Memorial às vítimas de Covid

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

TRÂNSITO - Celular no trânsito: campanha faz alerta sobre riscos

No que diz respeito ao uso de celulares, o Brasil atingiu uma marca no mínimo inusitada: para cada 100 brasileiros, existem aproximadamente 135 celulares. Ou seja, há mais telefones desse tipo do que pessoas em nosso país.

E esse grande volume de aparelhos em circulação gera reflexos negativos no trânsito. Isso porque o mau hábito de falar ao telefone ou mandar SMS enquanto dirige distrai o motorista. E aumenta em 400% o risco de acidentes. Um estudo feito pela Associação Brasileira de Educação comprovou que quando o condutor utiliza o celular fica distraído de cinco a seis segundos, o que - numa velocidade de 80km/h - o leva a dirigir sem contato visual com a pista por 140 metros, tempo suficiente para causar um acidente.

No Brasil, um motorista que conversa ao celular (mesmo pelo fone ou viva-voz) pode ser multado em R$ 85,13 e somar 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Mas nem isso desanima os condutores mal educados. Foi especialmente para eles que o Ministério das Cidades lançou uma nova campanha - Parada Celular 2013, que propõe uma mudança de atitude no trânsito. Retratando várias situações de risco, a campanha consegue mostrar quão absurdo é o uso do celular enquanto se dirige.

Assista ao vídeo da campanha ‘Parada Celular 2013’ e aproveite para divulgar essa iniciativa. Ela pode salvar 

Nenhum comentário: