Memorial às vítimas de Covid

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

TELEVISÃO - Série Sexo e as negas é autuada e gera polêmica na internet

No Facebook, grupo contesta o programa. Crédito: Facebook/Reprodução
Nova aposta da TV Globo, a série Sexo e as negas, com data de estreia prevista para o dia 16 deste mês, vem provocando polêmica. A ouvidoria da Secretaria Especial da Promoção da Igualdade Racial (Seppir) já registrou sete denúncias de racismo pelo seriado. O órgão autuou a Rede Globo e pediu informações detalhadas sobre a série. A autuação foi encaminhada ao Ministério Público do Rio de Janeiro, onde o caso será avaliado. 


O titular da Seppir, Carlos Alberto de Souza e Silva Júnior, ressaltou a preocupação pelos estereótipos racistas. "A Ouvidoria da Igualdade Racial vê com estranheza e preocupação qualquer tipo de manifestação que reproduza estereótipos racistas, machistas, que se alicerce na sexualidade das mulheres negras, ou venha a reforçar ideias de inferioridade dessas mulheres, seja nas artes, no cinema ou nas telenovelas e seriados", afirmou.

Na página pessoal do autor da série, Miguel Falabella contestou as críticas de racismo que Sexo e as negas recebeu. "Como é que se tem a pachorra de falar de preconceito, quando pré-julgam e formam imediatamente um conceito rancoroso sobre algo que sequer viram? Sexo e as negas não tem nada de preconceito. Fala da luta de quatro mulheres que sonham, que buscam um amor ideal. Elas podiam ser médicas e morar em Ipanema, mas não é esse meu universo na essência, como autor", comentou ele no Facebook.

No site de relacionamentos, cerca de 20.000 pessoas organizam um boicote à nova série da TV. Com o título "Boicote nacional ao programa Sexo e as negas da Rede Globo", a página diz que o programa seria desrespeitoso e que não representaria a população.

Em comunicado oficial, a Rede Globo enviou nota em que Falabella explica o conteúdo da série questionada. "É um seriado alegre, um seriado lúdico, sobre quatro mulheres em busca do amor numa comunidade carioca." E continua: "É um programa divertido, musical, alegre, com bons atores e um texto que mais uma vez reafirma a minha crença no ser humano", disse o autor.

Nenhum comentário: