Memorial às vítimas de Covid

sábado, 19 de abril de 2014

IMPRENSA - Jornais e revistas farão campanha a favor do uso do papel

O Brasil será o próximo país a receber uma campanha publicitária que irá valorizar o uso do papel na comunicação. Entidades setoriais das áreas de jornais, revistas e indústria gráfica, entre outras, anunciaram ontem o lançamento de uma campanha com o mote “No wonder you love paper” – ou “Não surpreende que você adore papel”, em uma tradução livre.

A ação foi criada em 2012 na Inglaterra pela Two Sides, uma ONG que busca derrubar mitos no uso do papel na comunicação. A Two Sides está presente nos principais países da Europa, além dos Estados Unidos, Austrália e África do Sul. No Brasil, 42 entidades apoiam a implementação da ação, como a Associação Nacional de Jornais (ANJ), Associação Nacional dos Editores de Revistas (Aner) e a Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf). As organizações assinaram protocolo de intenção com a Two Sides ontem.

Dentro de 45 a 60 dias, devem ser veiculados material publicitário na mídia de apoio ao consumo de papel no país, numa tentativa de desmistificar a ideia de que o produto é nocivo ao meio ambiente. “Cerca de 70% do consumo de papel na Europa é reciclado. Temos que reforçar essas questões e derrubar mitos de que consumir papel é ruim para o mundo”, disse ontem Martyn Eustace, diretor da Two Sides no Reino Unido. “O que pouco se fala, por exemplo, é que a energia gasta no Google, no período para se fazer cerca de 100 buscas online, equivale ao gasto de uma lâmpada de 60 watts por 20 minutos”, afirmou.

No Brasil, o nível de reciclagem de latas e garrafas pet é maior do que de papel. Segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos (Abrelpe), são reciclados 98,3% das latas, 45,5% do papel, 47% do vidro e 57,1% das garrafas pet.

A intenção da ANJ e da Aner com a campanha não é aumentar a circulação de jornais e revistas, “mas se ocorrer será bem-vinda”, informaram as entidades no evento. Segundo o Instituto Verificador de Circulação (IVC), foram 4,43 milhões de jornais em circulação mensal no Brasil em 2013, enquanto no ano anterior foram 4,52 milhões, queda de 1,9% %. O número já havia caído 1,8% em 2012.

A campanha no mundo foca o alto nível de reciclagem de papel nos países participantes e na baixa participação de jornais e revistas no volume de áreas desmatadas para obtenção de celulose. Na Europa, jornais e revistas respondem por 11% do consumo de papel e celulose. No Brasil, esse índice não foi informado ontem. Também não foi informado pelas entidades envolvidas na ação o número de veículos de comunicação no país com certificação ambiental.

Nenhum comentário: