Memorial às vítimas de Covid

domingo, 31 de maio de 2015

SAÚDE - Hoje é o dia Nacional sem tabaco, confira algumas dicas

O Dia Mundial Sem Tabaco foi criado em 1987 pela OMS para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. Se você quer parar de fumar, procure uma unidade de saúde. O tratamento é gratuito!

Confira algumas dicas:
– O apoio da família e dos amigos é fundamental.
– Peça ajuda sempre que preciso e busque, como inspiração, relatos de quem conseguiu parar de fumar.
– Se é difícil abandonar de vez, diminua gradualmente a quantidade de cigarros por dia.
– Evite, a princípio, locais com muitos fumantes e atitudes que funcionam de gatilho, como estresse e alguns alimentos. Trace novos roteiros para seu dia a dia.
– Beba muita água. Ela ajuda a eliminar a nicotina e outras substâncias tóxicas do organismo.
– Exercite-se. Procure a atividade física que mais lhe dá prazer e comece ou volte a praticar.
– Busque orientação médica a cada passo do plano traçado. O profissional poderá indicar a melhor maneira de lidar com os temporários efeitos colaterais, como ganho de peso e dores de cabeça, por exemplo. Dependendo do nível de dependência, o médico pode recomendar ainda tratamento medicamentoso, de acordo com cada caso.

Substâncias do mal
As piores substâncias presentes no cigarro são a nicotina, o monóxido de carbono (CO) e o alcatrão. A primeira causa dependência e o estímulo provocado por ela chega ao cérebro mais rápido do que a cocaína, por exemplo. É a principal causa (respondendo por mais de 90% dos casos) de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

O monóxido de carbono reduz a concentração de oxigênio no sangue, que pode acarretar isquemia em vários órgãos. As substâncias contidas na fumaça podem também aumentar a viscosidade sanguínea, o que facilita a ocorrência de problemas circulatórios, como trombose. E mais: o alcatrão reúne produtos cancerígenos, como polônio, chumbo e arsênio. Na maioria dos casos de câncer provocados pelo fumo (boca, laringe, pulmão e estômago, por exemplo), há ligação com essa substância.

Entre outros males provocados pelo tabagismo, podemos citar ainda mudança no hálito, irritação na gengiva, surgimento de cáries, alteração do paladar, envelhecimento precoce, elevação da pressão arterial com suas consequências e disfunção erétil (impotência sexual).

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera o tabagismo a principal causa de morte evitável no mundo e estima que cerca de dois bilhões de pessoas sejam fumantes, o que representa um terço da população mundial adulta.

Nenhum comentário: