Memorial às vítimas de Covid

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

DEFATO.COM - Arena das Dunas é a marca da determinação da governadora Rosalba

No próximo dia 20, a presidente Dilma Rousseff (PT) estará em Natal, para conhecer a Arena das Dunas, o estádio da Copa do Mundo em terra potiguar. Vai ser apresentada para uma das mais belas arenas do País e com referência que, certamente, não encontrará em nenhuma outra sede da competição mundial de futebol.

O estádio de Natal foi o que teve o menor custo entre os palcos da Copa, além de ter sido construído em tempo recorde: 29 meses de trabalho sem interrupção.

Certamente, ao lado da presidente Dilma, estará a governadora Rosalba Ciarlini (DEM), com o orgulho de ter conduzido um projeto que estava condenado ao insucesso; daí, importante fazer uma viagem no tempo.
Quando assumiu o Governo do Estado, em 1.º de janeiro de 2011, Rosalba recebeu a notícia que Natal estava praticamente eliminada da Copa, porque o governo passado não viabilizou a construção da Arena das Dunas. A obra sequer estava licitada, e havia queimado todos os prazos estabelecidos pela Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA).

Pior do que isso, a gestão Wilma de Faria/Iberê Ferreira de Souza (PSB) havia superfaturado o valor do projeto da Arena, transferindo a conta para a licitação da obra, o que afastou possíveis interessados; daí, era preciso iniciar do zero.

O primeiro passo foi pedir nova chance à Fifa, de pronto atendido. Em seguida, Rosalba determinou que o projeto da Arena fosse alterado, diminuindo valores para atrair interessados. Deu certo. Surgiu o Consórcio OAS, que ganhou a concorrência, no valor de R$ 450 milhões, e iniciou a obra para cumprir o novo prazo concedido pela Fifa.

Naquele momento, antes de concluir o primeiro ano da gestão Rosalba Ciarlini, a turma do contra dava como certo o insucesso da iniciativa e dizia que o governo não conseguiria construir a Arena e que a capital potiguar estaria fora da Copa. As notícias negativas ganharam as manchetes de jornais e o noticiário de rádio e televisão, bem estilo da torcida do contra

. A governadora não se entregou nem recuou da missão e tocou a obra com determinação.
Pois bem…
A Arena das Dunas está pronta, orgulhando os natalenses e norte-rio-grandenses. E, como prêmio, no sorteio dos jogos da Copa, Natal foi escolhida para sediar um clássico do futebol mundial: Itália x Uruguai, para a felicidade daqueles que sempre acreditaram. Essa marca é do governo Rosalba Ciarlini e ninguém tira.
E a Copa em Natal é de todos os norte-rio-grandenses, que certamente estarão orgulhosos quando a bola começar a rolar no tapete verde da Arena.

Nenhum comentário: