Memorial às vítimas de Covid

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

ELEIÇÕES - Zonas da Capital preparam suas urnas eletrônicas para o 1º turno das Eleições 2014

De terça a quinta (23 a 25), no Centro de Operações da Justiça Eleitoral do Rio Grande do Norte (COJE), na Capital, será realizada a preparação das urnas das Zonas Eleitorais de Natal (1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 69ª), destinadas ao 1º turno das Eleições 2014.

Os procedimentos serão efetuados pelas próprias equipes dos Cartórios, conforme previsto em Edital, sob o acompanhamento do Juízo Eleitoral respectivo, compreendendo os processos de trabalho Geração de Mídias e Carga de Aplicativos. Após a sua preparação, as urnas permanecerão no COJE até a véspera do pleito, data em que serão transportadas para os locais de votação e instaladas durante a preparação das seções eleitorais.

A Geração de Mídias consiste na utilização de sistemas eleitorais para a obtenção das tabelas de candidatos, partidos, coligações, eleitores, seções e agregações e inserção de tais dados nos cartões de memória e nas mídias de resultado das urnas eletrônicas de todas as seções eleitorais do Estado. Já a preparação de urnas abrange desde a inserção dos dados oficiais nas urnas (etapa conhecida como carga de aplicativos), o teste de votação e a lacração dos equipamentos.

O edital dando conhecimento de tais procedimentos ao Ministério Público, aos Partidos Políticos, às Coligações, à Ordem dos Advogados do Brasil e ao público em geral foi publicado pelos respectivos Juízos Eleitorais, no Diário da Justiça Eletrônico (DJe), conforme estabelecido pela Resolução TSE nº 23.399, de 30.12.2013.

De acordo com cronograma sugerido pela Secretaria de Tecnologia da Informação, de 29.09 a 01.10, o mesmo procedimento será realizado nas sedes dos demais Cartórios Eleitorais do Estado, excetuando-se as Zonas da região metropolitana (5ª – Macaíba, 6ª – Ceará-Mirim, 44ª – Monte Alegre, 50ª – Parnamirim e 51ª – São Gonçalo do Amarante), que utilizarão as instalações do COJE para a preparação de suas urnas.

Para viabilizar a realização de tais atividades, a Seção de Sistemas e Apoio às Eleições, unidade vinculada à Coordenadoria de Logística de Eleições, planejou e ministrou treinamento para servidores de todas as Zonas Eleitorais do Estado, com o apoio de servidores de outras unidades deste Tribunal, em agosto deste ano, nesta Capital, envolvendo todos os sistemas eleitorais e sua operação ao longo das diversas fases do processo eleitoral, passando pelos processos de trabalho Geração de Mídias e Carga de Urnas. No início deste mês, também foram capacitados 288 profissionais contratados como Auxiliares de Apoio às Eleições, cuja principal finalidade consiste em colaborar na preparação de urnas, dentre outras atividades cartorárias estabelecidas em contrato.

Nenhum comentário: