Memorial às vítimas de Covid

sábado, 6 de junho de 2015

ALTO DO RODRIGUES - População participa do programa Conversando Com o Seu Prefeito

ALTO DO RODRIGUES - Prefeito Abelardo e Zé Pedro no Conversando Com o Seu Prefeito

Daqui a pouco, 12h, deverá ser transmitido pela rádio local FM que se diz comunitária, o pronunciamento do prefeito Abelardo Rodrigues e ainda contará com a participação ao vivo do vereador José Itamar dos Santos, conhecido como Zé Pedro(DEM), líder do governo na Câmara Municipal.

O programa é uma produção da secretaria municipal de comunicação sob o comando de Abelardo Neto e apresentação do locutor das multidões, Fran Seixas.

Se a diretoria aceitar o áudio, se a frequencia da rádio não baixar, se... se... se... se...

IPANGUAÇU - Hoje é o grande dia do Arraiá de Vicente com duas grandes atrações, junte a turma


CARNAUBAIS - Transporte de eleitores no dia da eleição, só veículos autorizados pela Justiça Eleitoral

Juiz Eleitoral Dr Marco Antonio
O magistrado Marco Antonio Mendes Ribeiro publicou a Portaria nº 12/2015, que estabelece critérios com o transporte gratuito de eleitores no dia da eleição suplementar, marcada para o dia 05 e julho. Na Portaria, o juiz eleitoral também determina o quadro geral de percursos e horários programados. Como é de responsabilidade da Justiça Eleitoral o transporte gratuito de eleitores em dia de eleição, confira o que pode (e o que não pode) no transporte de eleitores para o dia da eleição suplementar.

Artigo 1º - O transporte de eleitores se fará exclusivamente através de veículos autorizados pela Justiça Eleitoral, os quais serão fornecidos pelos Órgãos Públicos dos municípios desta 47ª ZE, mediante a afixação de tarja de identificação apropriada, sendo vedado o uso de veículos indicados por partido, candidato ou coligação;
Artigo 2º - Fica proibido o transporte de eleitores em veículos não autorizados, caracterizando-se, nesses casos, crime eleitoral;
Parágrafo único – A proibição do presente artigo não se aplica à:
I - coletivos de linhas regulares e não fretados;
II - de uso individual do proprietário, para o exercício do próprio voto e dos membros de sua família;
III - O serviço normal, sem finalidade eleitoral, de veículos de aluguel não atingidos pela restrição de que trata o cabeça deste artigo;
Artigo 3º - Os eleitores que não puderem se deslocar de suas residências para a seção de votação, por motivo de doença que os impossibilitem de se locomover, não estão obrigados a votar, devendo, até sessenta dias após a data da eleição, comparecer ao Cartório Eleitoral para justificar a ausência de voto, portando titulo eleitoral e cópia do atestado médico comprobatório;
Artigo 4º - O responsável pelo descumprimento da presente Portaria incorrerá nas punições previstas em Lei, podendo ser preso em flagrante delito, ter seu veículo apreendido e responder a processo penal eleitoral;
Artigo 5º - Os eleitores que não puderem votar, por motivo justo, poderão, até sessenta dias após a data do pleito, poderão comparecer ao Cartório Eleitoral munidos de seu título eleitoral para proceder a justificativa da ausência às urnas;
Artigo 6º - A distribuição dos veículos que ficarão à disposição da Justiça Eleitoral, no município de Pendências/RN, será da seguinte forma:

NATAL - TJ mantém multa para organizadora do Carnatal por presença de crianças em bloco

A presença de menores de idade em um dos blocos do evento Carnatal, flagrada por Agentes de Proteção do Juizado da Infância de Natal, ocasionou a imposição de multa à Destaque Propaganda e Promoções Ltda. Os desembargadores que integram a 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte mantiveram a condenação imposta pela 2ª Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Natal, que fixou multa de dez salários mínimos à empresa. 

Na defesa, a Destaque argumentou que não é proprietária do bloco Bikoka com quem possui relação contratual de mera autorização para participar do evento, não sendo a responsável. Para a desembargadora Judite Nunes, relatora do recurso, a Destaque é uma das responsáveis pela observância das normas expressas que mostra os responsáveis solidários pelo cumprimento da Portaria.

“Na condição de promovente do Carnatal, é dever da empresa, a vigilância dos menores, independente do bloco em que estejam, não havendo como afastar sua responsabilização e, em consequência, se concluir pela sua ilegitimidade passiva”, ressalta a desembargadora.

ALTO DO RODRIGUES - Zé Pedro vai desafiar o apresentador do programa de rádio, Olegário


Através de sua assessoria, fomos informados que o vereador Zé Pedro (DEM) vai desafiar o apresentador do programa de rádio, Olegário. Não sabemos qual será qual o tipo de desafio, basta escutar o programa Conversando Com o Seu Prefeito deste sábado, a partir das 12h, na rádio que se diz comunitária.

ESPORTE - América é a equipe que mais recebeu amarelos na Série C

O América é o clube no Campeonato Brasileiro da Série C com o maior número de cartões amarelos nesta três primeiras rodadas da competição nacional, ainda restando a partida entre Cuiabá e Fortaleza que se enfrentam na noite desta segunda (1º).

Em três jogos, o alvirrubro recebeu 15 cartões, média de cinco por partida. Destes, seis foram oriundos de reclamação de atletas ao árbitro das partidas já disputadas neste Brasileirão. Se juntarmos as três Séries do Campeonato Brasileiro, o time natalense fica somente atrás do de Avaí e Vasco, ambos na Série A, cada um com 18 amarelos, e Vitória e Ceará, recordistas neste começo de campeonato na Série B, com 17, cada.

PESQUISA - RN é segundo estado do Nordeste em aprovações no Exame da OAB

Um estudo divulgado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) colocou o Rio Grande do Norte como o segundo estado do Nordeste no índice de aprovação do Exame de Ordem, realizado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Segundo a pesquisa, que analisou 12 edições do Exame, da 2ª à 13ª, o RN só perde para o Ceará na região, que lidera também o ranking nacional.

Dos mais de 21 mil inscritos no RN ao logo dessas 12 edições, 3.960 foram aprovados, o que representa 18%. Ainda de acordo a FGV, o Ceará foi o Estado que se saiu melhor no Exame, com 21,5% de aprovação, seguido de Minas Gerais (20,3%), Santa Catarina (20,2%), Rio Grande do Sul (19,7%) e Rio de Janeiro (19,2%).

“O aluno sente o impacto das visitas. Apresentamos dicas simples, compartilhamos experiências pessoais, criamos um vínculo e nos tornamos mais próximos dos estudantes. Isso contribui, em certa medida, para uma maior tranquilidade na hora da prova”, disse Mirocem.

sexta-feira, 5 de junho de 2015

CARNAUBAIS - O abraço 40 é como coração de mãe, sempre cabe mais um

Sempre recebendo mais um, sejam todos bem vindo,  assim se inciou a caminhada de Júnior Benevides e Alzenir, sendo abraçado pelo exército 40, estando cada eleitor vigilante e disposto a contribuir com o sucesso da "Coligação Vitória do Povo". Júnior Benevides e Alzenir foram calorosamente recebido pelos moradores do conjunto Núbia Lafaiete, comunidade que teve o privilégio da largada da campanha, terminando a visitação com pronunciamento dos candidatos.

Gente de todas as faixas etárias, independentes de credo religioso ou classe social, letrados ou apenas alfabetizados procuravam o candidato para dizer que por respeito á Carnaubais vão votar no 40 no dia da eleição. Luizinho Cavalcante consciente da responsabilidade que tem com o desenvolvimento de Carnaubais, conclama seus aliados para votar em 5 de julho em Júnior Benevides e Alzenir de Zenildo.

O prefeito Júnior Benevides após agradecer a generosa acolhida do moradores da comunidade do Núbia Lafaiete, expressou seu desejo de permanecer servindo ao povo de Carnaubais reafirmando o compromisso público de governar com responsabilidade, aplicando os recursos do município no desenvolvimento da educação, saúde, habitação, esportes e outros necessidades coletivas. 

Encerrou a programação, saindo todos num passeio motorizado, circulando pelas principais ruas da cidade com motos e carros, fazendo um bonito trajeto na avenida principal Abel Alberto da Fonseca, seguindo pela Francisco Jorge dos Santo até a praça Olavo Lacerda Montenegro no bairro do Pacheco.
fotos e texto: aluizio lacerda - montagem: altonoticias

IPANGUAÇU - Amanhã, o grande dia do Arraiá de Vicente


COLIRIOS - Hoje tem em dose dupla

ALTO DO RODRIGUES - Junina Explosão Potiguar fará apresentação especial do projeto 2015


Neste sábado, no Ginásio Poliesportivo Ivanildo Bezerra, os integrantes da quadrilha junina Explosão Potiguar, fará uma super apresentação especial, mostrando ao público, todo o figurino e música que será utilizado como tema deste ano. Entrada custa apenas R$ 5 (cinco reais)

ALTO DO RODRIGUES - Torneio com times da cidade e distritos na reinauguração do estádio "Abelardão"

A Prefeitura municipal de Alto do Rodrigues realizará neste domingo, dia 07 de junho de 2015, às 15h. a reinauguração do Estádio Municipal Abelardo Rodrigues, na oportunidade o Departamento de Esporte da Prefeitura do Alto do Rodrigues realizará o torneio de futebol entre as equipes da cidade e dos distritos.

ESPORTE - Com média de 344 por jogo, ABC é o segundo time que mais acerta passes na Série B

Segundo o site Footstats, o ABC é a segunda equipe no Campeonato Brasileiro d Série B em número de passes certos na competição nacional. Em quatro jogos disputados o alvinegro acertou 1.377 passes. Em média, o time da capital do estado acerta 344 passes por jogo. O clube natalense só fica atrás do Santa Cruz, que acertou 1.583.

Em compensação, o time que menos acertou passes na Série B até a 4ª rodada foi o Boa Esporte. Nos quatro jogos disputados pela representante mineiro na Série A acertou 858, média de 214,5 por partida.

ESPORTE - Rodada do brasileirão neste sábado à noite, terá transmissão da Globo e Band

Com o amistoso preparatório para a Copa América da Seleção Brasileira contra o México na tarde de domingo e a final da Liga dos Campeões da Europa na tarde de sábado entre Juventus e Barcelona, os três jogos do Campeonato Brasileiro A com transmissão da tv aberta serão transmitidos na noite deste sábado, 6, por Globo e Bandeirantes.

No horário das 22h jogarão Atlético Parananense x Vasco, Joinville x Corinthians, ambos transmitidos por Globo e Band para parte da rede, e São Paulo x Grêmio, somente transmitido pela RBS, afiliada da TV Globo no Rio Grande do Sul.

Ainda neste fim de semana, as emissoras transmitem juntas os dois jogos do Brasil pela Liga Mundial de Vôlei. Já as finais masculina e feminina do torneio de Roland Garros e as Copas do Mundo Sub-20 e Feminina terão transmissão da emissora paulista

quinta-feira, 4 de junho de 2015

PENDÊNCIAS DE LUTO - Vereador Teté Locutor, lamenta morte do amigo Gilson Dantas

O vereador e amigo Teté Locutor, lamentou profundamente a morte de Gilson, a quem chamou de um amigo leal, determinado, guerreiro e cheio de sonhos a realizar, que foram interrompidos no início da noite de hoje, 

"Lamento a morte deste grande amigo que vai deixar saudades eternas por tudo que representa para mim, minha família e ao município", disse Teté Locutor, ainda perplexo com a morte de Gilson.

No início da noite desta quinta-feira, Gilson trafegava em sua moto pela Avenida Félix Rodrigues quando perdeu o controle da motocicleta, batendo fortemente em um tronco, chegando a quebrar o pescoço, tendo morte instantanea. O velório acontecerá no Ginásio Poliesportivo Oto Bezerra e o sepultamento está marcado para às 16h desta sexta-feira, no cemitério São Francisco, próximo ao Ginásio.

Gilson Bernardo Dantas de 44 anos, deixa três filhos e grande exemplo de amigo.

MOVIMENTO - Milhares participam da Marcha para Jesus 2015 em São Paulo

Participantes da Marcha para Jesus 2015 (Foto: Marcelo Brandt/G1)
Milhares de pessoas se reuniram na Marcha para Jesus 2015 em São Paulo nesta quinta-feira (4), feriado de Corpus Christi, em defesa da união das diferentes denominações evangélicas em torno da crença em Jesus Cristo. O evento é liderado pela Igreja Renascer em Cristo sob o tema "Exaltando o Rei dos Reis" e é comandada pelo apóstolo Estevam Hernandes. O senador evangélico Magno Malta (PR-ES) acompanha o ato do carro principal.

A marcha começou por volta das 10h30 e deve terminar às 21h30 com shows de música gospel. Por volta das 12h, a Polícia Militar estimava o público em 340 mil pessoas. No ano passado cerca de 200 mil pessoas participaram do ato.

quarta-feira, 3 de junho de 2015

HUMOR NA POLÍTICA - Quinze motivos

Eleito governador de Minas Gerais em 1982, Tancredo Neves foi logo pressionado pelo vice, Hélio Garcia, a nomear um aliado para o importante cargo de secretário de Obras. Tancredo recusou a indicação, mas Garcia insistiu, certo de que era uma boa ideia. Não era, como demonstrou Tancredo:

- Não posso nomear para a Secretaria de Obras alguém que é conhecido por “Quinzinho”...

Não se falou mais no assunto.


ALTO DO RODRIGUES - Prefeito Abelardo e Zé Pedro no Conversando Com o Seu Prefeito deste sábado (06)

Prefeito Abelardo Rodrigues e o vereador "apaga rastro", Zé Pedro, convidados do programa
No próximo sábado, o programa Conversando Com o Seu Prefeito terá a participação de dois convidados, o vereador Zé Pedro e o prefeito Abelardo Rodrigues.

No último sábado, a rádio que se diz comunitária, não recebeu o áudio com o pronunciamento do prefeito e neste sábado (06), será enviado novamente o áudio com as palavras do prefeito Abelardo. Ao vivo, o vereador Zé Pedro, líder do governo na Câmara Municipal, participará do programa Conversando Com o Seu Prefeito.

O programa é transmitido pela rádio "comunitária" local no horário das 12 às 13h sendo uma produção da secretaria municipal de comunicação sob os cuidados do jornalista Abelardo Neto e apresentação do locutor das multidões, Fran  Seixas 

ESTADO - Ministério Público quer intervenção judicial no Hospital do Seridó

Os Ministérios Públicos Federal (MPF) e Estadual em Caicó ajuizaram na terça-feira, 2 de junho, uma ação civil pública contra a Fundação Hospitalar Doutor Carlindo Dantas, mantenedora do Hospital do Seridó, e contra o Município de Caicó em razão das péssimas condições de funcionamento do hospital, o único que presta assistência materno-infantil para uma população de 13 municípios da região. Atualmente, tramitam no Ministério Público Estadual em Caicó cinco inquéritos civis que apuram uma série de irregularidades, que levaram à morte de três parturientes e dois bebês.

De acordo com a ação conjunta, é frequente o recebimento de denúncias, tanto pela Procuradoria da República no Município, quanto na Promotoria de Justiça, relatando problemas. Os depoimentos colhidos pelo Ministério Público revelam ausência de avaliação médica quando da chegada das gestantes à urgência do hospital, sendo recebidas por enfermeiras ou parteiras; negativa de atendimento médico por encontrar-se dormindo o médico plantonista; falta de assistência nos leitos de urgência, chegando uma paciente, com hemorragia, a ter seu bebê dentro do banheiro, sem nenhum profissional para dar suporte. Isso, somado às deficiências estruturais e de equipamentos, bem como à insuficiência de profissionais indispensáveis ao atendimento obstétrico.

Para o Ministério Público, o Município de Caicó também é responsável pela situação pois não poderia permitir que os serviços de saúde ofertados em seu território, se deem em condições tão precárias, pondo em risco a integridade dos usuários que lá são atendidos. “A ausência do município tem ocasionado o maior de todos os danos: a própria aniquilação dos direitos de gestantes e bebês, com os vários eventos de mortes lá ocorridos”, destacam os autores da ação.

A ação do Ministério Público pede, com urgência, a decretação de intervenção judicial na Fundação Dr. Carlindo Dantas, por um prazo de 180 dias. Além disso, pede o afastamento por completo da fundação da gestão do Hospital do Seridó para que o Município assuma definitivamente os serviços de assistência médico-hospitalar ofertados no hospital, obrigando-se o ente municipal a adotar todas as providências administrativas e orçamentário-financeiras cabíveis para inserir o serviço em sua rede de saúde.

ALTO DO RODRIGUES - Zé Pedro pede dispensa no PL nº 532

O vereador Zé Pedro pediu dispensa das comissões temáticas da Casa, no Projeto de Lei (PL)  nº 532/2015 que cria o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e os procedimentos de inspeção sanitária de estabelecimentos que produzam alimentos de origem animal e vegetal para consumo humano.

ALTO DO RODRIGUES - Vereadora Ina Mulatinho está de volta

Na sessão ordinária desta quarta-feira, foi registrado a presença da vereadora Ina Mulatinho (PROS) de volta aos trabalhos do legislativo.

PENDÊNCIAS - Câmara Municipal aprova a Lei Orçamentária Anual

Vereadores: Raimundo Alves, Luiz do Porto, Maria Zilda, Valdemar Bezerra, Gilberto Fonseca, Carlos Montenegro e Franklin Teixeira
Foi aprovado na noite desta terça-feira, o Projeto de Lei (PL) nº 619/2015 que dispõe sobre a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) do município para 2016. Agora, depois e aprovado, o PL segue para a prefeitura que deverá realizar reuniões e definir o que vai compor o Orçamento do próximo ano, entre outros assuntos pertinentes ao Projeto de Lei.

PENDÊNCIAS DE LUTO - Faleceu o empresário Walter Lopes


A surpresa que ninguém quer receber, aconteceu nesta manhã de quarta-feira, ao sabermos da morte prematura de amigo, homem sério, trabalhador e dedicado à família. Seu Walter "da queijeira", pai de três filhos, Walter Filho, Wilmara e Valéria, partiu para o "andar de cima", rapidamente, , segundo amigos, depois de voltar de uma caminhada foi vítima de um infarto. Seu Walter faleceu no dia do nascimento do neto, Vitor, filho da caçula Valéria. Outras informações no decorrer do dia.

CARNAUBAIS - Juiz Eleitoral e MP publicam portaria regulamentando comícios e carreatas para esta eleição

Juiz Eleitoral Dr Marco Antonio Mendes Ribeiro e Promotor Eleitoral Dr Marcos Adair Nunes
Em conjunto, Juiz Eleitoral e o Ministério Público Eleitoral (MPE) da 47ª Zona Eleitoral, que abrange a cidade de Carnaubais, onde acontecerá no dia 05 de julho, uma eleição suplementar, publicaram a Portaria nº 11/2015, desde ontem, regulamentando os comícios e carreatas a serem realizadas pelas duas coligações que disputam o pleito suplementar, principais pontos são os seguintes: 

Comícios é permitido no horário entre 08 às 22h, ficando proibida, 48 horas antes da eleição, a veiculação de qualquer propaganda eleitoral na internet ou mediante rádio ou televisão, jornal escrito, incluídos, entre outros as rádios comunitárias e os canais de televisão VHF, UHF e por assinatura e, ainda a realização de comícios ou reuniões públicas. Fica proibido também, a realização de showmício e de eventos parecidos para promoção do candidato, bem como a apresentação, remunerada ou não, de artistas com a finalidade de animar comícios e reunião eleitoral.

O uso de telões é permitido durante o comício para divulgação das propostas dos candidatos, ficando vedado o uso de telões em horários semelhantes para o mesmo candidato ou partido de forma simultânea no mesmo dia do evento, bem como a utilização de telões para divulgação de conteúdo que não seja de natureza eleitoral como músicas, shows, etc. Diz o artigo 3º da Portaria: A realização de comícios, passeatas, carreatas e carros de som no âmbito da área urbana do município de Carnaubais dar-se-á em dias alternados, conforme definição em sorteio, sendo vedado aos partidos, coligações e candidatos realizar eventos desta natureza bem como qualquer espécie de ato político com participação de candidatos e da militância em dia reservado a partido, coligação e candidato diverso, sob pena de imediata suspensão do evento, sem prejuízo de outras sanções legais aplicáveis

Junior começa no dia 05 de junho e Dinarte termina no dia 02 de julho
De acordo com o sorteio realizado no Fórum, ficou acertado que a Coligação Vitória do Povo iniciará seus trabalhos na cidade e no dia seguinte, será a vez da Coligação Carnaubais Quer Mudar fazer sua mobilização na zona urbana. A Coligação Vitória do Povo (Junior/Alzenir) começa no dia 05 na área urbana já a Coligação Carnaubais Quer Mudar (Dinarte/Keide) realiza suas mobilizações políticas no dia 06 de junho na área urbana e assim por diante, um dia Junior/Alzenir faz mobilizações na cidade, no outro é a vez de Dinarte/Keide realizarem seus atos políticos. Lembrando que, quem fizer mobilizações na área urbana, poderá fazer no dia seguinte na zona rural e vice-versa. Ficou definido também quem vai fazer o último comício (vigilia). A Coligação Vitória do Povo (Junior/Alzenir) faz na cidade no dia 1º de julho e a Coligação Carnaubais Quer Mudar (Dinarte/Keide) encerra no dia 2 de julho na área urbana.

No mesmo dia em que Junior/Alzenir fizer mobilização na área urbana, Dinarte/Keide só poderá fazer na área rural a uma distância mínima de 500 metros do início da zona urbana e vice-versa. Por exemplo, se for o dia de Junior/Alzenir na zona urbana e a coligação não realizar nenhuma movimentação, a coligação adversária, não poderá realizar nenhum ato político, tendo que obedecer à ordem sequencial do sorteio a partir do dia 05 de junho até o dia 02 de julho. O Art. 5º diz que é proibida a utilização, por ocasião da realização de carreatas bem como na propaganda eleitoral, de quaisquer equipamentos em veículos automotores em desacordo com as leis de trânsito. 

Os partidos, coligações e candidatos devem comunicar, à Autoridade Policial, por escrito a realização dos eventos eleitorais públicos, especialmente, os comícios, e com antecedência mínima de quarenta e oito horas. Devendo na comunicação constar a data, horário, local e itinerário da realização do evento; 

Multa de R$ 50 mil 
O descumprimento das normas constantes na presente portaria importará em pagamento de multa no importe de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais), sem prejuízo das demais sanções previstas na legislação eleitoral.

ALTO DO RODRIGUES - Presidente da Câmara pagará este mês, um terço de férias e metade do 13º salário

Nixon Baracho à frente do legislativo vem equilibrando as contas e melhorando a vida dos servidores
Com as contas em dias perante servidores, fornecedores e trabalhando planejando as contas da Câmara Municipal, o presidente da Casa, Nixon Baracho, anuncia que, neste mês de junho, será pago aos funcionários efetivos o terço de férias e 50% do 13º salários a todos os demais funcionários da Casa. A medida além de demonstrar total equilíbrio nas contas públicas, vai aquecer o comércio, já que se aproxima os festejos juninos na região.

PENDÊNCIAS - Em seu último pronunciamento vereador Luiz do Porto faz balanço do seu mandato


Na noite desta terça-feira, o vereador Luiz Antonio, conhecido como Luiz do Porto (PMDB), fez seu último pronunciamento como vereador, devendo se licenciar por tempo indeterminado do legislativo para assumir o comando da secretaria municipal de turismo. Mas, antes, o edil fez um balanço do seu mandato e segundo o próprio, seus requerimentos obtiveram um bom aproveitamento, vendo alguns deles se tornar realidade, confira trecho


PENDÊNCIAS - RESENHA DA CÂMARA - Confira o que foi aprovado e reprovado na sessão de ontem

Vereadores: Raimundo, Luiz do Porto, Zilda, Valdemar, Gilberto, Carlos e Franklin
Oito matérias foram analisadas e votadas na noite desta terça-feira, na penúltima sessão ordinária do antes do recesso. Sete dos nove edis, marcaram presença, ausência apenas dos vereadores Fernandinho (PSD) e Francisco Nunes (PMDB).

Requerimentos de Franklin na pauta da sessão desta terça
No Requerimento nº 002/2015, o edil solicita que a demissão dos funcionários comissionados, contratados e bolsistas da prefeitura, só aconteça quando for pago os meses em atraso ou que seja firmado um acordo pelo gestor em, após as demissões, seja pago todos os meses. O requerimento foi reprovado por 5 votos contra 1. 

O Requerimento nº 003/2015 do vereador Franklin Teixeira solicita que o prefeito demita apenas os funcionários com salários acima dos R$ 2 mil reais. O requerimento foi reprovado por 5 a 1.

Foi aprovado por unanimidade o Requerimento nº 04/2015, da relatoria de Franklin Teixeira que solicita ao prefeito Ivan Padilha, um comprometimento em não mais atrasar os salários dos trabalhadores contratados, comissionados e bolsistas.

No Requerimento nº 05/2015, de autoria de Franklin Teixeira, o edil solicita a demissão dos cargos de assessor especial. Na votação, ficou empate em 3 a 3 e o presidente utilizou de sua prerrogativa e desempatou votando a favor da demissão dos cargos de assessor especial. Segundo o autor do requerimento, a demissão desses servidores não prejudica o andamento da administração municipal, contribuindo com a economia e com o pagamento dos contratados, comissionados e bolsistas que ainda estão trabalhando no município.

Antes de sair interinamente para a secretaria de turismo, o vereador Luiz do Porto (PMDB), viu aprovado o Requerimento nº 15/2015 de sua relatoria que solicita a construção de um mirante para Porto do Carão. A solicitação foi aprovada por unanimidade dos edis.

O Projeto de Lei nº 620/2015 do executivo, dispõe sobre as diretrizes do primeiro processo de escolha unificado dos conselheiros tutelares do município, alterando os dispositivos da Lei nº 387/2015. O PL foi aprovado por unanimidade.

Os vereadores também aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei nº 619/2015 que dispõe sobre a diretrizes e elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA).

O vereador Franklin Teixeira também é autor do Requerimento nº 006/2015 que solicita a presença do prefeito para dar explicações, na rádio local, em Praça Pública ou na Câmara Municipal, à respeito das demissões em massa, atrasos de salários. Como já há um requerimento (de autoria do vereador Luiz do Porto-PMDB), solicitando a presença do prefeito à Câmara, ficou decidido não colocar em votação o requerimento do vereador Franklin Teixeira, que aceitou a justificativa da Mesa Diretora

terça-feira, 2 de junho de 2015

PENDÊNCIAS - Luiz do Porto confirma ida para secretaria municipal de turismo

Em discurso neste momento na Câmara Municipal, o vereador Luiz do Porto (PMDB), confirma o desligamento temporário do legislativo e vai assumir, a partir de amanhã, a secretaria municipal de turismo. Em seu lugar, assume na Câmara o suplente Ezequias.
"Quero dizer que vou fazer um bom trabalho, com o objetivo de melhorar a vida das pessoas". Finalizando, Luiz do Porto, disse que seu mandato no turismo será por tempo indeterminado, mas já estar com saudades dos convivência dos colegas e da platéia," disse Luiz do Porto. 

PENDÊNCIAS - Vereadora Maria Zilda pede terreno para construção de 50 casas

A vereadora Maria Zilda (PSD), solicitou através de requerimento nº 05/2015, que o prefeito destine a doação de um terreno para construir 50 casas populares para os pescadores.

HUMOR NA POLÍTICA - Mal não faz

Todo santo dia, o veterano deputado Mauro Benevides (PMDB-CE) utilizava um recurso próprio de sua vasta experiência: na primeira meia-hora da sessão da Câmara, ele dava “como lido” discursos sem relevância, celebrando efemérides, elogiando eleitores e veículos de comunicação que aniversariam, com espaço garantido na “Voz do Brasil”. Vendo-o em ação, um novato, Zenaldo Coutinho (PSDB-PA), cutucou Sérgio Carneiro (PT-BA): - Ainda não descobri para que serve isso, mas se ele faz é porque é bom...

ALTO DO RODRIGUES - Supermercado Soberano aberto até meio-dia no feriado de Corpus Christi

Nesta quinta-feira, 04, feriado nacional do Dia de Corpus Christi, o supermercado Soberano informa aos clientes e amigos que funcionará até o meio-dia (12h).

POLÍTICA - Paulo Davim deixa presidência do PV no estado

O ex-senador Paulo Davim não é mais o presidente do Partido Verde no Rio Grande do Norte. Na noite desta segunda-feira (1º), ele deixou a presidência do Diretório Estadual da sigla para se dedicar mais a medicina e assume o departamento médico do ABC Futebol Clube.

Paulo Davim, que ocupou a cadeira de senador durante quatro anos, quando Garibaldi Alves Filho estava no Ministério da Previdência, foi substituído no PV por Rivaldo Fernandes, um dos fundadores da sigla no Estado.


Na presidência do PV, Paulo Davim defendia a candidatura própria do partido a prefeitura de Natal no próximo ano. Seria a primeira candidatura majoritária do Partido Verde após a vitória de Micarla de Sousa, em 2008.

PENDÊNCIAS - Vereador Luiz do Porto, poderá deixar o Legislativo e assumir secretaria do governo de Ivan

Luiz do Porto (PMDB), poderá assumir secretaria de turismo
Uma fonte de coturno alto, nos informou que hoje poderá ser a despedida do vereador Luiz do Porto (PMDB) no legislativo pendenciense. O representante do Porto do Carão e demais distritos do município, deverá assumir a secretaria municipal de turismo.

ESPORTE - Blatter renuncia ao cargo de presidente da Fifa e convoca nova eleição

Menos de uma semana após ter sido reeleito presidente da Fifa, o suíço Joseph Blatter renunciou ao cargo. Uma nova eleição será realizada entre dezembro de 2015 e março de 2016. Até lá, Blatter seguirá no comando. A decisão de deixar a Fifa ocorre em meio ao maior escândalo da entidade, que resultou na detenção de sete dirigentes às vésperas da eleição, entre eles o ex-presidente da CBF, José Maria Marin.

''Um novo presidente será eleito para me suceder. Vou continuar a exercer minha função como presidente até um novo presidente ser escolhido'', afirmou Blatter em um pronunciamento realizado na sede da Fifa. "Meu mandato parece que não é mais apoiado por ninguém".

O anúncio de renúncia na sede da Fifa, em Zurique, pegou a imprensa de surpresa. Os jornalistas foram informados às pressas pela Fifa da conferência com Blatter. A expectativa era de que o presidente abordasse suspeitas de corrupção de outros dirigentes. Visivelmente abatido, o dirigente de 79 anos optou por falar apenas no idioma francês. Ele foi breve e não respondeu a questionamentos.

O comunicado surpreende também pelo fato de que Blatter havia pedido apoio de todos para governar mais um mandato na Fifa. Acusado de inúmeros envolvimentos em corrupção, Blatter negou a todos e inclusive atacou a ação da polícia norte-americana, que coordenou a prisão dos dirigentes. "Eu considerei minha presidência, meus últimos 14 anos, esse anos foram relacionados à Fifa e esse belo lugar do futebol''.

DIREITO - Regulamentação dos direitos das domésticas é publicada

O texto que regulamenta a emenda constitucional que amplia os direitos das empregadas domésticas, conhecida como “PEC das Domésticas”, foi publicado no "Diário Oficial da União" desta terça-feira (2). O texto foi sancionado pela presidente Dilma Rousseff na segunda-feira (1º) e entra em vigor mais de dois anos depois da promulgação da PEC.

Sete dos novos direitos (os mais polêmicos) foram regulamentados. São eles: adicional noturno; obrigatoriedade do recolhimento do FGTS por parte do empregador; seguro-desemprego; salário-família; auxílio-creche e pré-escola; seguro contra acidentes de trabalho; e indenização em caso de despedida sem justa causa.

1) Adicional noturno
O projeto define trabalho noturno como o realizado entre as 22h e as 5h. A hora do trabalho noturno deve ser computada como de 52,5 minutos – ou seja, cada hora noturna sofre a redução de 7 minutos e 30 segundos ou ainda 12,5% sobre o valor da hora diurna. A remuneração do trabalho noturno deverá ter acréscimo de 20% sobre o valor da hora diurna.

2) FGTS
A inscrição do doméstico pelo empregador no FGTS ainda não é obrigatória, apesar de a lei prever o recolhimento de 8% do salário do empregado. Pelas regras publicadas no DOU, esse direito ainda depende da publicação de um regulamento sobre o assunto pelo Conselho Curador do FGTS e pela Caixa Econômica Federal, operadora do fundo.

3) Indenização em caso de despedida sem justa causa
O empregador deverá depositar, mensalmente, 3,2% do valor do salário será em uma espécie de poupança que deverá ser usada para o pagamento da multa dos 40% de FGTS que hoje o trabalhador tem direito quando é demitido sem justa causa. Se o trabalhador for demitido por justa causa, ele não tem direito a receber os recursos da multa e a poupança fica para o empregador.

4) Seguro-desemprego
O seguro-desemprego poderá ser pago durante no máximo três meses, no valor de um salário mínimo, para o doméstico dispensado sem justa causa.

5) Salário-família
O texto também dá direito a este benefício pago pela Previdência Social. O trabalhador avulso com renda de até R$ 725,02 ganha hoje R$ 37,18, por filho de até 14 anos incompletos ou inválido. Quem ganha acima de R$ 1.089,72, tem direito a R$ 26,20 por filho.

6) Auxílio-creche e pré-escola
O pagamento de auxílio-creche dependerá de convenção ou acordo coletivo entre sindicatos de patrões e empregadas. Atualmente, toda empresa que possua estabelecimentos com mais de 30 empregadas mulheres com idade superior a 16 anos deve pagar o auxílio. É um valor que a empresa repassa às funcionárias que são mães, de forma a não ser obrigada a manter uma creche.

7) Seguro contra acidentes de trabalho
As domésticas passarão a ser cobertas por seguro contra acidente de trabalho, conforme as regras da previdência. A contribuição é de 0,8%, paga pelo empregador.

Mudança no pagamento de INSS
Além desses sete novos benefícios, a alíquota de INSS a ser recolhida mensalmente será de 8% do salário do trabalhador, em vez de 12%, como é atualmente. Já no caso da contribuição feita pelo próprio trabalhador, o pagamento ao INSS continua igual ao modelo atual, que é de 8% a 11%, de acordo com a faixa salarial.


G1.COM - Servidores do Itep do RN paralisam atividades nesta terça e quarta-feira

Servidores do Itep estão reunidos em frente à Governadoria (Foto: Thyago Macedo)
Os servidores do Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) paralisaram as atividades na manhã desta terça-feira (2). A categoria reivindica um posicionamento do governador Robinson Faria em relação ao estatuto do Itep.  A paralisação de advertência está prevista para durar 48 horas.

A categoria esperava que, até esta segunda-feira (1º), o Governo do Estado pudesse convocar uma reunião para apresentar um posicionamento final sobre o estatuto do Itep. Como isso não aconteceu, a paralisação foi mantida. Os servidores do Itep se reuniram em frente à Governadoria na manhã desta terça para traçar as estratégias de mobilizações para esses dois dias de paralisação.

De acordo com os servidores, a paralisação será geral nas três unidades do Itep: Natal, Mossoró e Caicó. “Houve uma adesão em massa dos servidores, nas últimas assembleias e mobilizações, e a categoria está unida também nesse momento de paralisação de advertência”, comenta Paulo César de Macedo, presidente do Sindicato dos Policiais Civis e dos Servidores da Segurança Pública do RN (Sinpol).

Os servidores do Itep cobram que o governador Robinson Faria cumpra com a palavra dada antes e depois de ser eleito, que enviaria o estatuto do Itep que já estava pronto desde o final de 2013. No mês de maio, um novo projeto para o estatuto foi apresentado pela Secretaria de Segurança e direção do Itep, deixando de fora aproximadamente 500 servidores que trabalham de maneira regular no órgão.

SAÚDE - Tabagismo: Principal causa de morte evitável em todo o mundo

O tabagismo é, reconhecidamente, uma doença crônica — resultante da dependência à droga nicotina — e um fator de risco para cerca de 50 doenças, dentre elas, câncer, DPOC e doenças cardiovasculares.  Além de estar associado às doenças crônicas não transmissíveis, o tabagismo também é um fator de risco importante para o desenvolvimento de outras doenças, tais como tuberculose, infecções respiratórias, úlcera gastrintestinal, impotência sexual, infertilidade em mulheres e homens, osteoporose, catarata, entre outras doenças.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo, sendo responsável por 63% dos óbitos relacionados às doenças crônicas não transmissíveis. Dessas, o tabagismo é responsável por 85% das mortes por doença pulmonar crônica (bronquite e enfisema), 30% por diversos tipos de câncer (pulmão, boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rim, bexiga, colo de útero, estômago e fígado), 25% por doença coronariana (angina e infarto) e 25% por doenças cerebrovasculares (acidente vascular cerebral). O consumo de tabaco e seus derivados mata milhões de indivíduos a cada ano. Estima-se em 8 bilhões as mortes atribuídas ao tabaco para o ano de 2030, se nenhuma ação efetiva de controle do tabaco for implementada.

PENDÊNCIAS - Gilberto e Fernandinho anunciam votos contra os requerimentos de Franklin Teixeira

Antes de ir à votação, requerimentos de Franklin (á esq) já recebeu votos contrários de Gilberto (acima à dir) e Fernandinho
Na sessão ordinária da semana passada, foram lidos requerimentos do vereador Franklin Teixeira que solicita (entre outros), que o prefeito demita funcionários com salários acima de dois mil reais e que só demita após pagar os salários atrasados dos bolsistas e comissionados. Os vereadores Gilberto Fonseca e Fernandinho, já se posicionaram contra os requerimentos de autoria do vereador Franklin Teixeira, por acharam que não está confirmado as demissões.

Lembrando que logo mais à noite, a partir das 20h, acontecerá mais uma sessão ordinária

ALTO DO RODRIGUES - Aniversariante do dia: Mayk Moura

Nesta terça, queremos parabenizar o nosso amigo, Mayk Moura que comemora nesta data, mais um ano de vida, desejamos saúde, sorte e sucesso!

segunda-feira, 1 de junho de 2015

ANIVERSARIANTE DO DIA: Imprensa

Neste dia 1º de janeiro, queremos parabenizar todos que fazem a imprensa, hoje comemora-se o Dia da Imprensa. Aproveitamos para parabenizar também, os bravos blogueiros, que contribuem para o desenvolvimento do país

ESPORTE - Edmo Sinedino comenta: ABC foi roubado, teve prejuízo de R$ 1 milhão e ainda é punido

O ABC foi roubado duas vezes, garfado vergonhosamente por dois árbitros incompetentes, para não dizer mais intencionados, no entanto, a punição é sofrida por um jogador e o clube. Suéliton foi reclamar do pênalti escandaloso, expulso, julgado, pegou uma partida e está fora do duelo contra o Bragantino, nesta terça-feira. Ele que foi um dos grandes destaques na vitória do ABC em Recife.

O Clube acabou multado em R$ 1.000,00 (mil reais) por infração ao artigo 191, inciso III, e multa de R$ 10.000,00 (dez mil reais) e perda de um mando de campo por infração ao artigo 213 do CBJD.
Aonde vamos parar?
Que futebol é esse?
E a punição do Ceretta e do Frutuoso Pequeno?




BRASIL - Ponte desaba e derruba carro e parte de caminhão em rio de Jaguari

Ponte antiga desabou no Centro de Jaguari, RS (Foto: Fábio Pinto/Arquivo pessoal)
Uma ponte centenária despencou na tarde deste domingo (31) em Jaguari, na Região Central do Rio Grande do Sul. Segundo informações da Brigada Militar, a estrutura antiga não resistiu após um caminhão bitrem passar pelo local. Após a queda, ocorrida por volta das 16h20, a carreta ficou pendurada na ponte, tendo parte do semi-reboque caído na água. Um veículo Saveiro também foi jogado no rio e ficou com as rodas para cima, mas o único ocupante conseguiu escapar.

Ponte caiu em Jaguari, RS (Foto: Fábio Pinto/Arquivo pessoal)
O motorista do carro teve ferimentos leves e, até as 19h, seguia em observação no Hospital de Caridade de Jaguari. Segundo a Brigada Militar, ele passa bem. Já o condutor do caminhão chegou a ser levado à instituição, mas foi liberado em seguida do local. 

A ponte fica no centro do município e liga as duas partes da cidade, que é separada pelo Rio Jaguari. O caminhão deve permanecer pendurado no local durante a noite. A previsão é que a retirada ocorra nesta segunda-feira (1). G1.COM

SORTE - Mega-Sena acumula e pode pagar prêmio de R$ 33 milhões na quarta-feira

Nenhum apostador acertou os seis números do Concurso 1709 da Mega-Sena, sorteado na noite do último sábado em Japeri, no Rio de Janeiro. As dezenas sorteadas são: 7 – 19 – 30 – 35 – 42 – 47.


A estimativa do prêmio que será sorteado na próxima quarta-feira, 3 de junho, é de R$ 33 milhões. Apesar de ninguém ter tido a sorte de levar o prêmio total, 102 apostas acertaram a quina, cada uma levando R$ 26,6 mil, e 6.499 apostas conseguiram a quadra, feito que dá direito ao prêmio, um pouco mais modesto, de R$ 596,84.

CARNAUBAIS - Trechos do discurso do prefeito Junior Benevides na convenção partidária

CARNAUBAIS - Trecho do discurso da candidata a vice-prefeita, Alzenir Sousa

CARNAUBAIS - Trecho do discurso da ex-deputada federal Sandra Rosado

CARNAUBAIS - Discurso do ex-prefeito Luizinho Cavalcante em duas partes

parte 1 de 2
parte 2 de 2

CARNAUBAIS - Trechos do discurso do ex-vice-prefeito Junior Liberalino

CARNAUBAIS - Principais trechos das palavras da presidente estadual do PSB, Wilma de Faria

CARNAUBAIS - Trecho do discurso do vereador Manoel Neto na convenção deste domingo

CARNAUBAIS - Trecho do discurso do ex-vice-prefeito João Liberalino

CARNAUBAIS - Trecho do discurso do presidente do PV municipal, Luciano Moura

CARNAUBAIS - Trecho do discurso do presidente do PC do B, Dr Mario Luiz

CARNAUBAIS - Trecho do discurso do presidente do PT municipal, Josenildo, na convenção de domingo

CARNAUBAIS - Trecho do discurso de Dr Thiago Meira

CARNAUBAIS - Discurso do prefeito de Serra do Mel, Fabinho, na convenção partidária deste domingo

CARNAUBAIS - Trecho do discurso do representando do PDT, Damião Dantas

CARNAUBAIS - Trecho do discurso do vice-prefeito de Assu na convenção partidária deste domingo

CARNAUBAIS - discurso do presidente da Câmara Municipal na convenção partidária deste domingo

CARNAUBAIS - Trecho do discurso do coordenador dos núcleos de base

O ex-vereador Marcos Cavalcante, foi o primeiro a se pronunciar na convenção que homologou as candidaturas de Junior Benevides e Alzenir, prefeito e vice-prefeita na eleição suplementar, veja trecho do discurso

domingo, 31 de maio de 2015

ALTO DO RODRIGUES "Programa Conversando Com o Seu Prefeito na rádio agora é definitivo"

Prefeito Abelardo consegue na justiça o direito de transmissão do Programa institucional
Quem fez esta afirmação foi o prefeito Abelardo Rodrigues (DEM), no programa de rádio Conversando Com o Seu Prefeito, do último sábado, que não foi ar, em virtude da diretoria da emissora que se diz comunitária, se recusar a receber o áudio. Os blogs repercutiram o pronunciamento do prefeito Abelardo Rodrigues.

Em suas palavras, o gestor que nunca foi derrotado disputando uma eleição, disse que o programa institucional Conversando Com o Seu Prefeito é definitivo e não temporário, como diz na abertura do programa. A rádio perdeu a ação em todas as instâncias da justiça e agora o programa é definitivo e sem custo para a prefeitura, independente de quem seja o próximo prefeito.

SAÚDE - Hoje é o dia Nacional sem tabaco, confira algumas dicas

O Dia Mundial Sem Tabaco foi criado em 1987 pela OMS para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. Se você quer parar de fumar, procure uma unidade de saúde. O tratamento é gratuito!

Confira algumas dicas:
– O apoio da família e dos amigos é fundamental.
– Peça ajuda sempre que preciso e busque, como inspiração, relatos de quem conseguiu parar de fumar.
– Se é difícil abandonar de vez, diminua gradualmente a quantidade de cigarros por dia.
– Evite, a princípio, locais com muitos fumantes e atitudes que funcionam de gatilho, como estresse e alguns alimentos. Trace novos roteiros para seu dia a dia.
– Beba muita água. Ela ajuda a eliminar a nicotina e outras substâncias tóxicas do organismo.
– Exercite-se. Procure a atividade física que mais lhe dá prazer e comece ou volte a praticar.
– Busque orientação médica a cada passo do plano traçado. O profissional poderá indicar a melhor maneira de lidar com os temporários efeitos colaterais, como ganho de peso e dores de cabeça, por exemplo. Dependendo do nível de dependência, o médico pode recomendar ainda tratamento medicamentoso, de acordo com cada caso.

Substâncias do mal
As piores substâncias presentes no cigarro são a nicotina, o monóxido de carbono (CO) e o alcatrão. A primeira causa dependência e o estímulo provocado por ela chega ao cérebro mais rápido do que a cocaína, por exemplo. É a principal causa (respondendo por mais de 90% dos casos) de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

O monóxido de carbono reduz a concentração de oxigênio no sangue, que pode acarretar isquemia em vários órgãos. As substâncias contidas na fumaça podem também aumentar a viscosidade sanguínea, o que facilita a ocorrência de problemas circulatórios, como trombose. E mais: o alcatrão reúne produtos cancerígenos, como polônio, chumbo e arsênio. Na maioria dos casos de câncer provocados pelo fumo (boca, laringe, pulmão e estômago, por exemplo), há ligação com essa substância.

Entre outros males provocados pelo tabagismo, podemos citar ainda mudança no hálito, irritação na gengiva, surgimento de cáries, alteração do paladar, envelhecimento precoce, elevação da pressão arterial com suas consequências e disfunção erétil (impotência sexual).

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera o tabagismo a principal causa de morte evitável no mundo e estima que cerca de dois bilhões de pessoas sejam fumantes, o que representa um terço da população mundial adulta.

CARNAUBAIS - Junior Benevides e Alzenir são ovacionados pela multidão no Ginásio de esportes

Emoção e alegria, marcaram convenção partidária que homologou as candidaturas de Junior Benevides (PSB) e Alzenir Souza (PDMB) que foram ovacionados na chegada ao Ginásio Poliesportivo Welderly de Brito, local do evento politico-partidário.

MANDATO - Festa do Agricultor reúne milhares de agricultores em Lagoa Nova

Há 60 anos, no final do mês de maio, o município de Lagoa Nova comemora a Festa do Agricultor, festejo religioso que tem o intuito de celebrar as colheitas produzidas pelo homem do campo durante o ano. No domingo (31), o deputado federal Felipe Maia participou ao lado do prefeito João Maria Alves da missa de encerramento da festa.

Nesta edição, o evento trouxe o tema: “Agricultora e preservação ambiental: um dever de todos”. Torneio leiteiro, desfile do agricultor, entrega de comenda aos agricultores mais antigos fizeram parte da programação.

Para o deputado Felipe Maia, a festa tradicional faz parte do seu calendário de atividades. “Neste dia, os homens e mulheres do campo demonstram sua fé e devoção ao agradecerem o tempo de colheita e pedirem um bom inverno. Eu também faço coro a todos esses pedidos e destaco o meu empenho em trazer emendas para o município e região”, completou o parlamentar.

Também participaram da celebração o deputado estadual Nelter Queiroz, o ex-diretor do Ipem/RN, Carlson Gomes e demais lideranças da região.