 já estão desocupadas

Dos seis locais de provas do Enem listados pelo Ministério da Educação (MEC) como ocupados no Rio Grande do Norte, apenas três estão, de fato, ocupados. A realização do Enem nesses locais foi adiada para dezembro. Ao todo, 5.150 inscritos do RN foram afetados pelo adiamento. As ocupações em escolas e universidades de diversos estados são motivadas pela rejeição à medida provisória que trata da reforma do ensino médio e também contra a PEC do teto de gastos públicos.

De acordo com a relação divulgada pelo MEC na manhã desta sexta-feira (4), o Enem não será realizado no campus da UERN de Pau dos Ferros, no campus da UFRN em Caicó (1.138), no IFRN de Macau, no IFRN da Zona Norte de Natal e nas escolas estaduais Professor Anísio Teixeira e Desembargador Floriano Cavalcanti, ambas na capital potiguar. A direção do IFRN da Zona Norte informou que a unidade foi desocupada na última terça-feira (1º). A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas no RN (Ubes) confirmou que a Escola Estadual Floriano Cavalcanti foi desocupada na quarta-feira (2) e a Escola Estadual Desembargardaor Anísio Teixeira foi desocupada nesta quinta-feira (3).

"Os estudantes suspenderam a ocupação para a realização do Enem. Esse adiamento por parte do MEC é para desligitimar o movimento. As escolas estão desocupadas, se não houver o Enem é porque o MEC quis sufocar e criminalizar o movimento desde o início", disse Pedro Gorki, vice-presidente regional da Ubes do RN. A assessoria do campus do IFRN de Macau informou que os estudantes emitiram uma nota pública no início da semana informando que iriam desocupar o prédio nesta quinta (3). Mas, diante do adiamento do Enem os estudantes permaneceram na unidade.

A diretora do campus da UFRN em Caicó, professora Sandra Kelly, informou que desde a semana passada ficou acertado com o representante local do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) que o prédio seria desocupado nesta sexta (4) para viabilizar a realização do Enem. "De qualquer forma a gente só entregaria o prédio na manhã deste sábado porque nós temos aula hoje (sexta) a noite. Se quiserem vir aplicar a prova o prédio estará pronto", disse.

A assessoria do Inep informou que o prazo para que os locais de provas do Enem fossem desocupados terminou na última segunda-feira (31) e que as unidades que foram desocupadas após esse prazo não terão a realização das provas. Os inscritos que tiveram as provas adiadas farão o Enem nos dias 3 e 4 de dezembro.

Enem no RN
Para os 190.576 candidatos inscritos no estado que não foram afetados pelas ocupações, as provas acontecem sábado (5) e domingo (6). Em razão do Horário de Verão, é preciso ficar atento à abertura e fechamento dos portões. No estado, pelo horário local, os portões abrem às 11h e fecham às 12h. Já as provas, terão início às 12h30.



Quanto à faixa etária, 38,4% dos inscritos no estado têm de 21 a 30 anos, e 2% têm menos de 16 anos de idade. Quanto ao sexo, as mulheres são maioria: 110.890 inscrições, o que representa 57% dos candidatos. G1RN

Nenhum comentário: