Memorial às vítimas de Covid

sábado, 24 de maio de 2014

ESTADO - Nordeste responderá por 83% da nova capacidade de refino

Em cinco anos, a região Nordeste será responsável por 83% capacidade de refino, injetando 830 mil barris adicionais de derivados por dia no mercado de combustíveis do Brasil. Três empreendimentos serão os responsáveis pelos números: a Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco; a primeira etapa da Refinaria Premium I, no Maranhão; e a Refinaria Premium II, no Ceará.

A entrada em operação dessas novas unidades permitirá a expansão da capacidade de refino para atender ao crescimento da demanda de derivados no Brasil, reduzindo significativamente a necessidade de importação.

Com obras em ritmo acelerado, a Refinaria Abreu e Lima já está aproximadamente 87% concluída, com previsão de partida de sua primeira fase em novembro de 2014. A unidade processará 230 mil barris diários, quando a segunda fase do empreendimento, prevista para ser entregue em maio de 2015, entrar em operação.

A Abreu e Lima traz o desafio de ser a primeira unidade de refino a entrar em operação, após mais de trinta anos. A partida da primeira etapa da Refinaria Premium I, em 2018, e da Refinaria Premium II, em 2019, acrescentará 600 mil barris por dia à capacidade de refino.

Além de permitir a entrega de mais derivados ao mercado consumidor brasileiro, as refinarias nordestinas contribuem com o desenvolvimento da região onde estão instaladas. Localizada na região metropolitana de Recife, em Pernambuco, a refinaria Abreu e Lima, por exemplo, gera atualmente 42 mil empregos diretos na obra e traz para a região inúmeras oportunidades.

O efeito de sua instalação pode ser mensurado pela evolução do PIB de Pernambuco que, de acordo com pesquisa da Agência Estadual Condepe/Fiem, tem apresentado crescimento superior ao do país nos últimos cinco anos. O PIB dos municípios de Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho, regiões de influência da refinaria, cresceram 64%, de 2008 a 2012.

O empreendimento de Pernambuco contribuiu para a criação de novas estradas, para a ampliação do porto de Suape e atraiu inúmeros fornecedores de bens e serviços do Brasil e do mundo para a região, para atendimento das demandas deste investimento.

Outro grande desafio é a formação de profissionais e técnicos para suportar o desenvolvimento das obras, o que vem sendo realizado por meio do apoio a diversas iniciativas, desde o nível básico ao avançado na formação técnica, como no apoio às Universidades, aos Institutos e Centros de Pesquisa.

Nenhum comentário: