Memorial às vítimas de Covid

quarta-feira, 29 de abril de 2015

ALTO DO RODRIGUES – Resenha da sessão ordinária da Câmara Municipal


Na manhã desta quarta-feira, 29, os vereadores se reuniram na Câmara Municipal para mais uma sessão ordinária. Na Ordem do dia, três Requerimentos de autoria dos edis Nixon Baracho, Zé Pedro e Magnus Roberto. Apenas três vereadores fizeram uso da palavra, o vereador Renan Melo e o presidente Nixon Baracho. Estavam presentes, Nixon Baracho, Pedro Eugênio, Zé de Zeca, Zé Pedro, Magnus Roberto, Renan Melo e Maria de Anália, ausência apenas da vereadora Ina Mulatinho, mas sua ausência foi justificada pela Mesa Diretora da Casa. Na aprovação da ata da sessão anterior, os edis Pedro Eugênio e Magnus Roberto, justificaram o voto contrário, em virtude de não terem participado da sessão extraordinária.

REQUERIMENTOS
O Requerimento nº 02 de relatoria do vereador Nixon Baracho (DEM), solicita ao prefeito Abelardo, a implantação de um ponto de transmissão do canal católico “Canção Nova”, para ser instalado no mesmo prédio onde já existem outros sinais de televisão. De acordo com o Requerimento do edil, a solicitação atende um pedido da comunidade, que em sua opinião, o canal transmite a palavra de Deus.
O Requerimento nº 03 do vereador José Itamar dos Santos (Zé Pedro DEM) solicita a convocação de autoridades competentes para discutir em uma Audiência Pública, a (in) segurança na cidade. Devido ao grande número de roubos e assaltos ocorridos na cidade, se faz necessário a realização de Audiência Pública para discutir o problema e encontra soluções.
O vereador Magnus Roberto (PP) requereu através do ofício nº 04/2015 que o prefeito municipal recupere a pavimentação asfáltica da Avenida Angelo Varela e de todas as Ruas do município que se encontra danificadas. O edil do PP justificou o pedido para atender a solicitação da população que sofre com as Ruas esburacadas.

Como requerimentos não precisa passar por Comissões Temáticas da Casa, o presidente colocou em votação pelo plenário, que aprovou por unanimidade a solicitação dos edis.

RESUMO DOS DISCURSOS

RENAN MELO – PMDB
O primeiro a se pronunciar foi o vereador Renan Melo (PMDB), que iniciou seu discurso agradecendo o apoio da presidência da Casa para que ele pudesse participar de dois encontros, um na cidade de Apodi, (encontro de vereadores) e outro, em Natal, onde participou de uma Audiência Pública sobre o sistema prisional do estado. Renan comentou sobre o Encontro de Vereadores, em Apodi e compartilhou com os demais colegas o resumo do que foi discutido no evento. De acordo com Renan, a pauta foi a criação de uma entidade que represente os vereadores do estado, com nome sugestivo União dos Vereadores do Rio Grande do Norte. Como Renan foi o único vereador do Vale a participar, o mesmo ficou responsável de entrar em contato com os demais vereadores para que participe do próximo encontro, desta vez, com a presença do presidente da União dos Vereadores do Brasil (UVB), evento que acontecerá no dia 06 de junho, na cidade de Jucurutu. Utilizando o a Tribuna da Casa, Renan também reconheceu que o problema na saúde não é só em Alto do Rodrigues, mas um problema estadual e federal, mas queria se deter em falar na saúde do município. Renan disse que o município ainda sofre com a falta de médico no hospital e pediu um Requerimento verbal para que o presidente da Casa envie ofício à secretária municipal de saúde, para dar explicações sobre a falta de médico no Posto de Saúde da Família (PSF), no bairro São Francisco. Renan também parabenizou o colega Zé Pedro, por ter solicitado uma Audiência Pública sobre a segurança. Renan voltou a falar na criação de uma entidade para defender os vereadores e convidou os demais colegas para o próximo encontro dos vereadores. Finalizando seu discurso, Renan parabenizou o Dia Internacional da Educação, comemorado nesta terça e fez a leitura de uma mensagem. Com o pai assistindo a sessão, Renan concluiu seu discurso, enaltecendo os ensinamentos do pai e disse que carregará consigo tudo que os pais lhe ensinaram.

PEDRO EUGÊNIO – DEM
O primeiro-secretário da Mesa Diretora, foi sucinto em seu pronunciamento, se detendo apenas em homenagear os trabalhadores, nesta sexta-feira, como sempre faz nas datas comemorativas, o vereador Pedro Eugênio, prestou homenagens ao Dia do Trabalhador.

NIXON BARACHO – DEM
O presidente da Câmara compartilhou o mesmo pensando do colega Pedro Eugênio em prestar homenagens aos trabalhadores, neste dia 1º de maio. Como não poderia deixar de falar no assunto, Nixon parabenizou Renan por ter representado a edilidade altorodriguense em dois eventos no último fim de semana. Sobre o requerimento verbal do vereador Renan Melo (PBDM), o presidente explicou aos demais colegas e assistência que não ia deliberar o requerimento verbal para pedir explicações à secretária de saúde e que não era para convocar a secretária para ser sabatinada pelos edis, se não for por escrito, de acordo com o Regimento Interno da Câmara Municipal. Nixon tornou público a decisão do juiz da Comarca de Pendências que sentenciou o processo que envolvia ele (Nixon) e a ex-presidente Ina Mulatinho que pedia a revogação da eleição da atual Mesa Diretora. O juiz deu ganho de causa para a atual Mesa Diretora em caráter definitivo. Nixon aproveitou para agradecer ao apoio dos colegas Zé de Zeca, Zé Pedro e Pedro Eugênio que estiveram todo o tempo lhe dando apoio neste processo. O presidente aproveitou o momento para desabafar algumas coisas que estava querendo dizer, mas aguardava a decisão judicial. Nixon lembrou dos ensinamentos do seu pai, o saudoso ex-vereador Nel e reafirmou seu apoio aos colegas, defendendo a união de todos os vereadores, sempre, em prol do Alto do Rodrigues. “Procurarei sempre ser imparcial e ouvir a todos”,  comentou o vereador em seu discurso.

Nenhum comentário: