Memorial às vítimas de Covid

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

ESTADO - Governadora faz leitura da mensagem anual ao Legislativo

A governadora Rosalba Ciarlini leu, na tarde desta segunda-feira (17) sua mensagem anual, no Plenário da Assembleia Legislativa. 

A gestora fez uma prestação de contas dos últimos três anos e apresentou projetos para 2014, último ano de seu mandato. Na ocasião, Rosalba afirmou que sua gestão passou por dificuldades, mas destacou a atuação de sua equipe de secretários e auxiliares. “Se não fosse a contribuição de tantos, talvez não tivéssemos conseguido fazer o que fizemos. E muito fizemos, muito há de ser feito, e muito ainda faremos”, declarou.

Transparência, austeridade e honestidade foram as palavras usadas pela governadora para definir sua gestão. Rosalba falou sobre as crises vividas em governos anteriores, afirmando que as de credibilidade eram os mais graves. “Resgatar a autoestima do povo potiguar, que muito sofreu por abandono, por descaso e por desinteresse. Ainda encontramos ecos desse período, que se traduziram na falta de credibilidade em muitos projetos que abraçamos, defendemos e realizamos”, afirmou Rosalba.

A Copa do Mundo foi um dos destaques da mensagem da governadora. Rosalba disse que o evento dará possibilidade ao Estado de acessar investimentos em infraestrutura urbana e de mobilidade, de saneamento, de turismo e de segurança. “Recursos para sanear 100% Natal já estão assegurados e as obras iniciadas; a construção do Museu da Rampa; reformar e ampliar o Centro de Convenções, retomar as obras do Pro Transporte, paradas desde 2007, reurbanizar a avenida Engenheiro Roberto Feire e concluir o prolongamento da Prudente de Morais – esses são legados palpáveis da Copa”, disse.

A governadora falou, ainda, das parcerias durante os últimos três anos. “Para encontrar novas soluções, nunca estivemos sozinhos. Tivemos muita colaboração, muita parceria. Especialmente desta Assembleia Legislativa, que nunca faltou ao Governo do Rio Grande do Norte; todos os projetos que encaminhamos foram aprovados, após discussão séria e comprometida, para o bem de nosso Estado. Encontramos também acolhida na bancada federal. Nunca nenhum parlamentar nos faltou. A todos, desde já, como sempre fiz, destaco nosso reconhecimento e gratidão”, afirmou.

No meio de sua mensagem, a governadora apresentou um vídeo institucional de 12 minutos, com ações administrativas nas áreas de Saúde, Educação, Esporte e Lazer, Cultura, Infraestrutura, Segurança e mobilidade urbana.

PROJETOS PARA 2014

SAÚDE:
Segundo Rosalba, foi iniciada a reforma em 12 unidades hospitalares, abertos 115 leitos, dos quais 45 são de UTI. Em 30 dias, deverão ser mais 60 leitos, sendo 30 de UTI, de acordo com a governadora. Até o final de 2014, mais 128 de clínica médica. Rosalba disse que foram feitos mutirões de cirurgias ortopédicas e oftalmológicas.
“Reestabelecemos os transplantes de órgãos, com destaque no Nordeste. Abrimos o Hospital da Mulher, em Mossoró, cujo atendimento em obstetrícia estava comprometido, obrigando mulheres da região Oeste do Estado a dar à luz em Russas, no Ceará. Convocamos mais de mil novos profissionais de saúde (médicos, técnicos, auxiliares) para recompor equipes, aumentar efetivo e prestar novos serviços”, declarou Rosalba.

EDUCAÇÃO
A governadora disse que para o professor, foi implantado o Piso Nacional, ainda em 2011, com preservação da estrutura de sua carreira. “Isso resultou, durante nosso governo, em 91,5% de aumento salarial em três anos. Também trabalhamos para resgatar a progressão na carreira, há muitos anos abandonada, negada e negligenciada por outros governos. Mais de 3 mil professores puderam, então, requerer – e tiveram garantida – sua aposentadoria. Após dez anos, fizemos em 2011 um concurso público e já convocamos 3.900 professores efetivos, deixando os professores temporários exata e tão somente para as situações excepcionais”, afirmou.

Para o aluno, além da garantia do material didático, Rosalba disse que houve investimento na compra de ônibus, para transportá-los com segurança e dignidade. “E estamos garantindo e garantiremos, de toda a maneira, que o calendário escolar seja cumprido, garantindo-lhe seu direito inalienável de ter aula, de ter educação”, disse. A governadora afirmou também que, no ranking nacional, o RN passou para o 15º lugar, empatado com o Ceará e à frente de Pernambuco. “Tudo comprova que a educação pública no Rio Grande do Norte deu um salto de qualidade nos últimos três anos”, afirmou.

SEGURANÇA
No âmbito da Segurança Pública, a governadora disse que o Estado aderiu ao Programa “crack, é possível vencer”, ampliou o PROERD, levando-o para o interior, e criou o RN VIDA, trabalho de prevenção com a juventude. “Conseguimos antecipar a adesão do Rio Grande do Norte ao Programa Brasil Mais Seguro do Ministério da Justiça; esse programa apoia os Estados com recursos financeiros e logísticos”, afirmou.

A governadora ainda falou sobre a recuperação da remuneração dos Policiais e Bombeiros Militares, além da compra de material de trabalho para esses profissionais. “Implantamos o novo CIOSP e vamos instalar mais de 300 câmeras de segurança. A ação policial será mais rápida e efetiva. Além disso, estamos num profundo trabalho de restauração física e funcional do ITEP, de modo a que ele possa prestar com mais eficiência os trabalhos de perícia e apoio às investigações policiais. Também para que possa fazer, com mais agilidade e comodidade, a identificação civil”, declarou.

SECA
“Uma de nossas primeiras providências foi criar um comitê, que realmente trabalha, composto por representantes dos três níveis de governo, da sociedade civil, das igrejas e de técnicos para sugerir e acompanhar ações. E realizamos juntos”, disse a governadora sobre as providências para combater os efeitos da seca no Estado. Rosalba falou, ainda, sobre a Barragem de Oiticica, sonho antigo dos seridoenses.

“Tivemos de refazer algumas partes, defender sua viabilidade e necessidade e demonstrar que os erros foram corrigidos. Agora é uma realidade, a obra iniciou e será concluída. Além de Oiticica, nosso plano de barragens inclui, também, a barragem de Umarizeira, em Umarizal, já licitada; Poço de Varas, em São Miguel; Açude Pedra Branca, em Angicos; Alívio, em Lages; São Vicente, em Fernando Pedroza; e Bujari, em Nova Cruz, projetos apresentados e aguardando recursos do Governo Federal para início”, afirmou.
Revista às tropas

A solenidade de instalação da quarta e última Sessão Legislativa da 60ª Legislatura foi aberta pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Motta (PROS), com a revista à tropa da Polícia Militar, perfilada em frente à sede do Legislativo.



A tropa, formada por policiais do Batalhão de Operações Especiais, Companhia de Coque, Polícia Ambiental, Banda de Música e Guarda de Honra, foi apresentada pelo capitão PM Ltwak.  Em seguida, os policiais desfilaram ao som da banda de Música da Polícia Militar.

Nenhum comentário: