Memorial às vítimas de Covid

segunda-feira, 21 de julho de 2014

G1PB - RoboCup 2014 é aberta oficialmente em João Pessoa ao som de sanfonas

Antes da abertura, público conseguiu acompanhar os últimos ajustes das equipes (Foto: Maísa Oliveira/G1)
A abertura oficial da RoboCup realizada neste domingo (20) no Centro de Convenções de João Pessoa reuniu aproximadamente 8 mil pessoas, de acordo com a organização do evento. A solenidade contou com a presença de autoridades locais, participantes e espectadores. O início oficial da competição controu com a apresentação da Orquestra Sanfônica, que tocou o hino nacional e  foi acompanhada pelos presentes, e uma quadrilha junina. 

Na segunda-feira (21) começam as competições das categorias futebol, resgate, tarefas domésticas, trabalho e RoboCupJunior começam às 9h em arenas distribuídas pelo Centro de Convenções. Até a quarta-feira (23) as competições principais terminam às 20h e as junior, às 19h. A tabela de disputas só será divulgada depois que os competidores fizerem credenciamento para confirmar a participação no evento.

As finais de todas as categorias acontecem na quinta-feira (24), sendo as principais das 9h às 17h e as junior, das 9h às 15h. Os vencedores vão ganhar troféus e a equipe campeã da categoria humanoide AdultSize (tamanho adulto) ficará, durante um ano, com a taça Louis Vuitton, esculpida em cristal e desenhada especialmente para a RoboCup.

Considerada a copa do mundo da robótica inteligente, o evento foi criado em 1997 no Japão com o objetivo de construir um time de robôs que pudesse ganhar uma partida contra a seleção vencedora da Copa do Mundo da Fifa. A previsão é de que o objetivo seja alcançado em 2050.

Na principal categoria da Robocup, robôs totalmente independentes e livres de controles remotos disputarão um campeonato de futebol, em times representados por universidades selecionadas de 45 países. Os robôs devem obedecer às mesmas regras de um jogo de futebol convencional, com dois tempos, chutes, marcação de gols, de faltas e até cobrança de lateral. Os jogos serão observados por um juiz humano, muitas vezes com o auxílio de um juiz robô. A competição de futebol é dividida em cinco categorias principais, além de subcategorias.

Já se inscreveram aproximadamente 400 times com 4 mil participantes de 45 países. Segundo a coordenadora geral da RoboCup 2014, Esther Colombini, são esperados cerca de 60 mil visitantes, além dos competidores.


Nenhum comentário: