Memorial às vítimas de Covid

segunda-feira, 10 de março de 2014

SAÚDE - Sesap faz avaliação positiva das ações de prevenção a aids e sífilis no carnaval

Equipe da saúde avalia como positiva as ações de prevenção a aids e sífilis no carnaval (ft:assessoria)
As ações do “Fique Sabendo”, mobilização para diagnóstico precoce dos vírus da aids e sífilis, que aconteceram no carnaval deste ano no Rio Grande do Norte, superaram as expectativas do Programa Estadual DST/Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).  “Não imaginávamos fazer tantos exames. Só nos eventos de Parnamirim e Caicó conseguimos realizar 1.018 testes de HIV e sífilis”, comemora Sônia Cristina Lins, responsável técnica pelo programa.  

A mobilização no município de Parnamirim aconteceu na praia de Pirangi do Norte. Com apoio da Secretaria Municipal de Saúde do município de Santa Cruz e de comerciantes locais, como o restaurante Paçoca de Pilão, a Sesap conseguiu fazer 800 testes rápidos, sendo 400 para HIV e 400 para sífilis. Do total de testes realizados, apenas cinco deram positivos para sífilis. Além disso, durante todos os dias da folia equipes de prevenção entregaram mais de 15 mil unidades de preservativos masculinos e porta-camisinhas.  Além da mobilização do “Fique Sabendo”, foram desenvolvidas ações educativas e distribuição de preservativos pelos 167 municípios do estado. 

Em Caicó, a Sesap através da IV Unidade Regional de Saúde (IV Ursap) junto a Secretaria Municipal de Saúde realizaram a ação no período de 27 de fevereiro a 02 de março. Além dos 218 testes realizados - 109 de HIV e 109 de sífilis, onde foram diagnosticados como positivos 02 de sífilis e um de HIV - houve a distribuição de preservativos masculinos e material educativo em bares, clubes e nas festas de rua. Segundo Sônia Cristina, a Sesap tem incentivado os municípios a realizarem essas mobilizações para teste e diagnóstico em eventos com grande concentração de pessoas, como carnaval, São João e festas de rua. 

“De acordo com dados do Ministério da Saúde, o Brasil possui hoje cerca de 800 mil pessoas vivendo com o HIV (vírus da aids). Destas, 150 mil não sabem de sua sorologia. Com ações como o “Fique Sabendo” podemos diagnosticar as pessoas que tem o vírus e ainda não sabem disso. Pois o diagnóstico precoce, com a terapia antirretroviral e o acompanhamento clínico adequado são os grandes responsáveis por aumentar a qualidade de vida dos portadores do vírus e diminuir o número de mortes associadas a doença”, afirmou.  

O exame “Fique Sabendo” é realizado com apenas uma gota de sangue e o resultado sai em até 30 minutos. Caso seja positivo, a pessoa é encaminhada para tratamento nos serviços de referência. 

Atualmente a rede estadual para diagnóstico do HIV e assistência às Pessoas Vivendo com HIV/Aids conta com 13 Serviços de Atenção Especializada (SAEs), localizados nos municípios de Natal (2), Mossoró (1), Santa Cruz (2), São José de Mipibú (1), Macaíba (2), São Gonçalo (1), Caicó (1), Pau dos Ferros (1) e Parnamirim (2). A rede também dispõe de um Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), em Mossoró, e dois hospitais de referência, Giselda Trigueiro, em Natal, e Rafael Fernandes, em Mossoró. Além dos hospitais Walfredo Gurgel e Tarcísio Maia que hoje já dispõem de testes rápidos para o diagnóstico do HIV

Nenhum comentário: