Memorial às vítimas de Covid

quarta-feira, 18 de junho de 2014

TIBAU - Pescadores capturam tubarão de 2 metros e pesando mais de 200 quilos

tubarao
Foto: Lissandra Gomes
Pescadores da Praia do Ceará, em Tibau/RN, capturaram um Tubarão-martelo na manhã desta segunda-feira, 16, o que surpreendeu a todos, pois se trata de uma espécie que não costuma se aproximar do litoral. O peixe tem mais de 2 metros e pesa mais de 200 quilos.

O Tubarão-martelo é um predador agressivo, facilmente identificável por ter a cabeça grande, chata e em formato de martelo – os seus olhos ficam nas extremidades da cabeça.
Com cerca de até 6 metros de comprimento e 400 kg, o tubarão alimenta-se basicamente de peixes, crustáceos e cefalópodes. Além do formato característico de sua cabeça, os tubarões-martelo possuem uma nadadeira dorsal alta, e quando nada em águas rasas, ela sobressai acima da superfície.

Como a maioria dos tubarões, o tubarão-martelo tem a parte abdominal em cores mais claras. Já na parte superior possuem tons de marrom-acizentados a verde-oliva. São encontrados em águas temperadas e tropicais em várias partes do mundo e se deslocam em cardumes que podem atingir 100 integrantes.

Ao contrário de outras espécies de tubarões que possuem uma boca grande e milhares de dentes serrilhados e muito afiados, o tubarão-martelo possui uma boca desproporcionalmente pequena.

Ele não consegue abri-la tanto quanto o tubarão-branco, por exemplo. Sua boca é equipada com pequenos dentes afiados e com muitas serrilhas na frente. Na parte posterior, os dentes são maiores e mais chatos, usados para triturar presas mais duras, como por exemplo, os mariscos. defato,com

Nenhum comentário: