Memorial às vítimas de Covid

quinta-feira, 29 de maio de 2014

ECONOMIA - Governo aumenta percentual de biodiesel no óleo diesel

Nesta quarta-feira (28), o ministro de Minas e Energia, Edson Lobão, anunciou a ampliação de 6% e 7% no total da adição obrigatória de biodiesel ao óleo diesel. De acordo com Lobão, com essas mudanças o Brasil deixa de importar 1,2 bi de litros de óleo diesel.

As alterações serão realizadas em duas fases. Na primeira, em 1º de julho, começa a ser utilizado o total de 6% de biodiesel. Na segunda fase, em 1º de novembro, será realizada a adição de 7%. 

Em seus discursos, o ministro de Minas e Energia e a presidenta Dilma Rousseff citaram a participação e o desenvolvimento da agricultura familiar paralelamente à cadeia do biodiesel. 

Segundo Lobão, após a criação do programa, em 2003, foi formada uma rede de fomento e desenvolvimento que auxiliou inúmeros pequenos produtores. Dilma afirmou que “hoje temos 83 mil agricultores e 77 cooperativas” participando da produção de insumos para o biodiesel. 

Durante sua declaração, o presidente da Câmara Setorial do Biodiesel, Odacir Klein, enalteceu o biodiesel brasileiro e afirmou que a credibilidade e respeitabilidade do produto são resultado do trabalho feito pela Agência Nacional do Petróleo (ANP). 

Ainda sobre a sustentabilidade do produto, Dilma elogiou os prognósticos de redução de gás carbônico (CO²). “Vejo como sendo estratégico para o país essa redução das emissões de CO2 em 23 milhões de toneladas até 2020. Isso que obteremos ao mudar para B6 e depois para B7”, disse. 


Nenhum comentário: