Memorial às vítimas de Covid

terça-feira, 30 de setembro de 2014

ELEIÇÕES - TRE cassou 10% dos prefeitos eleitos no RN

Segundo levantamento da reportagem do NOVO JORNAL, praticamente 10% destas cidades teve troca de comando no executivo por conta de cassações judiciais.

Casos que envolvem abuso do poder político, compra de votos, transgressão da Lei da Ficha Limpa e até condenações criminais são responsáveis pelas cassações promovidas pelo Tribunal Regional Eleitoral do RN (TRE-RN).   Foram contabilizados, até o momento, 16 municípios com cassações dos prefeitos por decisão judicial: Areia Branca, Baraúna, Barcelona, Caiçara do Norte, Felipe Guerra, Francisco Dantas, Ipanguaçu, Lajes Pintadas, Macau, Marcelino Vieira, Mossoró, Passagem, Pedra Grande, Pedra Preta, Serra do Mel e Taboleiro Grande. 

Em algumas das cidades a Justiça Eleitoral já realizou eleições suplementares e novamente cassou os novos eleitos. Um dos mais recentes – e emaranhado – casos de troca de prefeito por questões de ordem judicial se apresenta em Barcelona (100 km de Natal). Eleito pela quarta vez para ocupar a chefia do executivo da pequena cidade de quatro mil habitantes encravada no Agreste Potiguar, Carlos Zamith de Souza (PDT) encara idas e vindas no cargo.   Por conta de uma sentença condenatória que transitou em julgado com a ordem de perda da função pública e cassação dos direitos políticos do prefeito, a Câmara dos Vereadores de Barcelona declarou o mandato de Zamith extinto. 

Nenhum comentário: