Memorial às vítimas de Covid

sábado, 26 de abril de 2014

ALTO DO RODRIGUES - Secretaria de Saúde inicia hoje o dia "D" da campanha de vacinação contra a gripe

A secretaria municipal de Saúde sob o comando de Maria Auxiliadora da Silva Sena, inicia hoje a campanha nacional de vacinação da gripe. Deverão ser vacinados quase três mil pessoas em todo o município e todos os postos de saúde da cidade, além dos distritos de Tabatinga e São José já estarão prontos para atender à população a partir das 08h. Nos distritos de Barrocas e Canafístula, a vacinação será feita casa a casa na próxima semana.

De acordo com os dados oficiais da secretaria de saúde o número de pessoas por público-alvo são os seguintes:
206 crianças de menos de seis meses a menos de dois anos
627 crianças com idade de 2 a 5 anos
205 trabalhadores da saúde
103 gestantes
17 mulheres no período pós-parto (45 dias)
1189 idosos com idade de acima dos 60 anos
606 pessoas portadores de doenças crônicas (diabetes, hipertensos, câncer ou aids)

A campanha que começa daqui a pouco segue até o dia 09 de maio. É necessário levar a carteira de vacinação e se tiver doenças crônicas, precisa levar documento comprovando a doença.

A campanha de vacinação é realizada no período que antecede o inverno porque a criação de anticorpos ocorre entre duas e três semanas após a aplicação da dose. O período de maior circulação da gripe é de final de maio a agosto.  As pessoas com doenças crônicas devem apresentar prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do SUS deverão se dirigir aos postos em que estão registrados, sem a necessidade de prescrição médica.

A vacinação contra gripe é uma importante ação de prevenção da gripe, mas não dispensa medidas básicas de proteção. São cuidados simples, como lavar as mãos várias vezes ao dia, cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar, evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal.

A transmissão da gripe acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).

Em caso de síndrome gripal, deve-se procurar um serviço de saúde o mais rápido possível. Também é importante lembrar que, mesmo pessoas vacinadas, ao apresentarem os sintomas da gripe - especialmente as integrantes de grupos mais vulneráveis às complicações - devem procurar, imediatamente, o médico. Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.

Nenhum comentário: