Memorial às vítimas de Covid

sábado, 15 de novembro de 2014

POLÍTICA - Justiça cassa direitos politicos do deputado José Adécio por 8 anos

O juiz Otto Bismark, da Comarca de Pedro Avelino, condenou o deputado estadual José Adécio Costa, do DEM, a oito anos de inelegibilidade. A mesma sentença vale para sua esposa Neide Suley Muniz Costa, que foi candidata à prefeita em Pedro Avelino em 2012. O candidato a vice-prefeito Joaldo Bezerra Costa também foi enquadrado na mesma decisão.

Na decisão, restou demonstrado que o hoje parlamentar utilizou a estrutura da CEASA para beneficiar a mulher candidata a prefeita de Pedro Avelino, portanto merecedor da condenação por abuso de poder político e também econômico. 

No processo, a coligação oposicionista mostrou que José Adécio contratou emergencialmente (sem licitação) a empresa Staff (Assessoria Empresarial, Empreendimento e Serviços Ltda) por R$ 690.014.70 no mês de março de 2012, para fazer serviços de limpeza e conservação. Outra empresa contratada foi a Proteg Segurança Patrimonial. Neste caso, a peça de acusação não revela o valor. O juiz Otto Bismark reconheceu que o abuso de poder econômico se deu quando estas empresas contrataram pessoas com domicílio eleitoral em Pedro Avelino. A Proteg contratou 14 pessoas com domicílio eleitoral em Pedro Avelino. Haviam duas que não eram, porém transferiram o título. Já a empresa Staff contratou 32 servidores e incrivelmente 29 eram pessoas com domicílio eleitoral no município de Pedro Avelino. Lembrando que a Proteg e a Staff foram contratadas para prestar serviços na Ceasa, em Natal. Como se não bastasse, além destes dois casos, José Adécio Costa nomeou 10 cargos comissionados na Ceasa, sendo que 7 deles com domicílio eleitoral em Pedro Avelino.

Diante dos fatos, o juiz Otto Bismarck escreveu: “Não resta dúvida que a farta prova documental colacionada nos presentes autos evidencia a prática de abuso de poder político por parte do investigado José Adécio Costa, no intuito de favorecer as candidaturas de sua esposa, Neide Suely Muniz Costa, e do candidato a vice-prefeito, Joaldo Bezerra da Costa, com o conhecimento e anuência dos mesmos”, registrou o magistrado.

Em contato com o Portal no Ar, o deputado José Adécio disse ao repórter Dinarte Assunção que não pode confundir esta decisão com cassação de mandado. Segundo ele, quem está com mandato cassado é Sérgio Eduardo Bezerra, que fez a denuncia contra ele e a esposa. Com informações do Portal No Ar.

Nenhum comentário: