Memorial às vítimas de Covid

sexta-feira, 25 de abril de 2014

NATAL - Motoristas de ônibus retomam as atividades após duas horas de protesto

Paralisação dos motoristas de ônibus de Natal chegou ao fim. Após duas horas com os serviços suspensos durante esta sexta-feira (25) em protesto à violência nos transportes públicos, os rodoviários retomaram as atividades e discutem com a Polícia Militar a possibilidade de novas medidas que garantam a segurança dos profissionais e passageiros.

De acordo com o Sindicato dos Rodoviários (Sintro), o motivo da paralisação foram os 178 assaltos em ônibus registrados somente neste ano, com o último caso ocorrendo na noite de ontem (24), quando um motorista da linha 22, da empresa Conceição, levou uma facada no queixo durante um assalto. O profissional está fora de perigo e passa bem.

Com a manifestação, a população de Natal foi pega de surpresa. Os motoristas se dividiram em três pontos principais de protesto, com ônibus parados nas vias do Alecrim, Ribeira e Lagoa Nova. O trânsito ficou congestionado e várias pessoas preferiram seguir a pé enquanto ocorria a paralisação.

"Sabemos que uma paralisação não vai resolver o problema da violência, mas precisamos dizer às pessoas que nós também somos vítimas. Não tem polícia na rua e dizemos isso porque ninguém anda mais pela cidade do que o motorista de ônibus", disse o presidente do Sintro, Nastagnam Batista.

Apesar da suspensão do protesto, o Sintro negocia com a Polícia Militar a possibilidade de ampliar o patrulhamento ostensivo nas ruas de Natal e, principalmente, nos ônibus. Caso não ocorram melhorias, o Sintro não afasta a possibilidade de que ocorram novas paralisações.

"Suspendemos o protesto porque queremos uma integração entre os órgãos responsáveis para que possamos discutir as melhorias da situação. Mas não está descartada uma nova paralisação", disse Nastagnam Batista, lembrando que na próxima semana começam as negociações sobre a data-base da categoria.

Policiamento
O comandante do Policiamento Metropolitano de Natal, coronel Wellington Alves, admitiu que ocorreu uma diminuição no número de blitze nas ruas de Natal para coibir os assaltos a ônibus, apesar de continuar o policiamento através de viaturas. O objetivo da PM, de acordo com coronel Alves, é ampliar as ações para coibir os assaltos.

"Vamos propor que os companheiros que estão em serviços burocráticos possam ir para as ruas dar um reforço no policiamento nesse sentido. Vamos buscar com a governadora o pagamento de diárias operacionais para tentar ampliar esse policiamento nas ruas e fazer um trabalho mais ostensivo", disse coronel Alves.
tribunadonorte

Nenhum comentário: