Memorial às vítimas de Covid

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

NATAL - Policiais à paisana farão segurança em ônibus na capital

A cúpula da Segurança Pública do Rio Grande do Norte anunciou nesta segunda-feira (18) uma série de medidas para tentar diminuir o número de assaltos nos ônibus de Natal. O secretário de Segurança do Rio Grande do Norte, Eliézer Girão, garantiu que, a partir de agora, haverá policiais militares à paisana em ônibus de Natal. 

Acompanhado do comandante da Polícia Militar, cel. Araújo Silva, e o delegado-geral da Polícia Civil, Adson Képler, Eliézer Girão contestou os dados sobre o número de assaltos em Natal durante o ano. Se o Sindicato dos Rodoviários (Sintro) tem um levantamento que aponta 491 assaltos a ônibus em Natal somente até o fim de julho, a Sesed afirma que só há registro sobre 308. "Foram registrados somente os casos em que houve o boletim de ocorrência", explicou. 

Para coibir a onda de assaltos, uma das medidas será colocar policiais militares à paisana nos ônibus em Natal. Além de estarem armados, eles entrarão em contato com outras guarnições em caso de assaltos. Porém, as medidas não param por aí.

Eliézer Girão garantiu que haverá o aumento no policiamento ostensivo nas ruas da cidade, ampliando o horário de funcionamento e rondas dos batalhões de Operações Especiais (Bope), Choque (BPChoque) e da Ronda Ostensiva com o Apoio de Motocicletas (Rocam). O titular da Sesed explicou que o horário de funcionamento dos batalhões será ampliado, mas que não haverá custos extras para o Governo do Estado.

Além de ampliar o trabalho dos policiais, também haverá a intensificação das blitzen em pontos variados da cidade, abordando os veículos e passageiros diariamente. Por outro lado, o Governo também vai cobrar ações por parte das empresas.


Entre pontos a serem cobrados, Girão disse que vai cobrar celeridade na implantação da bilhetagem eletrônica unificada, para diminuir o número de dinheiro dentro dos transportes, além de solicitar a ampliação no número de veículos que têm câmeras de monitoramento. 

A cobrança será feita em reunião às 17h de hoje, na Escola do Governo, contando com a participação da cúpula da Segurança, Ministério Público, empresários de ônibus, Prefeitura do Natal e Polícia Rodoviária Federal, além de representantes do Sintro.

Bares
Nos bares e restaurantes, a Polícia Militar disse que já está intensificando o policiamento com policiais do BPChoque e da Rocam, tentando inibir as ações criminosas a esses estabelecimentos comerciais, com a atuação durante a noite e madrugada. "Adaptamos o horário de atuação da Rocam, de modo que o efetivo reforce o policiamento nos corredores desses estabelecimentos", declarou o Coronel Araújo.

'Pedimos a compreensão da sociedade, pois em toda abordagem há um certo constrangimento, mas estamos trabalhando em conjunto com a população e esperamos a colaboração inclusive através de denúncias que podem ser realizadas pelo telefone 181 do Disque Denúncia", disse o Comandante.

Investigação
Sobre a morte do motorista Francisco Izaque de Farias, de 37 anos, Adson Képler garantiu que testemunhas já foram ouvidas pela 1ª DP, de Parnamirim, e que as imagens e o resultado da perício já estão sob análise da Polícia Civil. "O caso está avançando. Daremos prioridade a ele", disse Képler.
tribunadonorte

Nenhum comentário: