Memorial às vítimas de Covid

sábado, 5 de abril de 2014

ALTO DO RODRIGUES - Faça suas compras no Supermercado Soberano, hoje, até às 18h


NATAL- Carro do Itep invade casa ao tentar desviar de caminhão

Veículo atingiu um dos quartos da residência
Um carro do Instituto Técnicos Científicos de Polícia (Itep) invadiu uma casa no início da manhã deste sábado (5) no cruzamento das avenidas Bernardo Vieira e Salgado Filho. De acordo com informações da polícia, o acidente aconteceu quando o carro tentou evitar colidir com um caminhão. O acidente aconteceu por volta das 6h e uma mulher ficou ferida.

Segundo relatos, o motorista do caminhão vinha o sentido zona sul – centro, na avenida Salgado Filho, quando fez conversão à direita, para entrar na avenida Bernardo Vieira. O carro do Itep estava também na Salgado Filho, sentido centro – zona sul, quando atravessava o cruzamento. Para não colidir com o caminhão ele puxou o carro para direita, batendo direto com o imóvel na esquina.

O imóvel tem um estabelecimento comercial e serve de residência também. Na casa, uma mulher dormia num quarto onde o caminhão bateu. A parede ficou destruída e a vítima apenas com escoriações na perna, ela segui para o hospital e passa bem.

Quando abri a porta, entrou o caminhão, bem perto de mim", relata Ivani Varela, proprietária do imóvel e tia da vítima. Ela conta que já é a quarta vez que acontece de um carro colidir com as paredes do seu imóvel, em quase quinze anos. "O último aconteceu há dois anos. Um homem estava bêbado e bateu aqui em casa".

Os bombeiros foram até o local e aguardavam material para fazer escoramento."Vamos colocar as escoras de madeira para poder puxar o carro".

Acidente aconteceu quando veículo tentava desviar de um caminhão


ELEIÇÕES - Wilma de Faria poderá ser candidata ao governo do Rio Grande do Norte

56u65u56u65uu5u5
A presidente do PSB no Rio Grande do Norte, ex-governadora Wilma de Faria, poderá desistir de se candidatar ao Senado da República, para disputar um mandato de governadora. Essa informação corre nos bastidores políticos e se baseia nas dificuldades do processo político para compor com o PMDB do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves.

Wilma desponta em primeiro lugar nas pesquisas que levantam a intenção de voto do potiguar para o governo. Ela também figura bem na corrida para o Senado. Entretanto, se optar por disputar o governo, Wilma teria mais chances de vencer, uma vez que seus possíveis adversários mais fortes, Henrique e o vice-governador Robinson Faria, têm menos da metade da intenção de voto da ex-governadora.

Já se a opção for pelo Senado, a pessebista teria na figura da deputada federal Fátima Bezerra (PT) uma forte concorrente, com possibilidade de derrota de Wilma. Entre uma possível vitória para o governo e uma possibilidade de derrota para o Senado, Wilma estaria estudando a possibilidade de disputar o governo.

SOCIALISTAS
No PSB, a tese de candidatura ao governo do Estado é a que mais prevalece. No diretório estadual do PSB, integrantes da executiva e delegados convencionais, à unanimidade, preferem o projeto Wilma governadora. Em nível nacional, a candidatura de Wilma ao governo é incentivada pelo pré-candidato do PSB a presidente da República, Eduardo Campos, que vê nessa candidatura a construção de um robusto palanque para ele no Rio Grande do Norte.

Nessa linha, a ex-senadora Marina Silva (PSB), que será vice de Eduardo Campos numa chapa “puro-sangue” do PSB nacional à Presidência da República, editou uma nota nesta sexta, em que ataca Henrique Alves, provável nome a governador na aliança que o PSB articula no estado. Segundo Marina Silva, o potiguar “representa a continuidade dos problemas que assolam o estado do Rio Grande do Norte, secularmente governado por essa oligarquia”.

A nota de Marina Silva caiu como bomba na aliança entre o PSB e o PMDB do Rio Grande do Norte, ameaçando desintegrar a aliança desejada pelo presidente da Câmara dos Deputados. Em evento na sexta-feira da semana passada, Henrique afirmou que, sem Wilma no palanque dele disputando o Senado, ele não teria condições de disputar a cadeira de governador. Com a nota do PSB, considerando-o “um atraso” para o estado, criou-se um grave conflito entre PSB e PMDB, o que, inclusive, poderá ser usado contra a aliança Henrique/Wilma pelos adversários durante a campanha eleitoral deste ano.

Calculista e exímia política, Wilma de Faria percebeu que a aliança com o PMDB poderá ser um verdadeiro “tiro no pé” na sua carreira política, transformando uma “oportunidade de ouro” de voltar a governar o Estado, numa “chance real de derrota” se sua opção for disputar o Senado numa aliança questionada pelo próprio partido e contra uma candidata forte, como a deputada federal Fátima Bezerra.

CAMINHO LIVRE
Para completar, Wilma também tem contado com a “sorte”. Tido como principal opositor dela numa eventual disputa pelo governo do Estado, o ministro da Previdência, Garibaldi Filho, está oficialmente impedido desde ontem de disputar o governo do Estado nas eleições deste ano. O prazo para que o ministro se desincompatibilizasse do Ministério expirou nesta sexta-feira, sem que ele pedisse exoneração, o que o deixa fora da lista de possíveis candidatos nas eleições deste ano.

Outro nome que poderia ser empecilho para Wilma disputar o governo, o prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, também não se desincompatibilizou da Prefeitura, ficando impedido de disputar o mandato de governador nas eleições do próximo dia 5 de outubro, daqui a seis meses. Com a exclusão de Garibaldi e Carlos Eduardo, Wilma fica livre dos mais fortes adversários para disputar o governo.

PMDB faz aliança com o PSB em Mossoró e espera repetição no Estado
A aliança estadual entre PSB e PMDB para eleição de 5 de outubro começou por Mossoró. Na convenção que homologou Larissa Rosado (PSB) e Alex Moacir (PMDB) à Prefeitura, ontem, líderes dos dois partidos classificaram o ato como marco eleitoral da composição, o início prático da parceria que se estenderá por todo o Rio Grande do Norte no pleito 2014.

O deputado estadual Walter Alves (PMDB), representante na convenção do ministro Garibaldi Filho e do deputado Henrique Alves, realçou a simbologia do evento como largada para composição entre PSB e PMDB na eleição geral de outubro. “A aliança que consolidamos em Mossoró é a mesma que vamos fazer a nível estadual”, afirmou o filho de Garibaldi.

A mesma ideia foi compartilhada pelo deputado estadual Gustavo Fernandes (PMDB), que também mencionou Mossoró como prenúncio do que ocorrerá nos demais municípios do Estado. “PMDB e PSB estão unidos em Mossoró e também vão fazer união em todo o Rio Grande do Norte, união que será vitoriosa aqui e em todo o Estado”, vaticinou.

A deputada federal Sandra Rosado (PSB) relembrou afinidades históricas com o PMDB, onde começou vida pública e permaneceu por 22 anos. “Nunca esquecemos os antigos companheiros do PMDB. A aliança que estamos fazendo em Mossoró será a aliança do Estado”, disse a representante do PSB do Rio Grande do Norte na Câmara dos Deputados.

A ex-governadora e vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria (PSB), ao lamentar programas do seu governo descontinuados na atual gestão, ensejou que a campanha em Mossoró tende a ser estadualizada e prenúncio da medição de forças de outubro. Segundo ela, a aliança consolidada com o PMDB em Mossoró é fundamental para o PSB na eleição geral de 2014.

A convenção que homologou a chapa Larissa/Alex Moacir à Prefeitura de Mossoró na eleição suplementar, em 4 de maio, foi o primeiro compromisso público entre PSB e PMDB estaduais desde o lançamento da aliança em torno da pré-candidatura a governador do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves (PMDB), no último dia 28, em Natal.

portaljh

LUTO NA TELEVISÃO - Morre no Rio ator José Wilker

 - Juan Guerra/EstadãoAtor, diretor, crítico de cinema, José Wilker morreu hoje, no Rio, aos 66 anos. Ele estava em casa com a namorada, a jornalista Claudia Montenegro, quando se sentiu mal – não teve tempo de ser hospitalizado. A causa da morte foi uma parada cardíaca. Cearense radicado no Rio desde a juventude, Wilker tem duas filhas, Isabel, com a atriz Mônica Torres, e Mariana, com a atriz Renée de Vielmond.

José Wilker nasceu em 20 de Agosto de 1947 em Juazeiro do Norte. Ele começou a carreira de ator como membro do Movimento de Cultura Popular no Recife. Já radicado no Rio de Janeiro, seu primeiro papel no cinema foi no filme 'A Falecida' ao lado de Fernanda Montenegro, mas obteve grande destaque ao lado de Sônia Braga em 'Dona Flor e seus dois maridos' de 1976.

Ele criou também personagens memoráveis na televisão, como Rodrigo, que era protagonista de 'Anjo Mau', e Roque Santeiro na novela de mesmo nome de 1985.

Como ator chegou a participar de produções internacionais, atuando até ao lado de Sean Connery no filme 'O curandeiro da Selva'. Frequente comentarista do Oscar na TV, ele também era crítico de cinema. Em 1996 ele lançou um livro chamado 'Como Deixar um Relógio Emocionado', que compilou várias de suas críticas.

Em 2004 ele interpretou o ex-bicheiro Giovanni Improtta em 'Senhora do Destino'. O personagem que depois seria levado ao cinema no último filme dirigido por Wilker, ficou conhecido pelos bordões: "felomenal" e "o tempo ruge e a Sapucaí é grande".


oestadao

ALTO DO RODRIGUES - Começa a valer hoje o novo horário de funcionamento do Supermercado Soberano


sexta-feira, 4 de abril de 2014

ALTO DO RODRIGUES - SEMTHAS entrega certificados aos concluintes dos cursos do PRONATEC

composição da mesa e foto oficial das concluintes do curso de manicure
Aconteceu na tarde desta sexta-feira, 04, na quadra de esporte da Escola Francisco de Oliveira Melo, a solenidade de entrega dos certificados de conclusão dos cursos de Soldador de MIG, MAG, Eletrodo e manicure, onde beneficiou mais de 75 pessoas. No evento, também aconteceu a aula inaugural para os cursos de Manicure e recepcionista hospitalar que vai qualificar 50 pessoas. Os cursos são oferecidos pelo governo federal, através do PRONATEC, ofertado pela Escola Agrícola de Jundiaí/UFRN em parceria com o município de Alto do Rodrigues.

Entre as autoridades presentes, destaque para a formação da mesa composta pela: secretária Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social Francleide Campos; da adjunta da SEMTHAS Gerlane Baracho; da secretária municipal de educação Irani Cunha, na oportunidade represando o prefeito Abelardo Rodrigues; a adjunta da educação Nalda Ambrósio; da presidente da Câmara Municipal vereadora Ina Mulatinho, dos vereadores Nixon Baracho e Zé Pedro, dos representantes da empresa NIPPON (parceira no curso de soldador) Nadjair e Clodoaldo; da concluinte do curso de manicure Verinha, do concluinte do curso de Soldador Jair Moura, da interlocutora do município Luciana Monteiro; da supervisora do Pronatec Andreia Cassia e do coordenador geral do Pronatec professor João Inácio da Silva Filho.

Após a execução dos hinos nacional e município, o concluinte do curso de Soldador Jair Moura foi convidado a fazer o juramento juntamente com a turma. Após, o juramento, a apresentadora Wennia Medeiros abriu espaço para os discursos.

Em resumo, as principais palavras dos oradores da tarde-noite foi parabenizando os concluintes, encorajando os novos alunos e enaltecendo a iniciativa da prefeitura em oferecer cursos para a população, já que a educação e qualificação são a base para um desenvolvimento equilibrado de um ser humano. Como estava apressado em cumprir outro compromisso, o professor João Inácio da Silva Filho, que também é coordenador geral do Pronatec da Escola Agrícola de Jundiaí/UFRN, foi o segundo a discursar, em seguida, falaram: a concluinte do curso de manicure Verinha (portadora de necessidades especiais), a instrutora do curso de manicure Suely Guimarães, o vereador Nixon Baracho, a secretária de educação Irani Cunha na oportunidade representando o prefeito Abelardo, a interlocutora do Pronatec no município Luciana Monteiro e encerrando os discursos, a supervisora do Pronatec para Alto do Rodrigues e Pendências Andreia Cassia.

Antes de entregar os certificados, foi apresentado em slides, uma amostra do trabalho dos concluintes do curso de manicure ao som da música de Jamilly, “campeão”, mostrando que todos são capazes de fazer e realizar os sonhos.

Na entrega dos certificados, a apresentadora Wennia Medeiros convidou a professora Suely para fazer a entrega simbólica do certificado de conclusão do curso de manicure para Ana Paula de Amorim. Em seguida, foi convidado o concluinte Danilo Douglas da Silva para receber das mãos do representante da NIPPON Nadjair o certificado de conclusão. E, Hominho, entregou para a concluinte Maria Nazaré da Silva o certificado do curso de Soldadora de Eletrodo.

Após a cerimônia de entrega de certificados de conclusão de cursos foi servido um coffee-break para os convidados.
 Secretária da SEMTHAS Francleide Campos e o coordenador geral do Pronatec professor João Inácio discursando na solenidade de entrega de certificados de conclusão de cursos e aula inaugural

Autoridades no momento do discurso 

 slides mostrando o esforço e trabalho das alunas do curso de manicure

 todos de mãos dadas

 instrutora Suely entregando certificado á Ana Paula

 Engenheiro Nadjair (da NIPPON) entregando certificado ao aluno Danilo Douglas

 E hominho, entrega certificado de conclusão do curso de Soldadora de Eletrodo à Maria Nazaré

 Outros concluintes, receberam seus certificados

 foto oficial, só as concluintes do curso de manicure

 Dessa vez com a equipe da prefeitura e a supervisora do Pronatec

Valeu o esforço das meninas

POLÍTICA - “Henrique Alves é continuidade dos problemas do RN”, diz Marina Silva

5uy54y45y45y4ysssA vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria, conseguiu a permissão do PSB nacional para ser candidata ao Senado, na chapa encabeçada por Henrique Eduardo Alves como candidato ao Governo. 

Porém, isso não quer dizer que toda a cúpula nacional apoia essa parceria. Marina Silva, pré-candidata a vice-presidente da República, e líder da Rede Sustentabilidade, divulgou nota criticando o pré-candidato apoiado por Wilma, afirmando que ele é um dos responsáveis pela atual situação de subdesenvolvimento do Rio Grande do Norte.

“O Grupo de Trabalho Executivo da Rede Sustentabilidade do Rio Grande do Norte vem a público manifestar sua discordância com uma possível aliança do PSB com o PMDB”, afirmou a nota do “partido”, que foi absorvido pelo PSB no ano passado, quando Marina Silva, líder da Rede (daí o motivo dela ser a autora da nota), se filiou à sigla de Eduardo Campos e Wilma.

“Consideramos também que o grupo liderado pelo Henrique representa a continuidade dos problemas que assolam o estado do Rio Grande do Norte, secularmente governado por essa oligarquia que, mais uma vez, se lança à retomada do poder, ignorando propositalmente sua responsabilidade na construção do atual cenário de inércia na administração pública potiguar, representado pela precariedade da saúde, da educação, da segurança e das condições de emprego ao trabalhador rural e urbano, além do agravamento da qualidade do meio ambiente nas cidades e no campo”, declarou.

“Nesse sentido, a Rede Sustentabilidade RN, em conjunto com a Direção Nacional, declara publicamente que não concorda com essa presumida aliança e que irá realizar todos os esforços políticos para que ela não se viabilize. O RN necessita de outro caminho que recupere a autoestima”, finalizou.

 portaljh

ALTO DO RODRIGUES - Faltam 24 horas para você fazer suas compras no Soberano. Não deixe pra depois


ALTO DO RODRIGUES - Aproveite as super promoções da loja Pedrinho Eletromóveis


ALTO DO RODRIGUES - Aula inaugural e entrega de certificados de cursos do PRONATEC acontece hoje

Acontece nesta tarde, 16h, no auditório da Escola Francisco de Oliveira Melo a entrega de certificados dos cursos de Soldador de MIG, MAG e Eletrodo. Serão certificados mais de 75 alunos.

Também será realizada na tarde de hoje, a aula inaugural dos cursos de Manicure (para os distrito) e de Recepcionista hospitalar. No segundo semestre, iniciarão o curso 50 alunos, 20 do curso de manicure e 30 do curso de recepcionista hospitalar.

Autoridades do município e o coordenador do PRONATEC da Escola Agrícola de Jundiaí, professor João Inácio e um representante da NIPPON, confirmaram presença no evento.

ALTO DO RODRIGUES - Não esqueça, amanhã, 05 tá começa a vigorar o novo horário no Soberano


ALTO DO RODRIGUES - Fique atento ao novo horário de funcionamento do Supermercado Soberano aos sábados


NATAL - Mulher de 1,20 de altura dá à luz a trigêmeas na maternidade Januário Cicco

Maternidade-Januario-Cicco-HD-2
Nasceu no final da tarde desta quarta-feira, dia 2 de abril, as trigêmeas filhas de Maria Dulcineia da Silva, de 35 anos, que ficou popularmente conhecida na Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC) como “Joaninha”, em função da sua baixa estatura. Maria Dulcineia é uma anã com 1,20 metro de altura. 

Este é o primeiro caso de uma gestação trigemelar de uma paciente anã realizado na Maternidade. As três filhas – Maria Eduarda, Maia Helena e Maria Luiza – como nasceram prematuras, estão internadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal. Duas estão na Maternidade e uma está na UTI Neonatal recém inaugurada do Hospital Infantil Varela Santiago.

A pernambucana Joaninha mora em Natal, no Planalto, há mais de vinte anos, conta que sempre pensou em ser mãe, mas acreditava que dificilmente engravidaria. “Sempre quis ser mãe. Na verdade, eu sempre fui mãe dos outros, pois ajudei a criar meus sobrinhos e primos, mas não acreditava que podia ser mãe”. Ela descobriu que estava grávida quando foi fazer um tratamento renal. “Quando soube tive um choque. Um choque triplo quando descobri que era três de uma vez só. Durante a gravidez sempre estive muito ansiosa por ver o rostinho dela e agora eu choro porque ainda não consegui ver o rostinho delas”, disse.

O pai dos filhos de Joaninha a abandonou assim que soube da gravidez. Eles moraram juntos por mais de um ano. Amigos e familiares que a ajudaram a criar as três meninas. “Não estou pensando em dar minhas filhas. Elas são minhas e não está a venda. Graças a Deus elas nasceram bem, com saúde e não vejo a hora de tê-las em meus braços”, ressaltou. Joaninha vem recebendo inúmeras ajudas.

O diretor da Maternidade, Kleber Morais, conta que em função da prematuridade e por se tratar de uma gravidez de alto risco trigemelar foi necessário realizar o parto na tarde de ontem.

As crianças nasceram com 29 semanas e cinco dias pesando 1,065 kg, 1,066 kg e 1,090 kg e devem permanecer na UTI Neonatal por, pelo menos, dez semanas, até atingirem o peso ideal. Durante esse período, Joaninha fica internada na Maternidade como mãe-acompanhante. “É comum que crianças prematuras ao nascerem fiquem em leitos de UTI. Lá elas já estão sendo medicadas para melhorar a parte respiratória. Esperamos que a evolução seja a melhor possível. Eles devem ficar na UTI o tempo suficiente para completar as 40 semanas de gestação, como se estivesse dentro da barriga”, afirmou o diretor da Maternidade Januário Cicco, Kleber Morais. “O que mais me impressionou é que apesar das dificuldades e limitações, ela consegue ver a vida de uma forma colorida, enquanto muitas pessoas preferem olhar a vida apenas no preto e branco”.

A obstetra Patrícia Fonseca Bezerra, chefe da Enfermaria de Alto Risco da Maternidade, conta que após o parto, Joaninha passa bem. Ontem, a paciente estava com problemas respiratórios por conta da compressão da barriga, o que acelerou a necessidade de realização do parto. A gravidez de Joaninha era de alto risco por se tratar de uma portadora de nanismo, por ser trigemelar e por ela ser fumante. A médica disse que por enquanto não foi identificada nenhuma característica de que as crianças também sejam portadoras de nanismo. “A gravidez já estava comprometendo as vias respiratórias da paciente e poderia afetar as crianças. Vimos também que os bebês não estavam crescendo como o esperado e decidimos fazer o parto. Agora, os bebês estão bem, mas requer cuidados. Toda prematuridade requer cuidados, por isso a necessidade de se ficar em um leito de UTI Neonatal”, disse a obstetra.

A comunicadora e professora Régia Silveira conta que conheceu a história de Joaninha pela televisão. “Assim que vi me apaixonei. É uma história emocionante. Fui até a casa dela e conheci um pouco mais da história de vida dela e não tem como não se emocionar e querer ajudar”. Em fevereiro, Régia Silveira realizou uma festa de aniversário beneficente, em que arrecadou 1.300 fraldas para doar para as filhas de Joaninha. “Sou cristã e vivo para servir. Fazer pelo próximo é uma forma de também estar fazendo para Cristo”, afirmou Régia Silveira, que faz parte da Paróquia São João Batista, em Lagoa Seca.

Recentemente, a esposa do jogador do Real Madrid, que conheceu a história de Joaninha pela internet, entrou em contato com Setor de Serviço Social da Maternidade Januário Cicco e fez uma doação a ela. Desempregada, Joaninha ainda precisa da ajuda e doações das pessoas. Agora, ela precisa de leite nestogeno, além de fraldas. As doações podem ser deixadas na recepção da Maternidade, aos cuidados de Maria Dulcineia da Silva.

 portal jh

ALTO DO RODRIGUES - Deputados transferem atividades legislativas para o município na próxima semana

Dentro do Projeto Assembleia Itinerante, o Parlamento Estadual se instala na próxima quarta-feira, 09, às 10h, no Ginásio Poliesportivo Ivanildo Bezerra da Silva, no centro da cidade de Alto do Rodrigues, na Região do Vale do Açu. O projeto Assembleia Cidadã leva aos moradores atividades nas áreas de saúde, cidadania e educação.

A programação começa com a instalação da 60ª Legislatura e, logo em seguida, acontece a sessão ordinária com a apresentação e debate de projetos e proposituras que visam atender às demandas da região. "A Assembleia Legislativa chega a Alto do Rodrigues para debater as questões relacionadas à cidade e à Região do Vale do Açu como um todo. Vamos realizar nossa sessão ordinária no município e, em dois dias, levaremos os serviços oferecidos pela Assembleia Cidadã. É muito importante e salutar ao Poder Legislativo e à população de um modo geral essa aproximação, para que as pessoas compreendam cada vez mais o papel desempenhado pelo parlamentar", afirmou o presidente Ricardo Motta.

AL Cidadã

A Assembleia Cidadã será realizada nos dias 09 e 10/04, na Escola Municipal Walfredo Gurgel, na Rua Francisco Rodrigues, no centro de Alto do Rodrigues. O horário de atendimento será das 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30.

A equipe do projeto detectou a necessidade da população para atendimentos médicos e definiu as especialidades de dermatologia, mastologia, clínica geral, pediatria e nutrição para a cidade de Alto do Rodrigues. Também serão oferecidos serviços para a retirada de documentos, cortes de cabelo, saúde bucal, oficinas de biscuit, recreação e brincadeiras lúdicas para as crianças.

Assessoria

ECONOMIA - Que tal você economizar em abril com as promoções da Loja Pedrinho Eletromóveis?


MEGA PROMOÇÃO EM TV LED DE 32 POLEGADAS—VC ESCOLHE: TV PHILCO 32’ LED REF. PH32F33, OU A TV PANASONIC 32’ LED REF.TV-L32B6
APENAS R$ 999,00 À VISTA OU EM 12 X 99,90 NOS CARTÕES

GUARDA ROUPA MOVAL CUBA 6P. 2GAV
APENAS R$ 429,90 Á VISTA OU EM 12 X 42,90 NOS CARTÕES

GUARDA ROUPA BATROL 6P. 4GAV. REF.1162
APENAS R$ 449,90 Á VISTA OU EM 12 X 44,90 NOS CARTÕES

GUARDA ROUPA MAXEL PARIS 6P C/ PÉS (100% MDF)
APENAS R$ 559,00 Á VISTA OU EM 12 X 55,90 NOS CARTÕES

TÁBUA DE PASSAR NOTAVEL FLORENCE-
APENAS R$ 119,90 Á VISTA OU EM 12 X 11,90 NOS CARTÕES

GUARDA ROUPA PANAN UNI 6P.C/ ESPELHO 100% MDF
APENAS R$ 849,00 À VISTA OU EM 12 X 84,90 NOS CARTÕES

GUARDA ROUPA PANAN HAVANA 6P.
APENAS R$ 749,00 À VISTA OU EM 12 X 74,90 NOS CARTÕES

VENTILADOR MALLORY ZEFIRO 40 CM BRANCO
APENAS R$ 84,90 Á VISTA

LAVADORA ARNO LAVETE SUPER REF. ML20
APENAS R$ 329,00 Á VISTA OU EM 12 X 32,90 NOS CARTÕES

GELÁGUA ESMALTEC  DE COLUNA BRANCO REF. EGC35B
APENAS R$ 399,00 À VISTA OU EM 12 X 39,90 NOS CARTÕES

FORNO MICROONDAS ELECTROLUX 31L. REF.MEF41 BRANCO
APENAS R$ 419,90 Á VISTA OU EM 12 X 41,90 NOS CARTÕES

MINI SYSTEM PANASONIC REF. AK-X16
APENAS R$ 539,90 Á VISTA OU EM 12 X 53,90 NOS CARTÕES

COZINHA TELASUL EM AÇO 4 PEÇAS  C/ BALCÃO
APENAS R$ 1.099,90 À VISTA OU EM 12 X 109,90 NOS CARTÕES

PAINEL VAMOL ESMERALDA
APENAS R$ 349,90 Á VISTA OU EM 12 X 34,90 NOS CARTÕES
BATEDEIRA ARNO INCLINATA REF. SX-23
APENAS R$ 119,90 À VISTA—MEGA PREÇO
COZINHA BATROL FLEX EM MADEIRA C/ 4 PEÇAS
APENAS R$ 649,00 Á VISTA OU EM 12 X 64,90 NOS CARTÕES

BATEDEIRA ARNO DELICE BRANCA REF. SX21
APENAS R$ 89,90 Á VISTA

LIQUIDIFICADOR ARNO FACICLIC REF. LN32 PRETO
APENAS R$ 99,90 Á VISTA

VENTILADOR FAET CLIMA II 30 CM PRETO

APENAS R$ 59,90 Á VISTA( OFERTA ESPECIAL)


CARNAUBAIS - Nesta sexta-feira acontece mais uma edição da Sexta Cultura com Arte na Praça


ALTO DO RODRIGUES - Novo horário de funcionamento no Supermercado Soberano começa amanhã, 05


CAMPO GRANDE - Bando explode caixas eletrônicos da agência do Banco do Brasil no município

Nesta madrugada, por volta de 01h da madrugada, um bando explodiu caixas eletrônicos da agência do Banco do Brasil na cidade, deixando a população apavorada e apreensiva, pois durante a ação, houve vários disparos de tiros na cidade, deixando a polícia sem poder de reação. 

Não se sabe ao certo se tinha dinheiro nos caixas eletrônicos. Depois da ação, os bandidos saíram tomando destino ignorado, um dos veículos era um HB 20 de cor branca. Outras informações a qualquer momento


fotos registradas por populares, pela polícia nas redes sociais (focoelo)

quinta-feira, 3 de abril de 2014

ALTO DO RODRIGUES - TRE confirma condenação do ex-prefeito Eider Medeiros

Na tarde de hoje, 03, os desembargadores do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), julgaram o Recurso Eleitoral (nº1-23), impetrado pelo ex-prefeito Eider Medeiros, que pedia a revisão da sentença dada pelo juiz da Comarca de Pendências, o qual o condenou inelegível por oito anos. Estavam presentes, no plenário da Corte: Dr Amilcar Maia (presidindo a sessão) e os desembargadores Dr(s) Verlano Queiroz, Carlo Virgilio e Nilson Cavalcanti e o representante da Procuradoria Regional Eleitoral, Dr Gilberto Barroso.

O processo teve sustentação oral dos advogados Dr Nilo Junior, pela parte de Eider Medeiros, e de Dr Caio Vitor Barbosa, pela Coligação Alto do Rodrigues Melhor Outra Vez, que fez uma excelente defesa para que fosse negado o pedido do ex-prefeito.

O relator do processo foi o desembargador João Rebouças que depois de ver, analisar e fazer uma tabela com nomes de pessoas e material de construção entregue pela prefeitura durante a campanha eleitoral, não hesitou em negar provimento ao pedido do ex-prefeito Eider Medeiros e, manteve a decisão do juiz Dr Marco Antonio, que o condenou inelegível por oito anos. 

O Tribunal ainda julgou por ampliar os motivos da inelegibilidade dele (Eider), declarando ilícitas as doações de camisetas com propaganda politica no Alto Folia de 2012, a doação de eletrodoméstico na festa das mães naquele ano, o utilização política do show do artista Luan Santana e o uso indevido da rádio comunitária FM Ouro Negro.

O juiz Verlano Queiroz lembrou que só o fato da rádio comunitária ter sido usada pelo ex-prefeito, por si só, já era motivo de inelegibilidade. Ele também citou que em 2012, como juiz de plantão, suspendeu a realização de uma festa da suposta comemoração de 15 anos da rádio comunitária FM Ouro Negro. O parentesco da diretoria da rádio, o número 15, a data do evento (29 de setembro), um final de semana antes da eleição, não correspondia a data de fundação da emissora e entendeu que o evento era uma forma dissimulada  de elevar a exposição pública o número do candidato, promovendo a sua candidatura. Em seu relatório Dr João Rebouças fez a leitura de um verso que existia na cartilha do candidato Eider Medeiros, que confirma ser o dono da rádio "comunitária" FM Ouro Negro. "Eider virou empresário, nenhuma chance perdeu, dono de loja, franquia e rádio, do seu passado não esqueceu".

Dr Verlano Queiroz também sugeriu à Corte que fosse enviado cópia ao Ministério Público para que fosse analisado os atos ilícitos de Improbidade Administrativa.

Depois de declarar o resultado, o presidente Dr Amilcar Maia disse: "Eu pensei que já tivesse visto de tudo...", deu o resultado e encerrou o julgamento.

O jogo (jurídico) no momento está assim definido

Justiça 2 x 0 Eider
(perdeu na Comarca e agora no TRE)

ROBSON PIRES: Rosalba cresce com candidatura de Henrique

O blogue soube que:
Uma pesquisa quentinha em poder da governadora do Rio Grande do Norte Rosalba Ciarlini (DEM) atesta que com o lançamento da pré-candidatura do nome do deputado federal Henrique Eduardo Alves ao governo do Estado nas eleições deste ano seu nome cresceu na preferência popular.


ALTO DO RODRIGUES - Supermercado Soberano anuncia novo horário de funcionamento aos sábados


ESPORTE - Veja os gols do ABC na vitória de 4 a 1 sobre o Desportiva, pela Copa do Brasil.

ESTADO - Governadora entrega licença de operação para fábrica de torres eólicas de Areia Branca

A Governadora Rosalba Ciarlini entregou a licença de operação de uma fábrica de torres eólicas instalada em Areia Branca para os representantes da empresa espanhola Acciona Windpower na tarde desta quarta-feira (2). 

A Acciona, que é uma das maiores do mundo no setor de energia eólica, é a 18a empresa a se instalar no RN nos últimos três anos em função dos programas de incentivo fiscal do Governo do Estado. 

Para a Governadora Rosalba Ciarlini, o momento é importante para a economia do estado, principalmente na geração de emprego e renda. "Temos outras treze empresas com protocolo de intenções de se instalar aqui. Vamos fazer todo o esforço para tornar esse desejo realidade".

A Acciona produzirá armações de concreto, um tipo de tecnologia desenvolvida para captação de vento em maiores altitudes. Foram investidos R$ 20 milhões na construção da fábrica, que já tem contratado 411 megawatts e gerará 280 empregos diretos na cidade.

Em Mossoró, a Acciona terá um centro de manutenção e operação onde concentrará as atividades dos parques que se estendem do Ceará a São Miguel do Gostoso.

De acordo Christiano Forman, diretor da companhia no Brasil, o apoio dado pelo Governo do RN foi essencial para a instalação no estado: “O trabalho de prospecção realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e pelo Idema nos ajudou muito", disse Forman. 

Participaram da cerimônia os secretários do Gabinete Civil, Carlos Augusto Rosado, da Sedec, Sílvio Torquato, o diretor-geral da Acciona, José Luiz Blanco, Luiz Sávio, diretor de operações da empresa, e José Mário Gurgel, coordenador de Desenvolvimento Energético da Sedec.


EDUCAÇÃO - ENEM disponibiliza para os candidatos espelho da prova de redação para vista pedagógica

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 podem conferir on-line o espelho da correção da redação. Foram corrigidos 5.049.248 textos, dos quais 481 tiveram nota mil. Em branco, foram 32.991 e outros 73.751, anulados. Assim, 106.742 redações tiveram nota zero.

A principal novidade na redação do Enem de 2013 diz respeito aos critérios de correção. Desvios gramaticais ou de convenções de escrita só foram aceitos como exceção, quando não apresentaram reincidência no texto. Além disso, receberam nota zero 1.398 redações (0,028% do total) que apresentaram parte do texto deliberadamente desconectada com o tema proposto.

O acesso ao espelho de correção tem o objetivo de vista pedagógica. O participante pode saber qual foi o resultado em cada uma das competências avaliadas e comparar seu desempenho com o dos demais concorrentes. A prova exigiu a produção de texto do tipo dissertativo-argumentativo, o que significa defender uma ideia, expor opinião e argumentar.

Com o tema Os Efeitos da Implantação da Lei Seca no Brasil, a edição de 2013 contou com 7.121 avaliadores, 51,9% deles com doutorado, mestrado ou especialização e os demais com graduação. Todos passaram por capacitação, em um total de 136 horas — 32 a mais em relação à edição anterior.

As redações foram avaliadas por dois corretores independentes, que atribuíram até 200 pontos para cada competência. Uma terceira correção foi feita nos casos de discrepância maior do que 100 pontos na soma total (em 2012, era de 200 pontos) ou maior do que 80 em uma ou mais competências. Nos casos em persistiu a discrepância, a redação foi encaminhada a uma banca especial, formada por três membros, que atribuiu a nota final.

Foram encaminhadas 2.496.754 redações para um terceiro corretor, o equivalente a 50%. A banca de especialistas avaliou 306.821 textos, correspondentes a 6% do total.

O espelho da redação pode ser conferido na página eletrônica do Enem de 2013. O estudante deve informar a senha e o número do CPF.
mec

BRASIL - Comissões vão debater pesquisa do Ipea sobre violência contra a mulher

Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) que recentemente avaliou a opinião dos brasileiros e brasileiras sobre práticas de violência contra a mulher será tema de audiência pública conjunta das Comissões de Assuntos Sociais (CAS) e de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH). Marcado para terça-feira (8), o debate terá a presença de organizações de direitos da mulher e da jornalista Nana Queiroz, de São Paulo, que lançou pelas redes sociais o movimento “Não mereço ser estuprada”.

O requerimento da audiência foi aprovado pelas comissões nesta quarta-feira (2), tendo por base requerimento das senadoras Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) e Ana Rita (PT-ES). Na CAS, todas as senadoras subscreveram a proposta, que ainda indica entre os convidados um representante da Secretaria de Políticas para as Mulheres, outro do próprio Ipea e ainda da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Divulgado na semana passada, sob o título "Tolerância social à violência contra as mulheres", o relatório da pesquisa causou revolta pelo conteúdo das opiniões consolidadas. Um dos quesitos mostrou que 58,5% dos entrevistados concordam totalmente (35,3%) ou parcialmente (23,2%) com a frase "Se as mulheres soubessem como se comportar, haveria menos estupros". Ainda segundo o levantamento, 37,9% discordam totalmente (30,3%) ou parcialmente (7,6%) da afirmação e 3,6% se dizem neutros em relação à questão.

O quesito que vem motivando maiores reações foi o que buscou traduzir a visão dos entrevistados sobre a questão do estupro. Segundo o relatório, 65,1% concordam com a frase "Mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas", de forma integral (42,7%) ou parcialmente (22,4%). Outros 24% discordam totalmente, 8,4% discordam parcialmente e 2,5% se declaram neutros.

Logo depois começou uma reação encadeada de críticas, especialmente por meio das redes sociais, ao machismo vigente na sociedade. Nana Queiroz lançou no Twitter a hashtag#NãomereçoSerEstrupada, acompanhada de uma foto em que aparece cobrindo os seios com um cartaz expondo a mesma frase. Seguido por muitas pessoas, homens e mulheres, o gesto custou à autora insultos e ameaças à sua integridade, inclusive de estupro, conforme denunciou.

Solidariedade
Para a senadora Vanessa, o que vem acontecendo é muito grave e justifica a realização da audiência, inclusive como ato de solidariedade à jornalista. Ela observou que, ao lado de atos de adesão à campanha lançada pela jovem, surgiram também manifestações inaceitáveis, inclusive sob o mote “eu quero ser estuprada.

Ana Rita elogiou o Ipea pela iniciativa da pesquisa, a seu ver valiosa para que se possa conhecer o que pensa a sociedade sobre questões tão sensíveis. Ela observou que até então o país não tinha dimensão das ideias e comportamentos de parcela importante da população.

- A pesquisa jogou luz sobre esta realidade - observou.
O Ipea ouviu 3.810 pessoas em maio e junho do ano passado em 212 cidades. Do total de entrevistados, 66,5% são mulheres. A assessoria do Ipea não informou qual o percentual de homens e de mulheres que opinaram especificamente em relação à questão do comportamento feminino. A pesquisa também avaliou opiniões sobre violência e homossexualidade.

BRASIL - Empregadas domésticas ainda aguardam lei que garantirá direitos aprovados há um ano

Um ano após o Congresso Nacional ter promulgado a emenda constitucional que ampliou os direitos dos empregados domésticos, a categoria ainda não tem os mesmos benefícios dos demais trabalhadores. Ainda aguarda votação na Câmara dos Deputados projeto aprovado no Senado em julho do ano passado que regulamenta os novos direitos (PLS 224/2013 - Complementar).

O relator do projeto no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), lamentou o atraso. Ele lembrou que somente após a regulamentação os patrões vão ser obrigados a recolher o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e os empregados poderão cobrar valores específicos por hora extra.

- Criamos um texto que é um avanço e caracteriza conquistas. O fato lamentável nesse aniversário é o atraso da Câmara em votar, prejudicando milhões de brasileiros.

O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), também se disse preocupado com a demora na regulamentação da emenda. Disse, inclusive, que considera desrespeitoso o retardo da Câmara dos Deputados em votar o projeto enviado pelo Senado.

- É uma matéria que reestrutura a cidadania trabalhista da categoria, que ao longo de muito tempo foi discriminada, sem acesso aos direitos. A nossa expectativa é que a Câmara faça jus à sua história e aprove rapidamente essa regulamentação, para que as domésticas possam ter todos os direitos trabalhistas assegurados - afirmou o líder do PT.

Da tribuna do Plenário do Senado, Vanessa Grazziotin (PC do B-AM) disse que 7,2 milhões de trabalhadores domésticos aguardam que a emenda constitucional passe a valer em sua plenitude. A maioria dessas profissionais, destacou a senadora, trabalha na informalidade.

- Somente um terço delas possui carteira de trabalho assinada, segundo estudo do Pnad feito em 2011. Isso faz com que a taxa de informalidade chegue a quase 70%. Essa taxa de informalidade é muito maior entre as mulheres do que entre os homens.
Câmara
A relatora da regulamentação na Câmara, deputada Benedita da Silva (PT-RJ), assegurou que a matéria será votada ainda em abril. Ela explicou que o exame do projeto (PLP 302/2013 naquela Casa) ainda não aconteceu porque a pauta estava “travada” por medidas provisórias. Benedita adiantou que vai propor alterações no texto aprovado pelos senadores.

- Estou defendendo mudanças para resgatar aquilo que priorizamos na relatoria do projeto. Por exemplo, novas normas para o recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço - informou.
A deputada disse ainda esperar que, após a aprovação na Câmara dos Deputados, os senadores sejam céleres na votação das modificações.

- O Senado é o lugar de origem deste projeto, mas foi a Câmara que, em todo o tempo, fez todas as articulações e movimentos e deu de presente para o Senado uma matéria de excelência. Nós estamos agora fazendo um apelo para que, logo que a Câmara mande o projeto ao Senado, ele seja votado imediatamente e que os senadores acatem as emendas aprovadas pelos deputados.


quarta-feira, 2 de abril de 2014

ELEIÇÕES - PSB e PMDB oficializarão aliança em Mossoró sexta-feira

A convenção que homologará a chapa PSB/PMDB à Prefeitura de Mossoró na eleição suplementar será realizada sexta-feira (4), às 14h, no Kiko’s Eventos, Rua João da Escóssia, Bairro Nova Betânia. O ato reunirá dirigentes do PSB, PMDB e demais partidos que comporão a aliança, além de deputados estaduais e lideranças de municípios da região.

A eleição suplementar em Mossoró será realizada dia 4 de maio, conforme a resolução 03, de 25 de fevereiro de 2014, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN), que determinou o novo pleito após confirmar cassações da prefeita afastada Cláudia Regina (DEM). A disputa também está confirmada no portal na internet do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A homologação da chapa PSB/PMDB será feita a dois dias do término do prazo para convenções. Os partidos têm até domingo (6) para oficializar candidatos a prefeito e vice-prefeito, que deverão requerer registro à Justiça Eleitoral até 11 de abril. Um dia depois (dia 12) começará a campanha de rua, com comícios e propaganda eleitoral, até 1º de maio.

A resolução do TRE estabelece ainda o prazo entre 24 de abril e 1º de maio para horário eleitoral gratuito em rádio e TV; prestação de contas de candidatos e partidos até 14 de maio e diplomação dos eleitos até o dia 31 de maio. Votarão no pleito suplementar os eleitores que tenham requerido inscrição até o dia 4 de dezembro do ano passado.


ELEIÇÕES - Denúncia investigada pelo MPE pode resultar na cassação da candidatura de Henrique

t56u635u5uu6
O presidente da Câmara Federal, Henrique Eduardo Alves, do PMDB, fez questão de deixar claro, por diversas vezes, que o evento do PMDB na última sexta-feira não era o lançamento da candidatura dele ao Governo do Estado. O problema é que todo o resto ali, no hotel Praiamar, em Natal, parecia ir de encontro aquilo. Tanto que o Ministério Público Eleitoral (MPE) recebeu uma denúncia e já abriu um procedimento para apurar o evento, se nele houve lançamento de candidatura fora do prazo legal e, consequentemente, propaganda eleitoral antecipada. O caso pode resultar em multa para a coligação e, até mesmo, cassação de registro de candidatura.

Não era para menos. Foram vários os discursos que enalteceram o nome de Henrique, da vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria, e do deputado federal João Maia. O próprio Henrique, depois de dizer que não era o lançamento de uma candidatura, chamou Wilma de “minha senadora” e depois disse que aquele era o momento mais importante da vida pública dele.

Mais importante por quê? Pelos elogios recebidos? Ora, desde que assumiu a presidência da Câmara Federal o parlamentar potiguar vem recebendo, sistematicamente, palavras elogiosas. Por isso, para muitos, ficou claro que era o momento mais importante porque ele começaria, ali, a corrida pela cadeira de governador do Estado, portanto, representando uma propaganda antecipada.

A vice-prefeita de Natal, cotada para ser pré-candidata ao Senado, afirmou que ainda estava “discutindo com o partido” se iria mesmo para a eleição disputar por esse cargo. Contudo, depois, durante o discurso, deixou claro: “Eu também poderia pensar de outra forma (ser candidato ao Executivo), mas eu estou querendo a paz, somar forças em prol do Rio Grande do Norte”.

É importante ressaltar que a própria fórmula do evento deixou margem para que se questionasse se era o lançamento de uma candidatura. Afinal, foram convidados todos os peemedebistas e pessebistas, assim como se faz numa convenção (permitida apenas para julho). Tanto que o auditório do hotel Praiamar estava com mais de duas mil pessoas (e centenas ainda ficaram do lado de fora).

Outra característica de evento eleitoral: o teor dos discursos, todos enaltecendo a aliança e os pré-candidatos. Falou o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, enaltecendo a chapa Henrique, Wilma e João Maia (“para que não pairem dúvidas, nosso vice será João Maia”, disse Garibaldi); depois, falou o prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, do PDT, afirmando que Henrique estava apto para o cargo; o presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta, discursou em seguida, elogiando aquele grupo que estava ali, marchando junto para a eleição; o líder do PMDB na Câmara, Eduardo Cunha, falou sobre o fato de Henrique está deixando o trabalho legislativo para ser candidato (e também o elogiou, como apto para o Governo); a mesma linha foi seguida pela vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria, que também falou dela e do caminho que tinha “escolhido”, para unir forças.

Os discursos foram seguidos pelo líder do PSC e pelo presidente do PMDB Jovem, também enaltecendo o nome de Henrique. Finalmente, para fechar a noite, falou o próprio presidente e pré-candidato, dizendo da emoção do momento, que o Estado precisaria de mudanças e que a aliança representava a união de forças pelo Rio Grande do Norte.

INVESTIGAÇÃO
A apuração sobre o evento ficará a cargo do procurador eleitoral Fábio Venzon. O procedimento foi distribuído no final da manhã de hoje, após o procurador-regional eleitoral, Gilberto Barroso, receber uma representação formulada por um “popular” e solicitar a instauração do procedimento. É importante lembrar que são várias as punições previstas nesse caso, indo desde multa, até proibição do registro de candidatura, em caso de reincidência.

portaljh

ELEIÇÕES 2014 - Maioria do STF vota contra doação de empresas privadas a campanhas eleitorais

A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votou hoje (2) a favor da proibição de doações de empresas privadas para campanhas políticas. Por 6 votos a 1, os ministros entenderam que as doações provocam desequilíbrio no processo eleitoral. Apesar da maioria formada, o julgamento foi suspenso por um pedido de vista do ministro Gilmar Mendes. Não há prazo para o julgamento ser retomado.

O Supremo julgou a ação direta de inconstitucionalidade da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) contra doações de empresas privadas a candidatos e a partidos políticos. A OAB contesta os artigos da Lei dos Partidos Políticos e da Lei das Eleições que autorizam as doações para campanhas políticas.

De acordo com a regra atual, as empresas podem doar até 2% do faturamento bruto obtido no ano anterior ao da eleição. Para pessoas físicas, a doação é limitada a 10% do rendimento bruto do ano anterior.

Mesmo com o pedido de vista, dois ministros pediram para adiantar seus votos. Marco Aurélio, que também é presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), manifestou-se a favor da proibição das doações de empresas privadas. Segundo o ministro, o processo eleitoral deve ser justo e igualitário. “Não vivemos uma democracia autêntica, mas um sistema politico, no qual o poder exercido pelo grupo mais rico implica a exclusão dos menos favorecidos”, afirmou.

Marco Aurélio citou dados do TSE que demonstram os gastos das campanhas eleitorais em eleições passadas. De acordo com o ministro, em 2010, o custo de uma campanha para deputado federal chegou a R$ 1,1 milhão. Para senadores, o gasto médio ficou em torno de R$ 4,5 milhões. Na disputa para a Presidência da República, os candidatos gastaram mais de R$ 300 milhões.

De acordo com o tribunal, os maiores financiadores das campanhas são empresas que têm contratos com o Poder Público, como empreiteiras. “O dados revelam o papel decisivo do poder econômico  para o resultado das eleições”, disse Marco Aurélio.

Na sessão de hoje, o ministro Ricardo Lewandowski também seguiu entendimento da maioria e votou pelo fim das doações. Para ele, os repasses vultosos para campanhas políticas ferem o equilíbrio das eleições.

A maioria dos ministros seguiu o voto proferido pelo relator da ação, ministro Luiz Fux, em dezembro do ano passado. Também acompanharam o entendimento de Fux os ministros Luís Roberto Barroso, Dias Toffoli e Joaquim Barbosa. De acordo com o voto de Fux, as únicas fontes legais de recursos dos partidos devem ser doações de pessoas físicas e repasses do Fundo Partidário.

Fux também definiu que o Congresso Nacional terá 24 meses para aprovar uma lei que crie normas uniformes para as doações de pessoas físicas e para recursos próprios dos candidatos. Se, em 18 meses, a nova lei não for aprovada, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) poderá criar uma norma temporária.

Até o momento, apenas Teori Zavascki votou contra a proibição de doações de empresas privadas para campanhas políticas.

ALTO DO RODRIGUES - Secretaria de Educação, SINDISERPAR e Conselho (educação) reorganizam calendário letivo

Dirigentes da educação de Alto do Rodrigues e técnicos do setor pedagógico da secretaria se reuniram hoje (02), com representantes do Conselho Municipal de Educação e do SINDISERPAR (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais) e formaram um grupo de trabalho para reorganizar o calendário letivo 2014. 

A reunião aconteceu na sede da secretaria e contou também com a participação dos gestores escolares da rede municipal e estadual de ensino.

Com regulamentação do novo calendário escolar por parte da Secretaria Municipal de Educação, a comissão responsável pela reorganização acompanhará implementação do mesmo para fazer valer as diretrizes e legislações que os regem.

Vale lembrar que o primeiro calendário escolar foi apresentado ainda na Jornada Pedagógica que aconteceu em fevereiro deste ano, e de acordo com o mesmo, o início das aulas aconteceria no dia 03/02, em toda rede municipal, por causa da realização dos jogos da Copa do Mundo, ficando o mês de junho todo de férias para os funcionários aproveitarem o evento. Porém, as obras de manutenção física nas escolas da rede, voltadas à melhoria da qualidade do ensino, causou atraso no inicio das aulas, forçando dirigentes e técnicos da educação a replanejar o ano letivo.

De forma democrática, todos que participaram da reunião concordaram com as novas datas para efetuar a reposição dos dias de aulas a serem recuperadas até ao final de 2014, priorizando os 200 dias letivos previstos em lei, sem nenhum prejuízo curricular ou pedagógico aos estudantes.

Secretária pede compreensão a toda comunidade escolar e lembra que os transtornos causados serão compensados com a climatização e com as boas condições físicas dos prédios escolares, e garante que a aprendizagem dos alunos matriculados na rede municipal de ensino, não será prejudicada pelo atraso no início do ano letivo.

 assessoria

ALTO DO RODRIGUES - Ex- prefeito tenta aparecer para não cai no esquecimento

No bloco Kissarro no qual foi tratado ainda como prefeito pelo cantor Dan Ventura, Eider não aceita ter perdido a eleição para um penta campeão de cinco mandatos e tenta de todas as formas aparecer na mídia para não cair no esquecimento já que o ex-prefeito esta inelegível por oito anos, mas, a ficha ainda não caiu.

Em sua página no Facebook o ex-prefeito "sonhador" diz que a matéria que nós publicamos sobre o encontro dos trios, onde o mesmo impediu que o cantor Dan Ventura cumprimentasse o cantor Edcity do Alto Astral era mentira.. 

O que o ex- prefeito não sabe é que a cena foi vista e fotografada por várias pessoas que estavam ao redor. O sonhador ainda teve a audácia em dizer que contribuiu para salvar o Alto Folia, confesso que quando vi a notícia bolei de rir aqui. 

Meu recado ao ex-prefeito  é esse..."Isso não te pertence mais", como diria os humoristas do Programa Zorra Total.

ELEIÇÕES - PT e PSD realizam Seminários Regionais

O Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Social Democrático (PSD) irão promoverem Abril, encontros regionais em todo o Estado. As reuniões terão como objetivo debater os desafios e potencialidades de cada região e construir um projeto político-administrativo para o Rio Grande do Norte.

As reuniões intituladas “Seminários regionais: construindo um novo Rio Grande do Norte”  terão início no dia 5 de abril, na cidade de Apodi. Já no dia 6 de abril, os integrantes do PT e PSD seguem para o Agreste, com o Seminário Regional em Monte Alegre. No dia 10 de abril, o debate ocorrerá em São Gonçalo do Amarante e no dia 11, em Ceará-mirim. As datas dos próximos encontros serão divulgadas em breve
assessoria


BRASIL - Raio mata 51 cabeças de gado no interior do Tocantins

A queda de um raio provocou a morte de 51 cabeças de gado em uma fazenda do município de Pedro Afonso, região central do Tocantins. Segundo o proprietário do imóvel, João Damasceno de Sá Filho, o prejuízo é superior a R$ 60 mil. O fazendeiro acredita que os animais morreram por volta das 19h de sexta-feira (28). Eles só foram encontrados às 8h30 da manhã do dia seguinte.

Sá Filho conta que, desde que começou a trabalhar com gado, em 2007, isso nunca havia acontecido. Antes do acidente ele possuía 826 cabeças de gado. Ainda chovia no dia seguinte, e por causa da demora para encontrar as carcaças, a carne não pôde ser aproveitada. Os animais mortos foram enterrados.

Segundo o meteorologista José Luiz Cabral, da Fundação Universidade do Tocantins (Unitins), cerca de 3 milhões de raios caem no estado por ano. Ele declarou que no estado não existe cultura de prevenção contra raios e que é necessária a instalação de para-raios no campo. Ele disse ainda que em outros estados é comum que os pequenos pecuaristas invistam em proteção contra descargas elétricas.

Segundo o Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Tocantins é o oitavo estado em que mais caem raios no país, o primeiro é o Amazonas. O Elat destacou ainda que os animais não são os únicos afetados pelos raios. Segundo o grupo, em média 130 pessoas morrem por ano em razão dos raios no Brasil, a maioria (24%) é composta por trabalhadores do setor agrícola.


 verdevalenoticias

MUNDO - Acompanhe ao vivo, no Chile, um terremoto de 8,2º na escala ritcher. Tsunami preocupa população

 

 

 

 

 

terça-feira, 1 de abril de 2014

ATENÇÃO - TCE recebe Receita Federal e alerta os municípios sobre transmissão da relação de Alvarás e habite-se

O presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Paulo Roberto Alves, recebeu a visita do delegado da Receita Federal no Rio Grande do Norte, Marcos Hübner Flores, que transmitiu a preocupação da Receita Federal com a inadimplência das prefeituras na transmissão da relação de alvarás de licença de Construção e Habite-se.

A obrigatoriedade é mensal e o prazo estabelecido é até o dia 10 de cada mês subsequente ao mês da concessão, pelas prefeituras, desses documentos.

O delegado Marcos Flores informou que a Receita Federal vem orientando os municípios para facilitar o cumprimento desta obrigação, entretanto, a maioria delas não vem cumprindo o que determina a lei. 

Para aquelas prefeituras que não possuem sistema próprio de controle das  informações dos Alvarás e Habite-se, a Receita disponibiliza gratuitamente o SISOBRAPREF - Sistema de Gerenciamento de Obras de Construção Civil, que também  faz  o controle e transmite os dados para a Receita., sem ônus para o município, pelo site   (www.receita.fazenda.gov.br), sistema SISOBRANET, no caminho Download > Programas para sua empresa > link Sisobra-Pref – Sistema de Gerenciamento de Obras (Módulo Prefeitura).

            O TCE alerta para as possíveis consequências na aprovação das contas dos gestores municipais, devido aos Autos de Infração que serão lavrados contra os municípios que permanecerem sem transmitir a relação de Alvarás e Habite-se para a Receita."

O Alvará da construção civil é o documento emitido pela autoridade municipal que licencia a execução de uma obra. Já o Habite-se autoriza o início da utilização efetiva de construções ou edificações destinadas à habitação. A não apresentação sujeitará o dirigente do órgão municipal a uma multa que varia de R$ 1.717,38 a R$ 171.736,10.