Memorial às vítimas de Covid

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

ALTO DO RODRIGUES - Saúde comemora sucesso do "Dia D" no combate ao câncer de próstata

Na tarde desta quinta-feira (26), aconteceu em Alto do Rodrigues o Dia "D" da campanha do Novembro Azul de combate e prevenção ao câncer de próstata, a secretaria comemorou o sucesso da campanha com a participação  de centenas de homens acima de 40 anos passaram por diversos exames preventivos, incluindo a coleta para o exame de PSA (Prova do Antígeno Prostático), que foram realizados no largo do hospital e maternidade Maria Rodrigues de Melo.

Além do exame de PSA, foram realizadas no local também a aferição da pressão arterial, testes de glicemia e avaliação nutricional.  Foi realizado uma palestra sobre câncer de próstata, prevenção ao diabetes e prevenção de hipertensão arterial com o médico Mário Kemps. O objetivo da campanha Novembro Azul é o de conscientizar os homens com mais de 40 anos a realizarem, anualmente, os exames preventivos de combate ao câncer de próstata.

“Infelizmente, ainda hoje mais de 90 % dos cânceres de próstata identificados estão já em estado avançado. Isso graças ao preconceito dos homens em realizar os exames preventivos. Isso tem que acabar. As pessoas têm que se conscientizar da importância de realizar o exame, pois isso salva muitas vidas”, disse a secretária de saúde, Maria Auxiliadora.

Até o dia 27 de novembro, ainda estão sendo realizados os exames de sangue para PSA em todos os PSF (Posto de Saúde da Família) de Alto do Rodrigues. Os interessados em realizar a coleta do exame laboratorial com idade acima de 40 anos, ainda podem procurar o PSF mais próximo da residência. 
Sob o comando da secretária Dôra (colete preto), demais servidoras posaram paras as lentes da imprensa - informações e fotos: Luciano Seixas

O doutor Mário Kemps alerta sobre o combate ao câncer de próstata, veja o vídeo.(falando irreverente)

Nenhum comentário: