Memorial às vítimas de Covid

domingo, 19 de outubro de 2014

RELIGIÃO - Papa Paulo VI é beatificado em cerimônia no Vaticano

Paulo VI comandou a Igreja Católica entre 1963 e 1978
O papa Paulo VI foi beatificado neste domingo (19) pelo papa Francisco. Giovanni Battista Enrico Antonio Maria Montini viveu entre 1897 e 1978 e comandou a Igreja Católica entre 1963 até sua morte.

Segundo Francisco, Paulo VI "guiou com sabedora e visão de futuro - e talvez sozinho - o leme da barca de Pedro". Durante a homilia, o papa lembrou que foi Paulo VI adaptou método de apostolado às condições da sociedade, instituiu o Sínodo dos Bispos.


"O papa Montini guiou a Igreja para que fosse ao mesmo tempo mãe amorosa de todos os homens e dispensador da salvação", disse Francisco. "Olhando para este grande papa, este cristão comprometido, este apóstolo incansável, diante de Deus, hoje, só posso dizer uma palavra tão simples quanto sincera e importante: 'Obrigado'", afirmou o papa.

Paulo VI

Giovanni Montini era arcebispo em Milão quando foi escolhido papa em junho de 1963 após a morte de João XXIII, canonizado em abriu deste ano. Ao assumir o cargo, ele enfrentou um pontificado de crises, desafios e contradições que marcaram a Igreja.



O cargo é único. Impõe grande solidão. Eu já era solitário, porém agora minha solidão se torna completa e assustadora... Minha solidão vai aumentar. Não posso ter medo, não posso pedir ajuda externa que me absolva de meu dever; meu dever é planejar, decidir, assumir toda a responsabilidade de guiar os demais, mesmo que pareça ilógico, absurdo talvez. E sofro sozinho. Eu e Deus", escreveu ele um mês após ter sido eleito.

Nenhum comentário: