Memorial às vítimas de Covid

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

ESTADO - FNF define normas para o Estadual 2016 e competição poderá ter jogos nos domingos pela manhã

Em reunião realizada na tarde desta quinta-feira, 15, na sede da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF), e que contou com a presença de representantes dos dez clubes que irão participar da primeira divisão do Estadual 2016 – ABC, Alecrim, América, Assu, Baraúnas, Coríntians de Caicó, Globo, Palmeira, Potiguar e Santa Cruz – ficou definido alguns pontos para a competição na próxima temporada, que deverá começar no dia 24 de janeiro.

Uma das novidades poderá ser a realização de jogos aos domingos pela manhã, às 9h30, jogos com realização exclusiva para Natal. O motivo foi em virtude da adequação à grade de programação da emissora que transmite a competição, a TV Esporte Interativo, que foi representada na reunião por Lucas Arruda.

Outra mudança será em relação ao formato de disputa. A competição terá duas fases, com dois grupos contendo cinco equipes. Na primeira fase, os clubes jogarão em cada grupo sendo que os dois melhores colocados farão as semifinais, tendo a final em jogo único e com mando da FNF. Já na segunda fase, os grupos jogarão entre si, classificando para as semifinais os dois primeiros colocados do grupo A e do grupo B, a final será em jogo único. Se a mesma equipe vencer os dois turnos, será declarada campeã estadual. Se cada turno for conquistado por equipes diferentes, a decisão será em duas partidas.

Quanto ao rebaixamento, as duas equipes de piores campanhas nas duas fases serão as rebaixadas para a segunda divisão, em 2017. Em relação as temporadas 2014 e 2015, o rebaixamento só será definido ao fim do segundo turno e não mais na primeira fase. Também foi definido a presença obrigatória de cinco atletas profissionais com idade mínima de 16 anos e máxima de 22 anos em cada equipe por jogo. A inovação visa os clubes a usarem jogadores oriundos das categorias de base. Na reunião, o Potiguar foi representado pelo presidente Benjamim Machado, enquanto o Baraúnas foi representado pelo ex-presidente Jean Charles.

Nenhum comentário: