Memorial às vítimas de Covid

sábado, 19 de abril de 2014

TRÂNSITO - AM: motorista que matou 16 pessoas estava sob efeito de drogas

laudo assinado por peritos do Instituto de Criminalística (IC) do Amazonas, feito com o sangue do motorista do caminhão caçamba que, no dia 29 de março,  provocou o acidente com o micro-ônibus onde 16 pessoas morreram, deu positivo para o uso de cocaína e álcool.

A cópia do laudo, que mostra o resultado dos exames toxicológicos, vazou e causou um mal-estar na Polícia Civil, que até o final da manhã não tinha se pronunciado sobre o conteúdo do documento.

Segundo o laudo, no dia do acidente, o motorista Ozaias Costa de Almeida havia consumido cocaína e ingerido bebida alcóolica. O exame toxicológico também pesquisou o uso de maconha, mas deu negativo.

Após o acidente, a perícia coletou sangue e urina do motorista e o enviou para um laboratório no estado do Pará,  onde os exames foram feitos. Os resultados compõem o laudo que será encaminhado para a Delegacia Especializada em Acidentes de Trânsito (Deat), que investiga o acidente.

A assessoria de imprensa da PC ainda não se pronunciou sobre o laudo. Mas informou que às 13h (Manaus), uma coletiva será realizada para falar sobre o documento.
terra

TRÂNSITO - Mulher é arremessada da ponte Rio-Niterói após acidente e sobrevive

Uma mulher foi projetada para fora da Ponte Rio-Niterói, por volta das 7h deste sábado, após um acidente de trânsito. Segundo o Corpo de Bombeiros, Isabel Cristina Anacleto, 39, esperava ajuda com o carro enguiçado quando outro veículo colidiu com o automóvel e a arremessou da ponte.

Isabel Anacleto caiu de 35 metros de altura na baía de Guanabara e foi socorrida inicialmente por pescadores. Logo depois, chegou uma equipe de socorro do Grupamento Marítimo dos bombeiros e ela foi levada para o Hospital Municipal Souza Aguiar, no centro.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a vítima sofreu fratura exposta em um dos braços e vai passar por cirurgia nas próximas horas. Ela também teve escoriações, mas passa bem e está lúcida.
Na hora do acidente, Isabel Anacleto estava com uma sobrinha. A concessionária que administra a ponte Rio-Niterói, CCR Ponte, informou que o acidente aconteceu na pista sentido Niterói quando um ônibus bateu na traseira de um carro, que, em seguida, colidiu com o veículo da vítima e a arremessou no mar.

OUTRO CASO
Há pouco menos de um mês, a motorista Marina Pinto Borges, 22, também sobreviveu ao cair da Ponte Rio-Niterói. Na ocasião do acidente, a jovem seguia de casa, em São Gonçalo, na região metropolitana, para o trabalho, em Olaria, zona norte do Rio.


Na época, a concessionária que administra a ponte informou que a jovem perdeu o controle da direção na altura do vão central, bateu na mureta e capotou várias vezes até cair na baía de Guanabara. Ela foi socorrida pelos bombeiros em uma lancha e sofreu apenas escoriações.

ESTADO - Governo anuncia nomeação de novos Policiais Civis e confirma envio da lei de promoção de praças da PM e Bombeiros

A cúpula da Segurança Pública do Rio Grande do Norte esteve reunida na manhã deste sábado (19), na Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, para apresentar o resultado da reunião entre a Governadora Rosalba Ciarlini e a câmara temática da segurança. Participaram da reunião o titular da Sesed, general Elieser Girão, os comandantes Gerais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, cel. Francisco Araújo e cel. Elizeu Lisboa Dantas, do Delegado Geral da Polícia Civil , Adson Kepler, e do adjunto, Ricardo Sérgio, da diretora do ITEP, Raquel Taveira, e do procurador Geral do Estado, Miguel Josino.

As principais definições foram apresentadas pelo titular da Sesed, e envolvem o envio para a Assembleia Legislativa da revisão da lei de promoção de Praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, um novo concurso público para o Corpo de Bombeiros, nomeação de delegados, escrivães e agentes da Polícia Civil, revisão nos valores das diárias operacionais para policiais, abertura de cursos para a Polícia Militar e Bombeiros para que a promoção dos praças possa acontecer, e uma força tarefa para que o estatuto do ITEP possa ser enviado ao Ministério Público do Estado (MPE) na terça-feira (22).

Além destas medidas, a governadora do Estado, Rosalba Ciarlini, convocará semanalmente reuniões da cúpula da Segurança Pública para acompanhar a logística e as pendências da pasta. De acordo com o Elieser Girão, a Lei de Promoção de Praças será encaminhada para a AL até o dia primeiro de maio deste ano. Da mesma forma, um novo concurso para praças e oficiais do Corpo de Bombeiros será lançado. Em relação à Polícia Civil foi determinado que sejam nomeados oito delegados, 13 escrivães e 31 agentes, também seguindo o trâmite na casa Legislativa.  No Corpo de Bombeiros, será encaminhada até o dia primeiro de maio a Lei de Segurança e Combate a Incêndios e Pânico, garantindo maior segurança aos estabelecimentos que dependem da vistoria do órgão.

O secretário de Segurança Pública exaltou as medidas e declarou que as iniciativas partiram da sensibilidade da Governadora. “Essas questões que anunciamos são respostas que demos à sociedade em menos de 35 dias de gestão. São demandas que estavam reprimidas há dezenas de anos, que levamos à Governadora e foram solucionadas imediatamente”, declarou, falando que as medidas foram discutidas na comissão formada pela Segurança Pública potiguar, com reuniões semanais para avaliar o funcionamento estratégico da pasta e solucionar as demandas reprimidas em todas as áreas, com reposta ágil para questões mais urgentes.

O comandante-Geral da PM também falou sobre a decisão de Rosalba Ciarlini: “A Governadora foi muito sensível atender aos pleitos dos militares estaduais. Isso é uma conquista da Polícia Militar, estávamos precisando disso há muito tempo. Isso que será feito é uma garantia na carreira dos policiais. É um benefício para o servidor e para as respectivas famílias. Não temos como calcular o tamanho disso para os PMs”, comentou coronel Araújo.

O comandante-Geral do Corpo de Bombeiros ressaltou a importância das medidas anunciadas, e destacou a promoção dos praças. “As instituições militares estão muito agradecidas por essa decisão. Isso aumentará com certeza o atendimento à sociedade, melhor atendimentos nas missões porque nos sentimos valorizados e daremos melhores repostas à população”, observou.

O delegado-geral Adjunto da Polícia Civil, Adson Kepler, enfatizou as iniciativas e comentou que elas terão impacto positivo na categoria. “O Governo já tinha adotado medidas que melhoraram qualitativamente e quantitativamente as operações da Polícia Civil, que foi com o pagamento de todas as diárias operacionais e de viagens. Isso passa pela valorização dos policiais envolvidos nas operações”, disse.

Miguel Josino, procurador Geral do Estado, adiantou que as decisões anunciadas são relevantes e que o trabalho irá continuar. “As decisões anunciadas pela Governadora e pelo General Girão foram muito importantes, mas as ações continuarão. A Procuradoria Geral do Estado está trabalhando de forma articulada com o Ministério Público Estadual e Federal, além da Procuradoria Geral da República porque encaramos isso com uma defesa estratégica do Estado. Estamos fazendo isso porque não permitiremos que a segurança da população esteja em risco”, encerrou.


ESCANDALO - Após 5 anos, Fábio Faria é citado na ‘Farra das Passagens

8o98o87i4u56jhtyui76i8i
Cinco anos após o site Congresso em Foco revelar que senadores e deputados utilizavam para fins particulares a cota de passagens aéreas bancada com dinheiro público, nenhum parlamentar foi punido, em qualquer esfera, pelo uso indevido do benefício. Poucos devolveram os recursos da cota pública gastos de maneira privada. A Câmara e o Senado sequer informam o total devolvido. Passada meia década, nenhuma denúncia foi oferecida à Justiça pelo Ministério Público Federal, onde se arrastam as investigações cíveis e criminais sobre o caso.

Revelada a partir de 14 de abril de 2009 por este site, a chamada farra das passagens mostrou que os políticos usavam a cota de bilhetes aéreos não apenas para trabalhar e se deslocar de Brasília para suas bases. Recorriam ao benefício público para fazer turismo e transportar parentes para o exterior. Eles ainda cediam passagens para terceiros, potenciais eleitores e parceiros comerciais. Agentes de viagens declararam às autoridades que os parlamentares vendiam as sobras de suas cotas – o fato foi confirmado, mas a autoria, até hoje, é atribuída apenas a servidores e intermediários, apesar de documentos obtidos pela reportagem revelarem bem mais que isso.

A série de reportagens começou com a revelação de que a Câmara bancou passagens para os atores Kayky Brito, Sthefany Brito e Samara Felippo participarem do carnaval fora de época em Natal. Os bilhetes saíram da cota do deputado Fábio Faria (hoje no PSD-RN), dono do camarote Athlética, um dos mais concorridos do Carnatal por reunir o maior número de celebridades. Fábio, que hoje preside interinamente a Câmara, também utilizou a cota parlamentar para pagar sete viagens para a ex-namoradora, a apresentadora de TV Adriane Galisteu, e a mãe dela, Emma Galisteu, entre 2007 e 2008. Após a publicação da reportagem, ele devolveu o dinheiro das passagens. Os artistas alegaram que não sabiam de onde vinha o dinheiro das passagens.

Uma lista publicada pelo Congresso em Foco, com base apenas em registros da TAM, mostrou que 261 deputados, mais da metade da Câmara, usou sua cota para eles próprios ou terceiros viajarem ao exterior entre 2007 e 2008. Uma conta que somava mais de R$ 4 milhões. Registros das companhias Gol e Varig mostraram que eles também utilizavam recursos públicos para descansar nas férias ou presentear amigos e celebridades, numa prática disseminada por todos os partidos políticos, que envolvia deputados, senadores, ex-parlamentares, ministros de Estado e do Tribunal de Contas e até o hoje vice-presidente da República, Michel Temer(PMDB), que presidia a Câmara na época.

Na semana passada, o Congresso em Foco buscou novamente na Câmara resposta a um questionamento feito ao longo dos últimos cinco anos: quais deputados devolveram recursos públicos gastos de forma particular após a revelação do caso? Pelas contas do site, pelo menos R$ 272 mil foram ressarcidos por nove deputados.

Em 2010, o Ministério Público fez o mesmo questionamento à Câmara, reiterado pelo menos uma vez, em 2012. Na semana passada, a administração da Casa informou que não respondeu aos procuradores. O caso ainda está “em análise”. Informalmente, servidores do Congresso disseram que uma reunião de comitê com representantes do Ministério Público e da Câmara deve acontecer nos próximos dias, quando o assunto poderá voltar a ser discutido. Apesar da demora do Parlamento em dar esclarecimentos e de comprovar a devolução do dinheiro, os procuradores da República não exigiram na Justiça o ressarcimento dos valores. Há cinco inquéritos civis públicos na Procuradoria da República do Distrito Federal. Nenhum virou denúncia, o que diminui as chances de o contribuinte ter o dinheiro de seus impostos de volta.

Quem pagou
Em reação à revelação da farra, na prática o Congresso perdoou as irregularidades do passado e mudou regras de uso das passagens para o futuro. Os voos ao exterior ficaram mais restritos e controlados por meio de portais de transparência. Se criminal e civilmente os políticos não foram responsabilizados por nada, sobrou para os servidores. Muitos foram demitidos do Congresso, parte deles sumariamente, por recomendação do então corregedor da Câmara ACM Neto (DEM-BA). Sofreram processo administrativo da Câmara, mas muitos já estavam fora de seus cargos.

Fonte: portaljh via Congresso em Foco

ESPORTE - América estreia na série B neste sábado contra o Avaí/SC jogando no estádio Arena das Dunas

O América estreia na Série B do Brasileirão, neste sábado enfrentando o Avaí-SC, na Arena das Dunas, o time do técnico Oliveira Canindé quer garantir os primeiros três pontos para começar bem a competição.

Para isso, o treinador Alvirrubro não pretende realizar grandes mudanças no time levando em conta a máxima que "em time que está ganhando não se mexe". 

As alterações acontecerão por motivo de contusão ou de suspensão. Ficam de fora da partida o volante Márcio Passos, que terá que cumprir mais um jogo de suspensão, o volante Tiago Dutra e o ala-direita Walber que estão em tratamento médico. 

A novidade no time pode ser a presença do ala-esquerda Wanderson, que foi regularizado e já está à disposição do treinador.

O time que pode entrar em campo deverá formar com: Fernando Henrique; Fabinho, Cléber, Edson Rocha e Arthur Henrique; Dener, Jean Cléber, Rafinha e Arthur Maia; Max e Adriano Pardal. Mesmo assim, o técnico Oliveira Canindé comanda o último treinamento na tarde desta sexta-feira (18), no CT Abílio Medeiros, em Parnamirim.

ESPORTE - ABC estreia na série B empatando com o Santa Cruz/PÉ


Com empate foi assim que estreou o ABC no campeonato brasileiro da série B. O Mais Querido enfrentou o Santa Cruz/PÉ no estádio do Arruda e o placar terminou  em 1 a1.

IMPRENSA - Jornais e revistas farão campanha a favor do uso do papel

O Brasil será o próximo país a receber uma campanha publicitária que irá valorizar o uso do papel na comunicação. Entidades setoriais das áreas de jornais, revistas e indústria gráfica, entre outras, anunciaram ontem o lançamento de uma campanha com o mote “No wonder you love paper” – ou “Não surpreende que você adore papel”, em uma tradução livre.

A ação foi criada em 2012 na Inglaterra pela Two Sides, uma ONG que busca derrubar mitos no uso do papel na comunicação. A Two Sides está presente nos principais países da Europa, além dos Estados Unidos, Austrália e África do Sul. No Brasil, 42 entidades apoiam a implementação da ação, como a Associação Nacional de Jornais (ANJ), Associação Nacional dos Editores de Revistas (Aner) e a Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf). As organizações assinaram protocolo de intenção com a Two Sides ontem.

Dentro de 45 a 60 dias, devem ser veiculados material publicitário na mídia de apoio ao consumo de papel no país, numa tentativa de desmistificar a ideia de que o produto é nocivo ao meio ambiente. “Cerca de 70% do consumo de papel na Europa é reciclado. Temos que reforçar essas questões e derrubar mitos de que consumir papel é ruim para o mundo”, disse ontem Martyn Eustace, diretor da Two Sides no Reino Unido. “O que pouco se fala, por exemplo, é que a energia gasta no Google, no período para se fazer cerca de 100 buscas online, equivale ao gasto de uma lâmpada de 60 watts por 20 minutos”, afirmou.

No Brasil, o nível de reciclagem de latas e garrafas pet é maior do que de papel. Segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos (Abrelpe), são reciclados 98,3% das latas, 45,5% do papel, 47% do vidro e 57,1% das garrafas pet.

A intenção da ANJ e da Aner com a campanha não é aumentar a circulação de jornais e revistas, “mas se ocorrer será bem-vinda”, informaram as entidades no evento. Segundo o Instituto Verificador de Circulação (IVC), foram 4,43 milhões de jornais em circulação mensal no Brasil em 2013, enquanto no ano anterior foram 4,52 milhões, queda de 1,9% %. O número já havia caído 1,8% em 2012.

A campanha no mundo foca o alto nível de reciclagem de papel nos países participantes e na baixa participação de jornais e revistas no volume de áreas desmatadas para obtenção de celulose. Na Europa, jornais e revistas respondem por 11% do consumo de papel e celulose. No Brasil, esse índice não foi informado ontem. Também não foi informado pelas entidades envolvidas na ação o número de veículos de comunicação no país com certificação ambiental.

ALTO DO RODRIGUES - Aproveite neste sabadão para saborear o melhor açaí de Alto do Rodrigues


VIDA - Roberto Carlos faz 73 anos e recebe fãs na porta do seu prédio

Roberto desce até o mezanino do prédio
Roberto Carlos completou 73 anos neste sábado, 19, e, para não desonrar a tradição, foi à varanda de seu apartamento na Urca, na Zona Sul do Rio de Janeiro, para acenar para o público. Todos os anos, fãs do cantor vão à porta do edifício do Rei para homenageá-lo.

A tradicional comemoração de aniversário vem no ano em que o cantor se vê envolto em polêmicas. A mais recente se deu graças à campanha publicitária milionária para uma grande frigorífico no qual ele, vegetariano, diz que voltou a comer carne. Informações de bastidores, no entanto, dão conta que Roberto não chegou sequer a tocar no bife que ele supostamente comeu na propaganda.

E recebe presente de fã



LUTO - Morre aos 70 anos o narrador e jornalista Luciano do Valle


O narrador Luciano do Valle, 70 anos, faleceu neste sábado. Ele passou mal durante uma viagem de avião e ainda não se sabe as causas de sua morte.

Luciano marcou época na televisão brasileira desde a década de 70 e era o principal narrador da Band, onde teve duas passagens, de 1983 a 2003 e depois de 2006 até os dias de hoje.

Transformou a emissora em Canal do Esporte. Além de se especializar na narração do futebol, foi um dos principais divulgadores dos esportes olímpicos. Narrou boxe, onde lançou Maguila, também foi ícone da geração de prata do vôlei masculino na década de 80. Sua importância foi tão grande que ganhou o apelido de Luciano do Vôlei.

MOSSORÓ :Garibaldi garante apoio a Larissa também em Brasília

No encerramento da passeata da coligação Unidos por Mossoró, no final da manhã deste sábado, no bairro Barrocas, o ministro da Previdência Social, Garibaldi Filho (PMDB), fez outro discurso, conclamando Mossoró a apoiar Larissa Rosado e Alex Moacir.

“Participei de muitas campanhas, mas, rápida como essa, nunca tinha visto. Na verdade, estamos no início da campanha, mas já está chegando a hora de dizer sim a uma Mossoró melhor, uma Mossoró com Larissa e Alex na Prefeitura”, disse o líder do PMDB.

Segundo ele, numa campanha curta como a atual, o eleitor precisa de segurança. “Você tem que votar em quem conhece e confia, e sei que Mossoró conhece Larissa, todo o Rio Grande do Norte respeita Larissa como uma das melhores deputadas”, elogiou.

E continuou Garibaldi: “Portanto, Larissa, aqui está o apoio do PMDB, o PMDB está com você para o que der e vier, o PMDB do presidente Henrique Alves, o PMDB de cada um que sabe que o partido não tem dúvida de que você e Alex são melhor para Mossoró”.

Apoio federal
O ministro também garantiu apoio em Brasília à futura gestão. “Larissa e Alex são uma dobradinha ideal, e tenham certeza que não vai faltar apoio do Governo Federal para que possam fazer uma grande administração”, lembrando a presença do PMDB na União.

Garibaldi finalizou: “No dia 4 de maio, a solução é Larissa e Alex na Prefeitura. Queremos o apoio do povo, daqueles que sabem que nunca tivemos um período tão difícil quanto esse, violência, saúde precária, e precisamos votar certo: Larissa e Alex Moacir”.



Passeata movimentou bairros Santo Antônio e Barrocas

​Garibaldi endossa Alex Moacir

Parabeniza o colega de partido


E recebe dela agradecimento pelo apoio

ESPORTE - ABC começa a série B neste sábado e Zé Teodoro relaciona jogadores para enfrentar o Santa Cruz-PE

O ABC estreia na Série B do Campeonato Brasileiro na tarde deste sábado (19), no estádio do Arruda, contra o Santa Cruz-PE. Para a partida, o técnico Zé Teodoro relacionou 20 jogadores. O jogo tem início marcado para as 16h20.

Confira os relacionados:

Goleiros: Gilvan e Camilo;
Laterais: Patrick, Luciano Amaral e Ayrton;
Zagueiros: Samuel, Suéliton e Robson;
Volantes: Daniel Amora, Michel Schmoller, Somália, Liel e Renan Silva;
Meias: Octávio e Moisés;
Atacantes: Gilmar, Dênis Marques, Lúcio Flávio, Beto e João Henrique.

TECNOLOGIA - Aplicativo permitirá que população denuncie focos de dengue em Natal

Secretaria de Saúde do Estado, de janeiro até agora confirma 127 casos de dengue em 17 municípios. (Foto: Reprodução/TV Verdes Mares)Um aplicativo que permitirá que a população denuncie focos de dengue em qualquer região de Natal será lançado em maio pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) do Hospital Universitário Onofre Lopes da UFRN em parceria com a Secretaria Municipal de Natal. O sistema funcionará em computadores e dispositivos móveis e permitirá ainda que sejam informados casos de suspeita de dengue.

Além de permitir o mapeamento dessas informações em tempo real, o sistema monta uma base de dados que poderá ser utilizado no combate à doença de forma mais eficaz e na prevenção de surtos de dengue. Todas informações cadastradas no aplicativo serão redirecionadas para a Secretaria Municipal de Saúde que poderá saber com grande antecedência a ocorrência de casos e conhecer com muito maior precisão na informação dos focos.

"O objetivo é tornar a notificação por parte da população dos casos de dengue e de focos do mosquito mais ágil e precisa. O mapa que será disponibilizado vai permitir que as pessoas possam comunicar os focos ou casos de paciente de maneira muito precisa, permitindo que a Secretaria tome as medidas necessárias para combater a doença", disse Ion Ion de Andrade, colaborador do Departamento de Atenção Básica da SMS de Natal e idealizador do sistema.

Para utilizar, a população deverá acessar o site ou instalar o aplicativo em seu dispositivo móvel, se registrar utilizando uma conta de e-mail e então informar um foco ou um caso de dengue. O registro por e-mail é uma forma de autenticação e servirá para coibir a disseminação de informações falsas.

Com essa ferramenta a Secretaria Municipal de Natal irá acionar os agentes de endemias que irão ao local fazer uma visita técnica para tratamento e controle da dengue. Dessa forma, a Secretaria estará trabalhando na frente, tomando decisões antecipadas.

O projeto foi idealizado por Ion de Andrade, colaborador do Departamento de Atenção Básica da SMS de Natal, e desenvolvido pelo professor Ricardo Valentim, coordenador do Lais, e equipe do Telessaúde/RN. Segundo o Ion de Andrade,  esta será uma importante ferramenta para o enfrentamento da dengue durante a Copa e tem grande potencial para melhor organizar as ações contra a dengue, tanto no plano preventivo quanto no assistencial.

Sobre o LAIS
O Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) realiza pesquisas de cunho inovador e a missão é promover o desenvolvimento social e econômico de forma sustentável. Atualmente está situado no Hospital Universitário Onofre Lopes e reúne pesquisadores das áreas das Engenharias, Informação e Comunicação e Saúde. Deste modo, criando um ambiente interdisciplinar.

com informações e fotos do G1RN

ELEIÇÕES - Ricardo Motta e Nélter Queiroz, devem fazer despencar votação de George Soares em Assú

Os deputados Ricardo Motta (PROS) e Nélter Queiroz (PMDB), que são tidos como "forasteiros" pelo deputado George Soares (PR), são as principais causas da grande dor de cabeça política do republicano em Assú. O primeiro, sem apoio do prefeito e de nenhum vereador em 2010, saiu do município com uma votação de 1.248 votos. Agora com o reforço de Ivan Júnior e mais da metade dos 15 vereadores, Ricardo deverá aumentar e muito a votação em comparação com a eleição passada.

Já o segundo, o deputado Nélter Queiroz que na campanha passada, não tinha apoio de vereadores, obteve 3.614 votos. Hoje, ele tem o reforço eleitoral no seu palanque do vice-prefeito do Assú Eurimar Nóbrega e de mais dois vereadores governistas. A expectativa que atormenta George é a de que a votação Nélter também cresça. Pela lógica da matemática política, os novos aliados somam e não subtraem.

Nesse contexto de avaliação, George Soares foi o grande perdedor se comparado a sua situação confortável de 2010 com o apoio do prefeito e de quase todos os vereadores, já que agora se ver sem nenhuma liderança política com assento no legislativo para apoiá-lo, além de também não ter mais o apoio do chefe do executivo assuense.

com informações do blogdovt

ALTO DO RODRIGUES - Aniversariante do dia: Fisioterapeuta Euclécia Lopes


Hoje queremos parabenizar a nossa leitora Euclécia Lopes. Fisioterapeuta gente fina, Euclécia festeja idade nova neste dia 19 e recebe do nosso blog, os parabéns por essa data super especial. Na foto acima com o maridão Rhuan e o animal de estimação. Saúde e Sucesso!

ALTO DO RODRIGUES - Secretária da SEMTHAS no Conversando Com o Seu Prefeito deste sábado, 19

A Secretária Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS) Francleide Campos, será a convidada deste sábado, 19, do programa Conversando com o seu Prefeito.

Francleide Campos fará um balanço das ações da sua pasta e falar sobre o Programa "Peixe na Mesa", onde a Prefeitura Municipal fez a entrega de 7 toneladas de pescado para todas às famílias altorodriguenses no período da semana santa. 

O "Conversando com o prefeito" é uma produção da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), dirigido pelo secretário de comunicação, Abelardo Neto, e apresentado pelo radialista e secretário adjunto de comunicação, Giovani Filho.


O programa vai ao ar todos os sábados, das 12 às 13 horas, pela rádio "comunitária" FM Ouro Negro que atende uma determinação judicial.

ESTADO - Advogado é excluído dos quadros da OAB/RN

O Conselho da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte torna pública a exclusão de seus quadros de Ledimar Methusael de Sousa Melo (OAB Nº4301) com base no artigo 38, II da Lei nº 8.906/1994 - Estatuto da Advocacia e da OAB. A decisão do Conselho Pleno da Seccional Potiguar já transitou em julgado.

Em 2006, o advogado se apropriou da quantia de R$10.000,00 da vítima A.M.N., na qualidade de seu procurador em processo de indenização que tramitou perante o Juizado Especial Cível. Em sentença da 6ªVara Criminal da Comarca de Natal, ficou configurada a materialidade e a autoria do crime de apropriação indébita pelas declarações da vítima, confissão do réu, além dos documentos colacionados.

Segundo o presidente da OAB/RN, Sérgio Freire, a decisão do Conselho reafirma que a OAB permanece atenta e vigilante. “Não admitimos que advogados dos nossos quadros tornem-se moralmente inidôneos para o exercício da profissão”, destaca.

Por: Anne Medeiros


MUNDO - Cinzas de García Márquez devem ser jogadas na Colômbia e no México

As cinzas do escritor colombiano Gabriel García Márquez, que morreu na última quinta-feira (17), deverão ser espalhadas no México e na Colômbia, informou o embaixador colombiano no México, José Gabriel Ortiz. A família do autor optou pela cremação do corpo em uma cerimônia privada na capital mexicana, onde García Márquez morava desde o início da década de 1960.


Na segunda-feira (21), o governo mexicano prestará uma homenagem, no Palácio das Belas Artes, ao ganhador do Prêmio Nobel de Literatura de 1982. O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, que decretou três dias de luto no país pela morte do escritor, deverá participar da cerimônia.

Conhecido como um dos principais nomes da escola literária chamada realismo fantástico, o autor colombiano morreu aos 87 anos em casa. Poucas horas após a morte, frases, fotos e citações do autor invadiram as páginas de redes sociais. Colegas de profissão, como o escritor moçambicano Mia Couto, que participou da 2ª Bienal Brasil do Livro e da Leitura, em Brasília, também homenagearam García Márquez.

Na última segunda-feira (14), a mulher e os filhos do escritor haviam informado que seu estado se saúde era "muito frágil", havendo "risco de complicações". Após ser hospitalizado por uma semana devido a uma infecção pulmonar, o autor de Cem Anos de Solidão e de O Amor nos Tempos do Cólera havia retornado para casa no início do mês.

sexta-feira, 18 de abril de 2014

ALTO DO RODRIGUES - Igreja católica realiza Santa Missa e lava-pés na matriz de Nossa Senhora do Rosário

Com a Missa da Ceia do Senhor, iniciamos o Tríduo Sagrado que nos introduz na dinâmica do mistério pascal de Cristo: a passagem da morte para a vida gloriosa do Ressuscitado. “Sabendo Jesus que chegava a sua hora de passar deste mundo para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim” (Jo 13,1).

Na ceia de Quinta-Feira Santa, Jesus antecipou a entrega de sua vida, livremente e por amor. Nessa ceia, com os seus apóstolos, Jesus tornou presente, sacramentalmente, nos sinais do pão e do vinho, sua oferta ao Pai pela salvação de todos nós. “Isto é o meu corpo, que será entregue por vós”. “Este é o meu sangue da nova aliança, que será derramado por vós, para a remissão dos pecados.” A morte de Jesus na cruz é o sinal do seu amor extremo para conosco.

Jesus instituiu a Eucaristia que é a atualização do seu sacrifício, memorial de sua morte e ressurreição. “Todas as vezes, de fato, que comerdes deste pão e beberdes deste cálice, estareis proclamando a morte do Senhor, até que ele venha” (I Cor 11,26). 

Na Quinta-Feira Santa, Padre Marcelo Coutinho, fez a Instituição e Renovação dos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística, assim como Jesus instituiu o sacerdócio ministerial.

Ao dizer aos apóstolos: “Fazei isto em memória de mim”, Jesus quis ter a necessidade de homens que, consagrados pelo Espírito Santo, agissem em união íntima com a sua pessoa, para perpetuar, no tempo e no espaço o memorial de nossa redenção e para distribuir aos que se aproximassem da mesa do Senhor, o alimento da verdadeira vida.

Hoje é um dia especial não só para agradecer o tesouro da Eucaristia, fonte e cume da vida cristã, mas também para tomar consciência da importância dos presbíteros na Igreja e do seu vínculo com o sacramento eucarístico.

A cena do Lava-pés, expressa o cume da doação de si mesmo que Jesus faz à humanidade na Eucaristia. Ao substituir a narração da Eucaristia pelo lava-pés, São João mostra-nos que a Eucaristia ao nos unir a Cristo, deve levar-nos também a solidariedade, traduzindo esse gesto de Jesus em atos de amor e de serviço aos nossos irmãos na nossa vida cotidiana.

“Se eu, Senhor e mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. Dei-vos o exemplo, para que façais a mesma coisa que eu fiz” (Jo 13, 13-15). Lavar os pés uns dos outros significa fazer o bem aos outros, particularmente, aos mais necessitados. O Senhor Jesus nos convida a aprender dele a humildade e a coragem de retribuir sempre com a bondade e o perdão os que nos ofendem. Jesus manso e humilde de coração, fazei nosso coração semelhante ao vosso.




com informações e fotos da assessoria da igreja catolica

ALTO DO RODRIGUES - Programação da Semana Santa no municipio

“A verdade é que Ele tomava sobre si nossas enfermidades e sofria”
 (Isaías 53, 4)
Dia 18/04 – Sexta – feira
15:00 – Celebração da Paixão
(Haverá adoração de 08h as 15h no salão; e logo após, a celebração será realizada na Igreja, e em seguida a  Via Sacra pelas ruas)

·        Objeto para abençoar: cruz

Dia 19/04 – Sábado
19:00 – Vigília Pascal em Ponciana
22:00 – Vigília Pascal na Matriz

·        Objeto para abençoar: vela e água

Dia 20/04 – Domingo: Páscoa do Senhor
07:00 – Missa no Bairro São Francisco
09:00 – Missa em Estreito
17:00 – Missa em São José I
19:30 – Missa na Matriz

GUAMARÉ - Programação da Semana Santa no municipio

Dia 18/04 – Sexta feira da paixão do senhor – Jejum e Abstinência.
- 15h – Celebração da paixão do senhor e procissão com a imagem do senhor morto e de nossa senhora das dores.
 Local: Centro Pastoral
  – 19h – Apresentação da paixão de cristo – Grupo Teatral Tamanco de Pau.

Dia 19/04 – Sábado Santo
- 22h – Solene Vigília pascal (todos devem trazer uma vela)
- Celebração de batizados de adultos
- Procissão com a imagem do senhor Ressuscitado

Dia 20/04 – Domingo da Ressurreição
- 19:30h – Santa Missa solene do Domingo de Páscoa
Local: Centro Pastoral.

Com informações de Josivan

ALTO DO RODRIGUES - Distribuição das senhas do pescado foi para todas as residências


A determinação do prefeito Abelardo Rodrigues foi proporcionar a cada residência do município e direito de receber a senha e ir buscar o peixe da semana santa. 
Pelas fotos, fica claro que a determinação do prefeito Abelardo foi cumprida à risca.



quinta-feira, 17 de abril de 2014

MOSSORÓ - Larissa Rosado emite nota oficial




COLIGAÇÃO UNIDOS POR MOSSORÓ, composta pelos partidos PSB, PMDB, PEN, PROS, PRTB, PHS, PTC, PR, PPS, PT do B e PRP, vem à público prestar esclarecimentos a respeito do indeferimento em primeira instância do registro de candidatura de LARISSA ROSADO.

Inicialmente, deve-se esclarecer para todos os fins queLARISSA ROSADO continua firme no seu propósito de disputa do pleito eleitoral suplementar que se avizinha, estando a mesma tranquila no que atine à seguir sua caminhada rumo ao dia 04 de maio de 2014.

Ao contrário do que se tem propagado, em que pese a decisão prolatada pelo magistrado da 33ª Zona Eleitoral acerca do indeferimento de seu registro em virtude de suposta inelegibilidade causada no pleito de 2012, cumpre esclarecer que tramita perante o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) um Recurso Especial tratando do seguinte tema, tendo a confiança na reversão do quadro até a realização do pleito.

Diante disto, LARISSA ROSADO continua sua caminhada como candidata, conforme inclusive autoriza o art. 16-A da Lei n° 9.504/97, podendo efetuar seus atos de campanha sem qualquer impedimento, enquanto ainda discutido seu registro de candidatura, fator este que já está sendo devidamente providenciado por sua assessoria jurídica, tomando todas as medidas possíveis para garantia de participação da candidata neste pleito suplementar que se avizinha.

PENDÊNCIAS - Bloco AA dá exemplo de solidariedade nesta semana santa


Um exemplo que devia ser seguido. O Bloco AA reuniu amigos e parceiros e idealizou o projeto AA Solidário que consiste em arrecadação alimentos para doar a pessoas carentes. O projeto experimental, agora é oficial e vai ficar fazendo parte dos eventos produzidos pelo bloco durante o ano. 




ALTO DO RODRIGUES - Aniversariante do dia: Angelita Gomes Pinheiro

Eita, que hoje é dia de festa. Hoje, festejamos o niver de uma grande amiga e leitora do blog. Dona Angelita faz aniversário e quem ganha o presente somo nós, que tem a temos em nosso ciclo de amizades. Uma pessoa que está sempre de alto astral. Parabéns!!!

OPINIÃO - Decifra-me ou ti devoro...

Algum leitor sabe dizer qual desses prefeitos apoia o projeto de reeleição do deputado George Soares?

São todos gestores do Vale do Assú e circunvizinhanças, região que o parlamentar do PR, diz representar no legislativo estadual.

Por incrível que pareça, nenhum deles defende o nome de George Soares, quem fez isso na eleição passada se arrependeu. 

O deputado que é um excelente porta voz midiático, discurso bonito, publicidade em vários setores da comunicação eletrônica, vive um mundo de fantasias, quando cair na real vai vê que está como uma ilha, isolado de todos.... 

Como diz o adágio popular muito citado aqui neste ubérrimo e fertilizante torrão, o filho de Ronaldo está igual a "Cabra de Manoel Lúcio...

Não tem uma só companhia pra reforçar seu palanque... Aí eu choro: como gostava de falar o personagem Galeão Cumbica".

PRESTIGIO - Ex-jogador potiguar Marinho Chagas é destaque na Revista Placar deste mês


A Revista Placar deste mês que traz na capa a matéria especial com ex-goleiro Bruno, também mostra em uma página, o time dos sonhos do craque Marinho Chagas, orgulho do futebol potiguar. Com esquema tático  4 4 2, Marinho relaciona os craques de bola, dos 11 jogadores, 8 são brasileiros. Abaixo de cada foto, Marinho faz um comentário sobre o craque, confira


LEI - Aprovada reclusão de 5 a 10 anos para motorista que matar em racha no trânsito

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (15) penas de reclusão para o “racha” no trânsito, se disso resultar lesão corporal grave ou morte. Os deputados rejeitaram osubstitutivo do Senado e mantiveram o texto da Câmara ao Projeto de Lei 2592/07, do deputado Beto Albuquerque (PSB-RS), já aprovado em abril do ano passado. Esse texto será enviado à sanção da Presidência da República.

Segundo o texto, do relator pela Comissão de Viação e Transportes, deputado Hugo Leal (Pros-RJ), a pena para a prática do racha em vias públicas sem vítimas é aumentada, de seis meses a dois anos de detenção, para seis meses a três anos.

No caso de ocorrer lesão corporal grave, haverá pena de reclusão de 3 a 6 anos; e, no caso de morte, de 5 a 10 anos. Essas situações agravantes não estão previstas atualmente no Código de Trânsito Brasileiro (CTB - Lei 9.503/97).

Na prática do racha, esses agravantes serão aplicados mesmo se o agente não tenha desejado o resultado nem assumido o risco de produzi-lo.

Motorista alcoolizado
O projeto também prevê pena de reclusão de 2 a 4 anos se o homicídio culposo ao volante for causado por motorista alcoolizado ou drogado. O texto do Senado excluía essas penas.


A relatora das emendas do Senado, deputado Sandra Rosado (PSB-RN), recomendou a rejeição das mudanças feitas pelos senadores. Pela liderança do governo, no entanto, o deputado Henrique Fontana (PT-RS) disse que o governo não tem acordo com as penas mais graves previstas no texto da Câmara e sim apenas com a pena de dois a quatro anos de prisão.

Penas administrativas
O texto aumenta em dez vezes as multas aplicáveis nos casos de “racha”, “pega”, manobras perigosas, arrancadas e competições não autorizadas. Atualmente, elas variam de uma vez a cinco vezes.

No caso de reincidência dentro de 12 meses, a multa será aplicada em dobro. O recolhimento do veículo e a suspensão do direito de dirigir continuam, como já previsto no código.

Ultrapassagens perigosas
Para a ultrapassagem na contramão em situações perigosas, como curvas, faixas de pedestre, pontes ou túneis e nas faixas duplas contínuas, a multa passa a ser de cinco vezes, com aplicação do dobro na reincidência.

Quem ultrapassar outro veículo pelo acostamento ou em interseções e passagens de nível terá multa equivalente a cinco vezes a normal, e a falta passa a ser considerada gravíssima.
No caso de ultrapassagem em pistas de duplo sentido, se o condutor forçar a passagem entre veículos, a multa será de dez vezes a atual, com aplicação em dobro na reincidência e suspensão do direito de dirigir.
Dados do Ministério da Justiça indicam que as ultrapassagens perigosas são responsáveis por 5% dos acidentes nas rodovias, mas têm a maior mortalidade, de cerca de 40%. Essas multas podem chegar a cerca de R$ 1 mil.

Exame toxicológico
Pelo texto, o exame toxicológico passa a valer como meio de verificar se o condutor conduzia o veículo sob a influência de álcool ou de outra substância psicoativa que determine dependência.

Atualmente, com a Lei Seca (12.760/12), essa verificação pode ser feita com teste de alcoolemia, exame clínico, perícia, vídeo, prova testemunhal ou outros meios de prova admitidos em direito, observado o direito à contraprova.

MUNDO - Homem que seria enforcado recebe tapa e é perdoado pela mãe da vítima

No último segundo, um homem identificado como Balal, escapou da execução por enforcamento em Nowshahr (Irã). O condenado por assassinato em 2007 já estava com a corda no pescoço em cima de uma cadeira quando a mãe da vítima se aproximou dele, desferiu um tapa no seu rosto e concedeu clemência.

Sete anos atrás, Balal tinha se envolvido em uma briga de rua em Royan (Irã) contra Abdolah Hosseinzadeh, que acabou morto com golpes de faca.

De acordo com a agência semioficial Isna, Balal foi salvo exatamente por "Abdolah". O pai da vítima, Abdolghani Hosseinzadeh, contou que o filho apareceu em um sonho para a mãe, "dizendo estar em um bom lugar e pedindo que ela não retaliasse o seu assassino". 


"Isso acalmou a minha esposa e decidimos pensar melhor até o dia da execução", relatou ele.


A mãe da vítima se convenceu que Balal não tinha a intenção de matar o filho na briga.

"Balal não sabia manipular uma faca. Era ingênuo", argumentou Abdolghani.

De acordo com a sharia - conjunto de leis regido pelos preceitos islâmicos - a família tem direito a chutar a cadeira para que o condenado seja enforcado e poder de clemência, mas não de anular a condenação à prisão.

ESTADO - Governadora participa de solenidade de Passagem de Comando na Base Aérea de Natal

A Governadora Rosalba Ciarlini participou, na manhã desta quinta-feira (17), da solenidade de Passagem de Comando da Primeira Força Aérea Brasileira, realizada no Pátio da Base Aérea de Natal (BANT).

Na ocasião, Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara assumiu o comando da Primeira Força Aérea, em substituição ao Major Brigadeiro do Ar Paulo Borba, que exerceu o cargo durante o período de ano e agora segue para Belém/PA.

Também participaram da solenidade o comandante da Polícia Militar do RN, Coronel Francisco Canindé de Araújo, e o comandante do Corpo de Bombeiros Militar do RN, Coronel Elizeu Lisboa Dantas.


ALTO DO RODRIGUES - Prefeitura faz entrega do pescado nos distritos

No mesmo horário que estava sendo entregues os peixes da semana santa aos moradores da zona urbana, nos distritos, também acontecia a distribuição do pescado. Fotos abaixo, são do distrito de São José.




JUSTIÇA - Cuidado, a policia pode prende-lô(a) a qualquer momento.

Se você é homem, moreno, tem a barriga ligeiramente saliente, mede entre 1,70 e 1,75, tem de 30 a 35 anos e sotaque tipicamente nordestino, cuidado! A polícia do Rio Grande do Norte pode prendê-lo a qualquer momento.

NOMINUTO.COM - Papa lavará os pés de 12 pessoas com deficiência nesta Quinta-Feira Santa

papafrancisco_m
Doze pessoas com deficiência, de diversas idades, etnias e religiões vão participar nesta quinta-feira (17) da cerimônia do Lava-Pés, que será presidida pelo papa Francisco. Segundo o presidente da Fundação Padre Carlo Gnocchi, Angelo Bazzari, os participantes da cerimônia têm deficiências de diversos níveis de gravidade. 

A ação de Francisco, ao lavar e beijar os pés dos 12 internos na instituição, "é sinal da misericórdia evangélica que quer abraçar, com o gesto do papa, todo o mundo do sofrimento”, disse o sacerdote.

“É um gesto que o papa cumpre sempre na esteira daquela Igreja que quer servir primordialmente aos últimos, mas que evangelicamente são os primeiros. Este presente é certamente um carinho que o papa Francisco faz ao mundo do sofrimento, ao universo habitado pelos mais frágeis e mais vulneráveis”, acrescentou o padre Bazzari.


No rito do Lava-Pés, que marca a Quinta-Feira Santa, o sacerdote, assistido por dois ministros, lava o pé direito de 12 homens, lembrando o gesto de Jesus, com seus discípulos, na Última Ceia. O gesto simboliza a humildade, a submissão e o papel de servir ao semelhante.

A cerimônia será celebrada na igreja do centro romano Santa Maria da Providência, para os internos e funcionários da Fundação Padre Carlo Gnocchi. Fundada há quase 60 anos, a instituição assiste mais de três 3 mil pessoas com deficiência, além de dependentes, em 29 centros espalhados por nove regiões da Itália.

PENDÊNCIAS - Prefeitura faz entrega de 7 mil pescados as famílias carentes do município

Peixe tipo pescada será distribuído para as famílias carentes do município
A prefeitura municipal faz a entrega de 7 mil pescado, tipo pescada. Para fazer uma melhor distribuição o prefeito Ivan Padilha determinou que as secretarias de assistência Social, Obras e a coordenação de eventos, distribuísse o pescado nos bairros. Para manter a tradição, a prefeitura fez um investimento em R$ 60 mil reais e vai levar o pescado para as famílias carentes do município. Os moradores dos distritos também receberão o pescado

ALTO DO RODRIGUES - Prefeitura faz entrega do peixe da semana santa a população na área urbana

Durante toda a manhã de hoje das 07 às 12h, equipes da SEMTHAS, trabalharam incansavelmente para fazer a distribuição dos peixes da semana santa. São 8 mil quilos de peixe, tipo corvina e pescada.. Veja ai como foi a entrega na cidade