Memorial às vítimas de Covid

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

POLÍCIA - Após confusão em jogo, PM irá sugerir suspensão de torcida organizada do América

Faixa foi a causa de toda a confusão. Foto:Divulgação
Além de terem saído de “cabeça pesada” pela derrota por 3 a 0 para o Fluminense, nesta quarta-feira (6), pela Copa do Brasil, no Arena das Dunas, alguns torcedores do América ainda precisaram de atendimento médico depois de uma confusão entre policiais militares e membros de uma torcida organizada do clube. Por causa do incidente, a PM pedirá ao Ministério Público a suspensão da torcida dos estádios.

“Tudo que a polícia fez foi reagir a uma ameaça dos torcedores. A primeira defesa dos policiais foi utilizar o spray de pimenta, infelizmente acabou atingindo algumas pessoas que não tinham relação alguma com o problema. Mas os policiais fizeram de tudo para que nenhum inocente fosse atingido”, afirmou o major Marlon de Góis, subcomandante do Batalhão de Choque da PM (BPChoque) e que estava de serviço na partida.

O motivo de toda a confusão foi uma faixa com a frase “Falsos Potiguares, Vergonha do RN”, uma alusão ofensiva as pessoas do Estado que torcem por times de fora. Apesar das imagens da TV terem mostrado o problema que aconteceu apenas durante o intervalo do confronto, a PM destacou que desde o início do duelo os torcedores foram alertados para retiraram a faixa. “Sempre que as organizadas vão para o jogo, elas nos listam o que irão levar para o estádio. Essa faixa não estava autorizada. Em um primeiro momento a segurança privada pediu para que eles retirassem a faixa. Eles tiraram, mas aí levaram para o local da torcida organizada e abriram a faixa. Aí a PM foi acionada para resolver o problema”, frisou o major Marlon, que afirmou que a reação da PM se deu depois de um policial ter sido agredido.

“Os policiais foram lá e estavam conversando com os torcedores para que eles entregassem a faixa, pois quando a PM chegou eles esconderam a faixa. De repente um torcedor mais exaltado agrediu um de nossos policiais. Foi aí que utilizamos o spray. Os policiais estavam armados com cassetete, mas não utilizaram essa arma. No final, apesar de toda a confusão, os problemas foram bem menores do que se os policiais tivessem partido para revidar, utilizando os cassetetes. Nós temos as imagens dos policiais machucados e de toda a confusão e vamos incluí-las no relatório final que iremos enviar para o Ministério Público”.

Por fim, o major destacou que a PM é contrária ao consumo de bebida alcoólica dentro dos estádios. “Percebemos que dentre esses torcedores que estavam na confusão, muitos estavam alterados e consumindo bebidas alcoólicas. Já falamos diversas vezes que a bebida potencializa a agressividade nas pessoas e isso deveria ser evitado nos estádios. Infelizmente existe uma determinação que libera o consumo”.

Torcedores postam vídeo e se revoltam nas redes sociais
Apesar das explicações da PM, torcedores que presenciaram a cena contaram versões diferentes nas redes sociais. “Esses soldados precisam fazer curso para aprender a agir em eventos de grande público. Hoje em dia os caras só sabem balançar a cabeça e dar porrada. Tem que ter discernimento, estudar e aprender a agir em certas situações… Do mesmo modo que quem joga copo deve ser conduzido a deixar o estádio, o PM que joga spray de pimenta em uma criança merece ser punido, afim de evitar que essas situações ocorram novamente. Repito, isso tudo é despreparo da PM”, afirmou um dos torcedores. Já uma torcedora teria sido conduzida para a ambulância depois de supostamente ter sido agredida pelo polícia com um cassetete.

Em um vídeo da confusão que circula pela internet é possíveis observar toda a discussão dos PMs com os torcedores. Em determinado momento, a PM recolhe um instrumento musical da torcida e logo em seguida encontra a faixa que estava escondida. Nesse momento, os torcedores se revoltam e a PM utiliza o spray. No vídeo, não é possível ver a agressão que a Polícia Militar alega ter começado todo o problema.

Nenhum comentário: