Memorial às vítimas de Covid

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

MUNDO - Mandela deixa herança de 4,1 milhões de dólares

Mandela deixou uma herança de 46 milhões de rands (US$ 4,1 milhões), anunciaram nesta segunda-feira os responsáveis pelo testamento em entrevista coletiva em Johanesburgo.

Mandela, que morreu em 5 de dezembro, redigiu seu testamento em 12 de outubro de 2004, e fez a última emenda no texto em 2008.

Além da sua família, ele deixou parte de seu patrimônio para colaboradores mais próximos, para instituições educativas pelas quais passou e para seu partido, o hoje governamental Congresso Nacional Africano (ANC, sigla em inglês).

O valor da herança de Mandela é estimado, já que exclui os benefícios derivados dos direitos de imagem, explicou o juiz Dikgang Moseneke, um dos três responsáveis pelo testamento de 40 páginas.

Moseneke revelou que Mandela estava casado com sua terceira e última esposa, Graça Machel, em comunhão de bens. Graça tem, portanto, direito a 50% da herança, e dispõe legalmente de um período de 90 dias para decidir se exerce esse direito, embora já tenha dito que renuncia a ele.

Além disso, todos os filhos e netos das três mulheres de Mandela se beneficiarão de uma parte do patrimônio do antigo líder. Os familiares mais próximos também foram informados do conteúdo do testamento sede da fundação, minutos antes de o documento se tornar público. Segundo Mosoneke, nenhum membro do clã fez objeções ao testamento, que foi publicado para dar ao processo “total transparência”.

Nenhum comentário: