Memorial às vítimas de Covid

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

TSE - Justiça Eleitoral marca para 2 de fevereiro nova eleição em Santa Maria do Pará

No próximo dia 2 de fevereiro, primeiro domingo do mês, os mais de 15 mil eleitores da cidade paraense de Santa Maria do Pará voltarão às urnas para eleger os novos prefeito e vice-prefeito do município. Esta será a primeira renovação de eleição em 2014. No ano passado, 75 cidades de 20 Estados realizaram novos pleitos municipais devido à anulação, pela Justiça Eleitoral, da eleição de 2012 nessas localidades.

As novas eleições em Santa Maria do Pará foram marcadas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-PA) em virtude de decisão que cassou, por compra de votos, os registros de candidatura e os diplomas do prefeito e do vice eleitos em 2012, Lucivandro Silva Melo e Paulo Augusto Batista Alencar. A decisão plenária do tribunal regional também determinou a inelegibilidade de ambos por oito anos.

Outras quatro eleições, também marcadas para o dia 2 de fevereiro nas cidades de Carnaubais, Marcelino Vieira, Mossoró e Pedra Grande, no Rio Grande do Norte, estão suspensas por decisões judiciais.

2013
Das 75 cidades que realizaram novas eleições em 2013, a maior parte está em São Paulo, que já realizou 13 pleitos, seguida do Rio Grande do Sul, com 11, e de Minas Gerais, com nove. Outras novas eleições ainda poderão ser convocadas pela Justiça Eleitoral.

Em todas essas cidades, as eleições de 2012 para prefeito foram anuladas porque o candidato que recebeu mais de 50% dos votos válidos teve o registro de candidatura indeferido ou o mandato cassado. De acordo com a Resolução nº 23.280/2010 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesses casos, as novas eleições devem ser marcadas sempre no primeiro domingo de cada mês, pelos TREs.

Nenhum comentário: