Memorial às vítimas de Covid

terça-feira, 4 de novembro de 2014

ESTADO - AL recebe visita de representantes de estado alemão

O presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Ricardo Motta (PROS) recebeu a visita do representante de Negócios Estrangeiros do Ministério da Economia, Proteção Climática, Energia e do Planejamento territorial da Renânia-Palatinado, Jürgen Weiler; e do cônsul honorário da Alemanha no Rio Grande do Norte, Axel Geppert. O encontro foi uma prévia de uma visita que acontecerá nos dias 23 e 24 de abril de 2015, ocasião em que uma delegação com cerca de 30 pessoas virá ao Rio Grande do Norte para tratar das relações de cooperação em diversas áreas.

Desde 2009 o Rio Grande do Norte e a Renânia-Palatinado mantêm um intercâmbio que já trouxe resultados concretos para os dois estados. Foram assinados vários termos de cooperação com as Federações do Comércio e da Indústria dos dois estados, institutos de pesquisa, universidades, entidades voltadas para o turismo, e com o Parlamento.

Entre os resultados apresentados por Jürgen Weiler e Axel Geppert está um projeto para qualificação profissional de mão de obra para a construção civil sustentável. Para tal projeto, o estado alemão investirá cerca de R$ 1,8 milhão. Outro resultado dessa relação foi a doação de um dessalinizador ao Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER). O equipamento é movido a energia solar e tem a capacidade de transformar água salobra em água potável. “Isso poderá ajudar comunidades carentes, que sofrem com o desabastecimento de água”, disse Axel.

Durante a visita, o deputado Ricardo Motta disse que era importante dar mais visibilidade a essa parceria entre os dois estados e que destacou que o Legislativo Potiguar estará sempre disposto a estreitar os laços com a Renânia-Palatinado, sempre com o intuito de buscar mais desenvolvimento para o Rio Grande do Norte e também para o estado alemão.

Na ocasião, Ricardo falou sobre o projeto que visa a inclusão de pessoas com Síndrome de Down no mercado de trabalho. “A Assembleia do Rio Grande do Norte é pioneira na inclusão de pessoas com Síndrome de Down em seu quadro de funcionários. Manuela Nely de Lima Araújo, Kalina Santos Falcão, e Filipe Medeiros Ramos, trabalham conosco e desempenham suas funções no Cerimonial e Plenário. Eles trazem mais ternura para a nossa Assembleia”, disse o presidente. Os visitantes elogiaram a iniciativa afirmando que tratava-se de um prjeto “fantástico”.

VÔO DIRETO
Outro objetivo dessa parceria entre Rio Grande do Norte e Renânia-Palatinado é conseguir montar um vôo direto para a Alemanha, com o intuito de alavancar os negócios e o turismo entre os dois países.

SEMINÁRIO
O representante alemão Jürgen Weiler também veio ao Rio Grande do Norte para participar de um seminário na Federação do Comércio, ocasião onde se encontrou com a maioria dos brasileiros que foram para a Alemanha fazer um estágio. No total, foram 40 pessoas, dentre elas, 20 eram do Rio Grande do Norte. “Durante o seminário, ele conversou com esses jovens sobre como a vida deles mudou após esse período na Alemanha”, afirmou Axel. A maior parte das vagas foi ofertada para potiguares devido a boa relação entre o RN e a Renânia-Palatinado. 

Nenhum comentário: