Memorial às vítimas de Covid

terça-feira, 24 de junho de 2014

COPA - Após mordida, Suárez pode ser suspenso por até dois anos

O atacante uruguaio Luis Suárez carregará uma séria preocupação nos próximos dias. Principal jogador do Uruguai, o atleta do Liverpool pode ser suspenso por até 24 partidas ou dois anos pela Fifa por causa de uma suposta mordida desferida no italiano Giorgio Chiellini no segundo tempo da partida que terminou com vitória da seleção celeste por 1 a 0 sobre a Itália.

Durante o jogo, o lance causou muita reclamação da Itália, que já tinha tido um jogador expulso. O árbitro mexicano Marco Rodriguez nada deu para Suárez, mas câmeras de televisão mostram que o uruguaio faz um movimento com a boca em direção ao lateral italiano - Chiellini chegou a mostrar o ombro com sinais visíveis de dentes.

Os códigos da Fifa permitem a punição por tempo ou número de partidas. O artigo 19 da regulamentação da entidade afirma, entretanto, que não pode ultrapassar dois anos ou 24 jogos. Já há um caso de suspensão por vídeo em uma Copa do Mundo: em 1994, o o defensor italiano Mauro Tassotti tomou suspensão de oito jogos por cotovelada no espanhol Luis Enrique, não flagrada pela arbitragem. 

Qualquer ação contra o uruguaio depende de uma investigação da Fifa contra o lance - a entidade afirmou que primeiramente depende do relato do árbitro do confronto para avaliar a questão. O presidente da entidade, Joseph Blatter, contudo, já se mostrou favorável anteriormente a punições disciplinares utilizando imagens após os jogos.

"Evidências de vídeo podem contribuir muito para o fair play. Os comitês disciplinares estão preparados para usar isso - e deveriam usar", escreveu Blatter em sua coluna em uma revista da Fifa, no mês de fevereiro de 2014.

Suárez pode ainda enfrentar problemas por ser reincidente na ação. Por duas vezes com a camisa do Liverpool, o atacante já tinha mordido um adversário. Em uma delas, foi suspenso por 10 jogos pela Federação Inglesa

Nenhum comentário: