Memorial às vítimas de Covid

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

IPANGUAÇU - Prefeitura inicia racionamento de água em todo município

O Rio Grande do Norte entre outros municípios do nordeste brasileiro vem enfrentando o processo de longa estiagem. Na região do Vale do Açu onde se concentra a maior barragem de água doce do estado, a Armando Ribeiro Gonçalves, está com menor nível dos últimos 30 anos. Segundo dados da Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern) a água do reservatório está com pouco mais de 30% da capacidade máxima. 

O município de Ipanguaçu, banhado pelos rios Pataxó e Piranhas Açu vem sofrendo com está situação. O Açude de Pataxó, localizada na comunidade do mesmo nome, está com 30,99 % segundo dados do Sistema de Informações de Situação Volumétrica - Bacia Piranhas/Assú disponível no site da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH). O Açude tem a capacidade de 24.500.000m³ de água, apresentando hoje pouco mais de 7.591.494 m³.

Hoje a Prefeitura conta com 34 motores que abastecem 28 comunidades rurais e assentamentos a custo zero. Segundo a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, muitos moradores ainda insistem em utilizar a água para o cultivo de plantas, sendo elas disponível para consumo humano. A Secretaria estima um desperdício de mais de 60% da água, que é desviada para outros fins. 

Visto isso, a Prefeitura através da Secretaria tomou a medida de racionar água em todo território municipal, a água será disponibilizada em uma escala semanal, e os moradores deverão ficar atentos.


Nenhum comentário: