Memorial às vítimas de Covid

sábado, 20 de julho de 2013

ALTO DO RODRIGUES - Escute o Programa Conversando com o Prefeito pela internet

Em parceria com a rádio FM 94.9 de Macau, você pode escutar pela internet o Programa Conversando com o Seu Prefeito Abelardo Rodrigues que está sendo transmitido pela rádio "comunitária" de Alto do Rodrigues.

Os moradores do distrito de São José está escutando o programa

http://www.radios.com.br/aovivo/Radio-Macau-94.9-FM/19808

sexta-feira, 19 de julho de 2013

NATAL - Câmara Municipal é desocupada após confronto


A Câmara Municipal do Natal foi desocupada. Depois de manifestação contra o trâmite do projeto de licitação nos transportes urbanos de Natal, onde pouco mais de 30 pessoas ocupou o pátio interno do Legislativo Municipal na manhã desta quinta-freira (18), a Guarda Legislativa agiu para dispersar o grupo e desocupar o prédio. Houve confronto e correria dentro do prédio e, fora do Palácio Padre Miguelinho, a PM efetuou seis disparos para o alto. As informações iniciais são que ninguém foi ferido com gravidade e uma pessoa foi detida.

O confronto teria começado poucos minutos após o acordo que resultou na retirada de pauta do projeto sobre a licitação nos transportes públicos. Uma comissão de vereadores discutiu com os manifestantes e concordaram em ampliar a discussão sobre a matéria e dar, pelo menos, 100 dias para que a população fosse ouvida sobre a proposta. Parte do acordo, no entanto, era para a desocupação do prédio - o que gerou o confronto.

De acordo com informações repassadas pelo vereador Hugo Manso (PT), que estava no prédio no momento da confusão, os manifestantes receberam 25 minutos para desocupar o prédio após o acordo com a Presidência da CMN. No entanto, os manifestantes queriam redigir uma contraproposta à Casa para que pudessem permanecer no pátio. Segundo Hugo Manso, quando restavam cinco minutos para o fim do prazo dado pela CMN, alguns manifestantes dançavam no pátio, enquanto outros redigiam a contraproposta, e a Guarda Legislativa agiu para a desocupação.

Os guardas teriam solicitado a saída e, como não foram atendidos, utilizaram a força para retirar os manifestantes. O grupo ainda deu os braços, formando uma espécie de corrente, tentando evitar a retirada do local, mas os guardas utilizaram spray de pimenta e houve a dispersão.

Para deixar o prédio, alguns manifestantes pularam o muro, enquanto outros tentaram arrombar o portão de ferro da entrada principal da Câmara. Houve gritaria e correria ao redor do palácio Padre Miguelinho. Há informações de que uma mulher grávida estaria o pátio no momento do confronto, mas não há a confirmação sobre o estado de saúde dela. Uma pessoa foi detida.

A PM, que já estava na área externa do Legislativo, efetuou pelo menos seis disparos para o alto e não houve confronto dos policiais com os manifestantes que estavam na área externa da CMN. Os manifestantes seguem no cruzamento das avenidas Campos Sales e Jundiaí e a PM mantém viaturas no local.

OAB

Membros da Comissão de Direitos Humanos da OAB acompanham a movimentação. O objetivo é averiguar possíveis abusos durante a manifestação, tanto do lado dos membros do protesto quanto dos guardas e policiais militares.

ALTO DO RODRIGUES - Prefeito Abelardo Rodrigues e a secretária de saúde no "Conversando com o Seu Prefeito"

O Programa Conversando Com o seu Prefeito deste sábado (20), além da participação do prefeito Abelardo Rodrigues, irá receber nos estúdios da rádio comunitária 104,9 - a secretária municipal de saúde Maria Auxiliadora Silva Sena.

Você ainda pode enviar suas mensagens para o prefeito e/ou a secretária de saúde, através do correio eletrônico: comunicacao@altodorodrigues.rn.gov.br

Participe você também!

ESPORTE - Veja os resultados de quinta na Copa do Brasil, Série D e dois estaduais

COPA DO BRASIL 2013 (TERCEIRA FASE - JOGO DE VOLTA)
Luverdense 2 x 1 Fortaleza

CAMPEONATO BRASILEIRO SÉRIE D 2013 (PRIMEIRA FASE - 4ª RODADA)
Genus-RO 1 x 2 Plácido de Castro-AC

CAMPEONATO GAÚCHO SEGUNDA DIVISÃO 2013 (DISPUTA PELO 3º LUGAR - JOGO DE IDA)
Riograndense 2 x 3 Aimoré

CAMPEONATO CATARINENSE SEGUNDA DIVISÃO 2013 (SEGUNDO TURNO - 2ª RODADA)
Marcílio Dias 3 x 0 Hercílio Luz


ESTADO - TCE aprova contas do Governo relativas a 2012, com ressalvas

O Tribunal de Contas do Estado em sessão presidida pelo conselheiro Paulo Roberto Alves aprovou, com ressalvas, as contas do governo Rosalba Ciarlini relativas ao exercício de 2012. O relatório foi apresentado pelo conselheiro Renato Dias, na sessão extraordinária desta quarta-feira pela manhã. Participou da sessão, representando à Governadora, o controlador geral do Estado, Anselmo Carvalho. 


No relatório, o conselheiro destacou que o Plano Plurianual apresenta inconsistências quanto aos valores dos programas e o Relatório de Avaliação, acrescentando que no Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAF) constam informações incompletas ou incorretas, dificultando o planejamento e acompanhamento das respectivas metas pelo próprio Governo do Estado e pela fiscalização do Tribunal de Contas.

quinta-feira, 18 de julho de 2013

BRASÍLIA - Presidente do STF suspende novos tribunais e alega erro do Legislativo

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, suspendeu a criação de quatro tribunais federais, prevista para dezembro. A decisão foi tomada ontem (17), mas divulgada apenas hoje (18) pelo tribunal, e ainda terá que ser referendada pelo plenário após o recesso de julho.

Para Barbosa, o Congresso Nacional errou ao propor a alteração na estrutura do Judiciário, pois somente o STF tem essa prerrogativa. “É imprescindível apontar o risco que correm as instituições em caso de precedente que autorize, hipoteticamente, um Poder a modificar unilateralmente a estrutura ou competência do outro Poder”.

Barbosa justificou a urgência de sua decisão alegando que há risco de se consolidar uma situação que não poderia ser desfeita futuramente. Ele também disse que a magistratura não é prestigiada com a criação de tribunais e sim com investimentos em valorização e formação.

O ministro ainda criticou o empenho das verbas federais em uma solução que não desafogaria a Justiça. “É muito provável que a União esteja às voltas com carências e demandas tão ou mais relevantes do que a criação de quatro tribunais”, destacou o ministro. “A União não terá recursos indispensáveis para cumprir seu papel para com os administrados”, completou.

Barbosa sempre foi contra a criação dos tribunais, alegando que a medida levaria a gastos desnecessários para resolver problemas de acesso à Justiça que poderiam ser solucionados de outra forma. Em reunião com associações de juízes, ele chegou a dizer que a proposta foi articulada sorrateiramente pelos magistrados.
A ação de inconstitucionalidade foi apresentada nesta semana pela Associação Nacional dos Procuradores Federais. Além de apontar o erro na origem da proposição, a entidade destacou que a medida resultaria em gastos não previstos no orçamento federal e em sobrecarga de trabalho para os advogados públicos, pois a estrutura da Procuradoria Federal não foi alterada para atender à nova demanda da Justiça.

Mesmo antes de ser divulgada, a decisão de Barbosa motivou repercussão entre juízes e advogados. A Associação dos Juízes Federais do Brasil disse que causou “estranheza e perplexidade” a concessão de liminar com tanta rapidez. “Não havia justificativa para que não se aguardasse o reinício dos trabalhos judiciários, em agosto.” A entidade também adiantou que vai intervir no processo, medida também anunciada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Barbosa pediu manifestação do Congresso no prazo de cinco dias, e depois, será aberto prazo de três dias para apresentação do caso ao advogado-geral da União e ao procurador-geral da República. Em seguida, a questão será submetida a referendo do plenário. Embora a ação tenha sido distribuída para o ministro Luiz Fux, foi o presidente quem decidiu o pedido na condição de plantonista.

BRASIL - Dilma é alvo de desagravo e protestos em inauguração em Fortaleza

A inauguração de duas novas estações de metrô na capital cearense tornou-se um ato de desagravo à presidente Dilma Rousseff nesta quinta-feira, 18, enquanto, do lado de fora, índios protestavam contra o governo federal. Na tentativa de acalmar os ânimos, três líderes indígenas foram convidados a ficar na plateia para acompanhar a cerimônia, mas houve princípio de tumulto.Em seu discurso, a presidente não fez menções aos atos, mas relembrou as manifestações de junho. "Democracia exige sempre mais democracia. Direitos sociais exigem mais direitos sociais. Tudo que fomos capazes de conquistar vai abrir caminho para querer sempre mais", disse.

Durante a fala das demais autoridades, ministros e o governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), fizeram declarações de apoio a Dilma. "Teve muito barulho em junho, mas a poeira vai baixar e o trabalho vai aparecer", disse o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho (PSB).

Antes do início da cerimônia, cerca de 150 índios já estavam em frente à estação. Ele pediam a demarcação de terras indígenas no Ceará e a manutenção do escritório da Funai no Estado. Dilma chegou ao local de metrô, vinda de outra estação e não passou pelos manifestantes. Bombeiros e estudantes também participaram do ato. Alguns carros de jornais e emissoras de televisão foram pichados. Em outro local, cerca de 300 médicos também aproveitaram a presença de Dilma na cidade para protestar.

Para evitar confusão, integrantes do governo permitiram que três líderes indígenas acompanhassem o evento e entregassem uma carta de reivindicações a um representante da Secretaria-Geral da Presidência.

Quando Dilma discursava, porém, parte dos manifestantes que estava do lado de fora teria forçado a entrada na estação e houve princípio de tumulto com a Tropa de Choque. Os líderes indígenas foram chamados às pressas para negociar com o grupo e conseguiram acabar com a confusão.

Gafe. Durante o discurso, a presidente cometeu uma gafe e esqueceu o nome do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PSB). Ela precisou pedir ajuda aos seus auxiliares.

CULTURA - 30 anos após seu fechamento Cine Teatro voltará a funcionar hoje


CINE TEATRO DSC 0002

Após ficar fechado por aproximadamente 30 anos, o Cine Teatro Pedro Amorim voltará a funcionar na noite desta quinta-feira (18). A solenidade de inauguração esta prevista para as 19h.
O prédio histórico totalmente restaurado manteve os traços da arquitetura original, porém, foi transformado em um ambiente moderno com: 196 assentos mais o lugar para 4 cadeiras de rodas; 3 banheiros; camarins; climatização; sonorização e iluminação, onde a população poderá realizar suas manifestações artísticas e culturais. O espaço também poderá ser utilizado para outras atividades como: palestras, seminários, cursos e oficinas.
A restauração que atende um anseio antigo dos assuenses foi realizada pela Prefeitura do Assú, com apoio do Governo do Estado e patrocínio da Petrobras através da Lei Câmara Cascudo de Incentivo à Cultura.
A partir de sábado (20), até quinta-feira (25), estão agendados vários eventos para os quais os ingressos podem ser obtidos gratuitamente na Secretaria Municipal Adjunta de Cultura no Sobrado na Baronesa, mesmo prédio onde funciona a Casa de Cultura.

SERVIÇO
18 de julho
19h00 - Abertura solene
Orquestra de Sanfonas do Assú
Cristina de Holanda - Show Samba Canção
20 de julho
16h00 - Chicó do Mamulengo
20h00 - Mafaldo Pinto - Show Riso Grande do Norte
21 de julho
16h00 - ProJovem Adolescente - Espetáculo Infantil Será que tem bruxas roubando nossas infâncias
20h00 - Grupo O Borná de Teatro - As Presepadas de Camonge
22 de julho
20h00 - Zelito Coringa - Show de MPB
23 de julho
19h00 - Exposição de peças da história do Cine Teatro Pedro Amorim
19h30 - Festival de Curtas
20h00 - Quinteto Varzeano, Azejandro e Fofinho - Recital poético e instrumental
25 de julho
10h00 - Lançamento do livro: "O Mundo Varzeano de Manoel Rodrigues de Melo", de Maria da Salete Queiroz da Cunha.

GUAMARÉ DE LUTO - Biografia do ex-vereador e ex-prefeito João Pedro Filho, "o pai dos pobres"


João Pedro Filho nasceu em Santa Cruz do Cabugi, Angicos – RN, no dia 07 de Junho de 1938. Aos dezesseis anos foi morar na Fazenda Estrela do Norte, em Afonso Bezerra – RN, ficando lá até seus 34 anos. Mudou-se em seguida para Guamaré – RN, especificamente no distrito de Baixa do Meio, deu início à sua trajetória política. Ressaltando-se que o seu jeito simples, sua abertura para “ouvir o outro”, talvez tenham sido os motivos de ter-lhe dado os mandatos de Vereador no período de 1973 / 1977 e Prefeito em três legislaturas, no município de Guamaré.

A primeira ocorreu entre 1989/1992, tendo como Vice Prefeito Arnoud Evaristo de Lima. A partir daí, João Pedro Filho elegeu o seu substituto, José da Silva Câmara que era Seu Secretário de Administração. A segunda Legislatura de João Pedro Filho, ocorreu no período de 1997/2000, sendo o Vice Prefeito Expedito Vieira Câmara Junior, e na terceira, de 2001/2003 seu Vice Prefeito foi Francisco de Assis da Silva.

Morando sempre em Baixa do Meio, João Pedro Filho popularizou-se entre os habitantes que para lá chegavam e nas demais comunidades guamareenses, estabelecendo-se uma aliança política que lhe garantiu os mandatos que alcançou. Sua administração não era pautada em gabinete, mas articulava direto com a população pelas ruas, onde fazia questão de abraçar o povo.
No que tange as obras realizadas em seus governos na infraestrutura da área de esportes e lazer, construiu Ginásios Esportivos nos distritos de Baixa do Meio, Santa Paz, Lagoa Doce, Mangue Seco I e Mangue Seco II, Lagoa de Baixo, Salina da Cruz e em Guamaré nas Escolas Benvinda Nunes Teixeira e Francisca Freire de Miranda, totalizando dez ginásios Esportivos. Construiu também dois Estádios de Futebol, um em Guamaré e outro em Baixa do Meio.

Para atender a necessidade habitacional, construiu cerca de 2.300 casas populares. Na área da Educação, ampliou o número de salas de aula, construindo escolas nas comunidades de Santa Paz (04 Salas), Creche no Conjunto Vila Maria (05 Salas), Vila Nova em Baixa do Meio (04 Salas), Assentamento Umarizeiro (05 salas), Lagoa de Baixo ((04 Salas), Lagoa Seca (04 Salas), ampliação da Escola Benvinda Nunes Teixeira (08 Salas), Creche em Baixa do Meio (05 Salas), Escola Francisca Freire de Miranda (06 Salas) e ampliação da Escola Municipal Maria Madalena, em Baixa do Meio (17 Salas). Na Saúde construiu o Hospital Manoel Lucas de Miranda, em Guamaré e construiu o Posto de Saúde de Baixa do Meio.

Na urbanização do município, calçou e pavimentou as ruas de Guamaré e Baixa do Meio. Construiu também duas rodoviárias, uma em Guamaré e outra em Baixa do Meio.

Para o abastecimento de água no município, João Pedro Filho perfurou cerca de 250 poços tubulares, instalando-os e equipando-os, porém foi com a construção da adutora, com 72 Km de extensão que foram beneficiadas a comunidades de Salina da Cruz, Ponta de Salina, Lagoa de Baixo, Mangue Seco II, Assentamento Umarizeiro, Assentamento Encruzilhada, distrito de Baixa do Meio e a sede do município Guamaré, trazendo assim para a população água de boa qualidade para todos.

Durante suas administrações, construiu novos prédios para a Prefeitura Municipal, Para a Câmara Municipal e o Fórum Municipal. Construiu também os prédios da Secretaria Municipal de Educação, Centro de Convivência de Idosos em Guamaré e Baixa do Meio, Clube Municipal em Guamaré, Secretaria de Obras, Secretaria de Transportes e a Casa do Médico em Baixa do Meio.
Seu governo promoveu a capacitação no município, por meio da Secretaria de Turismo, realizando mais de 100 cursos profissionalizantes, em parceria com o Sebrae, Sesi, Senac e Sesc. Integrou Guamaré ao Programa Nacional de Municipalização do Turismo, divulgando o seu potencial e apoiando as ações do desenvolvimento nessa área.

Para a iluminação municipal, João Pedro Filho eletrificou mais de 200 km de área, nas zonas rural e urbana.

(*) FONTE: Livro GUAMARÉ, 50 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA (1962 – 2012) da Historiadora Guamareense MARIA JANDIR CANDÉAS, páginas 140, 141, 142,143.

O corpo de João Pedro está sendo velado no quadra de esporte da Escola Maria Madalena, em Baixa do Meio e o sepultamento do corpo está marcado para às 18h, no cemitério do distrito de Baixa do Meio

GUAMARÉ EM LUTO - Grupo JM Empreendimentos lamenta morte do ex-prefeito João Pedro Filho


A diretoria do Grupo JM Empreendimento vem lamentar a morte do ex-prefeito de Guamaré, João Pedro Filho. Este homem público (ex-prefeito João Pedro Filho) além de melhorar a vida das pessoas, contribuiu de forma significativa com o crescimento do município, incentivando empresas e empresários a se instalar no município, oferecendo condições aos comerciantes e tornando Guamaré, no que é hoje, um grande município. 

O Grupo JM Empreendimentos envia os pêsames para familiares e correligionários desse grande homem público.

José Maria - Presidente

GUAMARÉ DE LUTO - Prefeito de Pendências Ivan Padilha lamenta morte do ex-prefeito João Pedro

O prefeito de Pendências, Ivan Padilha lamentou profundamente a morte do amigo, ex-vereador e ex-prefeito de Guamaré João Pedro Filho, ocorrida na noite de ontem, no Pronto Socorro de Baixa do Meio, onde foi atendido, depois de ter passado mal em sua residência.

"João Pedro deixa um legado de ações que ficarão marcadas para sempre em Guamaré, tanto para a cidade, como para a população, principalmente os mais carentes e, não foi à toa, que recebeu o título de pai dos pobres", afirmou Ivan Padilha.

"A maior obra do ex-prefeito João Pedro foi melhorar a vida do povo" delcarou Ivan Padilha.

Aos familiares e a toda cidade enlutada, o prefeito Ivan Padilha envia suas condolências.

GUAMARÉ DE LUTO - Presidente da Assembleia Legislativa Ricardo Motta vai ao sepultamento de João Pedro


O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, deputado Ricardo Motta, está com chegada prevista às 17hrs desta quinta-feira [18] no distrito de Baixa do Meio, onde se despedirá pela última vez do amigo e companheiro de lutas, João Pedro Filho, ex-prefeito de Guamaré, falecido em decorrência de problemas cardíacos, na noite de ontem. 

O corpo do ex-prefeito está sendo velado na quadra do Madalena no distrito, será sepultado às 18h no cemitério municipal de Baixa do Meio.

com informações do blog francisco gomes

GUAMARÉ DE LUTO - Nota de Pesar da Presidente da Câmara Municipal de Alto do Rodrigues pela morte de João Pedro

A presidenta da Câmara Municipal de Alto do Rodrigues Edilandia Ferreira (Ina Mulatinho), em nome daquela Casa, vem manifestar pesar pelo falecimento do Ex-Prefeito de Guamaré Senhor João Pedro Filho.

Em nome dos Vereadores de Alto do Rodrigues, venho por meio deste, manifestar minhas condolências, à família, amigos e admiradores do ilustre político e ex-prefeito de Guamaré João Pedro Filho, que nos deixou para estar ao lado do criador.

Certa de que sua missão chegou ao fim, e que nosso querido João Pedro partiu feliz por ter contribuído muito com o desenvolvimento daquela cidade. Meus sentimentos à toda a família.

EDILANDIA FERREIRA (Ina Mulatinho)

Presidenta da Câmara Municipal de Alto do Rodrigues.

GUAMARÉ DE LUTO - Vice-prefeita de Guamaré lamenta morte de João Pedro,ex-prefeito do município

Foi para mim um choque receber a noticia da morte do senhor João Pedro, sempre o via como um homem bom, de caráter e princípio,  fomos aliados e adversários políticos, mas o tratamento e respeito dele a minha pessoa foi sempre o mesmo, como filha de Baixa do Meio sinto a perda de um irmão, perdemos um grande nome na história politica do nosso município e nesse momento de tristeza, envio meu abraço solidário para sua família seus filhos e amigos.

Maria de Sousa – Pretinha
Vice-prefeita de Guamaré

GUAMARÉ DE LUTO - Prefeito de Macau lamentou morte do ex-prefeito João Pedro

O prefeito de Macau Kerginaldo Pinto lamentou a morte do ex-prefeito de Guamaré, João Pedro Filho, ocorrida na noite desta quarta-feira (17), aos 75 anos, no Pronto Socorro de Baixa do Meio, onde foi atendido após passar mal em sua residência.
Kerginaldo lembrou a trajetória pública do ex-prefeito, homem simples e um dos maiores prefeitos da história política e administrativa de Guamaré, que se destacou como um agente público que serviu ao seu povo, de forma dedicada, principalmente aos mais pobres.
“Guamaré perde um grande homem público, um gestor que se notabilizou pela sua grande obra social, atuando também de forma fundamental para o crescimento do município. Aos seus familiares e amigos, nossas sinceras condolências por essa perda irreparável”, declarou o prefeito.

GUAMARÉ DE LUTO - Deputado Betinho Rosado lamenta morte do ex-prefeito João Pedro Filho

joao pedro

O falecimento do ex-prefeito João Pedro deixa uma enorme lacuna na política de Guamaré. Político das antigas – portanto homem de palavra – João Pedro amava como ninguém o povo de Guamaré e fazia desse amor a baliza da sua atuação. Foi até sua morte na noite dessa quarta-feira (17/07), o maior líder político da cidade mesmo tendo seu candidato perdido as duas últimas eleições para prefeito.
À família e a cidade enlutada mando meu abraço. Cabe agora definitivamente a Mozaniel carregar a bandeira.

"Ainda estou em Brasília não poderei ir ao sepultamento. Estarei presente a missa de 7º dia", afirma Betinho Rosado.

CARNAUBAIS - Chacon: ‘Estaremos atentos e prontos pra agir’

O cabo Chacon, responsável pelo destacamento policial de Carnaubais, disse que sua missão é impor o respeito e defender a cidade contra os bandidos.

Durante participação no caderno de Ocorrências – rádio Princesa do Vale – Chacon contou que foi recebido a bala pelos assaltantes dos Correios.

A Funcionária do Bradesco, que fica ao lado dos Correios, foi arrastada pelas ruas e usada como refém pelos bandidos.

Na troca de tiros, um assaltante foi alvejado dentro de uma residência, onde tentou se refigiar.

- “Vamos combater o crime, botar moral. Estamos pronto para o que der e vier. Não vamos baixar a cabeça”, avisou Chacon

BRASÍLIA - Câmara paga R$ 28,4 mil por jantar do PMDB


A presidência da Câmara dos Deputados desembolsou R$ 28,4 mil para bancar jantar da bancada do PMDB, na noite da última terça-feira (16). O evento aconteceu na residência oficial do presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). A nota de empenho emitida pela Câmara especifica que o jantar seria servido para 80 pessoas - exatamente o número de integrantes da bancada do partido -, o que corresponde a R$ 355,00 por cabeça.


Segundo a assessoria do presidente da Câmara, também participaram do jantar ministros de Estado do partido e o vice-presidente da República, Michel Temer, presidente da agremiação. A assessoria explicou ainda que a nota de empenho diz respeito aos orçamentos mais baixos recebidos para locação de mesas, cadeiras, decoração e serviço de buffet, e que  não há custos com bebidas alcoólicas.

contas abertas

REGIONAL - Nordeste concentra as cidades mais violentas para os jovens

A violência, que antes se concentrava nas capitais e regiões metropolitanas, migrou para o interior e para estados que até dez anos atrás registravam taxas de homicídio mais baixas. Mas a principal vítima continua a mesma: o homem jovem, de cor preta ou parda. Os dados fazem parte do Mapa da Violência 2013 — Homicídios e Juventude no Brasil, do sociólogo Julio Jacobo.

O Nordeste, em especial Alagoas e Bahia, concentra as cidades mais violentas para os jovens brasileiros. Foram excluídas do levantamento cidades com menos de 10 mil jovens, para evitar distorção nos dados. A cidade mais perigosa para os jovens é Simões Filho, na Bahia, com taxa de 378,9 assassinatos para cada grupo de 100 mil.

Em segundo lugar, está Rio Largo, na Região Metropolitana de Maceió, com 324,1 assassinatos por 100 mil jovens. Em seguida está a própria capital alagoana, Maceió (288,1). Alagoas é, inclusive, o estado mais violento, com 156,4 homicídios para cada 100 mil jovens.


Fora do Nordeste, destacam-se negativamente Pará, Goiás e Paraná. Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém, é a quarta cidade com maior taxa de homicídio entre os jovens: 286 por 100 mil. Em Goiás, a região mais perigosa é o entorno de Brasília. São Paulo é o estado menos violento para os jovens.

No Rio, há quatro cidades entre as cem piores: Duque de Caxias (135,2 assassinatos por 100 mil jovens), Macaé (119,1), Cabo Frio (115,1) e Nova Iguaçu (94,2). Em todo o Estado do Rio, foram 58 jovens assassinados em 2011 por 100 mil.

Para OMS, taxa é epidemia
Em 2011, em todo o Brasil, houve 27,1 assassinatos para cada 100 mil habitantes, número que pouco mudou em relação a 2010, quando a taxa foi de 27,5. Entre os jovens de 15 a 24 anos, a taxa é quase o dobro. Em 2011, de cada 100 mil jovens, 53,4 foram assassinados, um pouco abaixo dos 54,7 do ano anterior. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera epidemia quando a taxa fica acima de dez casos por 100 mil pessoas.

Jacobo explicou que estados mais violentos há dez anos, como São Paulo, Rio e Pernambuco, tiveram mais investimentos em segurança. Outras regiões, onde surgiram novos polos de crescimento econômico, viram a criminalidade crescer. Além de atraírem mais pessoas, não se prepararam para o crescimento econômico e populacional dos últimos anos.

Entre as capitais, todas têm taxa acima da considerada epidêmica. Mesmo em São Paulo, onde os números são os mais baixos do país, houve 20,1 homicídios para cada 100 mil jovens em 2011. O Rio é a quinta capital menos violenta para os jovens: 41,4 assassinatos por 100 mil.

O estudo aponta também que o número de homicídios entre os jovens brancos caiu de 6.596 em 2002 para 3.973 em 2011. Entre os pretos e pardos, subiu de 11.321 para 13.405 no mesmo período. Segundo Jacobo, na Guerra do Iraque, entre 2004 e 2007, a taxa de mortes foi de 64,9 por 100 mil habitantes: ou seja, comparável com a taxa de várias cidades e estados brasileiros.

Em 2011, no país, foram 23,2 mortes no trânsito para cada 100 mil pessoas. Quando considerados apenas os jovens, a taxa sobe para 27,7.

ALTO DO RODRIGUES - Prefeito Abelardo participa da "aula inaugural" do projeto Mova-Brasil

Autoridades reunidas na mesa durante a aula inaugural
O prefeito de Alto do Rodrigues, Abelardo Rodrigues, participou na noite desta terça-feira (16) da aula inaugural do Mova-Brasil, projeto de alfabetização de jovens e adultos, gerido pelo Instituto Paulo Freire, Petrobras e Federação Única dos Petroleiros (FUP), e que mantém parceria com o município de Alto do Rodrigues, cidade núcleo do projeto.

Jailson Morais, agradeceu ao prefeito Abelardo pelo apoio
Décio Peixoto também agradeceu ao prefeito pelo apoio
Durante a solenidade, que aconteceu no anfiteatro da Escola Municipal Francisco de Oliveira, o articulador do projeto, Jailson Morais, agradeceu ao prefeito Abelardo pela grande contribuição dada desde o início das atividades do projeto este ano, por meio da secretaria municipal de Educação, disponibilizando salas de aula nas escolas municipais para os monitores, dando a oportunidade as pessoas da comunidade de aprender a ler e escrever, agradecimentos estes que foram reiterados no pronunciamento de Décio Peixoto, representante da Petrobras.

Sucinto, o prefeito utilizou um exemplo prático para destacar a importância do apoio do município na área de educação
No seu breve pronunciamento, Abelardo destacou a importância do projeto para o município citando como exemplo uma história que aconteceu com a sua avó, que ao contrário do que acontece nos dias atuais, teve dificuldade de conseguir alfabetizar-se, pois à época as oportunidades eram muito restritas.

O vereador Zé Pedro, durante pronunciamento na tribuna
Parceiro há muitos anos dos monitores do Mova, o vereador Zé Pedro disse que está a disposição para ajudar no que for possível.

O evento correspondeu as expectativas dos monitores
A secretária Irani Cunha destacou o empenho dos monitores
Por sua vez, a secretária municipal de Educação, Irani Cunha, elogiou as monitoras do projeto pelo empenho e destacou a parceria do governo municipal que é de fundamental para a realização do Mova-Brasil. 

Coordenadora local do projeto, Luciana Bezerra
Encerrando os pronunciamentos, a coordenadora do projeto Mova-Brasil, Luciana Bezerra, agradeceu ao chefe do poder executivo por ter patrocinado o evento e pelo importante apoio por meio da secretaria municipal de Educação.

Grupo do Projeto Despertar, estreou a apresentou no evento
Na parte cultural a programação do evento contou a apresentação de um grupo de dança formado por adolescentes do Projeto Despertar, apresentação de vídeo e um lanche servido a todos os participantes. Entre os convidados presentes, estava a secretária municipal de Administração, Francisca Martins (Titita), e a diretora da escola estadual Profª Maria Rodrigues/Monsenhor Walfredo Gurgel, Eliane Neves, Maria José, da escola Francisco de Oliveira, e o diretor da escola estadual Profº Luis Carlos, Erasmo Leonez, que colaborou com o cerimonial.

Mais de oitenta alunos compareceram na noite desta terça
Prefeito Abelardo e secretárias, o edil Zé Pedro, o articulador do projeto Jailson Morais, 
Décio Peixoto (Petrobras) e Marciele Souza, representante do Sindipetro.
fonte: panorama do alto

BRASÍLIA - PMDB quer corte de 14 ministros em agosto


PMDB quer corte de 14 ministros em agosto

Um exemplo inconteste da perda de poder da presidente Dilma em relação à sua base de apoio político-congressual está no ultimato do presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, que praticamente exigiu um corte de 14 ministros, já em agosto, para diminuir os custos da União. 

Henrique Alves não somente disparou a exigência do PMDB, principal partido de apoio do Palácio do Planalto, como, de outro modo, reclamou da falta de diálogo entre Dilma e as lideranças políticas, como acontecia nos governos anteriores, citando nominalmente o de Lula. Ele disse que o Conselho Político do governo não se reúne de há muito, e já perdeu da memória a última reunião realizada sob o comando da presidente. Este fato vai render porque não se trata de um pedido, mas de uma imposição, com tempo marcado: início de agosto, ou seja, quando os congressistas retornarem do recesso.


ESPORTE - Arbitragem para ABC X Joinville no próximo sábado, 20

ESPORTE - Arbitragem para Paraná X América, na próxima sexta-feira, 19

PIRÂMIDE - Justiça suspende atividades do grupo Bbom, afirma MPF

O Ministério Público Federal de Goiás (MPF/GO) afirmou nesta quarta-feira que obteve na Justiça a suspensão da atuação da empresa Bbom, proibindo a comercialização e a oferta de rastreadores. A empresa é acusada de praticar pirâmide financeira e, na semana passada, teve os bens bloqueados.

De acordo com o MPF/GO, o grupo terá de se abster de admitir novas adesões à rede, impedindo novos cadastros e disponibilizando mensagem comunicando aos internautas sobre a decisão judicial.

A Justiça Federal determinou que as empresas do grupo publiquem em seus sites o seguinte comunicado: "Por ordem da Justiça Federal, a BBom está impedida de receber a adesão de novos associados, seja através de seus sites, seja através dos sites de seus associados, bem como de receber as mensalidades cobradas dos associados já admitidos no sistema".

Na semana passada, o MPF congelou o esquema. Entre os bens bloqueados estão cerca de cem veículos, sengo alguns de luxo como Ferrari, Lamborghini e Mercedes, além de R$ 300 milhões em contas bancárias do grupo.

O MPF ainda afirmou que o que chamou atenção no caso é que, antes da criação da Bbom, as empresas não movimentaram mais do que R$ 300 mil por ano e, "em pouco mais de seis meses, o fluxo financeiro do grupo aumentou cerca de 3.000%".

A prática de pirâmide financeira é aquele na qual os participantes são remunerados apenas somente pela indicação de outros indivíduos, sem levar em consideração a real geração de vendas de produtos.

Segundo o MPF, no sistema adotado pela Bbom, "os interessados associavam-se mediante o pagamento de uma taxa de cadastro (R$ 60,00) e de um valor de adesão que variava dependendo do plano escolhido, obrigando-se a atrair novos associados e a pagar uma taxa mensal obrigatória no valor de R$ 80,00 pelo prazo de 36 meses. O mecanismo de bonificação aos associados era calculado sobre as adesões de novos participantes. Quanto mais gente era trazida para a rede, maior era a premiação prometida". O Terra entrou em contato com a Bbom, mas até o momento não obteve retorno

SAÚDE - Programa Mais Médicos atrai mais de 11 mil profissionais em uma semana

Em apenas uma semana, o Programa Mais Médicos recebeu 11.701 inscrições de profissionais e 753 inscrições de municípios, informou hoje (17) o Ministério da Saúde. Cerca de 80% dos médicos inscritos formaram-se no Brasil e pouco mais de 92% dos interessados são brasileiros. As inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas pelos municípios e pelos médicos, até o dia 25 deste mês, na página do programa na internet.

De acordo com o Ministério da Saúde, do total de profissionais que deram início ao cadastro, 9.366 se formaram no Brasil e 2.335 no exterior. Quanto à nacionalidade, 10.786 são brasileiros e 915, estrangeiros. Os médicos participantes receberão bolsa de R$ 10 mil, paga pelo Ministério da Saúde, como ajuda de custo e farão especialização em atenção básica. Todos os participantes do programa serão acompanhados por instituições públicas de ensino.

Os profissionais formados no Brasil, ou com diplomas validados no país, terão prioridade nas vagas do programa. As que não forem preenchidas por eles serão oferecidas aos estrangeiros inscritos. Só serão selecionados médicos que atuam em países que tenham mais de 1,8 médicos por mil habitantes, com registro comprovado naquele país e que tenham conhecimento da língua portuguesa.

O número de vagas disponíveis só será conhecido após a demanda apresentada pelos municípios. As prefeituras deverão indicar o número de profissionais de que precisam e apontar as unidades de saúde que têm capacidade instalada para atuação dos médicos.

Segundo o Ministério da Saúde, para verificar o real interesse dos médicos em participar da iniciativa, a Ouvidoria do Sistema Único de Saúde (SUS) entrará em contato com os profissionais que já se inscreveram e que apresentem algum tipo de inconsistência no cadastro.

O Programa Mais Médicos foi lançado na semana passada e tem como prioridade levar profissionais de saúde às periferias das grandes cidades, aos municípios do interior e àqueles mais distantes, principalmente nas regiões Norte e do Nordeste.

O programa foi instituído pela Medida Provisória (MP) 621/2013, conhecida como MP dos Médicos, em tramitação no Congresso Nacional. A medida prevê a contratação de médicos para atuar na saúde básica em municípios do interior e na periferia das grandes cidades, além da criação de mais vagas de graduação em medicina, de residência médica e de mais unidades de saúde.

ESPORTE - Goiás administra vantagem, segura ABC e avança na Copa do Brasil

O Goiás está classificado para as oitavas de final da Copa do Brasil. Após construir boa vantagem no jogo de ida - venceu por 3 a 0 -, no Serra Dourada, o Alviverde empatou por 1 a 1 com o ABC nesta quarta-feira e carimbou a classificação. O confronto foi realizado no Estádio Frasqueirão, em Natal.

O Esmeraldino saiu atrás no placar, foi pressionado e sofreu alguns sustos no primeiro tempo. Na segunda etapa, o time do técnico Enderson Moreira soube controlar e segurar as investidas dos donos da casa, que só desanimaram quando sofreram o empate, aos 26 minutos.

ESPORTE - Copa do Brasil sub 17: América perde para o Vitória da Bahia.

Jogando no estádio Barretão em Ceará Mirim, na noite desta quarta-feira, em partida válida pela Copa do Brasil sub 17, o América foi derrotado por 4X0 pelo Vitória da Bahia. O resultado eliminou a equipe norte-rio-grandense da competição.


BELEZA - Curtinha: desinibida, torcedora do Olimpia mostra mais do que deve

torcida Olimpia Libertadores decisão jogo Atlético-MG (Foto: Reuters)

Bem a vontade, uma torcedora do Olimpia protagonizou uma cena curiosa nas arquibancadas do estádio Defensores del Chaco, na noite desta quarta-feira, onde a equipe paraguaia recebe o Atlético-MG pela partida de ida da final da Libertadores da América. Sorridente, a mulher aparece com os seios de fora, tampados apenas por uma tarja nas cores do clube.


ESPORTE - Flamengo vence o ASA-AL e avança de fase na Copa do Brasil

Moreno fez um belo gol em Volta Redonda
O Flamengo ganhou do ASA-AL por 2 a 1 na noite desta quarta-feira (17.07), em Volta Redonda, em partida válida pela Copa do Brasil. Como também venceu o time alagoano no jogo de ida, o Mais Querido avançou às oitavas de final da competição, mas ainda não tem adversário definido. Marcelo Moreno e Elias fizeram os gols da vitória rubro-negra no Estádio Raulino de Oliveira.

O primeiro tempo foi marcado pela calmaria. O ASA-AL não conseguia criar chances perigosas e o Flamengo administrava a vantagem de dois gols conquistada no jogo de ida. Mas, aos 42 minutos, o time de Mano Menezes abriu o placar. João Paulo cruzou rasteiro e Elias, de letra, tocou para o fundo da rede. O belo gol do volante rubro-negro foi o único marcado na primeira etapa.

Logo no início do segundo tempo, o Flamengo levou um susto. Aos 11 minutos, Osmar balançou a rede e deixou o jogo empatado em 1 a 1. Já aos 35, foi a vez do Rubro-Negro marcar. Bruninho, estreante da noite, roubou a bola perto da meta adversária, cruzou para Marcelo Moreno e o boliviano fez um lindo gol de voleio, colocando o 2 a 1 no placar. Nos minutos finais, o time de Mano Menezes só precisou toca a bola e esperar pelo apito final.

"Tenho que aproveitar as chances. A fase está boa e a bola está entrando. É bom para o Flamengo, que conseguiu passar para a próxima fase. Tomara que essa sequência de vitórias (terceira consecutiva) nos dê ainda mais confiaça", disse Marcelo Moreno após o fim do jogo.

Ainda sem data definida para voltar a jogar pela Copa do Brasil, o Flamengo volta suas atenções ao Brasileirão. No próximo domingo (21.07), o time enfrentará o Internacional em Caxias do Sul. Uma semana depois, haverá o reencontro da Nação com o Maracanã, onde o Rubro-Negro jogará contra o Botafogo.

LUTO EM GUAMARÉ - Prefeito Abelardo Rodrigues emite nota de pesar pela morte do ex-prefeito João Pedro Filho

Nota de Pesar

Com tristeza e consternação, uno-me às milhares de pessoas que lamentam a morte do ex-prefeito de Guamaré, João Pedro Filho, na noite de ontem em Baixa do Meio.

Homem de grande espírito público, era incansável em sua missão de servir ao próximo. Aos familiares e amigos, ficam registradas nossas condolências!

Abelardo Rodrigues Filho 
Prefeito de Alto do Rodrigues

LUTO EM GUAMARÉ - Morre o maior líder político do município o ex-prefeito João Pedro



O ex-prefeito de Guamaré, João Pedro faleceu na noite desta quarta-feira, 17, às 22h vítima de infarto. Seu corpo está no hospital do distrito de Baixa do Meio, distrito criado e idealizado pelo grande líder, chamado carinhosamente pela população de "Pajé".

quarta-feira, 17 de julho de 2013

NATAL - Manifestantes da Revolta do Busão convocam a população para novo protesto nesta sexta-feira

O movimento não pode parar!”. Enquanto todas as pautas reivindicadas não forem atendidas, os manifestantes da Revolta do Busão permanecerão nas ruas. Essa é a ideologia que vem sendo retransmitida a todo instante pelas redes sociais, que já apontam novo calendário de ações em Natal. A capital potiguar presenciará mais dois atos em menos de uma semana, sendo o primeiro agendado para esta sexta-feira (19), com concentração às 16h no shopping Via Direta, e outro para segunda-feira (22), às 9h, na Câmara Municipal de Natal.

Segundo membro do diretório de comunicação da Revolta do Busão, Tiago Azevedo, diversas frentes de trabalho, através da realização de plenárias, formularam as seguintes pautas a serem discutidas nesses movimentos: paralisação imediata do Projeto de Lei 95/2013 enviado pelo prefeito à Câmara, que trata da Licitação de Transporte Público em Natal; abertura das contas do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano (Seturn); Passe Livre para estudantes e desempregados e retorno de linhas extintas.

Além disso, o movimento ainda reivindicará o fim da dupla função do Motorista/Cobrador; redução imediata das tarifas em toda Grande Natal; acessibilidade no transporte público para pessoas com mobilidade reduzida; integração entre ônibus e transportes alternativos; criação do Fórum Popular Permanente de Lutas; circulação de ônibus 24h por dia; construção de corredores exclusivos para ônibus, bem como malha viária para ciclistas.

Apesar das constantes mobilizações, a participação do povo nos protestos está caindo, demonstrando um possível enfraquecimento. “O movimento tem ciclos. Já cresceu e já diminuiu, porém o mais importante é o caráter pedagógico de as pessoas decidirem buscar mudanças e participar de maneira direta no diálogo com os representantes”, declarou Tiago Azevedo.

Nestes novos atos, os representantes da Revolta do Busão descreveram uma necessidade de continuar a buscar melhorias para a capital potiguar, por isso a constante convocação para as mobilizações. O grupo reafirma problemas no transporte público natalense, reclamando de veículos sucateados, motoristas acumulando funções, ausência de linhas de ônibus e paradas destruídas. Além disso, está sendo discutido entre os manifestantes o requerimento de um novo valor nas passagens, passando de R$ 2,20 para R$ 2.

Ainda não foram especificados os trajetos a serem seguidos nos próximos dois atos e a Polícia Militar também não se pronunciou sobre como vai atuar nesta nova passeata. Durante as últimas manifestações, o comércio fechou e as linhas de ônibus foram reduzidas ou recolhidas pelas empresas às garagens como forma de se prevenir contra possíveis agressões de grupos de vândalos que agem paralelamente às manifestações.

Momento de preocupação e vigília
O protesto agendado para segunda-feira (22), na Câmara Municipal de Natal, tem um objetivo bem específico que é atingir as discussões sobre a Licitação do Transporte Público, que ganhou uma programação de audiências públicas entre vereadores e interessados no sistema. Segundo Tiago Azevedo, o projeto de lei encaminhado aos parlamentares pelo Governo Municipal trata de temas que vão além da simples licitação, já que ele define o modo que o transporte público irá acontecer e quem e de qual forma irá operá-lo.

Do jeito que está sendo apresentado, o governo está “praticamente abrindo mão de um modelo de transportes popular e que beneficie um modelo de cidade de bem estar social”, declarou Tiago. Perguntado sobre se o movimento é contra a Licitação do Transporte, o membro do protesto esclareceu. “Sim, considerando que este modelo mantém tudo como está, sem apresentar possibilidade de melhorias e sendo tratado como um custo para o cidadão comum e uma fonte de receita para oligopólios e para o estado e o município, que arrecadam milhões com impostos”.

Ainda segundo Azevedo, “só Seturn em seu consórcio almeja mais de 77% das linhas, as mais lucrativas. Outras podem não voltar ou ser extintas. O momento é de preocupação e de vigília”, disse.

Pra quem vive dando desculpites



CAICÓ - Vigilância Sanitária quer garantir qualidade dos alimentos nos festejos da Festa de Santana

A Subcoordenadoria de Vigilância Sanitária (Suvisa) da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) estará presente nos festejos da Padroeira de Caicó (Festa de Santana) para garantir a qualidade dos alimentos consumidos pela população e prevenir casos de doenças transmitidas por alimentos. 

Os técnicos farão a Triagem Sanitária Educativa, uma ação de vigilância executada em eventos em massa com objetivo de vistoriar os alimentos levados pelos ambulantes para serem comercializados durante o evento. 

Nos dias 18, 19, 25 e 26 de julho, a partir das 14 horas, os fiscais da Vigilância Sanitária estadual e municipal estarão no portal de entrada da Ilha de Santana, trabalhando em parceria com a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros. 

“Todos os alimentos serão vistoriados pelos fiscais e será dada atenção especial aos oito alimentos pré-definidos e as respectivas características aceitáveis dos produtos. Caso sejam identificados produtos com prazo de validade vencida ou demais situações críticas os fiscais procederão a inutilização destes alimentos”, explica Ranyelle Dias, Coordenadora do Grupo Técnico de Eventos em Massa da Suvisa. 

Serão fiscalizados água para consumo humano, gelo em cubo para uso e comercialização em bebidas, espetinhos de queijo coalho, carne e frango, linguiça e calabresa, alimentos e produtos em geral, molhos, maionese, salgados em geral (coxinha, empadas, pastéis, outros), sorvetes artesanais e água de coco.



CARNAUBAIS URGENTE - Na fuga do assalto à agência dos Correios bandido é baleado pela polícia

momento em que bandido é baleado pela polícia e levado para o hospital. Foto: Magno Marques
As polícias da região estão todas cercando as principais entradas e saídas do município, na tentativa de prender o outro bandido que está foragido. Há no entanto, a possibilidade desse bandido está escondido no quintal de uma casa, mas a polícia não confirma a versão. Confirmado que, na fuga um dos bandidos foi baleado pela polícia e está sendo socorrido para o hospital de Assu.

CARNAUBAIS URGENTE- Bandidos assaltam Agência dos Correios, polícia prende dois meliantes

Agora há pouco, bandidos tentaram assaltar a agência dos Correios do município. A polícia foi acionada e agiu rapidamente, conseguindo prender dois bandidos, um outro está escondido no quintal de uma residência. Informações extra-oficiais dão conta que foram muitos tiros entre policiais e bandidos. Não se sabe ao certo, quantos bandidos, o valor que foi levado e os demais prejuízos.

ALTO DO RODRIGUES - Notícias da secretaria municipal de educação

Prazo para prefeituras preencherem dados do Censo Escolar da Educação Básica termina dia 31
Os gestores municipais de todo o país têm até o dia 31 deste mês para preencher os dados do Censo Escolar da Educação Básica de 2013. As informações serão utilizadas pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) para calcular a suplementação de recursos de 2014 a creches.

Termo de Adesão para o recebimento de obras e coleções didáticas do PNLDEJA está disponível a partir da próxima segunda
Desde o dia 8 está disponível o termo de adesão para o recebimento de obras e coleções didáticas do Programa Nacional do Livro Didático de Educação de Jovens e Adultos (PNLDEJA). A informação é do Ministério da Educação. As entidades parceiras do Programa Brasil Alfabetizado (Estados, Município e Distrito Federal).

Suporte pedagógico para os professores do ensino infantil do município
Autora da Coleção Mais Cores da Editora Positivo realizou no dia (15/07) a 2ª. formação continuada com os professores do Ensino Infantil de Alto do Rodrigues. O encontro acontece nas dependências do SINDISERPAR (Sindicato dos Servidores Públicos) e é realizado pelo Sistema Positivo de Ensino que oferece completo suporte pedagógico, por meio de uma equipe de profissionais altamente qualificados, visando garantir a adequação à proposta metodológica das Escolas Parceiras.

Secretaria municipal de educação lança edital para eleição de diretores e vice-diretores

A Secretaria Municipal de Educação lançou no dia último 05 edital de realização das eleições para escolha de diretores e vice-diretores das escolas da rede municipal de ensino de Alto do Rodrigues. O edital estabelece datas, normas e procedimentos para quem deseja concorrer à gestão escolar através do processo de escolha democrática, nos termos da Lei Municipal nº 471 de 24 de Maio de 2013. 

Participarão do processo eleitoral e da escolha da equipe diretiva para o biênio 2014/2015, por meio de eleição direta com a participação da comunidade escolar as seguintes escolas da rede municipal: Escola Municipal Monsenhor Walfredo Gurgel, Escola Municipal Francisco de Oliveira Melo, Escola Municipal Luiz Moreira da Silva, Escola Municipal Expedicionário Arlindo Martins (Sítio Tabatinga) e Escola Municipal Félix Antônio (Sítio São José).

Cronograma de atividades:
ATIVIDADES
PERÍODOS
Divulgação do Edital para eleição de Diretores e Vice-Diretores das Escolas da Rede Pública Municipal de Ensino
15 a 30 de Julho de 2013
Inscrição das chapas para eleição de Diretores e Vice-Diretores das Escolas da Rede Pública Municipal de Ensino
05 a 19 de Agosto de 2013
Análise da documentação apresentada para a Comissão Eleitoral Central
26 a 30 de Agosto de 2013
Homologação das Chapas para Eleição
02 de Setembro de 2013
Formação da Comissão Eleitoral nas Escolas
09 a 13 de Setembro de 2013
Cadastramento dos Eleitores
09 a 27 de Setembro de 2013
Realização da Eleição
21 de Novembro de 2013
Divulgação e homologação dos resultados da Eleição
22 de Novembro de 2013
Posse dos novos Diretores e Vice-Diretores
02 de Janeiro de 2014