Memorial às vítimas de Covid

terça-feira, 24 de novembro de 2015

BRASIL - Condutor das "cinquentinhas" devem ser habilitados

A obrigatoriedade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH)  ou da Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC), voltou a valer  para quem pretende dirigir motos de 50 cilindradas, também chamadas de “cinquentinhas”. 

O Tribunal Regional Federal da 5ª Região determinou a obrigatoriedade de habilitação para os motoristas. O documento, assinado pelo desembargador federal Carlos Wagner, exige a autorização considerando a segurança e a saúde coletiva.


A medida suspende, em caráter liminar, a decisão do juiz da 5ª Vara Federal de Pernambuco, que havia retirado a obrigatoriedade da obtenção da Autorização para Condução de Ciclomotores (ACC) para os motoristas das cinquentinhas. Desse modo, a Resolução nº 168/04 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), em vigência desde 2004, que, entre outros pontos, determina a obrigatoriedade da habilitação específica, volta a vigorar.

No Rio Grande do Norte, de julho a novembro de 2015 foram apreendidas 439  ciclomotores, em média. São cerca de 21 apreensões por semana no estado, segundo os dados do setor de estatística do Departamento Estadual de Trânsito.    A coordenadora de Educação e Fiscalização de Trânsito do Detran/RN, Débora Gurgel, explicou que as principais causas das apreensões são irregularidades no emplacamento e alterações na estrutura do ciclomotor. 

Nenhum comentário: