Memorial às vítimas de Covid

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

BRASIL - PF faz alterações no passaporte e visa agilizar atendimento

A Polícia Federal, objetivando agilizar o atendimento migratório, acaba de promover mudanças no sistema nacional de expedição de passaportes. Dentre as principais alterações, efetivadas desde a última segunda-feira (24) uma se destaca: a inclusão da autorização de viagem para menores no próprio documento. 

Antes, estando viajando desacompanhada ou com apenas um dos pais, a pessoa menor de idade, obrigatoriamente, precisava trazer uma autorização impressa. Com a nova sistemática, no momento da confecção do passaporte, os pais podem optar em imprimir na página de identificação do próprio documento, a autorização para a viagem. Também será possível incluir uma autorização parcial, em que é permitida a viagem com apenas um dos pais, ou então, não conceder tal autorização. 

A medida veio principalmente para simplificar o procedimento de embarque de menores, os quais passam a ter um atendimento mais célere em qualquer posto migratório. Além dessa mudança, o passaporte brasileiro agora faz constar o campo “filiação” no documento e, também, o seu portador passa a ser avisado pela PF – via e-mail - quando faltarem oito meses para o seu vencimento. O passaporte tem validade de cinco anos e o seu valor atual é de R$ 156,07.


Nenhum comentário: