Memorial às vítimas de Covid

quinta-feira, 1 de maio de 2014

SAÚDE - Combate à dengue no RN deve ser intensificado, recomenda MP

O Ministério Público Estadual recomendou aos secretários de Saúde do Rio Grande do Norte e de Natal que intensifiquem as ações de combate à dengue no estado e na capital potiguar. A recomendação da Promotoria de Defesa da Saúde Pública foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta quinta-feira (1º).


De acordo com a publicação, a Secretaria Municipal de Natal não tem cumprido os ciclos mínimos de visita necessários ao adequado combate e controle do vetor e não há local adequado para a limpeza dos equipamentos de UBV portátil (fumacê). 

Além disso, o MP ressalta o  agravamento dos quadros sintomáticos apresentados pelos pacientes e a implementação de uma nova classificação da dengue pela Organização Mundial de Saúde (dengue, dengue grave e dengue com sinais de alerta), “tornando necessário um aprimoramento do trabalho de manejo da doença pelos profissionais e serviços de saúde”.


O MP recomenda que a Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS) providencie um local para limpeza dos equipamentos de UBV portátil, a fim de garantir a possibilidade de uso, caso necessário; que a SMS e a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) adotem as providências administrativas necessárias para reforçar a capacitação dos profissionais de saúde, em todos os níveis de assistência, com foco no atendimento de pacientes com dengue, de preferência na própria unidade de saúde de trabalho dos profissionais; garantam o atendimento imediato no caso de pacientes com sintomas de dengue grave em todos os serviços de saúde de sua rede; e que romovam articulação com outras instituições públicas e privadas, a fim de garantir a melhor efetividade das ações de combate e controle da Dengue.

“Desde já adverte que a não observância desta recomendação implicará na adoção das medidas cabíveis, devendo ser encaminhada a esta 62ª Promotoria de Justiça informações pormenorizadas quanto à adoção das medidas administrativas para o pleno atendimento da presente recomendação, ao final do prazo de 30 dias”, diz o texto.


Dengue no estado
De acordo com o último relatório divulgado pelo Programa de Controle da Dengue da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), o RN teve 2.303 casos notificados como suspeitos de dengue, entre o início deste ano até o último dia 05 de abril, o que aponta uma queda de 65,56%, em comparação ao mesmo período de 2013, quando foram registradas 6.687 notificações da doença. Do total de cidades potiguares, 14 apresentam alta incidência da doença, 4 estão com média, 59 com baixa e 90 com incidência silenciosa.
G1RN

Nenhum comentário: