Memorial às vítimas de Covid

sábado, 28 de dezembro de 2013

OPINIÃO - É sempre bom respeita o ponto de vista de cada um


ALTO DO RODRIGUES - Aniversariante do dia: Teo Seixas


Queremos parabenizar neste sábado, o nosso amigo, leitor e radialista, Téo Seixas, que festeja idade nova e nós lhe desejamos toda sorte do mundo

ELEIÇÕES - Lei eleitoral restringe ações de agentes públicos a partir de 1º de janeiro

Com a proximidade das eleições para escolha de presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais, marcadas para o próximo dia 5 de outubro, pessoas que ocupam cargos públicos passam a ter que seguir regras estipuladas pela Lei das Eleições (Lei nº 9.504/97 ). Pelas regras eleitorais, a partir do dia 1º de janeiro fica proibida, por exemplo, a distribuição gratuita de bens, valores ou benefícios pelos gestores de órgãos da administração pública.

Os repasses só podem ocorrer nos casos de calamidade pública, de estado de emergência ou de programas sociais que já estão autorizados em lei e em execução orçamentária no exercício anterior. Nestas situações, representantes do Ministério Público Eleitoral poderão acompanhar os gastos e distribuições.

As entidades e organizações vinculadas ou mantidas por candidatos também ficam impedidas de executar programas sociais, e neste caso, a proibição se estende inclusive para os programas autorizados em lei ou previstas no orçamento do exercício anterior.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Marco Aurélio, explicou que a medida é uma forma de garantir o equilíbrio da disputa eleitoral. O hall de ações proibidas aumenta ainda mais à medida em que as votações se aproximam. A partir de 8 de abril, por exemplo, agentes públicos não podem rever salários pagos aos servidores públicos. A revisão só pode ocorrer dentro da margem de recomposição de perdas do ano.

Três meses antes do início do processo eleitoral, a partir do dia 5 de julho, fica proibido o uso de dinheiro público para contratação de shows artísticos em inaugurações e o comparecimento de qualquer candidato a inaugurações de obras públicas. Também não é permitido o pronunciamento em cadeia de rádio e de televisão, fora do horário eleitoral gratuito. Mas o pronunciamento pode ocorrer se houver uma situação considerada urgente e relevante pela Justiça ou tratar de situações características das funções de governo.

Qualquer nomeação e admissão de pessoas ou a demissão de funcionários sem justa causa também fica proibida a partir desta época. A mesma regra vale para os casos de suspensão ou readaptação de vantagens salariais ou de cargos e para qualquer ações que possa ser considerada um dificultador da função ocupada pelo trabalhador público.

Os funcionários de órgãos governamentais também não podem ser removidos, transferidos ou exonerados nesse período. A medida tem que ser obedecida até a posse dos eleitos. A única exceção à regra é para os casos de nomeação ou exoneração de cargos em comissão ou dispensa de funções de confiança, nomeações para cargos do Poder Judiciário, do Ministério Público, dos tribunais ou conselhos de contas e dos órgãos da Presidência da República. A nomeação de candidatos aprovados em concursos públicos homologados até 5 de julho de 2014 também fica mantida.

Os agentes públicos que ocupam cargos em disputa na eleição também não podem autorizar publicidade institucional dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos federais e estaduais, ou das entidades da administração indireta. A restrição só pode ser ignorada quando houver caso de grave e urgente necessidade pública reconhecida pela Justiça Eleitoral. O impedimento também não atinge propaganda de produtos e serviços que tenham concorrência no mercado.

A fiscalização dessas ações é feita pelos partidos políticos e pelo Ministério Público. O eleitor pode procurar representantes dessas entidades para denunciar qualquer irregularidade. Os agentes públicos que descumprirem as regras serão punidos com multa e podem ter o registro ou o diploma cassados.

ALTO DO RODRIGUES - Vice-prefeita Emília Patrícia convida à todos para assistirem "Auto de Natal"

O Projeto do "Auto do Natal" é uma idealização da vice-prefeita Emília Patrícia que realizou o primeiro evento do gênero (A Paixão de Cristo) e agora se prepara para realizar outro mega evento.

ALTO DO RODRIGUES - Diretoria do Supermercado Soberano entrega prêmio aos sorteados

Nesta tarde, a diretoria do Supermercado Soberano entrega as três motos 0km para os sorteados. Mais tarde, as fotos da entrega das motocicletas.

G1RN - Policial civil é baleado em Natal ao reagir a assalto em açougue

Policial foi baleado dentro de um açougue que fica na rua São Bento, no Bairro Nordeste, zona Oeste de Natal (Foto: Antonio Netto/Inter TV Cabugi)
Um policial civil foi baleado no final da manhã deste sábado (28) no Bairro Nordeste, na zona Oeste de Natal. Segundo o coronel Wellington Alves, comandante da Polícia Militar na região metropolitana da capital, dois homens tentaram roubar um açougue que fica na rua São Bento quando o policial, que é dono do estabelecimento, teria reagido.

"Recebemos a informação que o policial reagiu e entrou em luta corporal com um dos assaltantes. Em meio a confusão, o criminoso atirou e alvejou duas vezes uma das pernas do policial. Ele foi socorrido ao Pronto-Socorro Clóvis Sarinho. Os ladrões fugiram de bicicleta", afirmou o comandante, acrescentando que o policial trabalha na Delegacia de Extremoz, cidade da Grande Natal.

Segundo informações da unidade hospitalar, o policial foi submetido a uma cirugia, mas passa bem. A PM ainda realizou diligências pela região, mas nenhum dos suspeitos foi localizado.
 G1RN

TRAGÉDIA - Chuvas provocam 24 mortes no Espírito Santo; 54 cidades foram atingidas

 A Defesa Civil do Espírito Santo informou hoje (28) que subiu para 24 o número de mortos em razão das chuvas que atingem o estado desde o dia 19. Seis pessoas continuam desaparecidas no município de Baixo Guandu.

A cidade com o maior número de vítimas é Colatina, com oito mortos, seguida por Itaguaçu que registrou seis mortes. Barra de São Francisco contabilizou quatro mortes e Baixo Guandu, três. As cidades de Domingos Martins, Nova Venécia e Pancas registraram uma morte cada.  

O órgão informou que dos 78 municípios do estado, 54 já foram afetados pelas chuvas. O número de capixabas que precisaram sair de suas casas e ainda não puderam retornar é 60.037. Dessas, 7.396 foram acolhidas em abrigos e 52.641 estão em casas de parentes e amigos. O levantamento das pessoas afetadas pela chuva continua prejudicado pela dificuldade de acesso a muitas localidades, algumas totalmente isoladas pela intensa inundação, sem comunicação, água potável e energia elétrica. Com a diminuição das chuvas, moradores em algumas cidades estão trabalhando na limpeza de ruas e casas.

Ontem (27), apesar de não ter chovido forte, o nível do Rio Doce voltou a subir afetando a ponte de acesso ao município de Linhares. As localidades que estavam completamente isoladas agora estão sendo atendidas por tratores, barcos e helicópteros, principalmente nos municípios de Itaguaçu e Baixo Guandu, mas continuam sem energia elétrica e com riscos de novos deslizamentos de terra.

A Secretaria Nacional de Defesa Civil disse que cessou todos os alertas de enxurrada, emitindo somente alertas de risco de deslizamento de terra nas áreas com mais chuvas.
 
Neste sábado, um radar meteorológico, adquirido pelo governo federal, começou a ser instalado provisoriamente no Morro do Moreno, em Vila Velha, um dos principais cartões-postais do Espírito Santo. O equipamento - capaz de detectar com até três horas de antecedência o local e a intensidade da chuva - vai garantir que as ações e decisões da Defesa Civil sejam tomadas a tempo de impedir uma catástrofe, até que um aparelhos definitivo entre em operação em Santa Tereza, a 50 quilômetros de Vitória.

ESTADO - MP quer apurar entrada gratuita de policiais em festas e eventos

O Promotor de Justiça Leonardo Cartaxo Trigueiro recomendou, ao Delegado-Geral de Polícia Civil, que expeça ato administrativo de caráter normativo a fim de implementar, no âmbito da Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Norte, diretrizes sobre o porte de armas de fogo em locais de aglomeração de pessoas em virtude de evento de qualquer natureza.

O Secretário de Estado da Justiça e Cidadania deverá expedir, com base na recomendação, ato administrativo advertindo os agentes penitenciários acerca da vedação do porte de arma de fogo, fora de serviço, conforme disciplina o § 1º, do art. 6º, da Lei Federal nº 10.826/2003 (Estatuto do Desarmamento), excetuando-se aqueles que possuem o porte particular de arma de fogo (art. 10, Lei nº 10.826/2003).

O diretor do ITEP também deverá expedir ato administrativo advertindo os servidores sobre as consequências administrativas, cíveis e criminais, daqueles que, valendo-se do cargo exercido, solicitam ou exigem entrada franca em estabelecimentos privados de diversão, sem estar em serviço.

Leonardo Cartaxo recomenda ao Coordenador do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP) que determine aos funcionários do órgão que, constatado o abuso de autoridade, entre em contato com o Chefe da respectiva instituição ou quem o estiver representando, para que faça a condução do agente público à delegacia plantonista a fim de ser lavrado o procedimento pertinente.

Já o Presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes Seccional RN – ABRASEL deverá divulgar aos associados o teor da recomendação, e orientar as empresas para utilizarem scanners buscando digitalizar a identidade funcional do agente público que requisite a entrada, remetendo, após o evento, a relação ao seu chefe imediato e à Corregedoria-Geral da SESED, para fins de controle e, sempre que possível, filmar e fotografar.

De acordo com a recomendação, as autoridades têm dez dias para informar ao Ministério Público as providências adotadas. Também devem informar se acatam ou não as recomendações, a fim de que sejam adotadas as devidas providências.

ALTO DO RODRIGUES - Grande Bolão de Vaquejada abrindo 2014 com chave de Ouro com Ferro e Jorge


CARNAUBAIS - Moto-taxistas recebem novos benefícios do Governo Mais Desenvolvimento

Na manhã deste sábado dia 28 de dezembro Governo Mais Desenvolvimento entregou as camisetas ao moto-taxistas de Carnaubais, a ação soma-se a cobertura feita para categoria recentemente entregue dando sombra e um ponto de referência para os profissionais.



ALTO DO RODRIGUES - Vereador Zé Pedro participa do último programa "Conversando Com o Seu Prefeito"

Calma, será o último do ano de 2013. 

O programa "Conversando com o seu prefeito" deste sábado (28) receberá o líder do governo na Câmara Municipal, vereador Zé Pedro (DEM).

Durante o programa, o parlamentar vai falar sobre os Projetos de Lei de iniciativa do executivo aprovados na Câmara, além de um balanço anual de todas as ações desenvolvidas durante o ano de 2013 pelo Poder Executivo que contou com o apoio do Legislativo.

O programa vai ao ar a partir das 12h pela rádio "comunitária" FM Ouro Negro, com apresentação de Giovani Filho e direção do secretário municipal de Comunicação, jornalista Abelardo Neto.

IPANGUAÇU - Prefeitura confirma pagamento da folha de dezembro para segunda-feira

Os servidores públicos do município de Ipanguaçu terão a folha de pagamento referente ao mês de dezembro quitadas na próxima segunda-feira, dia 30. O pagamento cumpre o cronograma previsto pela Secretaria Municipal de Planejamento e Administração. 

Serão injetados na economia do município pela Prefeitura de Ipanguaçu mais de R$ 880 mil.

No último dia 18 deste mês, a Prefeitura efetuou antecipadamente o 13º salários de seus servidores, um montante de mais de R$ 600 mil, encerrando assim o ano de 2013 cumprindo com o compromisso com o funcionalismo público.

VALE DO AÇU - Uma das únicas cidades a fazer Reveillon, Alto do Rodrigues em contagem regressiva para a festa


CARNAUBAIS - Prefeito Luizinho faz balanço do governo na FM Líder

Neste sábado às 10h00 na Lider FM de Carnaubais o prefeito Luizinho Cavalcante fará uma retrospectiva do Governo Mais Desenvolvimento no ano de 2013. Você poderá acompanhar em qualquer lugar do mundo pelo site da emissora http://www.liderfm104.com/
assessoria

ESTADO - Novo Portal do Governo do Estado entra no ar

O Portal do Governo do Estado entrou no ar nesta sexta-feira (27) totalmente modificado. Com informações atualizadas, acessos a mídias sociais, vídeos, fotografias, notícias e novas ferramentas, a nova página objetiva gerar mais mobilidade e dinamismo na divulgação das informações e serviços do Executivo Estadual. O conteúdo do novo portal é de responsabilidade da Assessoria de Comunicação Social (Assecom).

Desenvolvido pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotic), da Secretaria de Administração e Recursos Humanos (Searh), responsável pela criação de um software específico – o Adcon –, a nova plataforma dá continuidade ao processo de modernização da comunicação do Governo do Estado e vem para padronizar todos os sites das secretarias e órgãos estaduais. Com esta ferramenta, o administrador poderá atualizar e postar qualquer conteúdo, de onde estiver, a partir de smartphones ou tablets. Atualmente, o Governo conta com 85 sites entre secretarias, órgãos e autarquias. Para conferir o novo portal, acesse: www.rn.gov.br

ALTO DO RODRIGUES - Auto do Natal será apresentado neste domingo, 29


sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

G1RN - Suspeito de comandar roubos de carros no RN e PB é preso em Natal

Lindenjohnson Silva Ferreira Filho foi preso na manhã desta sexta-feira (27), em Natal (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)Um dos detidos na Operação Revide, deflagrada na manhã desta sexta-feira (27) pela Polícia Civil do Rio Grande do Norte, é Lindenjohnson Silva Ferreira Filho, suspeito de ser um dos líderes de uma quadrilha apontada como responsável por roubos, furtos e clonagem de veículos no Rio Grande do Norte e na Paraíba. De acordo com o delegado Frank Albuquerque, a investigação que culminou com a deflagração da operação começou há cerca de três meses. O suspeito se negou a dar declarações.

"Essa operação começou quando eu ainda era o titular da Delegacia Especializada em Defesa da Propriedade de Veículos e Cargas (Deprov). Quando o delegado Atanásio Gomes assumiu, deu sequência a investigação que, dentre tantos outros, cumpriu o mandado de prisão do Lindenjohnson", disse o delegado.

Vários veículos também foram apreendidos durante a operação Revide, na Grande Natal (Foto: Larisse Souza/Inter TV Cabugi)Falando ao G1, o delegado explicou como funcionava o esquema da quadrilha, que também atuava na Paraíba. "O esquema funciona da seguinte forma: um grupo, normalmente que estava dentro de presídios, encomendava os carros. Uma segunda parte da quadrilha era responsável pelos assaltos e entrega dos carros aos receptadores para que pudessem ser feitas as adequações, como a alteração do chassi, por exemplo. Depois disso, uma outra ramificação era responsável pela parte da documentação do carro junto ao Detran para que depois os veículos pudessem ser vendidos. Gente de boa fé, como também gente de má fé, adquiriu esses carros", contou Frank.

Ainda segundo o delegado, dos 17 mandados de prisão que foram expedidos, três foram cumpridos dentro de presídios do Rio Grande do Norte. "Os pedidos dos veículos normalmente vinham de dentro dos presídios. O Lindenjohnson era um dos cabeças aqui do lado de fora. Ele era um dos coordenava a quadrilha nas ruas e é suspeito de comandar assaltos aqui no RN e também na Paraíba", revelou Frank Albuquerque.

Prisão durante audiência
Lindenjohnson Silva Ferreira Filho já havia sido preso em setembro suspeito do roubo e arrombamento de veículos em Natal e João Pessoa. Segundo o delegado Frank Albuquerque, na ocasião os policiais cumpriram também mandado de busca e apreensão na casa do suspeito em Parnamirim. A prisão aconteceu após ele deixar uma audiência  no Fórum Miguel Seabra Fagundes, na zona Sul da capital potiguar.

O suspeito havia participado de uma audiência para responder por corrupção ativa, acusado de tentar pagar para ser liberado em blitz.

Operação Revide
A operação Revide foi deflagrada na manhã desta sexta (27). Segundo o delegado Frank Albuquerque, que em março deu início às investigações, a missão foi desarticular uma quadrilha especializada em furtos e roubos de veículos que vem agindo em Natal e na região metropolitana da capital potiguar. Mais de 100 policiais trabalharam desde o início da manhã no cumprimento de mais de 40 mandados de prisão, busca e apreensão.

Ainda de acordo com o delegado Frank, a operação recebeu esse nome como resposta da Polícia à tentativa de assassinato sofrida por um escrivão da Deprov, que teria sido encomendada pela quadrilha em questão. Segundo o delegado, a vítima teria sido alvo de mais de 15 disparos de pistola no bairro de Candelária, na zona Sul de Natal. Durante a ação, um dos bandidos foi baleado e preso no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, na capital potiguar.

O delegado afirmou que o depoimento desse suspeito foi primordial para processo de investigação. "Após prendermos esse suspeito tivemos as informações necessárias para desmantelar a quadrilha. Foi graças a isso que conseguimos monitorar o grupo", disse ele.

Mandados 
Ao todo foram presas 11 pessoas. Armas, munições, 11 veículos, R$ 25 mil em espécie, talões de cheques e documentos também foram apreendidos. Mais de 100 policiais civis foram designados para cumprir 17 mandados de prisão e 25 de busca e apreensão na Grande Natal e no interior do estado.

Algumas sucatas, que serviam de locais utilizados para o desmanche dos veículos roubados e uma loja de peças usadas, também foram alvo das buscas realizadas pela Polícia Civil. Delegado titular da Deprov, Atanásio Gomes disse que “a investigação tem o intuito de diminuir o número de furto e roubo de veículos no estado e com isso tirar de circulação muitos infratores. Sem os adulteradores, os desmanches e os revendedores, os furtos e roubos a veículos não se sustentam. Essa é uma medida preventiva que em muito influencia na diminuição da violência que hoje assola o povo potiguar", afirmou.

ESTADO - Governadora participa de solenidade de entrega dos anexos do Terminal Marítimo de Passageiros de Natal


A Governadora Rosalba Ciarlini participou hoje (27) da solenidade de entrega de dois anexos do Terminal de Marítimo de Passageiros de Natal, que serão utilizados para abrigar restaurante, espaço cultural e os boxes dos artesãos que trabalham no porto. A expectativa é que estes últimos já estejam devidamente instalados na primeira semana de janeiro.

Na ocasião, a Chefe do Executivo potiguar fez uma visita às instalações do navio MS Delphin, que atracou esta manhã na capital, trazendo 332 passageiros de diversas nacionalidades. A embarcação partiu de Cabo Verde, na África, passa pelo Brasil e vai encerrar o cruzeiro em Barcelona, na Espanha.

Acompanhada pelo diretor-presidente da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern), Pedro Terceiro de Melo e o capitão dos Portos do RN, Rodolfo Góis de Almeida, Rosalba Ciarlini conversou com a tripulação do navio e deu as boas vindas ao Rio Grande do Norte. “Estamos recebendo turistas de várias partes do mundo. Até março, outros 29 navios devem atracar aqui. E precisamos estar preparados para bem receber a todos”, disse a Governadora.

O diretor-presidente da Codern falou sobre a expectativa para a conclusão das obras no terminal. “Depois de tudo pronto, o Terminal de Passageiros de Natal terá capacidade para abrigar cerca de 3 mil turistas simultaneamente, com todos os equipamentos necessários para a boa receptividade”.

78% das obras executadas

O Terminal Marítimo de Passageiros (TMP) é uma obra do PAC da Copa para as cidades sede do mundial de futebol, que ocorrerá no Brasil a partir de junho de 2014. Nessa obra foram investidos R$ 72,5 milhões e a previsão para sua conclusão é abril do próximo ano.

Segundo a Constremac, empresa responsável pelas obras, o percentual executado do Terminal Marítimo é de 78%. Quando entregue, no mês de abril, o TMP irá dispor de espaço cultural, restaurante, lanchonete e mirante, tudo em um prédio de dois pavimentos que estará pronto antes do início da Copa.


AFONSO BEZERRA - Hoje é dia de missa para Nossa Senhora das Graças

27 do mês é DIA DE "MISSA DAS GRAÇAS" na Paróquia Nossa Senhora das Graças. E hoje, 27 de dezembro de 2013 você é convidado (a) a vir render louvor a Deus pelas graças a nós concedidas por meio da intercessão de Nossa Senhora das Graças da Medalha Milagrosa que é Virgem, Mãe, Rainha e Padroeira de Afonso Bezerra/RN

ALTO DO RODRIGUES - Aniversariante do dia: SEBASTIÃO TEODÓSIO


Poucas pessoas conhecem esse cidadão por esse nome, mas se a gente falar que é TIÃO MALAQUIAS aí todo mundo vai saber de quem estamos falando. Pois é, estamos falando de um dos homens mais queridos do município. 

Os principais homens da sociedade altorodriguense frequentam seu bar, para tomar uma cerveja bem geladinha, uma pinga, comer aperitivos e colocar o papo em dia.

Tião Malaquias é o nosso aniversariante do dia. Receba nossos parabéns

FLORÂNIA - Prefeito reúne auxiliares para balanço e cobrou mais atenção da equipe para corrigir pontos negativos

11932
Toda gestão têm pontos negativos... Em Florânia, o prefeito Júnior de Januncio reuniu o secretariado para um balanço do seu primeiro ano de gestão. Na reunião, não só tocou em diversos pontos positivos e nas ações que desenvolveu ao longo dos 12 meses. 

Júnior também falou sobre os pontos negativos da administração, cobrou mais atenção e empenho da equipe. Ele quer desenvolver um trabalho eficiente dos serviços básicos oferecidos à população.

Em 12 meses de administração, diversas ações e realizações em todas as áreas com recursos próprios. Apesar das dificuldades financeiras que assola as prefeituras, Junior tem dado prioridade a saúde e educação, além de investimentos no esporte, cultura e turismo. 

O prefeito também tem permanecido sempre presente na Zona Rural. São várias ações em beneficio do homem do campo e de combate aos efeitos da seca. Preocupado com as finanças públicas, explanou as dificuldades devido à crise, pediu corte de gastos e economizar onde for necessário.
marcosdantas

TECNOLOGIA - Serviço de internet 4G termina o ano alcançando 74 municípios do país

início da oferta da tecnologia de banda larga móvel de quarta geração, conhecida como 4G, que promete internet até dez vezes mais rápida que a 3G, foi uma das principais novidades de 2013 na área de telecomunicações. 

A primeira faixa de frequência para o serviço foi licitada em junho de 2012, com a condição de que o serviço 4G estivesse disponível nas cidades que sediariam a Copa das Confederações, que ocorreu em junho deste ano.

As primeiras cidades começaram a receber o 4G em abril deste ano, e, de acordo com o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil), o serviço já chegou a 74 municípios, incluindo as 12 cidades-sede da Copa do Mundo. A promessa é que até o dia 31 de dezembro todas as prestadoras estarão operando nas capitais que sediarão os jogos. O cronograma da Anatel prevê ainda a expansão para todas as capitais e cidades com mais de 500 mil habitantes, que têm de estar atendidas até maio de 2014.

O levantamento mais recente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), de outubro, mostra que 730,57 terminais de banda larga 4G foram adquiridos no país. Quando foi lançado, a previsão da Anatel era que até o fim do ano o 4G ultrapassasse a marca de 4 milhões de clientes. Na época, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, apostou que o número seria maior até e fez uma aposta com o presidente da Anatel, João Rezende. 

Para o ano que vem, a Anatel pretende licitar outra faixa de frequência que também será usada para a oferta de 4G. A faixa de 700 mega-hertz tem um alcance maior e melhor propagação que a faixa de 2,5 giga-hertz (GHz) que já vem sendo utilizada para a oferta de 4G no Brasil desde o ano passado. Só que para usar a faixa de 700, será preciso realocar alguns canais de televisão que atualmente ocupam esse espectro.

A Anatel já aprovou uma proposta de destinação da faixa de 700 mega-hertz para a tecnologia 4G, estabelecendo, por exemplo, que os custos da realocação e da proteção contra possíveis interferências nos canais de televisão que ocupam essa faixa deverão ser bancados pelos vencedores do leilão, ou seja, as empresas de telefonia que vão oferecer o serviço de 4G. A previsão é que sejam oferecidos pelo menos quatro lotes nacionais no leilão, previsto para o primeiro trimestre do ano. 

Para reduzir o preço dos smartphones produzidos no país, o governo implementou a desoneração dos impostos federais PIS/Cofins dos aparelhos. A medida foi aprovada pela Lei 12.715/2012, que incluiu smartphones com valores até R$ 1.500 na Lei do Bem e foi regulamentada por decretos e portarias do Ministério das Comunicações. A previsão da pasta era de que, com a medida, o preço dos aparelhos fabricados no Brasil ficasse até 30% mais baratos que os importados.

CRIME - ITEP pede ajuda para encontrar família e descobrir se ossada humana é de Pablo Eduardo

Um caçador encontrou na tarde desta quinta-feira, 26, uma ossada humana nas imediações da Granja de São Camilo Delis, zona oeste do município de Mossoró. Próximo aos ossos, haviam documentos de Pablo Eduardo da Silva Lima, de 16, natural de Currais Novos, filho de Edson Ramos de Lima e Patricia Maria da Silva.

Daí a suposição dos servidores do Insituto Técnico-científico de Polícia (ITEP) de que a ossada pertença a este jovem Pablo Eduardo da Silva Lima, natural de Currais Novos. Apenas com o exame de DNA feitos nos pais comparando com o da ossada pode apontar com um percentual acima de 90% de certeza de que o corpo é de Pablo Eduardo.

O perito criminal Jader Viana e o necrotomista Ilcivone Uchôa, do ITEP, disseram que considerando o estado de esqueletização, é possível que a morte tenha ocorrido há 30 dias. A princípio, como os ossos estavam espalhados numa circunferência de 15 metros, não foi possível apontar se foi vítima de violência ou morte natural. Telefone de contato do ITEP: 84 3315 5582
cezar alves
Com informações de O Câmera


ESTADO - Uern decide alterar calendário de provas para o PSV/2014

Diante da possibilidade de realização das eleições suplementares em Mossoró no dia 2 de fevereiro de 2014, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) decidiu alterar o calendário de provas do Processo Seletivo Vocacionado (PSV/2014), agendado para os dias 2 e 3 de fevereiro. A nova data ainda não foi divulgada. 

A decisão foi tomada na manhã de ontem, em reunião do reitor Pedro Fernandes e do vice-reitor Aldo Gondim, com todos os pró-reitores e coordenador da Comissão Permanente do Vestibular (Comperve).
De acordo com a Comperve, a mudança foi definida com a resposta oficial do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) à consulta sobre as eleições suplementares municipais em Mossoró que coincidem com o vestibular da Uern. 

O presidente do TRE, desembargador Amílcar Maia, informa que muito embora a Presidência e a Corte se mostrem sensíveis às razões indicadas na solicitação da Uern, o pedido foi indeferido por razões de ordem jurídica, oriundas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que exige a realização do novo pleito no primeiro domingo de cada mês. 

"Portanto, o inarredável atendimento aos comandos normativos impede que o TRE altere a data das novas eleições", destaca, ressaltando que o próprio TSE tem concedido efeito suspensivo a diversas eleições já aprazadas, o que pode vir a ocorrer em relação ao pleito de Mossoró. "Essa medida foge inteiramente da competência deste Tribunal, competindo apenas àquele Tribunal Superior conferir dita sustação", destaca.
O desembargador Amílcar Maia disse, ainda, que, em caso de eventual suspensão do novo pleito de Mossoró pelo TSE, o TRE fará as devidas comunicações e a divulgação necessária com a brevidade exigida.

Mesmo com a indefinição das eleições admitidas pelo TRE, o reitor Pedro Fernandes afirmou que a Uern mudará a data do PSV. "A Uern acata, respeita e compreende a posição do TRE, mas, por precaução e pensando no candidato do PSV decidiu marcar nova data", assegurou, adiantando que já determinou à Pro-Reitora de Ensino de Graduação (Proeg) e Comperve pressa na definição da nova data do vestibular.


Universidade receberá estudantes africanos para iniciação científica
A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) receberá cinco estudantes de graduação provenientes de Moçambique, África, para vivência e experiência de Iniciação Científica. Os estudantes ficarão na instituição nos meses de janeiro e fevereiro de 2014. 

Os alunos moçambicanos serão acolhidos em diversas áreas por professores vinculados aos programas de pós-graduação da Universidade, concretizando a participação da instituição no Programa de Incentivo e Formação de Alunos de Moçambique, Angola e Cabo Verde (PFMC/Profor), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em parceria com o Ministério das Relações Exteriores.

Os estudantes deverão executar plano de trabalho nos moldes de Iniciação Científica elaborado por professores doutores que os orientarão e, ao final, professores e alunos elaborarão relatório da experiência na Universidade. 

Durante o período de vivência na Universidade, os alunos moçambicanos receberão bolsas de Iniciação Científica, através do coordenador institucional do Programa na Uern. Além disso, eles receberão ajuda de custo para hospedagem e alimentação custeados pela Capes.

Os professores orientadores qualificados e com experiência na pós-graduação e graduação se responsabilizarão pelo acompanhamento dos alunos e por propiciar a integração destes à vida universitária na Uern.

O programa em nível da Uern será coordenado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propeg) e tem como responsável o professor Josildo José Barbosa da Silva, da Diretoria de Pós-Graduação. Os recursos para manutenção do programa são provenientes da Capes e do Ministério das Relações Exteriores.

Carnaubais - Prefeito Luizinho Cavalcante fará uma retrospectiva do seu governo na Líder FM

Neste sábado às 10h00 na Lider FM de Carnaubais o prefeito Luizinho Cavalcante fará uma retrospectiva do Governo Mais Desenvolvimento no ano de 2013. Você poderá acompanhar em qualquer lugar do mundo pelo site da emissora http://www.liderfm104.com/
assessoria

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

ESPORTE - Temporada de 2014 começa para ABC, América e Alecrim

O ano ainda nem acabou e os principais clubes do Rio Grande do Norte, ABC e América, já se preparam para iniciar a temporada 2014. Amanhã, o alvinegro apresenta, oficialmente, o elenco que vai tentar recuperar o prestígio estadual, perdido nos dois últimos anos. O torcedor, ansioso por novidades, ainda não sabe que time vai ver em campo, já que, até agora, a direção abecedista só confirmou a contratação do zagueiro Samuel, que estava no ASA/AL. Nomes como do goleiro Bruno Fuso (Coritiba), o lateral-direito Dimas (Vitória), e o lateral-esquerdo Janílson (Paysandu) são especulados, mas, sem nenhuma confirmação dos dirigentes.

Em compensação, vários atletas deixaram o ABC ao término da série B. O goleiro Wilson Júnior, o volante Edson e o meio campo Erick Flores foram para o futebol paulista. O lateral direito Renato retornou ao Sport/PE e o esquerdo, Wesley Bigú, acertou com o Treze/PB. O volante Bileu se apresenta amanhã ao Náutico, que pode ser o mesmo destino do zagueiro Flávio Boaventura e do atacante Rodrigo Silva.

De certo, apenas as permanências do volante Daniel Paulista e do atacante Gilmar. Jogadores das bases, como Mael, Alvinho, Herivélton e Felipe Alves devem ter chances no Estadual. “A nossa expectativa é apresentar todo o elenco nessa quinta-feira, mas, tudo depende das assinaturas de contrato. Então, temos que esperar essas definições”, explicou o diretor executivo de futebol abecedista, Ferdinando Teixeira.

No América, a situação é mais tranquila. O clube, que se apresenta na próxima sexta-feira,  renovou com praticamente todo o time titular que terminou a série B, Andrey, Norberto, Edson Rocha, Cléber, Márcio Passos, Fabinho, Adriano Pardal e Max e tem uma base para iniciar a disputa da Copa do Nordeste. A interrogação fica por conta de quem vai vestir a camisa 10 alvirrubra. Sem Cascata, que não teve seu contrato renovado e Régis, que foi devolvido ao São Paulo, a direção alvirrubra segue atrás desse jogador para ser o responsável pela criação das jogadas de ataque, mas vem encontrando dificuldades.



“ É muito difícil esta posição e os técnicos preferem volantes aos meias. Veja que não existem mais ou é difícil encontrar um jogador como o Souza por exemplo, mas até o final de semana queremos anunciar este meia para a temporada”, afirmou o diretor de futebol americano, Eliel Tavares. Não bastasse a dificuldade para achar o camisa 10, o clube pode perder seu melhor jogador da temporada 2013. O lateral direito Norberto tem propostas do Bahia e do Corinthians/SP e, dificilmente deve continuar no time potiguar.

O cenário mais complicado dos times de Natal é, sem dúvida, o do Alecrim. A equipe se apresentou para iniciar os treinos visando a disputa do Estadual, na semana passada. Mas, de lá para cá, o clube está imerso em problemas administrativos e financeiros. O presidente eleito, Anthony Armstrong, está na Europa a três meses, tempo em que os salários dos jogadores estão atrasados. O meio campo, Ruy Cabeção, um dos líderes do elenco, foi comunicado que não continuaria do Alecrim para 2014, por causa dos altos salários e saiu fazendo críticas.
tribunadonorte

MOSSORÓ - Prefeito anuncia cortes na ordem de R$ 7,5 milhões em comunicação e alugueis de carros

O prefeito em exercício Francisco José da Silveira Junior, do PSD em Mossoro, anunciou na manhã da última terça-feira, 24, corte de R$ 7,5 milhões por ano nos gastos com alugueis de carros e na comunicação.

Com relação aos gostos com comunicação, o prefeito em exercício expilcou que por mês havia uma previsão de investimento de R$ 500 a R$ 600 mil. Destes valores, o que equivale a quase R$ 6 milhões por ano, serão cortados R$ 1,5 milhão.

Desta secretária, o prefeito disse que se reuniu com a secretária Mirela Ciarlini, da Comunicação, e definiu um corte de R$ 1,5 milhão. Disse que na mudança, vai destinar mais recursos para campanhas de conscientização e não vai afetar a divulgação dos atos da Prefeitura.

Já com relação aos veículos alugados, o valor mensal com alugueis, segundo o prefeito em exercício Silveira Junior, era de R$ 600 mil. O prefeito já devolveu o veículo do gabinete e determinou que cada secretário faça um levantamento para devolver os seus também. Vão ficar apenas os veículos que realmente são necessários. Com estes cortes, o gestor calcula economia de R$ 6 milhões.

Os recursos economizados, segundo o prefeito em exercício, serão usados para comprar os equipamentos e custear o funcionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Bairro Belo Horizonte, que foi inaugurada em 2012 e até hoje não funciona.

A determinação a secretaria Jaqueline Amaral é contratar imediatamente os serviços hidraulicos e de eletricidade que faltam fazer no prédio da UPA do Belo Horizonte. Com estes determinações, o prefeito em exercício espera colocar em funcionamento a unidade até o final de fevereiro de 2014.

Auditória
O prefeito em exercício Francisco José da Silveira Junior disse que, em reunião com o Conselho Administrativo, composto por sete secretários, ficou definido a realização de uma auditoria a partir de janeiro de 2014 na Folha de Pagamento da Prefeitura.

O trabalho de auditoria será feita pela empresa Falconi, que já é contratado pela Prefeitura de Mossoró para este fim. O prefeito acrescentou que a auditoria é para nortear as ações do Poder Executivo de Mossoró.

cesar alves

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

O NATAL do prefeito e primeira-dama de Alto do Rodrigues ABELARDO RODRIGUES E RITA MARTINS


O NATAL do prefeito e da vice-prefeita de Pendências IVAN PADILHA e DRA LAYS


O NATAL do casal DR MARCIO e LUANA


MENSAGEM NATALINA DO ARCEBISPO DOM JAIME VIEIRA ROCHA

O NATAL do vereador de Alto do Rodrigues PEDRO EUGÊNIO


O NATAL do prefeito de Ipanguaçu LEONARDO OLIVEIRA


O NATAL do advogado e professor IRAN PADILHA


O NATAL de DR EDUARDO e da CLINLAC


O NATAL da CONSTRUTORA ELOS ENGENHARIA LTDA


O NATAL da DRA ROSA ARAÚJO e da CLÍNICA TRATIS


O NATAL do promoter ANCHIETA DO POSTO


O NATAL do pendenciense GUSTAVO QUEIROZ


O NATAL do senador JOSE AGRIPINO

O NATAL da governadora do estado ROSALBA CIARLINI


O NATAL do prefeito de Macau KERGINALDO PINTO


O NATAL do vice-prefeito de Carnaubais JUNIOR LIBERALINO


O NATAL do vice-governador ROBINSON FARIA


O NATAL do vereador de Guamaré GUSTAVO HENRIQUE


O NATAL da empresa ADL


ESTADO - Governadora anuncia calendário de eventos da Arena das Dunas

Às vésperas de entregar a Arena das Dunas, o Governo do Estado e a o consórcio OAS, anunciaram na manhã desta terça-feira (24), durante uma coletiva de imprensa realizada na Arena, as datas dos jogos e a entrega oficial do equipamento, que acontecerá com a presença da presidenta da república, Dilma Rousseff.

A Governadora Rosalba Ciarlini, acompanhada do diretor do DER, Demétrio Torres, do diretor-presidente da Arena, Charles Maia e do secretário de Esportes, Joacy Bastos, falou à imprensa sobre os avanços da obra e o cronograma de eventos, já marcados para o mês de janeiro. No próximo dia 31 de dezembro a Arena das Dunas será simbolicamente inaugurada, quando o equipamento será totalmente iluminado. “Será uma maneira de darmos as boas-vindas a 2014 e mostrar a todos que conseguimos cumprir com a nossa palavra e entregar a Arena para a população”, disse a Governadora.

Segundo Charles Maia, a Arena atualmente passa por uma fase de finalizações e de testes. “Já estamos testando todas as instalações, os equipamentos de som, imagens e iluminação”. O diretor-presidente da Arena das Dunas contou ainda que no mês de maio o consórcio OAS repassa oficialmente o estádio para a administração da FIFA.

A chefe do Executivo Potiguar afirmou que antes dessa data serão realizados eventos de teste que simulem as partidas da Copa e que possam antecipar e prevenir eventuais problemas estruturais. “Esperamos a visita da presidenta entre os dias 10 e 20 de janeiro, será quando acontecerá a inauguração oficial do nosso estádio. Depois disso já temos marcadas duas partidas de futebol, no dia 26 de janeiro. Será uma rodada dupla”, disse Rosalba Ciarlini.

Os jogos serão entre as equipes de ABC e Alecrim – que disputarão partida pelo campeonato estadual e o outro entre as equipes de América e Confiança (SE), dessa vez, valendo pelo campeonato do Nordeste.

Durante a coletiva de imprensa a Governadora do Rio Grande do Norte falou sobre a viabilização de recursos garantidos pela Copa de 2014. “A FIFA apresentou uma estimativa de arrecadação, pela circulação de turistas durante o evento, em Natal, cinco vezes maior que o custo do estádio – orçado em R$ 400 milhões. Além disso devemos lembrar de outras conquistas como o aeroporto de São Gonçalo do Amarante, a ampliação do Porto de Natal, as importantes obras de saneamento que estão sendo executadas na capital e o financiamento para a ampliação do Centro de Convenções de Natal, que passará a ter espaço para mais sete mil pessoas”. Ainda segundo Rosalba Ciarlini a expectativa é que após a Copa do Mundo o turismo na cidade tenha um crescimento médio de 20%.

Antes da realização da coletiva, a Chefe do Executivo Potiguar levou a comitiva de jornalistas para um tour. Foram visitados os espaços Vips, mezanino e louge de recepção, as salas de vestiário, camarotes, o Centro de Mídia e a Área Mista – espaço em que os times adversários se encontram antes de entrar em campo para a partida.

O NATAL da vereadora de Guamaré LISETE NEGREIROS

Quero desejar a todos os munícipes da minha amada Guamaré e amigos, espirito da doce amizade, consideração, bondade, esperança renascida para promover a paz, o entendimento e a benevolência entre os homens e mulheres de boa vontade.
E que não só neste Natal, mais durante todos os dias de 2014, nós possamos ser seres humanos melhores, pregando sempre a união, a humildade, a amizade, e, sobretudo o amor.
Já que Natal é a esperança de um futuro melhor, Natal é também comungar com as pessoas que amamos, é a fartura e o amor que nos foi dado pelo sacrifício de um homem que morreu por nós.
É o desejo mais sincero de que cada coração se encha com as bênçãos ricas e eternas e que cada caminho que trilharmos nos leve sempre ao amor pelo nosso próximo.

O NATAL da loja PEDRINHO ELETROMÓVEIS


HISTÓRIA - Fatos marcantes na Polícia Militar

Concessão da Medalha do Mérito Policial Luiz Gonzaga
No dia 1º de dezembro de 2006, o Governo do Estado concedeu a Medalha do Mérito Policial Luiz Gonzaga ao Senhor George Bonnefont, integrante da Embaixada da França, em Brasília/DF.
George Bonnefont era Delegado Divisionário e Adido de Segurança Interior na Embaixada da França no Brasil, tendo sido homenageado em razão da sua atuação na Segurança Pública por todo o país, em especial na Polícia Militar do RN

Promoção de Policiais Militares após Resistência à Intentona Comunista
No dia 06 de dezembro de 1935, trinta e quatro Policiais Militares são promovidos à graduação superior por ato de bravura durante a resistência do Regimento Policial Militar à Intentona Comunista em Natal, no dia 23 de novembro daquele ano, quando faleceu em combate o Soldado Luiz Gonzaga de Souza.
Os trinta e quatro Policiais Militares foram “promovidos pela bravura com que deram provas no combate aos insurretos do movimento rebelde, irrompido na noite de 23 de novembro, nesta capital” (Transcrição do Ato de Promoção).

Criação da Academia de Polícia Militar e do Curso Superior de Polícia
No dia 07 de dezembro de 1994, é sancionada a Lei nº 6.721 que dispõe sobre a criação da Academia de Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte, e do Curso Superior de Polícia, inserindo na estrutura orgânica do Comando Geral, o Centro de Estudos Superiores e da Academia de Polícia.
Pelo seu artigo 1º, a Academia de Polícia Militar do RN terá a denominação de Academia de Polícia Militar Coronel Milton Freire de Andrade, em homenagem ao Comandante Geral da Corporação entre os anos de 1964 e 1969.
Em seu artigo 2º, fora criado o Curso Superior de Polícia, com especialização em Segurança Pública, objetivando preparar Oficiais Superiores da Polícia Militar do Estado para os altos cargos de comando, chefia e direção Já no dia 08 do mesmo ano, ocorreu a solenidade no Teatro Alberto Maranhão de conclusão do 1º Curso Superior de Polícia (CSP) realizado na PMRN.


O NATAL da vice-prefeita de Natal WILMA DE FARIA


O NATAL dos assessores de Imprensa da Agência PETROBRAS DE NOTÍCIAS


PENDÊNCIAS - Prefeitura convoca servidores públicos efetivos para fazer o RECADASTRAMENTO Funcional

A PREFEITURA MUNICIPAL DE PENDÊNCIAS-RN, por intermédio da Secretaria Municipal de Administração, vem através deste CONVOCAR todos os Servidores Públicos Municipais da Prefeitura Municipal de Pendencias/RN de cargo público de provimento efetivo, para realizarem o RECADASTRAMENTO FUNCIONAL, que será realizado de 06 A 30 DE JANEIRO DE 2014, nos horários das 08h00min e 12h00min e das 14h00min às 17h00min, no Núcleo Tecnológico da Escola Municipal Maria Cleófas Moura da Rocha.

O recadastramento dos servidores seguirá o seguinte cronograma:
Data
Secretarias
06 a 14 de janeiro de 2014
Secretaria Municipal de Educação.
15 a 22 de janeiro de 2014
Secretaria Municipal de Saúde.
23 a 31 de janeiro de 2014
Demais Secretarias

No ato do recadastramento o servidor deverá apresentar original e cópias simples dos seguintes documentos: Carteira de Identidade; CPF; título de eleitor; Carteira de Trabalho (em caso de mais de uma arteira apresentar todas); Comprovantes de contribuição individual junto ao INSS (se for o caso); Carteira habilitação (se motorista); Comprovante de endereço atualizado; Comprovante de Escolaridade mais recente; Certificado de Alistamento Militar (Se do sexo masculino); Certidão de nascimentos dos dependentes; certidão de nascimento, certidão de casamento ou declaração de união estável (se for o caso), PIS/Pasep, Cartão de vacina atualizado (em caso de filhos ou enteados até 07 anos), declaração de matrícula escolar (em caso de filhos ou enteados até 14 anos); Certificado de registro dos conselhos regionais profissionais (se for o caso); tipo sanguíneo;

Informamos ainda que o servidor público municipal deverá comparecer pessoalmente ao local do recadastramento não sendo aceito procuração.

INFORMA: PREFEITURA MUNICIPAL DE PENDENCIAS 
SECRETARIA DE ADMININSTRAÇÃO

O NATAL do vereador natalense RAFAEL MOTTA


O NATAL da empresa PETROGÁS


O NATAL do presidente da CÂMARA MUNICIPAL DE PENDÊNCIAS


O NATAL do deputado estadual EZEQUIEL