Memorial às vítimas de Covid

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

ESPORTE - Academias de artes marciais lançam Copa Heroes na Inter TV Cabugi

Marcos Arnaud (esquerda) e representantes de academias de artes marciais do Rio Grande do NOrte (Foto: João Victor Wanderley/G1)
Representantes de academias de artes marciais se reuniram nesta quarta-feira (7) na Inter TV Cabugi para o lançamento da Copa Heroes, competição de submission que acontece no dia 17 de janeiro dentro do projeto Estação Verão, na praia de Pirangi, litoral Sul da Grande Natal. A Copa Heroes faz parte da Campanha Heróis Doadores, que tem o objetivo de repor o estoque de sangue do Hemonorte.

"A ideia para o evento surgiu quando tomamos consciência do déficit do banco de sangue do Hemonorte. Qualquer iniciativa onde possamos agregar exemplos de vida, de conquistas, à realidades e deficiências de outros é muito válido. O objetivo com a Copa Heroes é salvar mil vidas os meses de janeiro e fevereiro aqui no estado", explica Marcos Arnaud, idealizador do evento.

Até o momento 32 atletas estão inscritos na competição. Para efetivar a inscrição, cada atleta precisará apresentar cinco doadores. A iniciativa segue até o dia 7 de fevereiro. Para a diretora geral do Hemonorte, Linete Rocha, nada melhor do que ter um atleta envolvido na doação de sangue. "Nós recebemos com muito prazer porque o atleta, por si só, já é uma pessoa que tem uma filosofia de vida, quem pratica o esporte já vê a parte educativa em relação a sua vida pessoal", afirma


A Campanha teve início em virtude da necessidade da reposição do estoque do Hemonorte, começou 2015 em estado crítico. No momento existem apenas pouco mais de 200 bolsas armazenadas para uso, quando a meta considerada normal é de 600 a 800 bolsas/dia. Depois de tomar conhecimento desta realidade, um grupo de lutadores se reuniu para dar início ao projeto.

De acordo com Marcos Arnaud, a academia que somar o maior número de doações durante o período da campanha será premiada. “Os melhores lutadores do estado vão lutar para salvar vidas e todos também podem se juntar a esses heróis nessa batalha. A Copa Heroes, em parceria com o Hemonorte e a TV Cabugi, colocará esses heróis dos tatames frente a frente em um mega evento com um objetivo em comum, dar o sangue para salvar vidas”, disse.

Arnoud explica que quem não for atleta, mas se interessar em ajudar também pode participar. Basta ir ao Hemonorte e, no ato a doação, informar qual academia está representando. Ao todo, oito academias estão cadastradas.

Podem doar as pessoas que tem entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos de idade precisam de consentimento do responsável legal), ser saudável, pesar acima de 50 kg, ter dormido 6 horas na noite anterior, evitar alimentos gordurosos antes da doação, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores e apresentar um documento oficial com foto. Mais informações no site do evento.

O Estação Verão 2015 é promovida pela Inter TV Cabugi em parceria com a Jovem Pan, Telepesquisa e Prefeitura de Parnamirim. E conta com o patrocínio da Cosern e Cyrela Plano & Plano. A arena, com mais de 1 mil metros quadrados, foi montada na beira da praia de Pirangi, em Parnamirim, na Grande Natal, para receber a programação. O projeto Estação Verão também está no Facebook. Para seguir no Instagram, utilize o username @estacaoverao.

Copa Heroes
O campeonato que vai acontecer dentro do 'Estação Verão' vai reunir vários atletas da capital potiguar, no evento organizado para salvar vidas. De acordo com Marcos Arnoud, será montado um tatame de 10x10 metros de diâmetro e 1 metro de altura, o que permitirá uma boa visualização dos combates a quem comparecer à arena.

Ao todo, 32 lutadores devem competir na Copa Heroes, somando pelo menos 160 doações ao Hemonorte. Arnoud explica que a Copa tem duas modalidade: até 79 quilo e acima de 79 quilos. “Os vencedores de cada modalidade vão levar a premiação de R$ 3 mil”, conta o organizador.

Nenhum comentário: