Memorial às vítimas de Covid

sábado, 3 de maio de 2014

CRIME - Estátua de Luiz Gonzaga é depredada no Centro do Recife

Parece ter se tornado moda a depredação de monumentos públicos no Recife, nos últimos dias. Após a estátua do poeta Ascenso Ferreira sofrer com uma ação de vandalismo, foi a vez do imagem de Luiz Gonzaga, localizada na praça Visconde de Mauá, entre a Casa da Cultura e a Estação Recife, no bairro de Santo Antônio, amanhecer danificada nesta sexta-feira (2).

A escultura do Rei do Baião está caída para frente, com a base destruída e os ferros da parte estrutural à mostra. A Secretaria de Defesa Social (SDS) afirmou que as câmeras de segurança do local não registraram o momento da queda do monumento. A estátua faz parte do Circuito da Poesia, projeto que homenageia diversas personalidades da cultura de Pernambuco. No mês de abril, antes dos casos de depredação. 

Em nota, a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) disse que, neste sábado (3), técnicos irão isolar o local, com tapumes ao redor da imagem. O artista plástico Demétrio Albuquerque, responsável pela confecção das imagens, já foi contatado e irá realizar o orçamento para a restauração das duas estátuas destruídas em menos de uma semana. 


Segundo a empresa, aproximadamente R$ 2 milhões são gastos por anos para reparar atos de vandalismo e pichações em esculturas, pontes e edificações públicas da capital pernambucana. Denúncias sobre atos desta natureza podem ser feitas pela população através do número 193.

Nenhum comentário: