Memorial às vítimas de Covid

sábado, 26 de outubro de 2013

ALTO DO RODRIGUES - Aniversariante do dia: Rita Lima


Nós queremos parabenizar uma das morenas mais bonitas do município. Estamos falando de Rita Lima, que apaga mais uma velinha hoje. Chegando aos seus ... anos, Ritinha como é mais conhecida pelo muitos dos seus amigos e fãs. Nós também queremos lhe desejar toda sorte do mundo.

AFONSO BEZERRA - Festa dos 60 anos de emancipação comemora com muito forró neste sábado

Os afonsobezerrenses estão comemorando os 60 anos de emancipação política do municipio e neste sábado, 26, véspera do feriado municipal, muito forró (0800) para que for participar. Shows com as bandas de forró Pegada Massa e Pode Balançar. A festança acontece na Praça 09 de junho.

PENDÊNCIAS - Aniversariante do dia: Leandra Melo




Neste sabadão dos bons, nossos parabéns vai para...uma pendenciense das mais mais. Leandra Melo, nós queremos lhe parabenizar por essa data super especial.

CARNAUBAIS - Aniversariante do dia: Magno Marques


Neste sábado, 26, queremos parabenizar um grande amigo e profissional fotógrafo como um dos poucos. Magno Marques, grande persona, amigo e colaborador do nosso humilde blog. Que Deus possa continuar lhe enchendo de bençãos grande amigo.

ESPORTE - Quatro torcedores são baleados antes do jogo América-RN x Ceará

Quatro torcedores do América-RN foram feridos a tiros na tarde deste sábado (26) do lado de fora do estádio Nazarenão, em Goianinha, a 54 quilômetros de Natal, onde o time natalense enfrentou o Ceará-CE pela 32ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. 

Segundo informações do capitão Fábio Sandrine, comandante da Polícia Militar na região, três carros passaram pelas imediações do estádio e os ocupantes efetuaram os disparos antes da partida começar. Houve confronto entre as duas torcidas e a PM também atirou usando balas de borracha. “Tem torcedor ferido com bala de verdade e torcedor ferido com bala não letal. Eles foram socorridos ao hospital, mas não correm risco”, afirmou o oficial.

Os quatro baleados, todos torcedores do América, foram socorridos inicialmente para o hospital da própria cidade. Dois deles, com ferimentos nos pés, foram liberados. Os outros foram encaminhados para o Hospital Deoclécio Marques, em Parnamirim. Segundo a unidade, eles levaram mais de um tiro cada um, mas também estão fora de perigo. Um foi atingido na coxa e nas nádegas. O outro, nas pernas.

Quando o jogo começou, ainda de acordo com o tenente Sandrine, as duas torcidas voltaram a se enfrentar. A briga, desta vez, aconteceu dentro do estádio (veja o vídeo acima). “Usamos spray de pimenta e também armas não letais para dispersar a confusão. No campo ninguém ficou ferido”, acrescentou.

O oficial informou ao G1 que 22 torcedores foram detidos durante a briga e conduzidos à delegacia da cidade. A maioria, torcedores do Ceará. Entre eles, alguns torcedores do ABC-RN, o maior rival do América. Nenhuma arma foi apreendida. Drogas foram encontradas com o grupo, mas a quantidade não foi revelada.

A PM realiza diligências na tentativa de encontrar os suspeitos que efetuaram os disparos de dentro dos três veículos. O América-RN venceu o jogo por 1 a 0, gol de Max aos 36 minutos do segundo tempo.
g1rn

ALTO DO RODRIGUES - Amanhã grande festival de prêmios para o funcionalismo público do município


ALTO DO RODRIGUES - Aproveite as super promoções do Supermercado Soberano


ESPORTE - InterTV Cabugi transmitirá o super clássico ABC e Oeste.

A InterTV Cabugi irá transmitir a partir das 15h30 (Horário local), o jogo do ABC contra o Oeste, neste sábado.

A comissão técnica abecedista divulgou na manhã desta quarta-feira (23), após a chegada da delegação abecedista à cidade de Araraquara (SP), onde o grupo alvinegro ficará concentrado, as alterações na relação dos jogadores convocados para a partida contra o Oeste/SP, marcada para o sábado (26), às 16h20 (Horário de Brasília), em Itápolis (SP).

O treinador Roberto Fernandes segue sem contar com o lateral Guto, os meias Somália e Giovanni Augusto e o atacante Pingo, ainda entregues ao Departamento Médico, e também não terá o volante Daniel Paulista, o meia Júnior Timbó e o atacante Gilmar, suspensos.

Nesta quarta-feira (23), o goleiro Getúlio Vargas, que se machucou em um treinamento em Belém (PA), o volante Daniel Paulista, o meia Júnior Timbó e o atacante Gilmar, suspensos, retornaram a Natal (RN). O volante Edson, que cumpriu suspensão diante do Paysandu/PA, e o meia Tony viajaram para Araraquara (SP) e já estão integrados ao grupo, concentrados para o jogo contra o Oeste/SP.

Confira a relação completa:

Goleiros: Wilson Júnior e Rafael;
Laterais: Thiaguinho, Toty, Wesley Bigú e Rodolfo Testoni;
Zagueiros: Lino, Rogélio e Gilson;
Volantes: Edson, Bileu, Leandro Santos e Serginho;
Meias: Erick Flores e Tony;
Atacantes: Rodrigo Silva, Alvinho, Schwenck e Maur

ESPORTE - América x Ceará com ingressos esgotados

A partida entre América x Ceará deve receber um excelente público neste final de semana. Com valor promocional na venda antecipada, todos os ingressos foram esgotados para o confronto. Com a chegada do horário de verão, o jogo do próximo sábado (26), acontecerá às 15h20 (horário local).

ALTO DO RODRIGUES - Daqui a pouco começa o Programa "Conversando com o seu Prefeito", fique alerta

Presidente do Sindicato dos Servidores do Município de Alto do Rodrigues (SINDISERPAR) no programa "Conversando com o seu Prefeito" deste sábado.
Daqui a 30 minutos começará o programa "Conversando com o seu Prefeito" e a convidada especial será a presidente do Sindicato dos Servidores do Município de Alto do Rodrigues (SINDISERPAR), Dalvanira Morais.

As lutas, as conquistas e os projetos já realizados serão expostos no programa institucional da prefeitura municipal. Além da participação especial com representantes do servidores do município, teremos as palavras do prefeito Abelardo Rodrigues.

O Programa “Conversando com o seu Prefeito” é uma produção da secretaria municipal de comunicação sob o comando do jornalista Abelardo Neto e apresentação do radialista Giovani Filho. A transmissão do programa é através da rádio FM Ouro Negro que cumpre uma determinação judicial.

Você também pode ouvir o programa através da rádio FM Macau, através da internet, basta acessar o link http://www.radios.com.br/aovivo/Radio-Macau-94.9-FM/19808

VAI FAZER O ENEM? VEJA O QUE LEVAR NO DIA DA PROVA - Daqui a pouco começa o ENEM, se ligue!

Cada participante deve ter em mãos caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Ela é obrigatória para o exame. O uso de outra cor impossibilita a leitura ótica do Cartão-Resposta.

Outros materiais, como lápis, borracha e lapiseira, devem ser depositados na embalagem porta-objetos, distribuída a todos os participantes. A embalagem porta-objetos deve ser guardada embaixo da carteira. Os participantes precisam resgatá-la ao final da prova.

Dicas
Fique atento aos motivos que podem eliminá-lo do Enem:
- Qualquer espécie de consulta ou comunicação com outro participante;
- Utilizar lápis, lapiseira, borracha, livros, manuais, impressos, anotações e quaisquer dispositivos eletrônicos;
- Utilizar óculos escuros e artigos de chapelaria, tais como: boné, chapéu, viseira, gorro e similares;
- Deixar a sala de provas antes de decorridas duas horas do início do exame;
- Receber quaisquer informações referentes ao conteúdo das provas de qualquer membro da equipe de aplicação do exame ou de outro participante.
Os participantes só podem levar os cadernos de questões nos últimos 30 minutos de prova.
Os três últimos participantes presentes na sala de provas só são liberados juntos, após assinatura da Ata de Sala.

ENEM - Fique atento

Os portões de acesso serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário oficial de Brasília).

Recomenda-se que todos os participantes compareçam ao local de realização das provas até as 12h, de acordo com o horário oficial de Brasília.

Como são as provas
O Enem é composto por quatro provas objetivas, com 45 questões cada, e uma redação. Confira os dias das provas:

Dia 26/10/2013 (1º dia): Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Tempo para a prova: 4h30.

Dia 27/10/2013 (2º dia): Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias. Tempo para a prova: 5h30.

Dicas
Verifique com antecedência na página do Inep o local de prova para o qual foi designado.


- Faça o trajeto até o local de prova antes do dia do exame.

- Compareça ao local de realização das provas até as 12h (horário de Brasília).



EDUCAÇÃO - A FÍSICA no Enem

Como sabemos, o ENEM mudou, deixando para trás a concepção de que alunos têm que decorar várias fórmulas, principalmente as de física, que para muitos estudantes são o terror dos vestibulares.

Em seu novo modelo, a prova procura abordar situações vivenciadas diariamente pelos estudantes e visa também a interdisciplinaridade. Tais mudanças fizeram com que o ENEM ganhasse peso nos processos seletivos das principais universidades do país. Em muitas delas, o ENEM serviu como fase única no vestibular.

As disciplinas não estão mais separadas por blocos, mas sim agrupadas em quatro grandes áreas de conhecimento. A física está incluída na área de “Ciências da Natureza e suas Tecnologias”.

Em relação às questões de física cobradas nas provas, o MEC (Ministério da Educação) tem por objetivo identificar algumas competências básicas dos alunos. São elas:
– Compreender as ciências naturais e as tecnologias a elas associadas como construções humanas, percebendo seus papéis nos processos de produção e no desenvolvimento econômico e social da humanidade.
– Identificar a presença e aplicar as tecnologias associadas às ciências naturais em diferentes contextos.
– Associar intervenções que resultam em degradação ou conservação ambiental a processos produtivos e sociais e a instrumentos ou ações científico-tecnológicas.
– Compreender interações entre organismos e ambiente, em particular aquelas relacionadas à saúde humana, relacionando conhecimentos científicos, aspectos culturais e características individuais.
– Entender métodos e procedimentos próprios das ciências naturais e aplicá-los em diferentes contextos.
– Apropriar-se de conhecimentos da física, da química e da biologia para, em situações-problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científico-tecnológicas.

De acordo com as competências abordadas acima vemos que a física não mais é cobrada somente através de cálculos e decorebas de fórmulas. As questões são interativas e interdisciplinares.

Assim, a prova exige diferentes habilidades, como: capacidade de interpretação, domínio de linguagens (matemática, científica, etc.), enfrentar situações-problema, além de ter a visível compreensão das ciências naturais e as tecnologias que a elas se associam na construção do conhecimento humano.

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

ENEM - A FÍSICA que pode cair no ENEM

Uma das mudanças notáveis no Exame Nacional do Ensino Médio foi o aumento no número de questões (de 64 para 180). Além disso, o ENEM agora busca estudantes que consigam dominar linguagens, compreender fenômenos, enfrentar situações-problema, construir argumentos significativos e elaborar propostas.

É importante ressaltar a importância do ENEM para os vestibulandos, pois este vem servindo como primeira fase ou também como fase única de várias universidades do país.

Na prova de física do ENEM o aluno não tem a necessidade de decorar fórmulas, mas precisa saber interpretar os enunciados dos exercícios, bem como interpretar gráficos e tabelas tirando todas as informações úteis possíveis para serem usadas na física básica.

Nos últimos anos, observa-se que o ENEM vem cobrando muitas questões de energia, relacionadas ao consumo diário, distribuição de energia, etc. Cabe ressaltar que todas as informações cobradas na prova de física fazem relação direta com as situações que vivenciamos diariamente.

Em nosso portal temos um acervo com vários artigos nos quais você encontrará explicações acerca dos temas e conteúdos cobrados nas provas do ENEM.

Abaixo você encontra a lista dos conteúdos programáticos cobrados pelo ENEM, bem como os links referentes aos textos do tema desejado:


Conhecimentos básicos e fundamentais - Noções de ordem de grandeza. Notação Científica. Sistema Internacional de Unidades. Metodologia de investigação: a procura de regularidades e de sinais na interpretação física do mundo. Observações e mensurações: representação de grandezas físicas como grandezas mensuráveis. Ferramentas básicas: gráficos e vetores. Conceituação de grandezas vetoriais e escalares. Operações básicas com vetores.

O movimento, o equilíbrio e a descoberta de leis físicas – Grandezas fundamentais damecânica: tempo, espaço, velocidade e aceleração. Relação histórica entre força e movimento. Descrições do movimento e sua interpretação: quantificação do movimento e sua descrição matemática e gráfica. Casos especiais de movimentos e suas regularidades observáveis. Conceito de inércia. Noção de sistemas de referência inerciais e não inerciais. Noção dinâmica de massa equantidade de movimento (momento linear). Força e variação da quantidade de movimento. Leis de Newton. Centro de massa e a ideia de ponto material. Conceito de forças externas e internas. Lei da conservação da quantidade de movimento (momento linear) e teorema do impulso. Momento de uma força (torque). Condições de equilíbrio estático de ponto material e de corpos rígidos. Força de atrito, força peso, força normal de contato e tração. Diagramas de forças. Identificação das forças que atuam nos movimentos circulares. Noção de força centrípeta e sua quantificação. A hidrostática: aspectos históricos e variáveis relevantes. Empuxo. Princípios de Pascal, Arquimedes e Stevin: condições de flutuação, relação entre diferença de nível e pressão hidrostática.

Energia, trabalho e potência - Conceituação de trabalho, energia e potência. Conceito de energia potencial e de energia cinética. Conservação de energia mecânica e dissipação de energia. Trabalho da força gravitacional e energia potencial gravitacional. Forças conservativas e dissipativas.

A Mecânica e o funcionamento do Universo - Força peso. Aceleração gravitacional. Lei da Gravitação Universal. Leis de Kepler. Movimentos de corpos celestes. Influência na Terra: marés e variações climáticas. Concepções históricas sobre a origem do universo e sua evolução.

Fenômenos Elétricos e Magnéticos - Carga elétrica e corrente elétrica. Lei de Coulomb. Campo elétrico e potencial elétrico. Linhas de campo. Superfícies equipotenciais. Poder das pontas.Blindagem. Capacitores. Efeito Joule. Lei de Ohm. Resistência elétrica e resistividade. Relações entre grandezas elétricas: tensão, corrente, potência e energia. Circuitos elétricos simples. Correntes contínua e alternada. Medidores elétricos. Representação gráfica de circuitos. Símbolos convencionais. Potência e consumo de energia em dispositivos elétricos. Campo magnético. Imãs permanentes. Linhas de campo magnético. Campo magnético terrestre.

Oscilações, ondas, óptica e radiação - Feixes e frentes de ondas. Reflexão e refração. Óptica geométrica: lentes e espelhos. Formação de imagens. Instrumentos ópticos simples. Fenômenos ondulatórios. Pulsos e ondas. Período e frequência, ciclo. Propagação: relação entre velocidade, frequência e comprimento de onda. Ondas em diferentes meios de propagação.

O calor e os fenômenos térmicos - Conceitos de calor e temperatura. Escalas termométricas.Transferência de calor e equilíbrio térmico. Capacidade calorífica e calor específico. Condução do calor. Dilatação térmica. Mudanças de estado físico e calor latente de transformação. Comportamento de Gases ideais. Máquinas térmicas. Ciclo de Carnot. Leis da Termodinâmica. Aplicações e fenômenos térmicos de uso cotidiano. Compreensão de fenômenos climáticos relacionados ao ciclo da água.

Atente-se ao fato de que as questões do ENEM fazem uma abordagem mais ampla, ou seja, uma questão pode abordar diversos assuntos de diversas áreas. Assim, a física pode ser cobrada em meio a situações cotidianas de diferentes áreas, por meio de gráficos, tabelas, notícias, etc., cabendo ao vestibulando interpretá-las, para assim aplicar os conhecimentos físicos básicos.

ALTO DO RODRIGUES - Aulão de Português com o professor Iran Padilha nesta sexta e notícias do ENEM

Nesta sexta-feira, 26, a partir das 19h, na Câmara Municipal, acontecerá um super aulão de português com o professor Iran Padilha. O aulão é uma ótima oportunidade para revisar os estudos, antes prova do ENEM que acontecerá neste sábado e domingo. Para participar do aulão basta apenas levar um quilo de alimento não perecível

Número de inscritos do RN no Enem aumenta 28% em relação a 2012

O número de inscritos do Rio Grande do Norte no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) subiu 28% na comparação entre 2013 e 2012. No ano passado foram 131.396 inscritos; este ano são 167.667, segundo dados do Ministério da Educação. Neste ano, mais de 7,1 milhões de candidatos se inscreveram para a prova do MEC no Distrito Federal e em todos os estados do país.

As provas da edição de 2013 do Enem acontecem nos próximos sábado (26) e domingo (27). Os portões dos locais de prova abrirão às 11h no Rio Grande do Norte. O fechamento e início da prova acontece às 12h. Os inscritos podem deixar o local do exame, sem a prova, às 14h – só a partir das 16h é permitido sair com os cadernos. O exame termina às 16h30 no sábado e às 17h30, no domingo.

As provas têm um total de 180 questões de múltipla escolha e uma redação. No sábado (26), os candidatos farão a prova de ciências humanas e a de ciências da natureza, ambas com 45 questões. O tempo mínimo para permanecer na sala de provas é duas horas, e o tempo máximo para resolver as questões é de quatro horas e meia.

No domingo (27), o Enem aplica as provas de linguagens e códigos, que engloba português e língua estrangeira (inglês ou espanhol) e de matemática, além da prova de redação. Nesse dia, a duração máxima do exame é maior: cinco horas e meia. Em ambos os dias de prova, para levar o caderno de questões, o candidato só pode sair da sala de aula nos últimos 30 minutos da prova.

Para a realização, das provas o candidato deverá usar somente caneta com tinta esferográfica preta e feita com material transparente. Além disso, nenhum candidato poderá entrar na sala de provas sem apresentar um documento de identificação original com foto.

Quem não tiver o documento deverá apresentar boletim de ocorrência emitido no máximo 90 dias antes da data da prova e se submeter a uma identificação especial e preenchimento de formulário próprio.

com informações do G1RN

MUDANÇA - Deputados incluem voto facultativo na PEC da Reforma Política

Na penúltima reunião de trabalho, o grupo de deputados que tenta chegar a um consenso em torno de uma proposta de reforma política decidiu incluir o voto facultativo no texto que deve ser enviado ao plenário no início de novembro. Os parlamentares resolveram também estabelecer um teto para o financiamento de campanha, independentemente da origem do dinheiro. Pelo acordo, o teto será definido a cada campanha eleitoral.

Desde agosto, o grupo de trabalho tenta entrar em consenso sobre pontos como o financiamento de campanhas eleitorais e o sistema de eleições proporcionais. Na última reunião, os parlamentares conseguiram driblar divergências em torno de um dos pontos geradores de impasse.

Defendendo a necessidade de maior aproximação com o eleitor e de redução de custos de campanhas, o grupo aprovou a inclusão do sistema distrital proporcional de eleição. A proposta é que os estados sejam divididos em distritos e os deputados sejam eleitos de acordo com a proporção do número de votos nestes limites.

A expectativa é que os deputados apresentem, na próxima semana, a versão final do texto que será analisado no plenário da Câmara. O coordenador do grupo de trabalho, Cândido Vaccarezza (PT-SP), lembrou que a última reunião do colegiado será no próximo dia 31. Segundo ele, a expectativa é que, neste encontro, a discussão seja concluída e a proposta final de emenda à Constituição (PEC) seja encaminhada para que o debate em plenário comece em novembro.

Mesmo que o grupo de deputados que estão desde agosto debruçados sobre a proposta conclua a tarefa até o fim do mês, o Congresso Nacional só deve decidir sobre as mudanças no próximo ano

nominuto.com

ANIVERSARIANTE DO DIA: Junior da Ótica Pérola


Nesta sexta-feira 25, queremos parabenizar um dos nossos amigos e incentivadores em todo projeto que decidimos iniciar, estamos falando de Junior da Ótica Pérola. Grande persona, um grande abraço e que Deus te abençõe.

HUMOR - Rola nas redes sociais


Ontem à tarde eu estava voltando com minha esposa pra casa, quando larguei a mão dela peguei o telefone e tirei esta foto. Ela ficou braba comigo, me beliscou, me bateu, fez um escândalo na rua, foi embora sozinha e ficou sem falar comigo o dia inteiro. Mas cá comigo vamos ser honestos: Com que frequência você vê um CACHORRO dirigindo um carro pela cidade?

ALTO DO RODRIGUES - Aulão de revisão com o professor Iran Padilha, nesta noite, na Câmara Municipal

Nesta sexta-feira, 26, a partir das 19h, na Câmara Municipal, acontecerá um super aulão de português com o professor Iran Padilha. O aulão é uma ótima oportunidade para revisar os estudos, antes prova do ENEM que acontecerá neste sábado e domingo. A inscrição custa apenas 5 reais e um quilo de alimento não perecível

GOVERNO DO ESTADO - Nota sobre pagamento do funcionalismo estadual

O Governo do Estado esclarece que, de acordo com informações da Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) baseado nos repasses do Governo Federal, a expectativa é de que 95% dos servidores do funcionalismo estadual terão seus salários depositados até o dia 31 do vigente mês. 

Para os 5% de servidores restantes, a perspectiva é de que os vencimentos sejam pagos na semana seguinte. Ao todo, o Estado possui cerca de 102 mil servidores.


Na próxima segunda-feira (28), em entrevista coletiva em horário a ser definido, o secretário de Estado do Planejamento, Obery Rodrigues, irá se pronunciar oficialmente sobre o assunto. 

ALTO DO RODRIGUES - Revisão de Português com o professor Iran Padilha nesta sexta na Câmara Municipal

Nesta sexta-feira, 26, a partir das 19h, na Câmara Municipal, acontecerá um super aulão de português com o professor Iran Padilha. O aulão é uma ótima oportunidade para revisar os estudos, antes prova do ENEM que acontecerá neste sábado e domingo. A inscrição custa apenas 5 reais e um quilo de alimento não perecível

ALTO DO RODRIGUES – Prefeito Abelardo antecipa pagamento salarial do funcionalismo público para hoje

O prefeito Abelardo Rodrigues (prego batido e ponta virada) antecipa para essa sexta-feira, 25, o pagamento de todos os funcionários públicos. O pagamento antecipado além de ser um compromisso do prefeito Abelardo Rodrigues vai aquecer a economia local.

No próximo dia 28, feriado em virtude do Dia do Funcionário Público, será comemorado antecipadamente. Além do pagamento antecipado dos servidores públicos, a prefeitura municipal estará realizando uma festa comemorativa com festival de prêmios.

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

ALTO DO RODRIGUES – Presidente do SINDISERPAR no Porgrama “Conversando com o seu Prefeito”, de sábado

Presidente do Sindicato dos Servidores do Município de Alto do Rodrigues (SINDISERPAR) no programa "Conversando com o seu Prefeito" deste sábado.
No próximo sábado, 27, a presidente do Sindicato dos Servidores do Município de Alto do Rodrigues (SINDISERPAR), Dalvanira Morais, fará participação especial no Programa institucional “Conversando com o seu Prefeito”.

As lutas, as conquistas e os projetos já realizados serão expostos no programa instituicional da prefeitura municipal. Além da participação especial com representantes do servidores do município, teremos as palavras do prefeito Abelardo Rodrigues.

O Programa “Conversando com o seu Prefeito” é uma produção da secretaria municipal de comunicação sob o comando do jornalista Abelardo Neto e apresentação do radialista Giovani Filho. A transmissão do programa é através da rádio FM Ouro Negro que cumpre uma determinação judicial.


Você também pode ouvir o programa através da rádio FM Macau, através da internet, basta acessar o link http://www.radios.com.br/aovivo/Radio-Macau-94.9-FM/19808

CARNAUBAIS - Prefeito sanciona lei para aumentar percentual para compra de alimentos para a merenda escolar

O prefeito de Carnaubais, Luiz Cavalcante, ‘Luizinho’, do PSB, enviou Projeto de Lei à Câmara Municipal definindo que a administração local adquira 60 por cento dos alimentos da merenda escolar aos produtores rurais de Carnaubais. Segundo informação da equipe de comunicação social do Executivo, a proposição mereceu aprovação do Poder Legislativo. 

O órgão registra que em uma solenidade a ser realizada nesta quarta-feira, dia 23, às nove da manhã, na Casa Sede do projeto de assentamento rural Rosa Luxemburgo, o prefeito estará sancionando a lei que tem como proposta fundamental gerar mais emprego e renda para os carnaubaenses. Para a solenidade foram convidados representantes da Emater, sindicato rural, associações comunitárias, vereadores, autoridades em geral, Coopafac, lideranças comunitárias e produtores rurais do município. 

Segundo a lei, serão 30 por cento custeados pelo Governo Federal através do programa voltado para incrementar a merenda escolar com produtos da Agricultura Familiar, cabendo ao erário municipal bancar os outros 30 por cento. Quem tratou sobre tal acontecimento, nesta quarta-feira, explicando como a ação será operacionalizada, foi o secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente da Prefeitura de Carnaubais, João Kennedy de Lemos Fernandes.

VALE - Consórcio de Saneamento Básico convida municípios para apresentar projeto de saneamento básico

O presidente do Consórcio Público Regional de Saneamento Básico do Vale do Açu, Ivan Padilha, realizará mais uma reunião com os municípios conveniados. O objetivo é para apresentar projeto de Aterro Sanitário e os mecanismos de funcionamento. A reunião também servirá para tratar de assuntos relativos à entidade. 

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e dos Recursos Hidrícos do RN (SEMARH) também se fará presente na reunião.

Participam os prefeitos (ou representantes) dos municípios de Afonso Bezerra, Alto do Rodrigues, Angicos, Areia Branca, Assú, Baraúna, Carnaubais, Fernando Pedrosa, Grossos, Guamaré, Ipanguaçu, Itaja, Lajes, Macau, Paraú, Pedra Preta, Pedro Avelino, Porto do Mangue, Santana do Matos, São Rafael, Serra do Mel e Tibau.

A reunião acontecerá no próximo dia 14 de novembro, às 14h, no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - Flona de Açu  - Avenida Poeta Renato Caldas, S/N, Bairro Alto São Francisco, CEP: 59.650-000 Assú/RN

ALTO DO RODRIGUES - Prefeitura realiza festival de prêmios para o funcionalismo público

O prefeito Abelardo Rodrigues mais uma vez, mostrou mais uma vez que realmente é um pai. O governo municipal "Construindo Um Novo Tempo", vai privilegiar todos os servidores públicos, todos mesmo. A festa comemorativa do funcionalismo público acontecerá com 28 Super Prêmios. As cartelas são todas personalizadas e cada secretaria distribuirá para cada servidor.

A festa acontecerá no próximo domingo, a partir das 16h, no ginásio Ivanildo Bezerra da Silva.

ALTO DO RODRIGUES – Ex-vereadores pedem desfiliação do PSD

Ex-vereadores Dôra, Cabral e Mê deixam o Partido Social Democrático municipal
Das seis pessoas que pediram desfiliação do Partido Social Democrático municipal, no início desta semana, três, são ex-vereadores, Dôra, Mê e Cabral.

Quem também já havia pedido desfiliação do PSD municipal, foi o vereador José Ivanaldo Pinheiro, o Zé de Zeca. Depois da saída, do vereador, os ex-vereadores e alguns correligionários resolveram acompanhar na decisão. A debandada foi quase que total do PSD do município, que segue a orientação do ex-prefeito Eider Medeiros. No estado, a sigla é comandada pelo vice-governador Robinson Faria.

O ex-presidente da Câmara Municipal, detentor de cinco bem sucedidos mandatos na Câmara Municipal, o vereador Cabral já definiu o sua futura legenda, vai se filiar no Democratas, que no município está sob o comando do prefeito Abelardo Rodrigues.

SUCESSO - Cantora macauense Lane Cardoso fazendo sucesso na Suíça



ALTO DO RODRIGUES - Registros de chuvas no município de fevereiro a agosto,segundo Emater

Foi registrado  no pluviômetro da EMATER em 2013, que fica localizado na Secretaria de Agricultura de Alto do Rodrigues os seguintes registros de chuva:
Fevereiro 15.00 mm
Março 3.00 mm
Abril 64.80 mm
Maio 37.55 mm
Junho 42.00 mm
Julho 50.90 mm
Agosto 6.90 mm
Total de Precipitações no Pluviômetro: 220.15 mm 

A média de chuva para a região em anos normais é de 600 mm, onde o registro para o ano de 2013 ficou muito abaixo do normal.

ALTO DO RODRIGUES - Prefeitura comemora antecipadamente o Dia do Funcionalismo Público

No próximo domingo, 27, a prefeitura irá comemorar antecipadamente o Dia do Funcionalismo Público. Haverá um festival 28 Super Prêmios e é destinado apenas para os funcionários públicos municipal, Poder Legislativo e policiais.

A festa comemorativa acontecerá no domingo a partir das 16h no ginásio poliesportivo Ivanildo Bezerra da Silva.

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

JUNDIÁ - TCE condena ex-prefeito a ressarcir R$ 102 mil ao município

O ex-prefeito de Jundiá, Manoel Luiz do Nascimento, foi condenado pelo tribunal de Contas do estado a ressarcir aos cofres públicos a quantia de R$ 102.932,95, em decorrência da realização de despesas não comprovadas em 2003. O voto foi relatado pela conselheira Adélia Sales na sessão da primeira Câmara de quinta-feira, 17/10.

Na mesma sessão, o conselheiro Thompson Fernandes relatou processo da câmara municipal de Taipu. O voto foi pela irregularidade, com a condenação da ex-presidente ao ressarcimento de R$ 12.417,38, decorrente de pagamentos efetuados a mais aos vereadores.


tce 

ELEIÇÕES - Votação da minirreforma eleitoral é concluída na Câmara e retorna para o Senado

O Plenário concluiu ontem (22) a votação do projeto de lei da minirreforma eleitoral, que altera normas para a propaganda eleitoral na TV e na internet e simplifica a prestação de contas dos partidos. O texto aprovado é um substitutivo do relator, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), alterado por emendas e destaques. Devido às mudanças, a matéria retorna ao Senado.

O texto estabelece, ainda, como a Justiça deverá analisar as contas de campanha, limitando o poder de auditoria da Justiça Eleitoral sobre a contabilidade, a prestação de contas e as despesas de campanha eleitoral dos partidos.

A Justiça deverá fazer apenas o exame formal dos documentos contábeis e fiscais apresentados pelos partidos políticos. Hoje, não há esse limite na Lei Eleitoral (9.504/97).

Propaganda em bens particulares
Nas votações desta terça, o Plenário rejeitou destaque do PT que pretendia manter, na legislação atual, a permissão para propaganda em bens particulares. O destaque foi rejeitado por 162 votos a 127. Assim, o texto aprovado pela Câmara proíbe a propaganda eleitoral em bens particulares com placas, faixas, cartazes, bandeiras, pinturas, cavaletes e bonecos.
Será permitido apenas o uso de adesivos, limitados ao tamanho de 50x40 cm. Em carros, a propaganda poderá ocorrer apenas com adesivos microperfurados fixados nos para-brisas traseiros. Nas vias públicas, será permitido o uso de bandeiras e de mesas para distribuição de material, contanto que não dificultem o trânsito de pessoas e veículos.
A proposta permite que os comícios de encerramento da campanha durem até as 2h da manhã, mas os demais devem ser realizados entre 8h e 24h. O texto libera os carros de som e minitrios elétricos, desde que observado o limite de 80 decibéis medido a 7 metros de distância do veículo (para efeitos de comparação, uma avenida de tráfego intenso gera entre 70 a 90 db de ruído).

Fiscais de eleição
O Plenário aprovou ainda emenda do deputado Sandro Alex (PPS-PR) que limita o número de fiscais por partido a dois em cada seção eleitoral. Atualmente, a lei não impõe limites.

Concessionárias
Na semana passada, por meio de destaque do PMDB em apoio ao PSol, o Plenário retirou do texto uma das mudanças mais polêmicas, que permitia a empresas concessionárias ou permissionárias de serviço público doarem recursos às campanhas indiretamente, por meio de subsidiárias, por exemplo. Esse destaque também retirou a possibilidade de doações das associações sem fins lucrativos cujos associados não fossem concessionários ou permissionários de serviços públicos nem beneficiados com recursos públicos.

Parcelamento de multas
Emenda do deputado Anthony Garotinho (PR-RJ) aprovada pelo Plenário na semana passada limita a prestação do parcelamento de multas eleitorais a 10% da renda da pessoa. A intenção do deputado é evitar o comprometimento da renda.

nominuto

ALTO DO RODRIGUES - Aniversariante do Dia: Jayne Alves

Neste dia especial dedicado no combate ao Câncer de Mama e com uma programação produzida pela secretaria municipal de saúde, vale também lembrar de um outro fato importante, o aniversário da querida Jayne Alves. Receba nossos cumprimentos pelo seu aniversário

ALTO DO RODRIGUES - No próximo domingo, 27 prefeitura comemora Dia do Funcionalismo Público


ALTO DO RODRIGUES - Agricultores do município recebem torta de algodão para alimentar rebanho

Os agricultores de Alto do Rodrigues, estão sendo beneficiados pelo Programa Emergencial de manutenção do rebanho potiguar. A entrega da ração faz parte de um conjunto de estratégias para a convivência com a estiagem, numa parceria entre o Ministério da Integração Nacional, Secretaria Nacional da Defesa Civil, Governo do RN (Através da Secretaria da Agricultura, da Pecuária e da Pesca do RN, Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e com a execução da EMATER-RN.

Foram entregues 313 sacos de torta de algodão para 46 agricultores, na 2ª Etapa. A Prefeitura de Alto do Rodrigues, através da Secretaria de Agricultura, que está ajudando no frete do caminhão, carrego e descarrego, para que pudesse ser entregue na comunidade de cada agricultor.




EXEMPLO - Brasil é exemplo no combate à mortalidade infantil, diz ONG

O relatório afirma que o país "é um exemplo, onde o sistemático fornecimento de imunizações, cuidados de saúde no nível da comunidade e melhoras na saúde pública permitiram fortes melhoras na sobrevivência de crianças".

O Brasil já que conseguiu exceder as Metas do Milênio da ONU, de redução de dois terços da mortalidade infantil de 1990 até 2015.

O país reduziu seu índice de 62 mortes a cada mil nascimentos, em 1990, para 14, no ano passado. O Brasil não só excedeu a meta dos dois terços como também se manteve abaixo da marca das 20 mortes por mil nascimentos - o índice considerado como erradicação pela ONU.

O texto da entidade, sediada em Londres, afirma que o mundo conseguiu reduzir quase pela metade a mortalidade infantil - de crianças até cinco anos de idade - em 22 anos. De 1990 até 2012, a mortalidade infantil caiu de 12 milhões de crianças por ano para 6,6 milhões.

No entanto, segundo a entidade, o mundo está longe de conseguir cumprir a Meta do Milênio - definida pela ONU - de reduzir em dois terços o índice até 2015.

O Níger é o país que lidera a redução da mortalidade infantil no mundo, seguido por Libéria, Ruanda, Indonésia, Madagascar, Índia, China, Egito, Tanzânia e Moçambique. No ranking de países que mais reduziram a mortalidade infantil, o Brasil aparece em 15º lugar.

O Níger conseguiu reduzir a mortalidade infantil de 326 mortes por 1.000 pessoas em 1990 para 114. Apesar de estar perto da Meta do Milênio - de redução de dois terços do índice - a marca do país ainda é considerada alta. O Brasil, por exemplo, tem 14 mortes para cada 1.000 nascimentos.

bbc

G1RN - TSE suspende realização de novas eleições em Caiçara do Norte, RN

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), através de decisão liminar do ministro Marco Aurélio suspendeu a realização de novas eleições no município de Caiçara do Norte, marcadas para o domingo, 3 de novembro, quando seriam eleitos prefeito e vice-prefeito. 

O ministro deferiu liminar pleiteada por Alcides Fernandes Barbosa e Victor Vinicius de Almeida. Na mesma decisão, manteve ambos afastados dos cargos de prefeito e vice-prefeito, respectivamente, permanecendo à frente da prefeitura o presidente da Câmara Municipal.

Os diplomas de Alcides Fernandes Barbosa (PP) e Victor Vinicius de Almeida (PV), respectivamente prefeito e vice-prefeito de Caiçara do Norte, foram cassados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em abril deste ano. Segundo a decisão, houve captação ilícita de voto e, por isso, novas eleições devem ser feitas no município que fica a 149 quilômetros de Natal. A investigação foi motivada pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). Alcides e Victor foram eleitos com 50,68% dos votos válidos.

O TSE havia marcado uma nova eleição para o dia 3 de novembro, mas com a decisão do ministro Marco Aurélio o pleito está suspenso e o presidente da Câmara Municipal permanece no cargo até a conclusão e julgamento do processo.


G1RN

ELEIÇÕES - Prazo para mudança de partido sem perda de mandato acaba hoje

Vereadores e prefeitos que desejem mudar de partido sem perder seus mandatos podem fazer as novas filiações até esta quarta-feira, dia 23 de outubro, desde que essa migração seja para um partido novo.

No Rio Grande do Norte, apenas dois partidos novos foram criados dentro do prazo legal, que expirou no último dia 5 de outubro. Um deles é o SOLIDARIEDADE, presidido no Estado pelo deputado estadual Kelps Lima. O segundo partido é o PROS, que está sob o comando do vereador natalense, Rafael Motta.

celsoamancio

MANDATO - RN busca recursos para construção de adutoras no estado

No Ministério da Integração Nacional, nesta terça-feira (22), em Brasília, representantes do Rio Grande do Norte solicitaram a liberação de recursos para o estado intensificar as medidas de combate aos efeitos da pior seca que atinge o RN.

De acordo com o deputado federal Felipe Maia (DEM), presente na reunião, um dos projetos apresentados para tentar amenizar os efeitos da estiagem é a construção de duas adutoras de engate rápido. Uma delas ligaria a cidade de Pau dos Ferros -que pode entrar em colapso de abastecimento nos próximos dias- ao sistema adutor do Alto Oeste. A adutora terá 43 quilômetros e pode ser construída em um prazo de 60 dias, ao custo de R$ 13,5 milhões.

A outra adutora de engate rápido terá o intuito de abastecer a cidade de Jucurutu, na região do Seridó. Com extensão de 11 quilômetros, ligando o município à barragem Armando Ribeiro Gonçalves, ela deve ser construída em cerca de 15 dias, ao custo de R$ 3,3 milhões.

“Cidades sofrem com a possibilidade de não ter abastecimento de água e a liberação desse recurso é de extrema importância para atenuar esse risco. Ouvimos do ministro Francisco José Teixeira que iria reunir sua equipe de planejamento para viabilizar o pleito com urgência”, disse o deputado.



Também estiveram presentes na reunião a governadora Rosalba Ciarlini; o secretário de recursos hídricos, Leonardo Rêgo; o presidente da Caern, Yuri Tarso; o prefeito de Pau dos Ferros, Fabrício Torquato; o secretário nacional de Defesa Civil, Adriano Pereira Júnior; e o diretor da Agência Nacional de Águas (ANA), Paulo Lopes Varella Neto.

ALTO DO RODRIGUES - Saúde começa dia D com palestras

A Secretaria Municpal de Saúde sob o comando de Dôra, comemora em eapecial, o dia de hoje, o Dia Naciomal de Combate ao Câncer de Mama com ciclos de palestras. A enfermeira Shirley começou falando sobre a prevençäo do cooo de útero e HPV. Depois a Dra Flávia (ginecologista e mastologosta) falou sobre prevençäo ao câncer de mama. A nutricionosta Mariana falou da importância de uma alimentaçäo saudável.

Após o ciclo de palestras, a secretaria de saúde ofereceu lanches para o grande público.

À noite acontecerá a segunda parte da programaçäo alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Câncer de Mama.

EXEMPLO - Eleitora de 102 anos dá exemplo de cidadania comparecendo ao recadastramento em Natal-RN

A eleitora Maria Francisca da Conceição, de 102 anos, surpreendeu servidores do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) na sexta-feira (18) ao comparecer para fazer o recadastramento biométrico. A eleitora deu um exemplo de cidadania ao se dirigir ao Fórum Eleitoral de Natal para coleta de digitais e foto para as próximas eleições e demonstrou muita disposição e carisma.

A servidora do cartório eleitoral Karla Ferreira ainda explicou à eleitora que ela não está mais obrigada a votar. “Ela está lúcida e demonstrou que tem muita disposição para viver. É um exemplo!”, destacou a servidora.

A partir de 70 anos o eleitor não é mais obrigado a votar, e quem comprovar deficiência que impossibilite ou torne extremamente oneroso o deslocamento para realizar a revisão, mediante parecer médico, é dispensado de realizar o recadastramento.

Apesar de ter nascido no Estado vizinho da Paraíba, dona Francisca é eleitora do município de Natal, e compareceu ao Fórum Eleitoral acompanhada de dois de seus filhos. Ela nasceu em 1911.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do TRE-RN