Memorial às vítimas de Covid

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

ESTADO - Produtores afirmam que Governo Rosalba Ciarlini quebrou bacia leiteira do Estado

A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) deverá receber o título de pessoa não grata à pecuária leiteira do Rio Grande do Norte. Responsável pelo Programa do Leite, a governadora tem sido insensível aos apelos feitos pelo setor, com vistas à utilização da máquina pública como fomentadora de um segmento que produz. Com isso, nos últimos dez anos, a bacia leiteira do Estado tem definhado, está desestruturada e, hoje, corre o sério risco de se desintegrar, beneficiando indústrias de outros estados que estão mais organizadas e ávidas por invadir o RN. Para o setor, Rosalba já quebrou a bacia leiteira do Estado.

Depois de passar por um período de crescimento, “há pelo menos uma década o Programa do Leite passou a se constituir num agente desestabilizador da bacia leiteira do Rio Grande do Norte, por forçar, na condição de maior comprador do produto, o mercado a manter o preço do leite ‘in natura’ em valor insuficiente para cobrir os custos de produção e por consolidar a prática dos atrasos no pagamento das faturas emitidas pelos fornecedores”, afirma o jornalista Marcos Aurélio de Sá, em análise publicada na coluna “Hoje na Economia”, na edição de ontem de O Jornal de Hoje.

Nesta terça, confirmando a avaliação do jornalista, o presidente do Núcleo dos Criadores das Raças Produtoras de Leite do RN (NULEITE), filiado à Associação Norte-Rio-Grandense de Criadores (ANORC), o agropecuarista Manoel Montenegro, disse que, de fato, a federação potiguar, por obra e graça de seu governante de plantão, se consolida cada vez mais como sendo o estado onde se gasta 200 para alguém não ganhar 20 e como terra dos piotários. “No RN se gasta 200 para alguém não ganhar 20. E, por outro lado, aqui é o estado dos piotários, ou seja, somos pioneiros no Programa do Leite no Nordeste e no Brasil, e hoje estamos sendo os otários em estarmos nos acabando em virtude do Programa do Leite”.

O problema é que, nos últimos quatro anos, Rosalba conseguiu desmantelar por completo a cadeia produtora e obrigar a quase totalidade dos agropecuaristas, que ainda teimavam em preservar suas vacarias, a desativá-las. “Por um mistério insondável, que até aqui ninguém conseguiu decifrar, quanto mais os produtores rurais do Rio Grande do Norte sofrem com os efeitos de três anos consecutivos de seca, mais leite entra nos laticínios e usinas de pasteurização, a ponto deles se negarem a receber o produto de fornecedores tradicionais sob a desculpa de que estão com excesso de oferta”, analisa Marcos Aurélio de Sá.

Nenhum comentário: