Memorial às vítimas de Covid

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

ESTADO - Capitania dos Portos passa a receber denúncias via WhatsApp

A Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte está realizando, desde o dia 13 de dezembro, a Operação Verão, na qual intensifica a fiscalização sobre embarcações marítimas. Para este ano, a novidade vem sendo o uso do aplicativo de conversas instantâneas WhatsApp para receber denúncias de irregularidades nas costa potiguar.

Segundo a Marinha, há uma redução na quantidade de irregularidades. Até hoje (14), foram inspecionadas 962 embarcações, desde dezembro, e apenas 28 notificações foram feitas. As mais comuns ocorreram por falta de material de segurança e seguro vencido. Quatro embarcações já foram apreendidas (três por estarem sendo guiadas por pessoas não habilitadas e uma por ser um caso extremo de falta de material de segurança).

Para a fiscalização, a Capitania dos Portos admite que não dispõe de estrutura suficiente para cobrir toda a costa. Ao todo, são aproximadamente 100 militares divididos em dez embarcações atuando na Operação Verão, com foco principalmente em Ponta Negra, Maracajaú, Pirangi, Pipa, Tibau do Sul e a Lagoa do Bonfim. Para ampliar a fiscalização, a Capitania dos Portos pede a colaboração da população.

"Contamos com o apoio da população. Como todo órgão de fiscalização, não podemos ser onipresentes. Disponibilizamos,  inclusive, um número de WhatsApp para as denúncias. Temos uma equipe de sobreaviso disposta a atendê-las, caso alguma equipe mais próxima não possa", afirma o capitão dos portos Alexander Neves.

As denúncias podem ser feitas através de e-mail (ouvidoria@cprn.mar.mil.br) ou por telefone, através do 3201-9630 ou 8801-8568, que também funciona com o WhatsApp. 

Nenhum comentário: