Memorial às vítimas de Covid

quarta-feira, 7 de maio de 2014

ESPORTE - Felipão critica veteranos e avisa que "vai até o inferno" com convocados

Em 2002, a seleção comandada por Luiz Felipe Scolari na campanha do título da Copa ficou conhecida como "família Scolari". Nesta quarta-feira, na entrevista coletiva em que anunciou os convocados para o Mundial de 2014, o técnico deu uma demonstração de que o ambiente terá novamente um papel fundamental.

"O ambiente de grupo é esse que eu falei anteriormente aqui. Alguns já sabiam que seriam convocados porque eu fiz questão de ir à Europa e avisar. Eu acredito e vou até o inferno com eles. Eles formam esse ambiente que é espetacular", enalteceu Felipão.

Ao elogiar o ambiente, o técnico da seleção brasileira aproveitou para cutucar jogadores veteranos. A lista da Copa ignorou nomes como Kaká, Ronaldinho Gaúcho e Robinho: "Desenvolver esses jovens é mais fácil do que trabalhar com aqueles veteranos que já estão em fim de carreira e não têm ambição".

Na semana retrasada, em evento realizado em São Paulo, o técnico da seleção chegou a adiantar oito nomes que estariam na lista final. Felipão disse que esteve na Europa e conversou com os jogadores que atuam na Inglaterra (quatro do Chelsea e o volante Paulinho, que defende o Tottenham).

No mesmo evento, Felipão avisou que a seleção terá vários líderes. Ele citou o goleiro Júlio César, o zagueiro David Luiz e o centroavante Fred como capitães – além de Thiago Silva, que usará a braçadeira.

A seleção convocada para a Copa do Mundo tem uma base muito usada por Felipão - em média, cada jogador foi chamado 5,78 vezes. Daniel Alves, Dante, David Luiz, Oscar, Hulk e Neymar estiveram em todas as oito listas elaboradas pelo técnico. Fernandinho, em contrapartida, foi chamado apenas uma vez antes da lista definitiva.

Além dos 23 nomes divulgados nesta quarta, Felipão terá de entregar à Fifa uma relação de sete jogadores que podem ser chamados para substituir algum lesionado até a Copa. O treinador, porém, não irá divulgar os relacionados.

A preparação da seleção brasileira para a Copa do Mundo terá início no dia 26 de maio, com a apresentação dos jogadores na Granja Comary, em Teresópolis (RJ). Nos primeiros dias os jogadores passarão por exames médicos e testes psicológicos. Os treinos começam para valer em 29 de maio. Antes do Mundial, os comandados de Felipão farão amistosos contra Panamá (3 de junho, em Goiânia) e Sérvia (6 de junho, em São Paulo).

País-sede, o Brasil abre a Copa do Mundo no dia 12 de junho, contra a Croácia, às 17h (horário de Brasília), no Itaquerão, em São Paulo. A seleção ainda terá como adversários na primeira fase o México (17 de junho, em Fortaleza) e Camarões (23 de junho, em Brasília).

Nenhum comentário: