Memorial às vítimas de Covid

sábado, 2 de novembro de 2013

ESTADO - No Dia de Finados, Rosalba Ciarlini homenageia familiares

Rosalba Ciarlini esteve na manhã de hoje (02), Dia de Finados, no cemitério Morada da Paz, em Parnamirim, para visitar e homenagear os pais - Clóvis Monteiro Ciarlini e Maria da Conceição da Escóssia Ciarlini (Conchecita), que estão sepultados no local. 

Acompanhada das irmãs Ruth e Rosina Ciarlini, a governadora acompanhou a missa celebrada pelo padre Luiz Paulo, da paróquia de Pipa e Tibau do Sul. A Governadora ainda encontrou amigos, cumprimentou colegas e também a equipe do Grupo Vila.

Após sair do Morada da Paz, a Chefe do Executivo Potiguar foi até o cemitério de Nova Descoberta para visitar o jazigo onde está sepultada sua irmã Maria da Conceição.




DIA DE FINADOS - Manifestantes fazem velório simbólico de Amarildo na Rocinha

Familiares e amigos de Amarildo de Souza, 43, fizeram na manhã deste sábado (2) um velório simbólico para o auxiliar de pedreiro, desaparecido desde 14 de julho, quando foi detido para averiguação por PMs da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da favela da Rocinha, na zona sul do Rio.

A cerimônia foi o ponto culminante de uma caminhada que percorreu as vias da favela em protesto contra a falta de informações sobre a localização do corpo de Amarildo.

Cerca de 70 pessoas participaram do ato, iniciado por volta das 9h em frente à Central de Monitoramento da UPP, onde o pedreiro foi abordado e preso por policiais militares.

Um grupo carregava um manequim que simbolizava o corpo de Amarildo. Após negociarem com a major Priscila, comandante da Unidade de Polícia Pacificadora da Rocinha, os manifestantes conseguiram autorização para promoverem o velório simbólico ao lado dos contêineres da sede da UPP, onde o pedreiro teria sido torturado e morto, segundo a Delegacia de Homicídios da Polícia Civil.

Dos 25 policiais da UPP da Rocinha denunciados pelo desaparecimento de Amarildo, 13 estão na cadeia e outros 12 respondem em liberdade. Todos os presos negam as acusações de que teriam torturado o pedreiro e ocultado seu cadáver.


ALTO DO RODRIGUES - Fim do prazo de filiações partidárias, veja como ficou as bancadas na Câmara

Terminado o prazo de filiações partidárias, o Democratas é o partido que detém o maior número de cadeiras na Câmara Municipal. 

Dos nove assentos, o DEM conta com 4 (Zé Pedro, Nixon, Pedro Eugênio e Lobão), o PMDB conta com dois representantes (Renan Melo e Maria de Anália). O PROS é o mais novo partido com dois assentos na Câmara Municipal, a presidente do Legislativo Ina Mulatinho e o vereador Zé de Zeca.
  
O vereador José Ivanaldo da Cunha, o Zé de Zeca, segundo consta no documento oficial do Tribunal Superior Eleitoral (anexo), está realmente filiado ao PROS desde o último 17 de outubro. 

Desde o ingresso dos edis na nova agremiação partidária, que a lista de filiados no município só tem aumentado a cada dia. A conferir na próxima atualização do TSE, no mês de abril, quando os partidos políticos serão obrigados a reenviar todas as listas, incluindo o nome dos novos filiados.

ESTADO - Presidente da Femurn fala sobre o SOS Municípios



ALTO DO RODRIGUES - Programa do "Conversando com o seu Prefeito" começa daqui a pouco

O articulador do Selo Rodrigo Moura, a secretária da SEMTHAS Francleide Campos, a vice-prefeita Emilia e o prefeito Abelardo no lançamento do Selo Unicef 2013/2016
Daqui a uma hora começa o Programa "Conversando com o seu Prefeito" deste sábado e além das palavras do prefeito Abelardo Rodrigues, o convidado especial do programa institucional "Conversando com o seu Prefeito" será o articulador do Selo Unicef Município Aprovado 2013/2016, Rodrigo Moura.

O articulador do Selo Unicef Rodrigo Moura, vai falar sobre o lançamento do Selo Unicef pelo governo do estado, evento que aconteceu na última quarta-feira, em Natal/RN e contou com a participação de uma comitiva da prefeitura municipal, já que o município aderiu ao programa. 

O Programa "Conversando com o seu Prefeito" é uma produção da secretaria municipal de comunicação sob o comando do jornalista Abelardo Neto e a apresentação do programa é do radialista Giovani Filho.

O "Conversando com o seu prefeito" é transmitido pela rádio Ouro Negro de Alto do Rodrigues atende a uma determinação judicial, aos sábados, das 12 às 13h e você pode ouvir o programa através da rádio FM Macau pela internet, através do link  http://www.radios.com.br/aovivo/Radio-Macau-94.9-FM/19808

NATAL - Natal em Natal será aberto com Feira de Arte e Cultura neste sábado

Caetano Veloso é uma das atrações do Natal em Natal
A programação dos festejos de fim de ano já começam neste sábado (2), na capital potiguar. O evento Natal em Natal será aberto com a I Feira de Arte e Cultura, realizada na Praça da Árvore, no bairro de Mirassol, na Zona Sul. Mais de 70 artesãos vão participar do evento que é promovido pela Prefeitura do Natal, em parceria com o o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RN)

Segundo informações da Prefeitura, a Feira de Arte e Cultura vai reunir artesãos, artistas, sebos, antiquários, cordelistas e diversas atrações da cultura potiguar, divulgando e valorizando o trabalho do artesanato com identidade potiguar. O evento começa às 15h e segue até ás 20h, no sábado e também no domingo (3).

PROGRAMAÇÃO - O Natal em Natal foi lançado no último dia 29 de outubro pelo prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT) que  anunciou as principais atrações do evento. Uma delas é o show gratuito do cantor e compositor, Caetano Veloso, no próximo sábado (9), na Praça Augusto Severo, no encerramento Festival Literário e a Feira Literária, que ocorrerão no período de 6 a 9 de novembro.


O evento reúne grandes escritores brasileiros e portugueses para debates e intercâmbios literários na cidade. O Festival é a união do antigo Encontro Natalense de Escritores (ENE) e do Encontro de Escritores de Língua Portuguesa (EELP), que ocorriam em Natal.

Além disso, outras apresentações em dois polos de eventos na cidade, de artistas locais e nacionais, estão previstas. Entre eles da potiguar Roberta Sá (13/12 – Mirassol), de Elba Ramalho (14/12 – Zona Norte), Zeca Baleiro (20/12 – Mirassol) e Fagner (21/12 – Zona Norte), que serão antecedidos por artistas locais.

O Natal em Natal também conta com o Auto de Natal, espetáculo em homenagem ao nascimento do menino Jesus cujo nome passou a ser Natal em Cena e vai ocorrer nos dias 12, 13, 14, 19, 20 e 21 de dezembro. Serão dois espetáculos encenados na Zona Norte, no largo do ginásio Nélio Dias, e na Zona Sul, na Praça da Árvore.

Além do Cine Natal de 4 de novembro a 7 de dezembro, no auditório do Sesc Cidade Alta para o intercâmbio e troca de experiências com cineastas e profissionais do audiovisual

BRASIL - Bancos terão que padronizar informações a partir de 2014

Os bancos terão que publicar mais informações sobre os riscos, composição de capital e o cumprimento de regras, a partir de 30 de junho de 2014. Essa publicação será padronizada e assim será possível fazer comparação com todas as instituições financeiras no mundo.

Essa medida, publicada nessa quinta-feira (31) pelo Conselho Monetário Nacional, complementou a regulamentação de Basileia 3, um conjunto de recomendações para a estrutura de capital das instituições financeiras. As regras de Basileia 3 refletem as lições tiradas da crise econômica internacional. A ideia é garantir que as instituições financeiras tenham recursos reservados para absorver choques em momento de crise. As economias integrantes do G20 (as 20 maiores economias mundias) assumiram o compromisso de implementar as recomendações de Basileia 3.

Entre as informações que os bancos terão que divulgar estão as reservas de lucro, os instrumentos de dívidas subordinadas (usadas para reforçar o capital dos bancos) e deduções, como de ágios e créditos tributários, por exemplo.

Segundo o chefe do Departamento de Regulamentação Prudencial e Cambial do Banco Central (BC), Caio Ferreira, o objetivo é dar transparência para que os investidores possam analisar os dados. Segundo Ferreira, o BC já tem acesso a essas informações, de forma até mais detalhada, para fazer a supervisão do setor no país.

Outra medida para complementar a regulamentação das regras de Basileia 3 no país foi a elevação do capital próprio dos bancos nos casos de empréstimos com valor a partir de R$ 100 milhões a grandes empresas.

Nesses casos, o fator de ponderação passou de 75% para 85% usado no cálculo do capital próprio das instituições financeiras. De acordo com Ferreira, a medida foi tomada para equiparar a regra brasileira com o padrão internacional.

Também foram criados critérios para o BC determinar se uma instituição financeira poderá converter instrumentos de dívidas em ações para ampliar capital. 

Outra resolução estabelece procedimentos qualitativos para determinar o preço de ativos financeiros pouco negociados no mercado. A ideia é que o banco tenha uma política clara para ditar o valor desses ativos. Além disso, será necessária uma análise de instituição independente sobre os preços dos ativos. Segundo Ferreira, são poucos os ativos dos bancos que têm baixa negociação no mercado. “A maior parte são instrumentos líquidos, amplamente negociados no mercado”, disse.

De acordo com Ferreira, outras resoluções estabelecem ajustes que” garantem que os bancos vão continuar seguros em termos de exigência de capital”, além de darem esclarecimentos sobre as regras de Basileia 3 às instituições financeiras.
agenciabrasil

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

ALTO DO RODRIGUES - Acidente entre carro e caminhão deixa 3 mortos, um jovem do município

veículo tipo Fiesta ficou irreconhecível. colisão vitimou duas vidas, uma de Alto do Rodrigues e outra de Macau
O acidente aconteceu no final da tarde desta sexta-feira (1º), na BR 406, que liga Galinhos a Jandaíra. O acidente foi entre um veículo tipo Fiesta de placa OQJ 3388 (de Belo Horizonte) que chocou-se com um caminhão tipo baú de placa NNV 6792 (de Parnamirim). 


De acordo com informações, o veículo tipo Fiesta vinha quatro ocupantes e estava sendo dirigido por Hycaro que seguia no sentido de Natal/Macau e tentou ultrapassagem não conseguindo passar o veículo da frente e nem voltar pra pista a tempo, colidindo frontalmente com o caminhão baú que seguia de Macau para Natal.  

Com a colisão, dois deles morreram no local do acidente, uma pessoa de Macau (o motorista Hycaro Hiycon) e um jovem de Alto do Rodrigues de 23 anos (Manoel Tomaz). O terceiro ocupante ficou preso às ferragens e não resistiu. O quarto ocupante do veículo foi levado em estado grave para Natal. O motorista do caminhão bau também foi levado para o hospital Clovis Sarinho, em Natal.

 Pouco tempo depois do acidente

Pista da BR 406 ficou interditada por muito tempo

à esquerda, Manoel Tomaz de Alto do Rodrigues; à direita o motorista do Fiesta Hycaro, vítimas fatais do acidentes
caminhão baú envolvido na colisão

PEDRA PRETA - Nota do Governo do Estado sobre abalos sísmicos no município

O Governo do Estado por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) informa que desde às 9h desta sexta-feira (01) não foram registrados novos abalos sísmicos no município de Pedra Preta.  Equipes da Defesa Civil Estadual e do Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN) estão no local e já orientaram à população com palestras. 

A orientação é que, em caso de novo incidente, os moradores saiam do interior das residências. A população está tranquila e, no momento, as equipes da Defesa Civil estão visitando as áreas rurais do município.


ESTADO - Em Santa Cruz, Governo do Estado inaugura a 24ª Base Descentralizada do SAMU 192/RN

Na manhã desta sexta-feira (01) a Governadora Rosalba Ciarlini esteve no município de Santa Cruz para a inauguração da Base Descentralizada do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (SAMU 192/RN) do município.

Esta é a 24ª unidade entregue pela chefe do Executivo Potiguar. O SAMU 192/RN de Santa Cruz vai atender toda a população do município, que hoje é de aproximadamente 38 mil habitantes, além da cobertura dos municípios circunvizinhos localizados à margem da BR 226. A Base Descentralizada do SAMU 192/RN de Santa Cruz está localizada na Avenida Trairi, nº 2.

Na solenidade de inauguração, Rosalba Ciarlini, acompanhada do secretário adjunto de Saúde Pública, Marcelo Bessa e da coordenadora geral do SAMU, Cecília Picinin, realizou a entrega simbólica das chaves da ambulância (uma Unidade de Suporte Básico) à coordenadora local, Rita de Cássia Araújo Costa e deu as boas vindas aos novos servidores (enfermeiro e técnicos de enfermagem).

“Podemos dizer que hoje temos um Serviço que vai muito além do atendimento, temos funcionários qualificados e capacitados para realizar treinamentos, dar cursos e ensinar sobre os procedimentos de urgência e emergência, estamos expandindo o Serviço. Essa Base Descentralizada vai ajudar a salvar ainda mais vidas por que sabemos que esta cidade tem vocação para ser uma cidade pólo na saúde”, disse Rosalba Ciarlini, afirmando que vai reestruturar em todo o RN as redes de atendimento materno-infantil, oncológica e de urgência e emergência, ações previstas no Projeto RN Sustentável.

O secretário adjunto de Saúde destacou a expansão que vem sendo realizada pelo Governo do Estado. “O Samu está chegando a todo o Rio Grande do Norte, não será apenas a cidade de Santa Cruz beneficiada, mas toda a região do Trairi, 10 cidades poderão contar com o Serviço Móvel de Urgência que estamos entregando hoje. Uma regionalização quase de 100%”, disse Marcelo Bessa.

O ex-prefeito da cidade e hoje deputado estadual, Tomba Farias, também participou da solenidade e parabenizou o Governo do Estado, destacando que mesmo com a constante queda de receita sofrida, está conseguindo realizar ações importantes para o Rio Grande do Norte. “Sabemos que para executar projetos e oferecer melhores serviços o Governo deve estar forte e deve contar com o apoio dos municípios. Santa Cruz sempre foi uma cidade parceira, tanto para o benefício de sua população como também para apoiar as ações desenvolvidas no RN. Hoje estamos sofrendo uma queda nos repasses e mesmo assim estamos inaugurando uma Base descentralizada do SAMU que vai oferecer saúde e também vai ajudar a desenvolver toda a região do Trairi”.

A prefeita de Santa Cruz, Fernanda Costa Bezerra, também esteve presente e falou sobre o trabalho e o empenho da prefeitura e do Governo. “A vontade de realizar, de executar ações é muito grande, mas infelizmente os recursos são finitos. Investimos quase 45% de recursos próprios na saúde e isso ainda é pouco. Hoje temos as 12 equipes de saúde da família completas, retomamos as cirurgias eletivas e as farmácias estão abastecidas. Só temos a agradecer pelo comprometimento dos servidores e funcionários estaduais e também da nossa cidade”.

As 24 Bases do SAMU 192/RN atendem 52 cidades e aproximadamente dois milhões de habitantes, atingindo 75% da população potiguar. A meta do Governo do Estado é que em 2014 a cobertura alcance a marca dos 85%, porcentagem que tornará o Serviço Móvel de Atendimento de Urgência potiguar superior ao que é atualmente realizado em estados do Centro-Sul do Brasil.

Após a solenidade, a Governadora visitou o prédio da Central do Cidadão do município, estrutura doada pelo então prefeito Tomba Farias, em 2006 e que hoje abriga diversos serviços de atendimento ao público, com guichês do Detran, Secretaria de Tributação, ITEP, Procon, Sine, Junta de Serviço Militar, dentre outros.





CELSOAMANCIO.COM - TV Ponta Negra, nossa casa também...

A festa da TV Ponta Negra e da 95 FM, que aconteceu ontem, no Spaço Guinza, não podia ter sido diferente: história, amor, prestígio, aplausos, abraços e bons fluidos cruzaram os caminhos de Miriam, Micarla, Rosy e Priscila de Sousa, as donas da festa.

E na hora dos agradecimentos, em nome da família, dona Miriam, que tem o mais delicioso dos abraços, botou a boca no mundo. Subiu ao palco de Luiz Henrique e Renata Passos cheia de emoção, onde falou inspirada na passagem bíblica do livro do Eclesiastes 3: “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu”.

Miriam lembrou que a TV, fundada pelo então companheiro Carlos Alberto de Sousa, vive o tempo da colheita, quando estava ali a festejar os números do Ibope que revelou na sua mais recente pesquisa que a emissora está seu melhor momento, com uma programação local líder de audiência.

Voltando à festa, os mais de 400 convidados que apareceram no Spaço Guinza deixaram a casa encantados: luzes, bolo, doces, banheiros, cada cantinho estava vestido em um mar sem fim de cores.

E falando em cores, começamos por Castelo Casado, responsável por dar o tom Color Bar com a sua luz divina em cada ambiente. A Amorosa Flores superou-se nos lindos e imponentes arranjos espalhados entre mesas, lounges, toaletes. Muita cor, muita cor.

Tereza Vale assinou o bolo desenhado pela Casa de Ideias e Anna & Cláudia, mais uma vez se superaram: doces em forma de rádio, tv, microfones, números 1. Sem falar no som maneiro da dejeei Larissa Costa, que abriu o palco para a Banda Café.

No receptivo dos convidados, Lúcius Delgado Manobristas e Seguranças deu conta do recado, enquanto que Joãozinho Batista e sua competente equipe de cerimonial não deixou passar desapercebido um detalhe fora do que foi planejado para a ocasião.

Os 10 mil dias de audiência e de liderança da emissora que nasceu abençoada por Nossa Senhora da Apresentação, sem sombra de dúvidas, foram comemorados à altura da festa que a TV merecia em mais um grande sucesso da Casa Ideias.

Do DeSaboya.com
eeeles
A gente chega com o ministro Garibaldi Filho para um abraço em Micarla e Miriam de Sousa

aabaasaboya
Rindo à toa, Saboya comemora o sucesso da festa com dona Miriam e Carlos Marques

aabamicarla
Sinal positivo de quem comemora a liderança nos números do Ibope

aabaosco  
Deputado Ricardo Motta cumprimenta o jornalista macauense Bosco Afonso e chama os flashes

aabatoinho
Jornalista Versátil, Toinho Silveira posa com Priscila, Rosy de Sousa e Guto Barreto

aabamau
Micarla recebe os parabéns nos cumprimentos do prefeito de Parnamirim, Maurício Marques

celsoamancio.com

COTIDIANO - Pinacoteca do Estado é o cenário da Expo Noivas & Festas 2013

A Expo Noivas & Festas, um dos eventos mais esperados pelo mercado e pelo público que produz festas do Rio Grande do Norte, acontece em Natal, nos dias 09 e 10 de novembro, desta vez, na Pinacoteca do Estado, na Cidade Alta.


A exposição já tradicional na cidade, atrai noivos, debutantes, famílias, profissionais e pessoas que estão organizando festas e recepções em geral. Em 2013, a Expo Noivas chega com a participação de mais de 100 expositores, entre empresas e profissionais especializados.

Nos dois dias do evento, uma grande feira no antigo palácio que foi sede do governo do estado vai reunir em um único lugar produtos e serviços, disponíveis no mercado potiguar para a realização de casamentos, 15 anos, bodas e eventos corporativos. 

Uma passarela será montada nos jardins do palácio, onde os visitantes poderão apreciar, diariamente, desfiles de vestidos de noiva, trajes para noivos, roupas para daminhas e madrinhas, pajens e padrinhos, além de uma boa programação musical. O lugar também receberá uma praça da alimentação.

Outra novidade da feira é uma exposição contando a história do casamento nos últimos 100 anos. O espaço será ilustrado com fotografias, peças e com um pouco de tudo que remonta as últimas dez décadas da celebração do matrimônio. O Versailles Recepções e a Revista Versailles vão assinar a mostra.

Para a coordenadora e produtora do evento, Fafá Medeiros, levar a feira para o Palácio Pontengi foi sempre um sonho. “Os noivos e o público vão visitar a Expo Noivas num agradável passeio pela arquitetura de um palácio que guarda boa parte da história do nosso estado, e que hoje é um templo de arte e cultura”, declarou Fafá.

A Expo Noivas gera cerca de 900 empregos diretos e indiretos, onde se incluem fabricantes de produtos, profissionais de confecção e montagem de estrutura, e o consumidor final, que fechará os contratos diretamente com os fornecedores.

Fafá Medeiros informa que pelo fato da área do evento este ano está concentrada em um espaço público no Centro da cidade, a segurança foi repensada e contará com o reforço da Guarda Municipal, Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e segurança privada, além do monitoramento de toda área de estacionamento no entorno da Pinacoteca e das Praças 07 de setembro e André de Albuquerque.

A organização informa que será cobrada uma taxa de acesso no valor de R$ 20,00 com meia-entrada para estudantes. Parte da renda arrecada será revertida para as festa do natal de instituições que trabalham com crianças de rua.



Serviço:
Expo Noivas & Festas/ edição 2013
Data: 09 e 10 de novembro
Hora: 15h às 22h
Local: Pinacoteca do Estado/Palácio Potengi
Bairro: Centro
Entrada: inteira R$ 20,00 meia R$ 10,00
celsomancio

SAÚDE - Suplementação de Vitamina A no RN está acima da média nacional

A Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição, do Ministério da Saúde, divulgou os dados referentes à última cobertura do Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A, realizada em todo o país. Conforme o relatório divulgado, de uma meta de 47.289 crianças na faixa etária de 6 a 11 meses, o Rio Grande do Norte conseguiu fazer a suplementação com Vitamina A em 24.785 crianças, o que corresponde a um percentual de 52,41%. 

Já nas crianças de 12 a 59 meses, a meta era alcançar, na primeira dose, 135.516 crianças, conseguindo fazer a suplementação em 89.291 crianças no RN (65,89% de cobertura). Na segunda dose, a meta era chegar a 77.437 crianças, tendo atingido 13.358 delas (17, 25% de cobertura). A publicação apresenta os resultados parciais da cobertura do programa inseridos até 15 de outubro.

Ao analisar os dados regionalizados, o Nordeste do país obteve melhor cobertura, com 59,16% na faixa etária dos 6 aos 11 meses, bem maior que a média nacional - de 41,01%. A segunda maior cobertura foi a região Centro Oeste, com 54,02%. As Regiões Sudeste e Sul apresentam as menores coberturas de suplementação em crianças, em decorrência do atraso na implantação do programa nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, somado ao Paraná, que ainda não iniciou a administração das megadoses nos municípios participantes do programa. Na região Nordeste, o Rio Grande do Norte atingiu a 5ª melhor cobertura na faixa de 6 a 11 meses, ficando atrás apenas do Ceará (78,97%), Pernambuco (68,12%), Piauí (60,67%) e Maranhão (55,29%).

O Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A foi instituído por meio da Portaria nº 729, de 13 de maio de 2005, com o objetivo de reduzir e controlar a deficiência nutricional de vitamina A em crianças de 6 a 59 meses de idade e mães no pós-parto imediato (antes da alta hospitalar).

A administração da vitamina A é feita via oral a cada seis meses, a partir dos seis meses de vida, e pode ser conseguida em todas as unidades básicas de saúde. No Rio Grande do Norte está implantado em 95,8% dos municípios. "A vitamina A é extremamente importante para o bom funcionamento do sistema imunológico, agindo, inclusive, na prevenção da diarreia e da cegueira noturna e total. A vitamina A não tem efeito colateral", orienta a nutricionista Erika Melo, responsável técnica pelo Núcleo de Alimentação e Nutrição da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).

ALTO DO RODRIGUES - Prefeito Abelardo Rodrigues recebe caminhão-caçamba do PAC 2

Prefeito Abelardo com  a vice-prefeito ao lado do caminhão-caçamba que servirá ao município
Nesta manhã, na Escola de Governo Dom Eugênio Sales, em Natal/RN, o prefeito Abelardo Rodrigues, recebeu um caminhão-caçamba do Programa de Aceleração do Crescimento 2, fruto da parceria do governo do estadual com o governo federal, através do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). 

O Governo Federal vai investir R$ 12 milhões na ação. Após essa entrega, serão totalizados 494 equipamentos já doados no estado. A expectativa é que, até 2014, cerca de 650 mil pessoas que vivem no campo sejam beneficiadas.

O delegado federal do MDA no Rio Grande do Norte, Raimundo Costa Sobrinho, afirma que 160 dos 167 municípios do estado estão em situação de emergência pela falta de chuva, que não cai há dois anos. “Os últimos dois anos foram extremamente secos. Caiu chuva em algumas regiões, mas não o suficiente para amenizar a situação”, lamenta. Considerando o número total de municípios, o Rio Grande do Norte se destaca por apresentar 88,02% de seus municípios inseridos na região semiárida.

Para o prefeito Abelardo Rodrigues a chegada da máquina irá ajudar na recuperação de barreiras e pequenos açudes, além de contribuir para melhorar os acessos às estradas vicinais.

Agricultura no estado
De acordo com o último Censo Agropecuário do MDA, o número de estabelecimentos localizados no campo chega a 86% no Rio Grande do Norte.  A produção de arroz por agricultores familiares representa 90% da produção, seguido do feijão (86%) e da soja (85%).

Agricultura no município
De acordo com informações do secretário municipal de agricultura Francisco Paiva (Bão), o caminhão-caçamba do PAC 2, também irá beneficiar aproximadamente 600 agricultores no município.

ALTO DO RODRIGUES - Articulador do Selo Unicef 2013 participa do programa "Conversando com o seu prefeito", dia 02

O articulador do Selo Rodrigo Moura, a secretária da SEMTHAS Francleide Campos, a vice-prefeita Emilia e o prefeito Abelardo no lançamento do Selo Unicef 2013/2016
Neste sábado, 02, o convidado especial do programa institucional "Conversando com o seu Prefeito" será o articulador do Selo Unicef Município Aprovado 2013/2016, Rodrigo Moura.

Além das palavras do prefeito Abelardo Rodrigues o programa terá a participação do articulador do Selo Unicef Rodrigo Moura, vai falar sobre o lançamento do Selo Unicef pelo governo do estado, evento que aconteceu na última quarta-feira, em Natal/RN e contou com a participação de uma comitiva da prefeitura municipal, já que o município aderiu ao programa. 

O Programa "Conversando com o seu Prefeito" é uma produção da secretaria municipal de comunicação sob o comando do jornalista Abelardo Neto e a apresentação do programa é do radialista Giovani Filho.

O "Conversando com o seu prefeito" é transmitido pela rádio Ouro Negro de Alto do Rodrigues atende a uma determinação judicial, aos sábados, das 12 às 13h e você pode ouvir o programa através da rádio FM Macau pela internet, através do link  http://www.radios.com.br/aovivo/Radio-Macau-94.9-FM/19808

G1RN - Tremores fazem governo avaliar risco de desabamentos em Pedra Preta, RN

Rachaduras aparecem nas casas de Pedra Preta após últimos tremores (Foto: Jorge Talmon/G1)
Rachaduras aparecem nas casas de Pedra Preta 
após últimos tremores (Foto: Jorge Talmon/G1)
A governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, enviou uma equipe da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros para o município de Pedra Preta, localizado a 149 quilômetros de Natal, para avaliar os riscos de desabamento de residências que foram afetadas com os últimos tremores de terra que ocorreram na cidade. Uma equipe do Exército também se deslocou para a cidade. De acordo com o Laboratório Sismológico da UFRN, desde o último dia 24 já foram registrados 240 abalos sísmicos em Pedra Preta.

No twitter, a governadora anunciou “(..) quero assegurar aos moradores de Pedra Preta que as providência já estão sendo tomadas. A Defesa Civil e os Bombeiros já foram acionados e o Coronel Josenildo Acioli, coordenador estadual, também está indo junto com a equipe”.

Nesta quinta-feira (31), entre 20h e 23h pelo menos dez tremores foram registrados pelo Laboratório Sismológico da UFRN. O maior deles teve magnitude 3,5. Pela primeira vez desde o início dos abalos, os pesquisadores da UFRN orientaram a população a ficar fora de suas residências.

Uma equipe do Laboratório Sismológico da UFRN também foi para a cidade nesta sexta-feira (1º). "A população está assustada, com medo. É importante que venha alguém para pelo menos orientar a população sobre como proceder em caso de um tremor mais forte", disse o prefeito de Pedra Preta, Luiz Antônio Bandeira de Souza. Segundo ele, muitos moradores dormiram fora de suas residências com medo de tremores mais fortes. "A situação é preocupante. Os tremores vêm aumentando e a gravidade aumentou consideravelmente", disse o prefeito.

Várias casas estão com rachaduras que apareceram após os tremores de terra. Além disso, uma quadra de esportes da cidade foi interditada por risco de desabamento.
G1RN

RECONHECIMENTO - TJRN recebe Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte recebeu o Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça na categoria campanha institucional com o trabalho desenvolvido para a Residência Judicial, da Escola da Magistratura (Esmarn). A premiação foi entregue na cerimônia de encerramento do 9º Congresso Brasileiro de Comunicação da Justiça (Conbrascom), em São Paulo, na noite de sexta-feira (11).

Além do troféu, o TJRN garantiu dois terceiros lugares, nas categorias projeto institucional e endomarketing, com as campanhas Expresso Judiciário e Vire o Jogo!, esta última para a divulgação das metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Na categoria em que alcançou o primeiro lugar nacional, o Tribunal Potiguar disputou o troféu com outros dois finalistas: o Ministério Público de Pernambuco e o Tribunal Regional do Trabalho da 2ª região (São Paulo). No total, o prêmio contou com 105 trabalhos inscritos por tribunais superiores, estaduais, eleitorais, Ministério Público, defensorias, associações da Justiça e OABs de todo o país. Foi a primeira vez que a Secretaria de Comunicação do Tribunal de Justiça do RN concorreu e ganhou o prêmio nacional, que está em sua 11ª edição.

Para o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Aderson Silvino, o prêmio evidencia o profissionalismo da Secretaria de Comunicação do TJRN. “Optamos por fortalecer o setor, com profissionais experientes em comunicação pública, por acreditar que a Justiça tem a obrigação de se comunicar bem com a sociedade”, ressaltou. “O prêmio mostra que estamos no caminho certo”.

Transparência
Todas as campanhas do TJRN foram totalmente desenvolvidas, desde a concepção à divulgação, por profissionais dos quadros da Secretaria de Comunicação Social do tribunal. “É um prêmio que nos posiciona ao lado das maiores instituições da Justiça no país. Disputaram trabalhos de tribunais de porte muito maior que o nosso, alguns com mais de 300 desembargadores, como é o caso de São Paulo, e também do Superior Tribunal de Justiça e o Tribunal Superior Eleitoral”, explica a secretária de Comunicação, Juliska Azevedo.

Para ela, a conquista inédita motiva a comunicação do TJRN a prosseguir no seu maior objetivo, que é divulgar as ações e decisões da Justiça ao cidadão potiguar. Ela afirma que o prêmio é um reflexo da priorização da atual gestão à Comunicação Social, tendo Transparência e Eficiência como palavras de ordem. “A transmissão ao vivo das sessões do Pleno, a interação com a sociedade via mídias sociais, a publicação de mais de mil matérias, só neste ano, no site do TJRN, mostram que a divulgação das ações do Tribunal tem sido uma prioridade dos gestores”, ressalta.

assessoria

RECONHECIMENTO - Escola Estadual de Jaçanã tem gestão premiada nacionalmente

O Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) entregou na tarde desta quinta-feira (31), em Brasília, o Prêmio Gestão Escolar 2013. O diretor Othon Mário de Araújo, da Escola Estadual Terezinha Carolino, em Jaçanã, foi apontado como um dos seis melhores do país, numa seleção de 9 mil gestores brasileiros. Como prêmio, a Escola ganhou R$ 10 mil e o diretor ganhou uma viagem de intercâmbio de 22 dias nos Estados Unidos.

Em Brasília, onde cumpriu agenda administrativa, a Governadora Rosalba Ciarlini comemorou o prêmio, ao lado da secretária de Estado da Educação, Betania Ramalho. "Esta é a segunda vez que a rede escolar do Rio Grande do Norte tem gestores em destaque neste prêmio. No ano passado, a diretora Maria Goreth Silva, da Escola Estadual Presidente Kennedy, em Natal, também ficou entre as seis melhores do país", lembrou a Governadora.
  
De acordo com o presidente da comissão estadual do Prêmio de Gestão Escolar, Edmilson Simplício, um dos critérios usados para a participação no prêmio é o Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (IDEB). “Nos últimos anos, a Escola Estadual Terezinha Carolino aumentou seu índice de 3,2 para 4,3. Sem falar do crescente índice de aprovação e diminuição da reprovação, que também contaram para a conquista na final nacional.”

Além da escola potiguar, outras cinco escolas do país ganharam o diploma “Escola Destaque Nacional”, além dos R$ 10 mil. 

MUDANÇA - Greve no serviço público: texto obriga sindicatos a avisar a população 15 dias antes

Adiado para ser votado na próxima semana, na Comissão de Consolidação da Legislação Federal, o projeto que regulamenta a greve no serviço público prevê que a população será avisada, com quinze dias de antecedência, sobre esse tipo de paralisação, que só ocorrerá após esgotadas todas as negociações. Segundo seu relator, Romero Jucá (PMDB-RR), prevê também multas diárias para os sindicatos que descumprirem decisões judiciais concernentes à greve.

Pelo projeto, os sindicatos deverão convocar uma assembleia para definir as reivindicações, as quais serão levadas ao poder público para, em 30 dias, se manifestar. Se não houver acordo, será tentada uma negociação alternativa, que inclui mediação, conciliação ou arbitragem. Persistindo o desentendimento, os sindicalistas terão de comunicar a greve para a população, com 15 dias de antecedência, os motivos e o atendimento alternativo que será oferecido.

O projeto proíbe greve nas Forças Armadas, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar, exigindo que os demais profissionais de segurança pública atuem com 80% do efetivo. Outras 22 categorias de serviços essenciais, como médicos, distribuição de medicamentos, defensoria pública e concessionárias de água, esgoto e luz deverão manter 60% dos servidores trabalhando. As demais serão obrigadas a dispor de metade do efetivo.


Os sindicatos pagarão multas diárias e os servidores responderão a processos administrativos se descumprirem com a decisão judicial relativa à greve. Depois de aprovada pela Comissão Especial, a proposta será analisada pela Câmara dos Deputados e depois pelo Senado.

CAMPANHA - Vacinação antirrábica permanece até 30 de novembro em Natal

A Campanha de Vacinação Antirrábica Canina/Felina, iniciada no dia 14 de agosto no Rio Grande do Norte, prosseguirá em Natal até o dia 30 de novembro. A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), através da Subcoordenadoria de Vigilância Ambiental (Suvam), alerta aos proprietários de animais sobre a importância da imunização e informa que  cães e gatos procurem o Centro de Controle de Zoonoses do município, localizado na zona Norte de Natal.

Segundo dados da Sesap, que coordena a campanha no estado, desde o início da campanha 405.640 cães já foram vacinados, o que corresponde a 83,4%, ultrapassando, assim, a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde de 80% do estimado. O total de gatos imunizados foi de 137.979, atingindo um percentual de 66,2%. “Como o município de Natal continuará vacinando até 30 de novembro, esperamos aumentar esses números”, disse a técnica do Programa Estadual de Controle da Raiva, Cintia Higashi.


Em Natal, a campanha foi prorrogada em razão de ter sido verificado um caso de raiva canina no município. Antes desse caso, o último registro referente a um cão com raiva na capital havia ocorrido há 10 anos.
G1RN

REFLEXÃO com Padre Fábio de Mello

TURISMO - Gisele Bündchen e Zidane serão garotos propaganda na divulgação do turismo no RN

Divulgar um guia de roteiros turísticos do Rio Grande do Norte tendo como garotos propaganda Gisele Bündchen e Zidane, e de graça, não é todo dia. Por isso, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e a Empresa de Promoções Turísticas do RN (Emprotur) organizam, junto a órgãos municipais e trade turístico uma lista de roteiros a serem enviados a um programa das Nações Unidas responsável pela divulgação.

A campanha Passaporte Verde 2014 é uma iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) em parceria com o Ministério dos Esportes, Ministério do Meio Ambiente, Ministério do Turismo e Ministério do Desenvolvimento Social. O objetivo é promover a produção sustentável e o consumo consciente utilizando o turismo como ferramenta. E a época da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 é ideal para implantação do programa.

Na manhã desta última quarta-feira (30), equipes da Setur/Emprotur, Idema e PGE estiveram reunidas para finalizar o processo de elaboração dos roteiros. “Até dia 7 de novembro a equipe estadual se juntará ao município e a entidades do turismo como ABIH e Abrasel para finalizar a proposta de destinos turísticos sustentáveis para enquadrar o RN no Passaporte Verde”, comentou o vice-presidente da Emprotur, Alexandre Mulatinho. Até o dia 20 de novembro, o município e o Estado enviarão os roteiros à PNUMA.

Com o relatório de roteiros em mãos, o PNUMA usa todo um suporte de mídia para a divulgação do guia. Um dos mecanismos é a inserção dos destinos na principal propaganda turística no meio digital do mundo: o Trip Advisor, onde internautas do mundo inteiro comentam sobre suas visitas turísticas. Outro suporte são os embaixadores da PNUMA, a top model Gisele Bündchen e o campeão mundial de futebol, Zidane, que emprestam suas imagens em prol do incentivo às práticas sustentáveis.

O presidente da Emprotur Sandro Pacheco lembra que para ganhar o selo do Passaporte Verde os estabelecimentos comerciais (hotéis, bares, restaurantes, etc) precisam estar cadastrados no Cadastur – uma ferramenta criada pelo Ministério do Turismo e coordenada, no Rio Grande do Norte, pela Setur. O cadastro é gratuito. Informações para o cadastramento pelo (84) 3232-2541.

O titular da Setur, Renato Fernandes, e o presidente da Emprotur, Sandro Pacheco, estiveram presentes à reunião de apresentação da Campanha. “O Estado que aderir ao Programa apresentará um diferencial às demais cidades-sede. Neste sentido, a Setur apoiará e incentivará os atores vinculados ao turismo a também participarem desta campanha. Estaremos juntos às secretarias competentes para fomentar este Programa”, comentou Renato Fernandes.

O PNUMA usa um mosaico de diferentes mídias (portal na internet, redes sociais, mídia aeroportuária, LCDs, aplicativos móveis, intervenções urbanas, assessoria de imprensa, e outros) para divulgação. A campanha propõe apresentar aos visitantes internacionais, aos brasileiros e aos moradores da cidade que acompanharão a Copa, mensagens tratando das seguintes temáticas: consumo consciente em turismo; itinerários verdes e experiências sustentáveis que o turista e morador poderão vivenciar nas cidades-sede e cidades do entorno durante e após o evento; iniciativas em sustentabilidade das SECOPAS (projetos de mobilidade, ciclofaixas, gestão de resíduos sólidos, etc.); parques da copa; além de estabelecimentos (hotéis e restaurantes) com ações em sustentabilidade nas cidades-sede. Isso tudo dentro de um raio de 200 km de Natal.

A campanha Passaporte Verde deverá envolver ações de disseminação junto ao setor de turismo das cidades-sede de práticas de sustentabilidade. Tais ações devem gerar uma agenda positiva e buscam reforçar o posicionamento do país como uma liderança mundial na área ambiental. Nesse sentido, a ação deverá deixar um legado para as cidades-sede dos destinos turísticos que se alinham com as tendências do mercado turístico global em matéria de sustentabilidade.

“A campanha promove um estímulo à cadeia produtiva do turismo à prática da sustentabilidade como fator competitivo. Por isso deixa um legado para estruturação de políticas públicas nesta cadeira produtiva. Funciona como uma comunicação para moradores, turistas nacionais e internacionais, das experiências sustentáveis e roteiros das cidades-sede que apostaram nesta proposta”, explica o consultor do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Fernando de Souza.

MUDANÇA - STJ barra decisão e diz que validade de créditos de celular pré é legal

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) determinou que as operadoras continuem a estabelecer validade para os créditos de celulares pré-pagos. Com essa decisão, volta a valer a regulamentação da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) que permitia tal prática.

A decisão do STJ veio após uma consulta feita pela Anatel. Em agosto, a5ª Turma do Tribunal Regional Federal tinha decidido que as operadoras deveriam remover a validade dos créditos, invalidando regras estabelecidas pelo órgão de regulamentação para o mercado de telecomunicações. Com o posicionamento do STJ, fica suspenso o que fora determinado em agosto.

A Procuradoria Federal Especializada argumentou que os créditos devem ter validade para preservar o modelo de negócio pré-pago. Caso os créditos não tivessem validade, haveria risco de aumento de preços aos usuários, pois as operadoras deveriam repassar vários gastos ao usuário.

"Um consumidor que, por exemplo, adquirisse uma linha telefônica pré-paga (chip) com R$ 10,00 de crédito poderia, caso as decisões anteriores prevalecessem, consumir R$ 9,00 (nove reais) e permanecer com saldo de R$ 1,00 eternamente, com sua linha ativa e passível de receber chamadas para sempre, provocando prejuízos operacionais à prestadora, que tenderia a repassá-los integralmente aos consumidores, os verdadeiros prejudicados", explicou a Anatel, em comunicado à imprensa.

De acordo com o órgão, as empresas têm uma série de custos com linhas ativas como taxa de fiscalização de funcionamento, taxa de fiscalização de instalação, licenças de software e outros custos operacionais.

"A manutenção de 'créditos eternos' colocaria, portanto, em risco a existência do modelo de negócio pré-pago, o mais popular do Brasil, utilizado por 80% dos usuários de telefonia móvel", informa a Anatel.

DEFATO.COM - RN recebe 48 veículos que serão utilizados no combate à seca em várias cidades

A entrega de 15 caminhões-pipa e 33 caminhões-caçamba ao Rio Grande do Norte ajudará a minimizar os efeitos da estiagem em 48 municípios do estado.

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), fará a entrega nesta sexta-feira (1º), às 9h, na capital do estado, Natal. Com isso, mais de 23 mil famílias de agricultores familiares poderão contar com o reforço do maquinário.

O Governo Federal vai investir R$ 12 milhões na ação. Após essa entrega, serão totalizados 494 equipamentos já doados no estado. A expectativa é que, até 2014, cerca de 650 mil pessoas que vivem no campo sejam beneficiadas.

O delegado federal do MDA no Rio Grande do Norte, Raimundo Costa Sobrinho, afirma que 160 dos 167 municípios do estado estão em situação de emergência pela falta de chuva, que não cai há dois anos. “Os últimos dois anos foram extremamente secos. Caiu chuva em algumas regiões, mas não o suficiente para amenizar a situação”, lamenta.

Considerando o número total de municípios, o Rio Grande do Norte se destaca por apresentar 88,02% de seus municípios inseridos na região semiárida.

Raimundo comenta que as máquinas ajudarão nas ações hídricas em locais atingidos pela estiagem. “Com o caminhão-caçamba, faremos cisternas para quando as chuvas caírem. Os caminhões-pipa são muito necessários, considerando que esse é o único meio de muitos chegarem até a água. Ele é estratégico, vem ao encontro de outras políticas do MDA para dar condições dessas famílias permanecerem no campo”, diz.

Agricultura no estado
De acordo com o último Censo Agropecuário do MDA, o número de estabelecimentos localizados no campo chega a 86% no Rio Grande do Norte.  A produção de arroz por agricultores familiares representa 90% da produção, seguido do feijão (86%) e da soja (85%).

defato.com

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

ESTADO - Ministro das Cidades e Governadora assinam convênio de R$ 504 milhões para o Sanear RN

Mais de meio bilhão de reais para a execução de obras de saneamento de Natal estarão disponíveis para o Rio Grande do Norte a partir desta sexta-feira (1º). O convênio para liberação de R$ 504 milhões pela Caixa Econômica Federal será assinado pela Governadora Rosalba Ciarlini. Evento será realizado às 15h, na Escola de Governo, e contará com a presença do Ministro das Cidades, Aguinaldo Veloso Ribeiro.

Com este investimento, será possível à Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) iniciar e retomar mais obras de esgotamento sanitário em todas as regiões da capital, além das que já estão em andamento, dentro do plano de ação Sanear RN.

Com este valor será possível executar 835 km de redes coletoras de esgotos, 36,8 km de emissários de recalque e mais 108.234 novas ligações de esgotos aos imóveis da cidade. Todo o esgoto coletado será levado para a destinação final, e receberá tratamento adequado pelas futuras Estações de Tratamento de Esgotos: ETE Jaguaribe e ETE Guarapes. 

A obtenção dos recursos foi possível graças à qualidade técnica dos projetos desenvolvidos pela equipe de engenharia da Caern, que conseguiu, através dos estudos e gráficos submetidos à análise do Governo Federal, demonstrar a relevância de um investimento tão alto para o Rio Grande do Norte, concorrendo com outros projetos do país inteiro. 

Este é mais um grande passo para uma melhor prestação dos serviços pela empresa, que este ano conseguiu alcançar o equilíbrio financeiro e habilitar-se à obtenção de financiamentos dos órgãos do Governo Federal, com resultados alcançados a curto, médio e longo prazo. Na capital, o projeto tem o apoio da Prefeitura Municipal do Natal. 

HISTÓRICO
O plano de ação Sanear RN, lançado oficialmente em junho passado, contempla um investimento de aproximadamente R$ 1,4 bilhão em obras de saneamento em 18 cidades potiguares, sendo destes, R$ 696 milhões para deixar Natal totalmente saneada. Todos os recursos são destinados a aumentar a cobertura de esgotamento sanitário provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Os projetos para os bairros da zona Norte vão beneficiar cerca de 214 mil habitantes, e os dos bairros das zonas Sul, Leste e Oeste vão contemplar 148 mil pessoas destas áreas.


Com este trabalho, a cidade passará de 36,5% para quase 100% de coleta e tratamento de esgotos. O Sanear RN tem ainda a perspectiva de 80% de saneamento da população do RN, uma vez que o Plano contempla, também, as cidades de Areia Branca, Assú, Goianinha, Jardim de Piranhas, João Câmara, Mossoró, Nova Cruz, Pium, Cotovelo e Pirangi, Pau dos Ferros, São José de Mipibu, Tibau do Sul e Pipa, Canguaretama, Apodi, Parelhas, São Paulo do Potengi, Macaíba e Caicó.

Governo do Estado lança Selo Unicef 2013-2016

Rosalba discursando no lançamento do Selo Unicef 2013/2016 - Demis Roussos
O Governo do Estado e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) realizaram ontem (30) o lançamento da Edição 2013 - 2016 do Selo Unicef Município Aprovado. A iniciativa é um reconhecimento internacional para os municípios que atingem bons resultados por meio de ações que proporcionam uma melhoria na qualidade de vida das crianças e dos adolescentes. Além de fortalecer a gestão municipal, o Selo também torna possível a avaliação quanto à qualidade das políticas públicas desenvolvidas em cada município.

O lançamento teve a participação da Governadora Rosalba Ciarlini, prefeitos, secretários municipais, conselheiros tutelares e articuladores do Unicef no RN. Mais de 60 municípios potiguares realizaram o cadastro para a participação no projeto. No ano passado, 47 cidades alcançaram a certificação. A expectativa é que nesta edição aconteça um crescimento tanto no número de cidades inscritas quanto no número de Selos alcançados.

Durante o evento, foram apresentados os principais pontos de inovação para o período 2013-2016. Segundo Rui Aguiar, diretor do Selo Unicef no RN, o trabalho de gestão por resultados será priorizado. “Teremos aproximadamente 80 horas de encontros com os representantes de cada município inscrito, quando vamos conhecer as realidades e o perfil socioeconômico de cada cidade. Para isso, contamos com o envolvimento dos articuladores e secretários, além, claro, dos prefeitos”.

Em seu discurso, Rosalba Ciarlini afirmou que é possível diminuir os índices de mortalidade materno-infantil. “O acompanhamento deve ser feito desde o início da gestação, por isso vamos fortalecer a rede de saúde. Essa é uma responsabilidade de cada gestor, de cada um de nós aqui presente. É preciso unir forças e abraçar esse Selo para sermos um instrumento de transformação e reconstrução”, afirmou.

Para a secretária Estadual de Ação Social, Shirley Targino, o melhor legado do Selo será a concretização das políticas públicas de assistência social. “A criança é a prioridade, precisamos desenvolver ações estratégicas junto com os municípios para que sejamos um Estado exemplo para o Brasil”.

A secretária também falou sobre sua experiência como prefeita do município de Messias Targino, quando em 2008 conseguiu o reconhecimento do Unicef. “A participação dos prefeitos é fundamental, o comprometimento e o envolvimento durante os encontros é o que vai fazer a diferença”.

Benes Leocádio, presidente da Federação dos Municípios do RN (Femurn), afirmou que ainda é possível fazer muito mais. “Se chegamos até aqui podemos ir certamente mais longe, temos que ter a coragem de dizer que os municípios estão realizando as políticas públicas federais e que por isso precisamos de mais apoio”, disse ele, destacando a queda do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) repassado pelo Governo Federal. O presidente da Femurn ainda completou: “Entendo as dificuldades do Governo do Estado e é por isso que, todos nós que fazemos parte deste Rio Grande do Norte, devemos nos unir para mudar esse quadro econômico e de desenvolvimento social”.

Sobre o Selo
A iniciativa do Selo foi criada no Ceará, sendo posteriormente ampliada para os 10 estados do Semiárido brasileiro e para a região da Amazônia Legal brasileira. Na última edição, encerrada em 2012, foram certificados 407 municípios em todo o Brasil (286 no Semiárido e 121 na Amazônia Legal), sendo 47 no estado do Rio Grande do Norte.


A inscrição do município ao projeto é voluntária e só pode ser feita pelo Prefeito em documento próprio, distribuído e entregue durante a solenidade de lançamento.

PENDÊNCIAS - Leia o Jornal da Tia Rosário


ALTO DO RODRIGUES - Articulador do Selo Unicef no Programa "Conversando com o seu Prefeito" deste sábado

O articulador do Selo Rodrigo Moura, a secretária da SEMTHAS Francleide Campos, a vice-prefeita Emilia e o prefeito Abelardo no lançamento do Selo Unicef 2013/2016

Neste sábado, 02, o convidado especial do programa institucional "Conversando com o seu Prefeito" será o articulador do Selo Unicef Município Aprovado 2013/2016, Rodrigo Moura.

Além das palavras do prefeito Abelardo Rodrigues o programa terá a participação do articulador do Selo Unicef Rodrigo Moura, vai falar sobre o lançamento do Selo Unicef pelo governo do estado, evento que aconteceu ontem, em Natal/RN e contou com a participação de uma comitiva da prefeitura municipal que aderiu ao programa. 

O Programa "Conversando com o seu Prefeito" é uma produção da secretaria municipal de comunicação sob o comando do jornalista Abelardo Neto e a apresentação do programa é do radialista Giovani Filho.

O "Conversando com o seu prefeito" é transmitido pela rádio Ouro Negro de Alto do Rodrigues que atende a uma determinação judicial. Você pode ouvir o programa através da rádio FM Macau pela internet, através do link  http://www.radios.com.br/aovivo/Radio-Macau-94.9-FM/19808

LEITOR faz comentário sobre matéria publicada pelo nosso blog

Parabéns à jornalista pela coragem. Sempre fui seu admirador pelo seu trabalho, pela sua competência, carisma e simpatia. Agora também pelo altruísmo. 

Deus lhe abençoe e lhe dê muita saúde, paz e amor. 

Jardel Ramos